Questões de Concursos Didática e Prática de Ensino na Educação Física

Resolva questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q902950 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Educação Física na Educação Infantil possui objetivos que vão além do desenvolvimento motor, englobando aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Considerando os objetivos gerais e específicos da Educação Física para essa faixa etária, qual das afirmativas reflete uma prática pedagógica coerente com esses objetivos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q902951 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A formação do profissional de Educação Física exige um compromisso com o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências que vão além das práticas técnicas, incluindo dimensões políticas, pedagógicas e científicas. Qual das afirmações descreve uma abordagem integral para a formação desse profissional, conforme as diretrizes contemporâneas para a área?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q892200 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Sobre as principais razões para a não inserção das lutas no ambiente escolar por parte dos professores, pode-se destacar:

I. Ausência de experiência sobre o tema. II. Produção literária insuficiente. III. Associação das lutas com fatores de violência na sociedade. IV. Falta de suporte da gestão escolar.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q902953 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A aprendizagem motora é um processo complexo que envolve mudanças duradouras na capacidade de realizar movimentos, resultantes da prática ou experiência. Esse processo é influenciado por diversas variáveis que interagem para moldar o desempenho motor ao longo do tempo. Considerando essa orientação e os princípios da aprendizagem motora, qual das afirmativas reflete uma prática pedagógica adequada para otimizar a aprendizagem motora em um contexto escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q902443 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A descoberta e sistematização das diversas formas sobre o porquê e como a Educação Física caracteriza a suas práticas pedagógicas é importante para reconhecer, compreender e avaliar quais princípios filosóficos, diretrizes e motivações ideológicas que fundamentam as suas bases ontológicas e epistemológicas. No que se refere esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q902955 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O lúdico na Educação Física Escolar desempenha um papel central no desenvolvimento integral dos alunos, especialmente quando se considera a relação entre jogo e esporte. Com base nas teorias pedagógicas sobre a utilização do lúdico no ensino da Educação Física, qual das afirmativas apresenta uma prática que valoriza tanto o aspecto lúdico quanto os fundamentos esportivos em um contexto escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q902956 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A essência lúdica é um conceito central na Educação Física, representando a capacidade do jogo e das atividades lúdicas de engajar os alunos de forma espontânea, prazerosa e significativa. Essa essência vai além do simples entretenimento, envolvendo aspectos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Marque a opção da afirmativa que reflete a compreensão da essência lúdica em um contexto pedagógico na Educação Física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q902958 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A criatividade na Educação Física é um aspecto essencial que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, permitindo a exploração de novas possibilidades de movimento, a resolução de problemas de forma inovadora e a expressão individual. Considerando as práticas pedagógicas que fomentam a criatividade, marque a abordagem eficaz para promover a criatividade na Educação Física Escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q902960 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Educação Física escolar enfrenta diversos entraves que podem limitar sua eficácia e impacto no desenvolvimento integral dos alunos. No entanto, há também várias estratégias e abordagens que podem ser adotadas para superar esses desafios e potencializar o papel da Educação Física no ambiente escolar. Considerando essa temática, qual das alternativas a seguir melhor identifica um entrave significativo e uma possível solução (desentrave) para a prática da Educação Física nas escolas brasileiras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q902961 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Os aspectos didáticos e metodológicos da Educação Física envolvem a aplicação de princípios pedagógicos que visam proporcionar um aprendizado significativo e inclusivo para todos os alunos. Esses aspectos são fundamentais para a construção de práticas pedagógicas que respeitem as individualidades, promovam o desenvolvimento integral dos estudantes e assegurem a participação ativa de todos nas atividades propostas. Analise as afirmativas sobre os aspectos didáticos e metodológicos da Educação Física.

I. A Educação Física deve priorizar a formação integral dos alunos, o que significa que suas atividades devem ir além do desenvolvimento físico, integrando aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

II. A utilização de uma única metodologia de ensino, aplicada uniformemente a todas as turmas, é a melhor forma de garantir que todos os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem de maneira equitativa.

III. A avaliação na Educação Física deve ser contínua e processual, considerando tanto o desenvolvimento das habilidades motoras quanto o engajamento, a cooperação e a evolução pessoal dos alunos ao longo do tempo.

