Questões de Concursos Didática e Prática de Ensino na Educação Física

Resolva questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q904037 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Cientistas que se dedicam ao estudo do movimento observam um interesse crescente sobre o papel da demonstração na aprendizagem de habilidades motoras (MAGILL, 2000).


Com relação ao feedback aumentado, é correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q901222 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

No início de um novo ano letivo, o professor de Educação Física da escola municipal de Queimadas-PB planeja iniciar o semestre com uma aula sobre a evolução histórica da Educação Física. O objetivo é demonstrar como as diferentes épocas influenciaram a percepção e o uso do corpo, conectando esses aspectos com a compreensão contemporânea de corporeidade. O professor pretende provocar uma reflexão crítica sobre o corpo e suas múltiplas expressões ao longo da história. Qual das seguintes abordagens seria a mais eficaz para conectar a evolução histórica da Educação Física com a compreensão contemporânea de corporeidade, promovendo uma visão crítica e integradora?

1. Destacar a evolução dos esportes ao longo da história, enfatizando como a competitividade sempre esteve presente, mas promovendo discussões sobre os impactos sociais e culturais dessa competitividade em diferentes contextos históricos.

2. Explorar a transição da Educação Física militarista para uma abordagem mais humanista, destacando como a visão do corpo passou a ser mais voltada para a saúde e o bem-estar, mas sem deixar de discutir como os princípios militaristas ainda influenciam as práticas esportivas contemporâneas.

3. Relacionar as práticas físicas tradicionais com a compreensão moderna de corporeidade, abordando como a noção de corpo foi sendo moldada ao longo do tempo por aspectos sociais, culturais, emocionais e políticos, estimulando uma reflexão sobre as múltiplas dimensões da corporeidade hoje.

4. Focar exclusivamente nas práticas esportivas de alto rendimento, promovendo uma análise crítica de como a busca pelo desempenho físico tem sido uma constante ao longo da história, embora as justificativas e as abordagens tenham mudado.

5. Manter o ensino das práticas de condicionamento físico como um valor central, promovendo a ideia de que o corpo sempre foi visto como uma ferramenta de aprimoramento, independentemente de influências sociais e culturais.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q904038 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Todos os movimentos voluntários envolvem um elemento de percepção (…)” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWAY, 2013).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a cultura corporal de movimento.


( ) O desenvolvimento motor infantil está estreitamente associado com o funcionamento perceptivo-motor.


( ) As capacidades motoras e perceptivas das crianças afetam-se entre si e se desenvolvem no mesmo ritmo.


( ) A visão é uma modalidade sensorial primária e desempenha papel importante no processo de desenvolvimento motor.


( ) As restrições do ambiente não interferem no aprendizado perceptivo-motor.


( ) A consciência espacial é um componente básico do desenvolvimento perceptivo-motor.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q901223 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma formação continuada em Queimadas-PB, os professores de Educação Física discutem como a evolução histórica da Educação Física influencia a prática pedagógica atual, especialmente em relação à corporeidade. O objetivo é alinhar a prática pedagógica às novas concepções contemporâneas de corporeidade, que envolvem aspectos sociais, culturais e emocionais, além do físico. Para isso, os professores refletem sobre como adaptar suas abordagens pedagógicas de forma a promover uma visão integrada e crítica da corporeidade.
Qual das abordagens seria mais eficaz para alinhar a prática pedagógica às novas concepções de corporeidade, levando em conta as demandas contemporâneas por inclusão, diversidade e bem-estar?

1. Adotar uma visão holística da corporeidade, considerando a interação entre corpo e sociedade, promovendo atividades que valorizem a diversidade cultural e a inclusão, mas ao mesmo tempo incentivando o autoconhecimento físico e emocional dos alunos.

2. Focar no desenvolvimento da força e da resistência física, buscando preservar os valores tradicionais da Educação Física, mas adicionando discussões sobre como essas práticas se conectam à saúde e ao bem-estar mental dos alunos.

3. Promover a superação de limites físicos através de práticas esportivas de alta intensidade, destacando tanto a competitividade quanto a resiliência emocional, mas sem ignorar os aspectos de inclusão e cooperação nas atividades esportivas.

4. Implementar atividades corporais que reflitam os valores e tradições culturais da comunidade local, abordando também como essas tradições podem ser reinterpretadas de forma crítica para promover uma maior inclusão e diversidade.

