Questões de Concursos Didática e Prática de Ensino na Educação Física

Resolva questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q988530 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em relação ao desenvolvimento motor e sua aplicação na Educação Física escolar, qual das alternativas a seguir representa uma prática pedagógica baseada nas fases de crescimento e maturação motora de crianças e adolescentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q901234 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Na escola de Queimadas-PB, o professor de Educação Física está reformulando seu plano de ensino para melhor atender às necessidades dos alunos do ensino fundamental, que apresentam diversos níveis de habilidades, interesses e motivações. Diante da variedade de metodologias disponíveis, o professor procura estratégias que promovam uma prática pedagógica inclusiva, formativa e capaz de estimular o desenvolvimento integral dos estudantes. O objetivo é ir além das abordagens tradicionais, conectando as atividades físicas ao aprendizado mais amplo e atendendo à diversidade dos alunos.
Considerando as diferentes metodologias de ensino disponíveis, qual das alternativas a seguir melhor se alinha com uma prática pedagógica que promova a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos, respeitando suas diferenças e incentivando a participação ativa no processo de ensino-aprendizagem?

1. Utilizar uma abordagem centrada no aluno, adaptando as atividades às necessidades e interesses individuais dos estudantes, mas incorporando também momentos de reflexão coletiva para que os alunos compreendam como essas atividades físicas estão conectadas ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

2. Adotar uma metodologia baseada em instrução direta, onde o professor demonstra as técnicas e os alunos devem replicá-las de forma exata, mas criando momentos para que os alunos possam personalizar os movimentos de acordo com suas capacidades individuais e estilos próprios de execução.

3. Implementar uma pedagogia de projetos, onde os alunos participam ativamente da criação e execução de projetos que envolvem práticas corporais, conectando as atividades físicas a outras áreas de conhecimento e incentivando o desenvolvimento de competências como autonomia, cooperação e pensamento crítico.

4. Focar no ensino de técnicas esportivas padronizadas, com o objetivo de preparar os alunos para competições escolares em equipe, mas garantindo que haja adaptações para alunos com diferentes habilidades, de modo a promover um senso de equipe que respeite a diversidade de aptidões.

5. Manter um currículo fixo e estruturado, que facilite a organização e planejamento das atividades seguindo um calendário esportivo, mas permitindo algumas flexibilizações para atender às necessidades emergentes dos alunos ao longo do ano.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q901235 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Ao planejar as aulas para o próximo semestre, um professor de Educação Física de Queimadas-PB decide aplicar metodologias que promovam a autonomia e a reflexão crítica dos alunos.
Qual das seguintes estratégias de ensino seria mais eficaz para desenvolver essas competências nos estudantes?

1. Implementar uma abordagem de ensino baseada na resolução de problemas, onde os alunos são desafiados a encontrar soluções para situações reais no contexto das práticas corporais.

2. Adotar uma metodologia tradicional, onde o professor é o centro do processo de ensino e os alunos seguem instruções.

3. Focar em atividades físicas que priorizem o desenvolvimento de habilidades técnicas, com ênfase na compreensão dos princípios subjacentes às práticas.

4. Utilizar jogos e brincadeiras como ferramentas de ensino, incentivando a cooperação e a reflexão sobre as regras e estratégias adotadas.

5. Manter um currículo concreto, onde as aulas sigam o mesmo formato e processo e os alunos tenham liberdade para explorar suas próprias ideias.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q906867 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os jogos cooperativos têm suas raízes nos primórdios da história, quando membros das sociedades tribais se congregavam para festejar a existência coletiva. Eles simbolizam o surgimento de atividades recreativas que promovem a cooperação, evitando qualquer forma de violência, seja ela física ou psicológica.

Adaptado de CORREIA, M.M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O “jogo das cadeiras cooperativas” (que funciona como a tradicional e conhecida “dança das cadeiras”, só que com as cadeiras são retiradas, mas as pessoas continuam no jogo) é considerado um jogo cooperativo sem perdedores.

PORQUE

II. Na modalidade cooperativa da “dança das cadeiras” todos jogam juntos e vão sendo obrigados a dividir o espaço das cadeiras restantes, até que reste apenas uma.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q901236 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma escola municipal de Queimadas-PB, o professor de Educação Física percebe que seus alunos do ensino fundamental estão desmotivados com asatividades tradicionais e decide introduzir mais jogos e brincadeiras em suas aulas.
Para aumentar o engajamento dos alunos, qual das seguintes práticas seria a mais adequada, considerando os princípios da ludicidade?

1. Introduzir jogos competitivos que estimulem a competitividade entre os alunos, porém com objetivo de trabalhar a estrutura de equipe e colaboração.

2. Utilizar jogos cooperativos que promovam a colaboração entre os alunos e o respeito às diferenças.

3. Focar em atividades físicas padronizadas, com o objetivo de desenvolver a disciplina como processo importante na aprendizagem.