IV. O planejamento das aulas de Educação Física deve ser rígido, com um foco estrito no cumprimento do conteúdo programático, evitando flexibilizações que possam desviar dos objetivos previamente estabelecidos.

V. A inclusão de todos os alunos nas atividades de Educação Física é fundamental, o que requer a adaptação das atividades para atender às diversas necessidades e habilidades dos estudantes, promovendo a participação ativa de todos.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q902471 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre as abordagens pedagógicas na educação física, analise as características a seguir.


• Recebe influências da área da psicologia, tendo Jean Piaget como referencial teórico, especialmente com as obras “O nascimento da inteligência na criança” e “O possível e o necessário, fazer e compreender”.


• Ênfase ao desenvolvimento cognitivo considerando a cultural infantil como essencial, repleta de jogos e brincadeiras, priorizando o lúdico e o simbolismo.


• O jogo como conteúdo/estratégia tem papel privilegiado. É considerado o principal modo de ensinar; é um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende.


As características descritas se referem à abordagem pedagógica denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q909644 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com Betti (1988), o professor precisa ter alguns cuidados em relação a metodologia de trabalho ao utilizar assuntos temáticos tais como: o uso de anabolizantes, lesões e violência no esporte, padrões de beleza, sexualidade, exercícios e outros, publicadas em jornais, revistas e sites da internet, ou mesmo, vídeos e/ou filmes, documentários, reportagens especiais, que são recursos importantes no ensino da Educação Física. Ao abordar tais temas é imprescindível que o professor:

I - Primeiramente, é indispensável que assista ao vídeo ou leia a notícia com antecedência, para destacar os aspectos a levantar na discussão do mesmo com a turma.

II - Será útil que elabore um roteiro de observações e, inclusive, selecione as passagens mais relevantes, que poderão ser novamente exibidas durante o debate.

III - Antes de iniciar a exibição do material, deve-se conversar com os alunos sobre as questões a serem observadas, facilitando, pela roteirização, a compreensão dos objetivos da atividade e sua realização, no caso de não haver concordância de algum aluno, por questões religiosas ou afins, o professor deverá mudar sua metodologia.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q901721 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Em relação à metodologia da Educação Física escolar, que enfatiza a cultura corporal de movimento, qual é a abordagem mais apropriada para avaliar eficazmente o aprendizado dos alunos, considerando os objetivos de promover a saúde e a inclusão social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q904031 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Pensar o trabalho na Educação Física, procurando desenvolver habilidades e competências a partir dos pressupostos da cultura corporal de movimento, implica uma reflexão pedagógica sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal”

Base Curricular da Rede Municipal de Palhoça, 2018.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a cultura corporal de movimento.


( ) É um conhecimento que oportuniza a compreensão do mundo por meio do corpo em movimento no ambiente, na cultura e na história.


( ) Configura-se como um conhecimento construído e reconstruído ao longo da vida e da história, marcado pela linguagem sensível, que emerge do corpo.


( ) É revelada no movimento que é gesto, englobando os aspectos bioculturais, sociais e históricos, resumindo-se às manifestações de jogos e danças.


( ) É um conhecimento que oportuniza a compreensão do mundo por meio do corpo em movimento no ambiente, na cultura e na história.


( ) Essa perspectiva aproxima-se da Educação Física baseada no ensino de técnicas corporais, cujo objetivo é desenvolver habilidades motoras com função instrumental.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q904033 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Atualmente coexistem na área da Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo tecnicista, fruto de uma etapa recente da Educação Física” (MEC, 1998).


Sobre as tendências pedagógicas da Educação Física escolar, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q904034 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“A mais antiga notícia sobre a Educação Física em terras brasileiras data o ano de sua descoberta, 1500” (SOARES, 2012).


Analise as afirmativas abaixo sobre a história da Educação Física no Brasil.


1. Em 1823, Joaquim Antônio Serpa elaborou o “Tratado de Educação Física e Moral dos Meninos”. Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias.


2. O Início da Educação Física escolar no Brasil, primeiramente denominada Ginástica, ocorreu oficialmente com a reforma Couto Ferraz, em 1851.


