Início

Questões de Concursos Didática e Prática de Ensino na Educação Física

Resolva questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q904399 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Analisando historicamente a incorporação da Educação Física pela instituição escolar no Brasil do século XIX, podemos perceber as dificuldades que ela encontrou para se firmar nas escolas da época. Desenvolvida de forma eminentemente prática, a Educação Física precisou se defender constantemente das críticas feitas por vários setores da sociedade, em razão dos valores atribuídos ao corpo naquele momento. Dessa forma, analise as afirmações a seguir, sobre os motivos que dificultaram a inserção da Educação Física nas escolas brasileiras.


I- A prática de atividades físicas era considerada algo de menor valor para as elites da época, em virtude da associação do trabalho corporal ao trabalho escravo.


II- A ginástica era vista como um agente materialista, que promovia o culto ao corpo como uma finalidade em si mesmo e não como um instrumento a serviço da alma.


III- A utilização do corpo como força de trabalho não era tão necessária, deixando as políticas de saúde e educação para o seu desenvolvimento em segundo plano.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q903388 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A Educação Física no Brasil teve um longo percurso até ser considerada um componente curricular obrigatório em toda a educação básica. Inicialmente denominada ginástica, teve seu início oficial em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q903390 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A abordagem Crítica Superadora da Educação Física se propõe a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q902960 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Educação Física escolar enfrenta diversos entraves que podem limitar sua eficácia e impacto no desenvolvimento integral dos alunos. No entanto, há também várias estratégias e abordagens que podem ser adotadas para superar esses desafios e potencializar o papel da Educação Física no ambiente escolar. Considerando essa temática, qual das alternativas a seguir melhor identifica um entrave significativo e uma possível solução (desentrave) para a prática da Educação Física nas escolas brasileiras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q904040 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“A Cineantropometria teve a sua primeira conceituação no Congresso Internacional de Ciências da Atividade Física, realizada em Montreal, em 1976” (CARNAVAL, 2008).


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as Medidas Antropométricas.


( ) A estatura é uma medida linear longitudinal.


( ) A estatura é a distância do ponto dactylion até a região plantar, estando o avaliado com o membro superior direito na vertical, elevado a 180º, sobre a cabeça e com o cotovelo estendido.


( ) Os perímetros são medidas que determinam os valores de circunferência de um segmento corporal perpendicular ao eixo longitudinal do mesmo segmento.


( ) Para a medida de composição corporal a técnica mais utilizada em escolares é a ressonância nuclear magnética.


( ) Para a averiguação da dobra cutânea tricipital, o avaliado deve estar de pé, de costas para o avaliador, que deve medir a dobra cutânea no ponto meso-umeral da face posterior do braço.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q904811 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Quando a criança joga, ela opera com o significado das suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo tornar-se consciente das suas escolhas e decisões. Por isso, o jogo apresenta-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência. Assim, assinale a alternativa que corresponde à característica de Jogos para crianças do Ciclo de Educação Infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q904812 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Gimenez (1998) defende mudanças nas variáveis estruturais das Modalidades Esportivas Coletivas com o objetivo de contribuir para um melhor entendimento tático do jogo, por meio de adaptações nas regras, nas variáveis técnicas e táticas, e no aumento/redução dos espaços e tempo das ações dos alunos/atletas praticantes. No que se refere a uma alteração na variável estrutural espaço, em uma Modalidade Esportiva Coletiva, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q904612 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Qual é a principal tendência atual na abordagem da educação infantil escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q904404 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Educação Física inclusiva vem ganhando espaço nas escolas brasileiras, mesmo com os desafios que ainda representa para a comunidade escolar, no tocante à implementação dos seus pressupostos teórico-metodológicos. Analise as afirmações a seguir, sobre a atuação pedagógica dos professores de Educação Física, em consonância com esta perspectiva.


I- Tendo em vista que a Educação Física inclusiva não se limita ao trato pedagógico das pessoas com deficiência, os professores de Educação Física devem rejeitar, enquanto princípio pedagógico, a exclusão de qualquer aluno de suas aulas.


II- Tendo em vista a participação de pessoas com deficiência em suas aulas, os professores de Educação Física devem valorizar a aptidão de todos, propondo jogos em que os que ganham permaneçam mais tempo em quadra, sejam alunos com deficiência ou não.


III- Tendo em vista a realização das aulas para pessoas com deficiência, os professores de Educação Física devem assumir uma atitude favorável em relação à condição dos seus alunos, considerando o que lhes falta e não o que podem fazer.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q901239 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

O professor de Educação Física de uma escola de Queimadas -PB decide reformular seu processo de avaliação para que ele seja mais reflexivo e promova o desenvolvimento integral dos alunos.
Qual das estratégias a seguir deve ser priorizada para alcançar esse objetivo?

1. Implementar a avaliação diagnóstica no início do semestre, para identificar os níveis de desenvolvimento físico, social e cognitivo dos alunos.

2. Focar na avaliação dos resultados finais, com base no desempenho dos alunos em testes físicos padronizados.

3. Priorizar a avaliação processual, observando e registrando o progresso dos alunos em diferentes competências ao longo do tempo.

4. Realizar avaliações práticas exclusivamente em atividades competitivas, para estimular o desempenho máximo dos alunos.

