Questões de Concursos Diagramas de Venn Conjuntos

Resolva questões de Diagramas de Venn Conjuntos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1033927 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Assistente Administrativo, CRECI 11 Região SC, Ibest, 2025

Durante o recreio, 16 crianças foram até um pipoqueiro que oferecia pipoca doce e salgada. Cada criança escolheu pelo menos um dos dois tipos. Sabe-se que 9 delas não escolheram pipoca salgada e que 4 não escolheram pipoca doce.

Assinale a alternativa que apresenta o número de crianças que escolheram os dois tipos de pipoca.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1028853 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Operador de Máquinas Pesadas, Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira AM, Instituto Abaré eté, 2024

Em uma pesquisa realizada na comunidade de Jabiúna para saber a preferência dos moradores entre um show musical ou um evento esportivo na festa local, constatou-se que dos 100 entrevistados, 56 disseram querer o show e 78 disseram querer o evento esportivo. Quantos entrevistados disseram gostar das duas opções?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1027585 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Matemática, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Na cidade de Bumgard, uma pesquisa revelou que de cem habitantes, setenta gostam de fazer caminhada na rua, enquanto quarenta e cinco preferem fazer caminhada na esteira. Considerando que todos os habitantes da cidade caminham, quantas pessoas, no mínimo, gostam de caminhar tanto na rua quanto na esteira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1028867 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira AM, Instituto Abaré eté, 2024

Otto tem uma coleção de figurinhas com 65 jogadores do Vasco e 47 jogadores do Flamengo, mas entre eles 13 jogaram nos dois times. Quantas figurinhas são de jogadores que foram apenas de um dos dois clubes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1028868 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico em Agrimensura, Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira AM, Instituto Abaré eté, 2024

Em uma pesquisa realizada na comunidade de Jabiúna para saber a preferência dos moradores entre um show musical ou um evento esportivo na festa local, constatou-se que dos 100 entrevistados, 56 disseram querer o show e 78 disseram querer o evento esportivo. Quantos entrevistados disseram gostar das duas opções?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1027976 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de Araucária PR, FAFIPA, 2025

Josiely é professora de música e dá aulas de 3 instrumentos: violão, teclado e flauta.

Em suas aulas comparecem:
- 20 alunos nas aulas de Violão.
- 25 alunos nas aulas de Teclado.
- 30 alunos nas aulas de Flauta. Sabe-se que:
- 5 alunos fazem Violão e também Teclado.
- 3 alunos fazem Violão e Flauta.
- nenhum aluno faz tanto Teclado quanto Flauta.
- nenhum aluno faz os três instrumentos ao mesmo tempo.

Qual é o total de alunos que fazem aulas de música com a professora Josiely?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1026305 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Contador, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Todos os 400 candidatos a uma vaga concorrida de determinado processo seletivo fizeram três provas (A, B e C) e foram aprovados em, pelo menos, uma delas. Sabe-se que, do total de candidatos, 320 foram aprovados na prova A, 240 foram aprovados na prova B e 200 foram aprovados na prova C. Considerando que, dentre o total de candidatos, X foram aprovados nas provas A e C, então quantos são, no total, os valores possíveis para X?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1028876 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2025

Em uma escola, 95 alunos participaram de atividades extracurriculares, sendo que, desse total, 60 se inscreveram em aulas de teatro, 50 em aulas de música e 15 participaram de ambas as atividades. Com base nesses dados, quantos alunos participaram somente de uma das atividades?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1033497 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Língua Inglesa, SEE PB, IDECAN, 2025

Uma escola de ensino médio realizou uma pesquisa com 400 alunos para obter dados em relação a hábitos de estudos em inglês para duas modalidades: virtual e presencial. A pesquisa identificou que: (i) 240 alunos estão matriculados na modalidade virtual; (ii) 200 na presencial; e (iii) 80 em ambas as modalidades. Com base nessas informações, o número de estudantes que não estudam em nenhuma dessas modalidades é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1026757 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Assistente em Administração, IF SC, FUNDATEC, 2024

Em uma farmácia, trabalham 30 pessoas. Os funcionários dividem-se em turnos,alguns trabalham apenas durante o dia, outros apenas durante a noite, e ainda há os que trabalham durante o dia e durante a noite. Além disso, sabe-se que:
• 10 trabalham apenas durante o dia.
• 12 trabalham apenas durante a noite.


Quantas pessoas trabalham durante o dia e durante a noite?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1027113 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Um levantamento foi realizado com um grupo de estudantes do curso de engenharia civil sobre a reprovação em duas disciplinas do ciclo básico: cálculo I e equações diferenciais. Nesse levantamento, concluiu-se que:

• 2/3 dos estudantes reprovaram em cálculo I;
• 4/9 dos estudantes reprovaram em equações diferenciais;
• 1/6 dos estudantes reprovaram tanto em cálculo I quanto em equações diferenciais;
• 20 estudantes não reprovaram em cálculo I e nem em equações diferenciais.