3. Em 1982, Rui Barbosa, ao lançar o parecer sobre a “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior”, denota importância à Ginástica na formação do brasileiro.


4. É a partir da segunda fase do Brasil República, após a criação do Ministério da Educação e Saúde, que a Educação Física começa a ganhar destaque perante os objetivos do governo.


5. No Período que compreende o pós 2ª Guerra Mundial, até meados da década de 1960, a Educação Física nas escolas mantinha o caráter pedagógico e interdisciplinar.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q901220 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma escola pública de Queimadas-PB, o diretor solicitou ao professor de Educação Física que pensasse no planejamento das aulas, pois havia um alto índice de alunos com problemas de sedentarismo e baixa participação nas atividades físicas propostas. O objetivo era fazer com que a Educação Física fosse mais inclusiva e atraente para todos os alunos.
Como o professor poderia reformular as aulas para alcançar esse objetivo, garantindo que a Educação Física escolar atenda ao seu propósito de promover o desenvolvimento integral dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q904036 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Quando queremos mencionar algum segmento anatômico, descrever sua localização ou até mesmo fazer a descrição de movimentos, devemos lançar mão de alguns termos utilizados universalmente para melhor compreensão” (MOREIRA, 2005).


Associe a coluna 1 de acordo com os conceitos apresentados na coluna 2


Coluna 1


1. Sinergistas


2. Antagonistas


3. Contração Isotônica


4. Contração Concêntrica


5. Agonistas


Coluna 2


( ) Músculos que, quando contraídos concentricamente, provocam movimento articular num plano especificado de movimento.


( ) Músculos que participam da ação do agonista, mas que não são diretamente responsáveis por ela.


( ) Envolve o desenvolvimento de tensão por parte do músculo enquanto ele se encurta e ocorre quando o músculo desenvolve força suficiente para vencer a resistência aplicada.


( ) Músculos que normalmente se localizam do lado oposto da articulação em relação ao agonista.


( ) Ocorre quando se desenvolve tensão no músculo enquanto ele se encurta ou se alonga.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q901221 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Uma pesquisa recente realizada em Queimadas-PB indicou que os alunos do ensino fundamental estão cada vez mais desmotivados nas aulas de Educação Física. Entre os possíveis fatores, identificou-se que a abordagem adotada pelo professor pode não estar adequada aos objetivos e finalidades da Educação Física escolar, que incluem o desenvolvimento da saúde, da cidadania e da inclusão. Com isso, o professor foi orientado a reestruturar seu plano de ensino.
Qual das seguintes estratégias seria mais eficaz para atender simultaneamente aos objetivos de promover a saúde, a cidadania e a inclusão, considerando a diversidade de interesses e habilidades dos alunos?

1. Focar na prática esportiva competitiva, oferecendo oportunidades de participação em campeonatos e eventos esportivos, mas criando grupos diferenciados de acordo com o nível de habilidade dos alunos.

2. Desenvolver atividades que promovam a cooperação e a inclusão, focando em práticas colaborativas, mas implementando avaliações de desempenho físico ao longo do processo para acompanhar o progresso individual.

3. Planejar aulas de exercícios físicos de alta intensidade, para melhorar a resistência física dos alunos, mas alternando com atividades de menor impacto para os alunos com menor aptidão física, com o objetivo de promover o engajamento de todos.

4. Oferecer um currículo com atividades centradas na autonomia dos alunos, permitindo-lhes escolher entre práticas esportivas competitivas, atividades cooperativas ou práticas de bem-estar físico, levando em consideração as preferências e habilidades individuais.

5. Incorporar atividades teóricas e práticas, equilibrando a discussão sobre a importância da saúde física com atividades desafiadoras, como competições em grupo,para estimular tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o físico dos alunos.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q901733 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Complete as lacunas com as opções corretas, baseando-se nos impactos da Educação Física no desenvolvimento integral dos estudantes no contexto da educação básica.


A Educação Física no currículo da educação básica promove o desenvolvimento __________ (1) dos alunos, encorajando habilidades como trabalho em equipe, liderança e respeito mútuo. Além disso, contribui significativamente para o aprimoramento das capacidades __________ (2), essenciais para o raciocínio rápido e a resolução de problemas durante as atividades físicas e jogos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.