4. Incorporar jogos que desafiem a criatividade e a imaginação dos alunos, permitindo que eles criem suas próprias regras e estratégias.

5. Realizar avaliações frequentes durante os jogos, porém não expor, para identificar os alunos que não alcançarem o desempenho esperado.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q901237 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma oficina de formação continuada para professores de Educação Física em Queimadas-PB, discute-se a importância da ludicidade e do jogo no desenvolvimento integral dos alunos.
Qual das seguintes práticas seria mais eficaz para promover o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos por meio do jogo?

1. Utilizar jogos tradicionais que envolvam a repetição de movimentos básicos, com necessidade de adaptação às diferentes habilidades dos alunos.

2. Implementar jogos que incentivem a exploração de diferentes papéis e a tomada de decisões, promovendo a autonomia e a criatividade dos alunos.

3. Introduzir jogos de regras, com margem para improvisação ou adaptação, para desenvolver a disciplina e o respeito às normas.

4. Focar em jogos que priorizem a competição e a obtenção de resultados, preparando os alunos para competições futuras em equipe.

5. Realizar jogos que estimulem a interação social e a construção de valores como cooperação.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q901238 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Uma escola estadual em Queimadas-PB está revisando seu processo de avaliação na disciplina deEducação Física, com o objetivo de torná-lo mais inclusivo e formativo.
Considerando as necessidades de uma avaliação que promova o desenvolvimento integral dos alunos, qual das alternativas abaixo seria mais adequada?

1. Adotar uma avaliação contínua e formativa, que considere o progresso individual dos alunos ao longo do tempo.

2. Focar em avaliações padronizadas, com base em testes de desempenho físico, para identificar a objetividade dos resultados em busca da evolução.

3. Realizar avaliações sumativas ao final de cada semestre, para avaliar o desempenho e desenvolvimento do aluno.

4. Incorporar autoavaliações, onde os alunos refletem sobre suas próprias aprendizagens e identificam áreas de melhoria.

5. Implementar uma avaliação centrada na competição e colaboração em equipes, premiando os alunos que alcançarem os melhores resultados nas atividades em desenvolvimento colaborativo.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q906870 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na sala de aula, o professor de Educação Física deve incentivar discussões informais sobre jogos ou brincadeiras, onde os alunos verbalizam as partes do corpo envolvidas, os desafios enfrentados, as estratégias empregadas, entre outros aspectos, para conscientizar sobre as ações realizadas. Durante as aulas semanais, realizar atividades direcionadas para trabalhar uma parte específica do corpo, como mãos, pernas, cabeça, ombros, joelhos, cotovelos, entre outros.

Adaptado de REIS, S.M.G. Movimente-se: brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da coordenação motora. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O professor deve enfatizar o trabalho de conscientização de seu aluno acerca de seu próprio corpo.

PORQUE

II. Experiências pobres nesse sentido podem resultar em defasagens.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q901239 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

O professor de Educação Física de uma escola de Queimadas -PB decide reformular seu processo de avaliação para que ele seja mais reflexivo e promova o desenvolvimento integral dos alunos.
Qual das estratégias a seguir deve ser priorizada para alcançar esse objetivo?

1. Implementar a avaliação diagnóstica no início do semestre, para identificar os níveis de desenvolvimento físico, social e cognitivo dos alunos.

2. Focar na avaliação dos resultados finais, com base no desempenho dos alunos em testes físicos padronizados.

3. Priorizar a avaliação processual, observando e registrando o progresso dos alunos em diferentes competências ao longo do tempo.

4. Realizar avaliações práticas exclusivamente em atividades competitivas, para estimular o desempenho máximo dos alunos.

5. Integrar a avaliação dos alunos em projetos interdisciplinares, valorizando o aprendizado colaborativo e a aplicação dos conhecimentos em contextos reais.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q905368 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A história da Educação Física no Brasil pode ser dividida em várias fases distintas, cada uma influenciada por contextos sociais, políticos e culturais específicos. Essas fases refletem mudanças nos objetivos, métodos e abordagens da Educação Física. Com base nisso, qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma característica marcante da fase conhecida como "Período Militar" (1964-1985) na Educação Física brasileira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q905369 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A Educação Física escolar engloba diferentes metodologias, formas de avaliação e a compreensão da cultura corporal. A abordagem pedagógica adotada pode influenciar significativamente o desenvolvimento dos alunos e a valorização das práticas corporais na escola. Considerando isso, qual das seguintes alternativas melhor descreve uma abordagem metodológica que integra a cultura corporal ao processo educativo, promovendo uma visão crítica e inclusiva da Educação Física?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q905370 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A Educação Física desempenha um papel crucial na formação integral dos indivíduos e na promoção de uma sociedade mais saudável e inclusiva. Ela vai além do desenvolvimento físico, contribuindo para aspectos sociais, emocionais e cognitivos. Com base nisso, qual das seguintes alternativas melhor descreve a importância da Educação Física no contexto social contemporâneo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q909213 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Pensar uma práxis pedagógica mediada pelas tecnologias com um viés interdisciplinar e transversal se configura como uma interessante possibilidade para a prática pedagógica nas aulas de educação física. A utilização das tecnologias educacionais pode servir como referência para se (re)pensar o processo de ensino e aprendizagem com foco na promoção e na democratização dos saberes presentes no universo da cultura corporal.

