Início

Questões de Concursos Diagramas de Venn Conjuntos

Resolva questões de Diagramas de Venn Conjuntos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


242Q1033875 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Operador de Máquinas Agrícolas, Prefeitura de Apiaí SP, Instituto Access, 2025

Ana anotou os nomes das frutas que comprou na feira: {maçã, banana, laranja, uva}.
André também fez compras e levou para casa: {laranja, melancia, uva}.
Qual das alternativas a seguir traz o conjunto que representa a interseção entre o que Ana comprou e o que André comprou?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q1026200 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Analista, CREA RN, FUNCERN, 2024

Em uma pesquisa realizada com 107 profissionais na área da Construção Civil, foi identificado que alguns deles eram formados em Técnico em Edificações (TEF), em Tecnólogo em Construção de Edifícios (TCE) e em Engenharia Civil (EC). Entre os pesquisados, 44 são formados em TEF; 21, em TEF e TCE; 26, em TCE e EC; 19, em TEF e EC; e 11 têm formação nos três cursos. Se a quantidade de formados em Engenharia Civil é igual a quantidade de formados em Tecnólogo em Construção de Edifícios, conclui-se que a soma entre a quantidade de profissionais formados, exclusivamente, em EC e aqueles formados, exclusivamente, em TEF é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q1027743 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Segurança da Informação, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Uma escola realizou uma pesquisa para a escola de três diferentes métodos de ensino entre os alunos: Método A, Método B e Método C. A pesquisa revelou os seguintes dados: 10% dos alunos aprovaram os Métodos B e C; 50% dos alunos aprovaram o Método A; 20% dos alunos aprovaram os Métodos A e B; 40% dos alunos aprovaram o Método B; 15% dos alunos aprovaram os Métodos A e C; o número de alunos que não aprovaram nenhum dos métodos é o dobro do número de alunos que aprovaram somente o Método C; 5% dos alunos aprovaram os três métodos simultaneamente. Qual a porcentagem dos entrevistados que aprovaram o método C?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q1027245 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Monitor de Desenvolvimento Infantil MDI, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Em uma cidade, todos os membros do Clube A também são membros do Clube B, e todos os membros do Clube B são membros do Clube C. O Clube A possui 25 membros, o Clube B possui 35 membros, e o Clube C possui 80 membros.
Com base nessas informações, quantas pessoas são membros de pelo menos dois desses clubes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q1028023 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Especialidade Administração, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma pesquisa realizada com 180 profissionais que trabalham no Ministério Público de determinado estado revelou que 95 deles gostam de atuar na área criminal, 125 gostam de atuar na defesa dos direitos coletivos e difusos, e 65 gostam de atuar na defesa do patrimônio público e social. Nessa mesma pesquisa, verificou-se também que 60 profissionais gostam de atuar nas áreas criminal e de defesa dos direitos coletivos e difusos, 40 gostam de atuar nas áreas criminal e de defesa do patrimônio público e social, 40 gostam de atuar nas áreas de defesa dos direitos coletivos e difusos e de defesa do patrimônio público e social, e 20 gostam de atuar nas três áreas citadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Considere que, em certo mês, sejam autuados 900 processos e que estes serão distribuídos, proporcionalmente, entre os conjuntos A (profissionais que gostam de atuar em apenas uma das áreas mencionadas), B (profissionais que gostam de atuar em apenas duas das áreas mencionadas) e C (profissionais que gostam de atuar nas três áreas). Nesse caso, caberá aos profissionais do conjunto A atuar em menos de 300 processos.