5. Priorizar a preparação dos alunos para competições esportivas, enfatizando o desempenho físico, a disciplina e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo que se reconhece o papel do esporte na formação social e cultural dos alunos.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q904039 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“O jogo sempre esteve presente na história humana, desde sua época mais primitiva, apesar de este fenômeno não ser exclusivo da sua cultura” (GUIMARÃES & LAGOEIRO, 2017).


Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo no Ensino Médio.


1. Não é objeto de ensino no Ensino Médio, pois é previsto como eixo temático na Educação Física Escolar apenas na Educação Infantil.


2. O jogo pode ser reproduzido, transformado ou criado. No Ensino Médio, apenas os jogos reproduzidos devem ser objeto de ensino na Educação Física escolar.


3. Deve haver continuidade deste bloco de conteúdo no Ensino Médio, dada a relevância deste fenômeno na cultura corporal de movimento, em toda Educação Básica.


4. A interação entre os alunos ao jogar, recriando os jogos e suas regras, possibilita que estes esquematizem e compreendam a lógica do jogo e sejam capazes de reformulá-lo ao jogar.


5. A gama de possibilidades e de variações na forma de se jogar amplia-se, no Ensino Médio, a partir da maior compreensão deste conteúdo como estratégia de ensino.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q901224 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma escola de Queimadas-PB, o professor de Educação Física se depara com o desafio de ensinar uma turma diversificada, composta por alunos com diferentes níveis de habilidade física, interesses e motivação para a prática de atividades físicas. O professor reconhece que uma abordagem tradicional pode não ser eficaz e quer adotar uma metodologia que promova o desenvolvimento integral dos alunos, ao mesmo tempo em que incentiva a participação ativa de todos, respeitando suas diferenças e potencialidades.
Qual das abordagens metodológicas abaixo seria mais eficaz para promover a inclusão, a motivação e o desenvolvimento integral dos alunos, levando em conta suas diversas habilidades e interesses? 1. Implementar uma metodologia de ensino baseada em jogos cooperativos, em que todos os alunos participam, independentemente de suas habilidades físicas, mas também integrar reflexões sobre cooperação e resolução de conflitos, de modo a promover o desenvolvimento social e emocional.

2. Focar em práticas esportivas de alto rendimento, criando grupos diferenciados para que os alunos possam superar seus limites físicos e técnicos de acordo com suas capacidades individuais, mas mantendo um componente de competição para estimular o desempenho máximo.

3. Desenvolver um currículo fixo com ênfase em exercícios de alta intensidade, mas adaptar esses exercícios para diferentes níveis de habilidade, garantindo que os alunos alcancem padrões mínimos de desempenho físico sem prejudicar a inclusão.

4. Manter uma prática de avaliação rígida e individualizada, mas incorporar elementos de autoavaliação e coavaliação para que os alunos reflitam sobre seu desempenho físico e o impacto das práticas esportivas em seu desenvolvimento pessoal.

5. Adotar uma abordagem interdisciplinar, integrando atividades de Educação Física com conteúdos de outras disciplinas, como ciências e história, e utilizando essas conexões para demonstrar como o movimento físico e o conhecimento podem interagir e enriquecer a aprendizagem.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q904040 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“A Cineantropometria teve a sua primeira conceituação no Congresso Internacional de Ciências da Atividade Física, realizada em Montreal, em 1976” (CARNAVAL, 2008).


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as Medidas Antropométricas.


( ) A estatura é uma medida linear longitudinal.


( ) A estatura é a distância do ponto dactylion até a região plantar, estando o avaliado com o membro superior direito na vertical, elevado a 180º, sobre a cabeça e com o cotovelo estendido.


( ) Os perímetros são medidas que determinam os valores de circunferência de um segmento corporal perpendicular ao eixo longitudinal do mesmo segmento.


( ) Para a medida de composição corporal a técnica mais utilizada em escolares é a ressonância nuclear magnética.