5. Integrar a avaliação dos alunos em projetos interdisciplinares, valorizando o aprendizado colaborativo e a aplicação dos conhecimentos em contextos reais.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q905369 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A Educação Física escolar engloba diferentes metodologias, formas de avaliação e a compreensão da cultura corporal. A abordagem pedagógica adotada pode influenciar significativamente o desenvolvimento dos alunos e a valorização das práticas corporais na escola. Considerando isso, qual das seguintes alternativas melhor descreve uma abordagem metodológica que integra a cultura corporal ao processo educativo, promovendo uma visão crítica e inclusiva da Educação Física?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q916897 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Instrutor de Esportes – Judô, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

De acordo com Godinho, Barreiros, Melo e Mendes (2007) a aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q902956 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A essência lúdica é um conceito central na Educação Física, representando a capacidade do jogo e das atividades lúdicas de engajar os alunos de forma espontânea, prazerosa e significativa. Essa essência vai além do simples entretenimento, envolvendo aspectos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Marque a opção da afirmativa que reflete a compreensão da essência lúdica em um contexto pedagógico na Educação Física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q901220 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma escola pública de Queimadas-PB, o diretor solicitou ao professor de Educação Física que pensasse no planejamento das aulas, pois havia um alto índice de alunos com problemas de sedentarismo e baixa participação nas atividades físicas propostas. O objetivo era fazer com que a Educação Física fosse mais inclusiva e atraente para todos os alunos.
Como o professor poderia reformular as aulas para alcançar esse objetivo, garantindo que a Educação Física escolar atenda ao seu propósito de promover o desenvolvimento integral dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q901223 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma formação continuada em Queimadas-PB, os professores de Educação Física discutem como a evolução histórica da Educação Física influencia a prática pedagógica atual, especialmente em relação à corporeidade. O objetivo é alinhar a prática pedagógica às novas concepções contemporâneas de corporeidade, que envolvem aspectos sociais, culturais e emocionais, além do físico. Para isso, os professores refletem sobre como adaptar suas abordagens pedagógicas de forma a promover uma visão integrada e crítica da corporeidade.
Qual das abordagens seria mais eficaz para alinhar a prática pedagógica às novas concepções de corporeidade, levando em conta as demandas contemporâneas por inclusão, diversidade e bem-estar?

1. Adotar uma visão holística da corporeidade, considerando a interação entre corpo e sociedade, promovendo atividades que valorizem a diversidade cultural e a inclusão, mas ao mesmo tempo incentivando o autoconhecimento físico e emocional dos alunos.

2. Focar no desenvolvimento da força e da resistência física, buscando preservar os valores tradicionais da Educação Física, mas adicionando discussões sobre como essas práticas se conectam à saúde e ao bem-estar mental dos alunos.

3. Promover a superação de limites físicos através de práticas esportivas de alta intensidade, destacando tanto a competitividade quanto a resiliência emocional, mas sem ignorar os aspectos de inclusão e cooperação nas atividades esportivas.

4. Implementar atividades corporais que reflitam os valores e tradições culturais da comunidade local, abordando também como essas tradições podem ser reinterpretadas de forma crítica para promover uma maior inclusão e diversidade.

5. Priorizar a preparação dos alunos para competições esportivas, enfatizando o desempenho físico, a disciplina e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo que se reconhece o papel do esporte na formação social e cultural dos alunos.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q903387 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

As tendências pedagógicas da Educação Física que possuíam como um de seus pilares a eugenia foram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q903406 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A competição e a cooperação devem existir de forma harmônica na aula de Educação Física, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q902958 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A criatividade na Educação Física é um aspecto essencial que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, permitindo a exploração de novas possibilidades de movimento, a resolução de problemas de forma inovadora e a expressão individual. Considerando as práticas pedagógicas que fomentam a criatividade, marque a abordagem eficaz para promover a criatividade na Educação Física Escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q904034 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“A mais antiga notícia sobre a Educação Física em terras brasileiras data o ano de sua descoberta, 1500” (SOARES, 2012).


Analise as afirmativas abaixo sobre a história da Educação Física no Brasil.


1. Em 1823, Joaquim Antônio Serpa elaborou o “Tratado de Educação Física e Moral dos Meninos”. Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias.


2. O Início da Educação Física escolar no Brasil, primeiramente denominada Ginástica, ocorreu oficialmente com a reforma Couto Ferraz, em 1851.


3. Em 1982, Rui Barbosa, ao lançar o parecer sobre a “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior”, denota importância à Ginástica na formação do brasileiro.


4. É a partir da segunda fase do Brasil República, após a criação do Ministério da Educação e Saúde, que a Educação Física começa a ganhar destaque perante os objetivos do governo.


5. No Período que compreende o pós 2ª Guerra Mundial, até meados da década de 1960, a Educação Física nas escolas mantinha o caráter pedagógico e interdisciplinar.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q904043 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Quando se pretende medir aptidão física, deve-se ter em mente a divisão conceitual predominante na atualidade, que distingue aptidão física relacionada à saúde e aptidão física relacionada à performance” (NAHAS, 2013).


Assinale a alternativa que contém apenas componentes da aptidão física relacionada à saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.