  1. ✂️
  2. ✂️

247Q1028024 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Especialidade Administração, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma pesquisa realizada com 180 profissionais que trabalham no Ministério Público de determinado estado revelou que 95 deles gostam de atuar na área criminal, 125 gostam de atuar na defesa dos direitos coletivos e difusos, e 65 gostam de atuar na defesa do patrimônio público e social. Nessa mesma pesquisa, verificou-se também que 60 profissionais gostam de atuar nas áreas criminal e de defesa dos direitos coletivos e difusos, 40 gostam de atuar nas áreas criminal e de defesa do patrimônio público e social, 40 gostam de atuar nas áreas de defesa dos direitos coletivos e difusos e de defesa do patrimônio público e social, e 20 gostam de atuar nas três áreas citadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Mais de 65% dos participantes da pesquisa gostam de atuar em exatamente duas das áreas mencionadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

248Q1028796 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auxiliar Administrativo, CRM MS, Quadrix, 2025

Texto associado.
A professora Isabel propôs uma atividade para seus alunos usando os dias da semana em português e em espanhol. Ela escreveu dois conjuntos: o conjunto A, com os dias da semana em português, é A = {segunda‑feira, terça‑feira, quarta‑feira, quinta‑feira, sexta‑feira, sábado, domingo}; e o conjunto B, com os dias da semana em espanhol, é B = {lunes, martes, miércoles, jueves, viernes, sábado, domingo}.

Com base nessa situação hipotética e nos conjuntos apresentados, julgue o item a seguir.

A interseção entre os conjuntos A e B tem exatamente 14 elementos.

  1. ✂️
  2. ✂️

249Q1027784 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Oficial de Justiça, TJ SP, VUNESP, 2024

Um grupo de x pessoas trabalha nas empresas A, B ouC, sendo que a nona parte dessas pessoas trabalha nas três empresas. Com relação às pessoas que atuam em apenas duas empresas, 6 trabalham nas empresas A e B, 13 trabalham nas empresas B e C, e 12 pessoas trabalham nas empresas A e C. O número de pessoas que trabalham apenas na empresa A corresponde à sexta parte do número x; cinco vinte e quatro avos das pessoas do grupo trabalham apenas na empresa B; o número de pessoas que trabalham apenas na empresa C é igual à metade do número de pessoas que trabalham apenas na empresa A. Com as informações apresentadas, é correto afirmar que o número de pessoas, desse grupo, que trabalha na empresa C é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1028050 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Arquiteto, Prefeitura de Nova Itarana BA, MS Consultoria, 2024

Os Diagramas de Euler são uma ferramenta visual fundamental em raciocínio lógico e matemática, especialmente quando o foco é a compreensão e representação de relações entre conjuntos. Esses diagramas, levam o nome do matemático suíço Leonhard Euler e oferecem uma maneira simples e eficaz de visualizar como diferentes conjuntos se inter-relacionam através de interseções, uniões e complementos. A seguir, analise as afirmativas sobre o uso de Diagramas de Euler em raciocínio lógico/matemática:

I - Diagramas de Euler são utilizados para representar relações lógicas entre diferentes conjuntos.
II - Um diagrama de Euler pode representar a interseção de conjuntos com uma área compartilhada entre eles.
III - Diagramas de Euler não podem representar relações de subconjunto.
IV - É possível usar diagramas de Euler para ilustrar conjuntos disjuntos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q1028564 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auxiliar de Biblioteca da Educação Básica, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Um vendedor de carros, buscando fazer um levantamento do quantitativo de veículos disponíveis, constatou que, na concessionária em que trabalha, há um total de 280 carros no pátio. Dentre eles, 167 possuem direção hidráulica, 96 possuem ar condicionado e 51 não possuem nem direção hidráulica e nem ar condicionado. Quantos carros possuem apenas um dos itens citados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q1028823 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Área de Atuação Refrigeração e Climatização, UNESP, VUNESP, 2025

Uma pesquisa foi feita com os 24 funcionários de uma empresa e revelou que todos eles viajaram pelo menos uma vez nos últimos 6 meses. Desses funcionários, 16 fizeram viagens para cidades brasileiras, e 13 para cidades estrangeiras. A partir dessas informações, é correto concluir que o número de funcionários que, nesse período, viajaram tanto para cidades brasileiras como para cidades estrangeiras é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1033432 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente de Suporte, SANEPAR, AOCP, 2024