( ) Para a averiguação da dobra cutânea tricipital, o avaliado deve estar de pé, de costas para o avaliador, que deve medir a dobra cutânea no ponto meso-umeral da face posterior do braço.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q909673 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

As músicas e brincadeiras cantadas são fundamentais para o desenvolvimento do ritmo. Sobre o ritmo é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q901226 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma escola municipal de Queimadas-PB, o professor de Educação Física percebeu que os alunos estavam desmotivados para participar das atividades físicas tradicionais, como esportes convencionais e exercícios padronizados. Com o objetivo de aumentar o engajamento dos estudantes, o professor decidiu explorar diferentes formas de cultura corporal, incluindo dança, ginástica, jogos e esportes, buscando atender à diversidade cultural e às diferentes habilidades dos alunos.
Considerando a diversidade de habilidades, interesses e identidades culturais dos alunos, qual das estratégias abaixo seria mais eficaz para promover o engajamento dos estudantes nas aulas de Educação Física e ao mesmo tempo respeitar a inclusão e o desenvolvimento integral?

1. Introduzir práticas de dança, permitindo que os alunos expressem sua criatividade e identidade cultural, mas também incentivar reflexões sobre as origens culturais das diferentes danças e suas influências na corporeidade contemporânea.

2. Focar exclusivamente em jogos competitivos de alta performance física, promovendo a competitividade e o esforço físico máximo, mas ao mesmo tempo estabelecer grupos com diferentes níveis de habilidade para garantir uma participação equilibrada e justa.

3. Implementar atividades de ginástica artística e rítmica, com ênfase no desenvolvimento da flexibilidade e da coordenação motora dos alunos, mas também criar oportunidades para os alunos explorarem suas próprias formas de expressão corporal dentro dessas modalidades.

4. Manter o foco em esportes tradicionais, como futebol e vôlei, para garantir a participação da maioria dos alunos, mas complementar essas atividades com momentos de reflexão sobre o impacto desses esportes na formação de valores como trabalho em equipe e disciplina.

5. Realizar oficinas de jogos cooperativos, incentivando a socialização e a colaboração entre os alunos, e utilizar esses jogos como uma plataforma para discutir questões como inclusão, respeito às diferenças e o papel da cooperação no esporte e na vida cotidiana.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q904042 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Para aprender a brincar, devemos entrar numa situação na qual não podemos senão atentar para o presente” (KUNZ, 2017).

Analise as afirmativas abaixo sobre os jogos e as brincadeiras.


1. No brincar, a intencionalidade do ser humano é maximizada pelo fato de ele ser o autor de sua ação.


2. Na escola, o brincar livre e espontâneo é um desperdício de tempo e deve se limitar à hora do recreio.


3. Para o desenvolvimento pleno da criança, é impossível excluir de sua vida o brincar.


4. As rotinas não devem existir no dia a dia das crianças, pois o dia delas deve se limitar ao brincar.


5. O aprender acontece pela experiência prática, livre e espontânea e principalmente de uma forma que é vital para a a criança, brincando e se movimentando.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q901227 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Na escola estadual de Queimadas-PB, o professor de Educação Física decidiu implementar um projeto interdisciplinar que aborda a cultura corporal em suas múltiplas expressões, integrando dança, ginástica, jogos e esportes ao currículo escolar. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento integral dos alunos, conectando as práticas corporais com o aprendizado em outras disciplinas, além de valorizar a diversidade cultural e os aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento humano.
Qual seria a melhor maneira de desenvolver esse projeto, considerando a necessidade de integrar as práticas corporais ao currículo escolar de forma interdisciplinar, ao mesmo tempo que se promove o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspectos físicos, sociais, culturais e emocionais?

1. Organizar festivais culturais onde os alunos possam apresentar performances de dança e ginástica, mas também promover reflexões sobre as tradições culturais representadas e como essas performances podem contribuir para a construção da identidade e autoestima dos alunos.

2. Focar na prática de esportes coletivos, como futebol e basquete, para desenvolver o espírito de equipe e a competitividade, mas ao mesmo tempo incentivar debates sobre o papel do esporte na construção de valores sociais e de cidadania, promovendo o respeito mútuo.

3. Realizar jogos interclasses que incentivem a superação de limites físicos e a preparação para competições regionais, mas garantir que essas competições sejam pautadas pela inclusão e pelo respeito às diferentes habilidades e ritmos dos alunos.

4. Desenvolver atividades de ginástica que sigam padrões técnicos, para garantir a excelência nodesempenho dos alunos, mas incluir momentos de reflexão sobre a importância da disciplina e do esforço pessoal para o desenvolvimento integral.