De acordo com tais informações, quantos estudantes participaram desse levantamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1027518 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente Fiscal, CRESS PR, Quadrix, 2025

Uma pesquisa foi realizada para entender as preferências entre cachorros e gatos de um grupo de pessoas. Dos entrevistados, 2/3 afirmaram que gostam de cachorros, enquanto 40 declararam que gostam de gatos. Entre os que gostam de gatos, 20% gostam apenas de gatos. Além disso, 10 pessoas não gostam de nenhum dos dois animais.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O número de pessoas entrevistadas que gostam apenas de gatos é a metade do número de pessoas entrevistadas que gostam apenas de cachorros.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q1036295 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Um banco possui um total de 1000 clientes, dos quais apenas 700 investem em pelo menos um dos fundos A ou B. Sabe-se que o total de clientes que investem em ambos os fundos é igual a 250, e que pelo menos 100 clientes investem apenas no fundo B. Qual é o número máximo de clientes que investem apenas no fundo A?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1027103 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente Administrativo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A endocrinologista Fernanda conduziu uma pesquisa com pacientes que foram diagnosticados com diabetes tipo 1. Nessa pesquisa, ela investigou se esses pacientes apresentaram os sintomas micção excessiva e fome frequente. Como resultado, a médica observou que:

• 160 pacientes não tiveram micção excessiva;
• 190 pacientes tiveram apenas um desses dois sintomas;
• 116 pacientes não tiveram fome frequente; e
• Todos os pacientes que tiveram micção excessiva não tiveram fome frequente.

De acordo com essas informações, quantas pessoas participaram da pesquisa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1012802 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, considerando que, em uma entrevista com 60 pessoas, 17 tenham informado que gostam de dirigir e 53 tenham informado que sentem nervosismo ao dirigir.

Conclui-se das informações apresentadas que não há, entre as pessoas entrevistadas, quem tenha informado que não gosta de dirigir e que não sente nervosismo ao dirigir.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q1028678 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Marechal Floriano ES, Instituto Access, 2025

Uma comunidade realizou uma pesquisa com 100 jovens para avaliar o interesse em participarem de cursos de informática e inglês, obtendo os seguintes resultados:

• 40 jovens querem fazer o curso de informática.
• 55 jovens querem fazer o curso de inglês.
• 20 jovens querem fazer ambos os cursos.

Quantos jovens não querem fazer nenhum dos dois cursos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1033052 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Assistente Administrativo, CRP 23 Região TO, Quadrix, 2024

Dados os conjuntos A = {Mercúrio, Terra, Júpiter, Urano}, B = {Mercúrio, Vênus, Urano} e C = {Marte, Saturno, Netuno}, assinale a alternativa que apresenta o conjunto A – (B ∪ C).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1026409 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Assistente Legislativo, Câmara de Apuí AM, Instituto Abaré eté, 2024

O guia de uma excursão pediu que os 42 viajantes opinassem sobre a possibilidade de irem a uma casa de show ou a um restaurante famoso. Se 10 pessoas disseram gostar das duas opções e 15 disseram querer apenas o restaurante, quantas pessoas optaram apenas pela casa de shows?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1028797 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Auxiliar Administrativo, CRM MS, Quadrix, 2025

Texto associado.
A professora Isabel propôs uma atividade para seus alunos usando os dias da semana em português e em espanhol. Ela escreveu dois conjuntos: o conjunto A, com os dias da semana em português, é A = {segunda‑feira, terça‑feira, quarta‑feira, quinta‑feira, sexta‑feira, sábado, domingo}; e o conjunto B, com os dias da semana em espanhol, é B = {lunes, martes, miércoles, jueves, viernes, sábado, domingo}.

Com base nessa situação hipotética e nos conjuntos apresentados, julgue o item a seguir.

A diferença entre o conjunto A e o conjunto B é um conjunto vazio.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q1028870 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Fiscal Municipal, Prefeitura de Santo Antônio do Planalto RS, OBJETIVA, 2024

Uma pesquisa eleitoral foi encomendada para medir a intenção de voto dos candidatos, denominados A e B, a prefeito de uma cidade. Ao todo, 500 pessoas foram entrevistadas. 280 pessoas disseram que poderiam votar no candidato A; 230 pessoas disseram que poderiam votar no candidato B; além disso, 70 pessoas não preferem nenhum dos dois ou não quiseram responder à pesquisa. É CORRETO afirmar que a quantidade de entrevistados que declararam que poderiam votar tanto no candidato A quanto no candidato B é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.