Em um levantamento sobre a religação da água, verificou-se que, dos casos analisados, 100 tiveram interrupção no fornecimento de água por falta de pagamento, 150 tiveram interrupção do fornecimento por terem feito o pedido de desligamento. Além disso, sabe-se que, em 20 desses casos, a interrupção no fornecimento de água ocorreu em acordo e foi considerado tanto como “pedido de desligamento” quanto por “falta de pagamento”. Por fim, 110 casos estavam associados a outras causas. Diante do exposto,quantos casosforam observados nesselevantamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q1026266 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Analista de Gestão Administrativa, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Um fabricante de cadeados produz cadeados de combinação com 3 dígitos, onde cada dígito pode variar de 0 a 9. Os primeiros dois dígitos são escolhidos entre os elementos do conjunto A = {2, 3, 5, 7}, e o terceiro dígito é escolhido entre os elementos do conjunto B = {0, 1, 4}. Para aumentar a segurança, o fabricante decide adicionar o algarismo 8 ao conjunto A e o algarismo 9 ao conjunto B.
Qual é o maior número de novas combinações de cadeados que podem ser produzidas ao se adicionar os novos algarismos como descrito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q1026283 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Assistente Administrativo, CRMV AC, Quadrix, 2024

Texto associado.
No último encontro do clube do livro, os membros decidiram analisar algumas obras de Monteiro Lobato que haviam sido lidas pelos participantes. Ficou acordado que o conjunto A representaria as pessoas que leram “Reinações de Narizinho”, o conjunto B seria destinado aos que haviam lido “O Saci” e o conjunto C seria composto dos leitores de "Memórias de Emília".

Com base nessa situação hipotética, julgue o item abaixo.

O conjunto de pessoas que leu “Reinações de Narizinho” e “Memórias de Emília”, mas não leu “O Saci”, pode ser representado por ( A ∪ C ) – B.

  1. ✂️
  2. ✂️

256Q1028851 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Eletricista de Veículos, Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira AM, Instituto Abaré eté, 2024

Em uma pesquisa realizada na comunidade de Jabiúna para saber a preferência dos moradores entre um show musical ou um evento esportivo na festa local, constatou-se que dos 100 entrevistados, 56 disseram querer o show e 78 disseram querer o evento esportivo. Quantos entrevistados disseram gostar das duas opções?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q1039610 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico Judiciário, TJ MT, FGV, 2024

Considere dois conjuntos A e B cujos elementos são números naturais tais que:

A ∪ B tem apenas 9 elementos;
A ∩ B tem apenas 4 elementos;
A – B tem apenas 3 elementos.

É correto concluir que B – A
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q1027348 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Professor de Matemática, Prefeitura de Luiz Alves SC, UNIVALI, 2024

Em uma escola, 60 alunos participam de atividades extracurriculares. Sabe-se que:

30 alunos praticam futebol;
25 alunos participam do clube de matemática;
15 alunos participam tanto do clube de matemática quanto do futebol.

Sendo assim, o produto entre o número de alunos que não participam de nenhuma atividade e o número de alunos que participam de apenas uma atividade é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q1026592 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Potim SP, MS CONCURSOS, 2024

Em uma entrevista de emprego, foram chamados 180 candidatos, desses contatou-se que 140 possuíam carro e 90 moto. Sabendo-se que todos os candidatos possuíam pelo menos um dos dois veículos (carro ou moto), qual o número de candidatos nessa entrevista que possuem carro e moto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q1026340 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Assistente em Administração, CEFET RJ, SELECON, 2024

No depósito de um supermercado, estão estocadas caixas contendo pacotes de 1 kg de arroz das marcas A, B e C. Da marca A, estão estocadas sete caixas, com 24 pacotes cada uma; e, da marca B, estão estocadas cinco caixas, com 18 pacotes cada uma. Sabe-se também que, da marca C, existem algumas caixas com 54 pacotes cada uma. SeNrepresenta a quantidade total de quilogramas de arroz estocado e 685 <N< 695, a soma dos algarismos deNé igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.