5. Manter as aulas de Educação Física centradas em exercícios de condicionamento físico, integrando o aprendizado com outras disciplinas como ciências e matemática, utilizando os exercícios como plataforma para a aplicação de conceitos teóricos e práticos.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q904043 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Quando se pretende medir aptidão física, deve-se ter em mente a divisão conceitual predominante na atualidade, que distingue aptidão física relacionada à saúde e aptidão física relacionada à performance” (NAHAS, 2013).


Assinale a alternativa que contém apenas componentes da aptidão física relacionada à saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q904811 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Quando a criança joga, ela opera com o significado das suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo tornar-se consciente das suas escolhas e decisões. Por isso, o jogo apresenta-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência. Assim, assinale a alternativa que corresponde à característica de Jogos para crianças do Ciclo de Educação Infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q904812 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Gimenez (1998) defende mudanças nas variáveis estruturais das Modalidades Esportivas Coletivas com o objetivo de contribuir para um melhor entendimento tático do jogo, por meio de adaptações nas regras, nas variáveis técnicas e táticas, e no aumento/redução dos espaços e tempo das ações dos alunos/atletas praticantes. No que se refere a uma alteração na variável estrutural espaço, em uma Modalidade Esportiva Coletiva, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q988526 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As concepções pedagógicas na educação física vêm sofrendo grandes evoluções. Na atualidade, qual das abordagens abaixo melhor reflete uma prática pedagógica que visa à formação integral do aluno, de acordo com as concepções críticas da área?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q901230 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma reunião pedagógica, os professores de Educação Física de uma escola em Queimadas-PB discutem as diferentes filosofias e concepções de ensino que podem orientar o currículopara o próximo ano. O objetivo é definir uma abordagem que atenda às novas diretrizes educacionais, focadas na inclusão, na diversidade e no desenvolvimento integral dos alunos. A equipe considera várias filosofias e metodologias de ensino, buscando aquela que melhor se alinhe aos desafios contemporâneos da Educação Física.
Qual das abordagens abaixo seria mais adequada para atender às necessidades de uma Educação Física inclusiva e diversificada, de acordo com as novas diretrizes educacionais que promovem o desenvolvimento integral dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q904046 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

“Apesar dos enormes avanços da ciência e no desporto, as metodologias mais modernas, utilizadas em atletas possuem um histórico recente (…)” (LIMA PAULO, 2015).


Sobre a periodização do treinamento esportivo, é correto afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q901231 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Um professor de Educação Física de uma escola estadual de Queimadas-PB pretende revisar a abordagem filosófica de suas aulas para melhor atender à diversidade de seus alunos. O professor reconhece a importância da inclusão e da equidade no ambiente escolar e busca uma metodologia que promova o desenvolvimento integral de todos os alunos, levando em consideração suas diferentes realidades e contextos sociais.
Considerando a importância da inclusão e da equidade no ambiente escolar, qual das opções abaixo se alinha melhor com uma prática pedagógica atual, eficaz e transformadora?

1. Desenvolver um currículo baseado na pedagogia libertadora, que envolve os alunos em discussões críticas sobre suas realidades e contextos sociais, utilizando a prática corporal como uma ferramenta detransformação pessoal e social, promovendo a autonomia e a reflexão.

2. Focar em uma pedagogia tradicional, com ênfase em atividades físicas padronizadas, buscando uniformizar o desempenho dos alunos sem considerar suas diferenças individuais, realidades sociais ou necessidades especiais.

3. Adotar a pedagogia do rendimento, centrada exclusivamente na performance dos alunos em competições e na obtenção de resultados de destaque, sem levar em conta a diversidade de habilidades e o desenvolvimento socioemocional.

4. Seguir uma abordagem tecnicista, que prioriza a eficiência dos movimentos e a melhoria dos índices físicos dos alunos, mas negligencia aspectos sociais, emocionais e culturais da Educação Física.

5. Utilizar uma pedagogia conservadora, focada na repetição de exercícios tradicionais e na manutenção de um currículo fixo e pouco flexível, sem promover adaptações para a diversidade de necessidades e habilidades dos alunos.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q901232 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um seminário em Queimadas-PB sobre a evolução da Educação Física, o professor apresenta uma análise detalhada das transformações que a compreensão do corpo e da corporeidade humana sofreu ao longo da história. O debate envolve não apenas a evolução física e biológica do ser humano, mas também as influências sociais, culturais e políticas que moldaram as percepções sobre o corpo e o movimento em diferentes contextos históricos. O objetivo do professor é provocar nos alunos uma reflexão crítica e multifacetada sobre como as mudanças nas concepções de corpo e movimento impactam a prática da Educação Física no mundo contemporâneo.
Considerando as transformações nas concepções de corpo e movimento ao longo do tempo, qual das alternativas a seguir oferece uma abordagem mais crítica e atualizada da Educação Física, levando em conta as múltiplas influências sobre a corporeidade humana?

1. A corporeidade deve ser compreendida em seu aspecto biológico, focando na estrutura física e nas capacidades motoras do ser humano, mas reconhecendo que a biologia do corpo influencia e, ao mesmo tempo, é influenciada por padrões sociais e culturais específicos de cada época.

2. A evolução da Educação Física passa por uma compreensão holística do ser humano, onde corpo, mente e ambiente estão interligados, mas também destacando que as influências culturais e políticas sobreo corpo variam amplamente de acordo com o contexto histórico e social em que estão inseridas.

3. A prática de atividades físicas deve ser orientada por objetivos de rendimento e performance, ressaltando que o corpo pode ser otimizado para atingir resultados máximos, mas reconhecendo que a busca por eficiência física reflete, em parte, as pressões estéticas e de produtividade impostas pelas sociedades modernas.

4. O corpo pode ser moldado e ajustado de acordo com padrões estéticos vigentes, mas ao mesmo tempo, deve-se considerar que esses padrões são produtos de construções sociais e culturais que mudam ao longo do tempo, e que essa pressão estética pode levar a formas de alienação corporal.

5. A corporeidade deve ser vista como uma construção social, refletindo as interações culturais, históricas e políticas, mas também reconhecendo que as experiências subjetivas do corpo e a maneira como cada indivíduo lida com essas influências podem variar, desafiando os discursos normativos sobre o corpo.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q901233 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Na preparação para um projeto interdisciplinar, os professores de uma escola em Queimadas-PB estão discutindo o conceito de corporeidade na Educação Física. O objetivo é elaborar um currículo que não apenas aborde o corpo como uma entidade física, mas que também promova uma visão crítica e transformadora da Educação Física. A discussão gira em torno de como integrar de maneira eficaz as várias dimensões da corporeidade humana — biológicas, psicológicas, socioculturais — e como essas influências moldam a percepção do corpo ao longo do tempo. Os professores buscam maneiras de conectar a prática corporal às questões mais amplas que afetam a sociedade contemporânea.
Diante dessa discussão, qual seria a abordagem mais adequada para abordar o conceito de corporeidade de forma crítica e transformadora, promovendo uma Educação Física que transcenda a visão meramente técnica do corpo?

1. Reconhecer a corporeidade como uma construção multifacetada, que abrange aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais, e integrar essas dimensões de forma prática, permitindo que os alunos compreendam como o corpo está inserido em um contexto mais amplo de influências e expectativas sociais e culturais.

2. Entender a corporeidade como uma dimensão exclusivamente física, focando em exercícios de condicionamento e fortalecimento muscular, mas sugerindo que essa abordagem pode ser suficiente para o desenvolvimento integral do aluno, sem dar atenção às questões emocionais e sociais.

3. Tratar a Educação Física como uma disciplina técnica, onde o corpo é visto como uma máquina que deve ser otimizada e treinada para alcançar níveis de desempenho, sem explorar as implicações sociais ou culturais da prática física, e assumir que o aperfeiçoamento técnico é o objetivo final.

4. Enfatizar a importância da estética corporal e da saúde física, argumentando que as discussões sobre o impacto social e cultural na construção da corporeidade podem ser irrelevantes para o contexto escolar, e focar no condicionamento físico como principal motor de mudança.

5. Integrar as práticas corporais com debates sobre identidade, gênero e direitos humanos, explorando como a corporeidade é moldada por contextos históricos, sociais e políticos, e utilizando essa compreensão para transformar as percepções sobre o corpo, ampliando o campo de visão dos alunos sobre as diversas formas de expressão corporal.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.