(Faria e Gomes, 2020. Adaptado.)

Sobre o processo de construção das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais nas aulas de educação física, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q909215 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Sobre a concepção pedagógica da educação física denominada “aptidão física ou saúde renovada”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A educação física deve oportunizar a fundamentação de conteúdo, não só prático, mas também teórico, a fim de proporcionar aos educandos adquirir conhecimentos, visando à prática da atividade física relacionada à saúde, durante toda a sua vida, e não somente na infância ou adolescência. Esta premissa deve ser prioridade nos programas de educação para a saúde no decorrer da vida escolar.

( ) A educação física propõe, dentre outros fatores, o resgate e estímulo da aptidão, saúde, bem-estar, prática diária de exercícios físicos e, principalmente, continuidade pós-período escolar.

( ) O planejamento das aulas de educação física tomam como premissa a promoção da saúde, visando atender a todos os alunos, inclusive os sedentários, inativos fisicamente e obesos, através do embasamento teórico junto da prática de forma a fornecer subsídios escolares no que tange à tomada de decisão, quanto à adoção de hábitos saudáveis de atividade física ao longo de toda vida.

( ) A educação física escolar deve se fundamentar dentro da matriz da cultura corporal, embora não se afaste das temáticas da saúde e da qualidade de vida. Uma das principais preocupações da comunidade científica nas áreas da educação física e da saúde pública é levantar alternativas que possam auxiliar na tentativa de reverter a elevada incidência de distúrbios orgânicos associados à falta de atividade física.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q905377 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A aprendizagem de habilidades motoras é um processo complexo que envolve diversas fases e princípios para a aquisição e refinamento de movimentos. Com base nisso, qual das seguintes alternativas descreve corretamente um princípio fundamental da aprendizagem de habilidades motoras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q909217 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Para Zabala (1998), a natureza dos conteúdos atitudinais, bem como seus componentes cognitivos e afetivos fazem com que seja consideravelmente complexo determinar o grau de aprendizagem de cada aluno. Como avaliar a solidariedade, a tolerância aos diferentes ou as atitudes não sexistas? Como avaliar a incorporação das práticas corporais para a vida do aluno?

Para avaliar os conteúdos atitudinais, conhecer aquilo que os alunos realmente valorizam e quais são as suas atitudes, é necessário que surjam situações de conflito. Durante as situações de aprendizagem, em jogos, esportes, ginásticas, conhecimento sobre o corpo, danças e lutas, os alunos são submetidos a inúmeros desafios. Eles devem se adaptar aos novos movimentos; ao uso do espaço e do material; a determinadas regras; a expressar sentimentos, inibições e dificuldades; enfim, a variáveis que compõem um ambiente de ensino e de aprendizado bastante complexo. Não raro, eclodem conflitos nessas situações.

(Texto adaptado de Darido, 2005.)

Dessa forma, o instrumento avaliativo que melhor atende às análises propostas nesta situação-problema é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q916897 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Instrutor de Esportes – Judô, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

De acordo com Godinho, Barreiros, Melo e Mendes (2007) a aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q905378 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A psicologia do esporte abrange vários fatores psicológicos que influenciam o desempenho dos atletas, incluindo atenção, concentração, motivação, personalidade, agressão, emoção, estresse e liderança. Com base nisso, qual das seguintes alternativas descreve corretamente a relação entre motivação e desempenho esportivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q909218 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Sobre os estilos de ensino possíveis de ser utilizados nas aulas de educação física, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Comando.

2. Tarefa.

3. Programação individualizada.

4. Solução de problemas.

( ) O estudante é colocado verdadeiramente no centro do processo educativo passando a ser elemento ativo, formulando problemas, buscando respostas para as inquietações formuladas durante a aula. A estratégia parte de uma situação apresentada pelo professor e/ou aluno, que aguce a curiosidade dos educandos. As avaliações de aprendizagem são realizadas através de autoavaliações. A relação entre professor e aluno se encontra de maneira informal, em clima de descontração.

( ) O professor se encontra no centro do processo selecionando os objetivos, as estratégias e determinando as formas de organização. Algumas decisões passam para os alunos, como a escolha das tarefas realizadas, bem como seu início e término, e os padrões de desempenho. A avaliação é realizada de acordo com os critérios adotados pelos próprios alunos. A metodologia consiste em conteúdos apresentados aos alunos sob forma de trabalho dividido por estações. A relação entre professor e aluno ainda apresenta certo grau de formalismo.

( ) É o primeiro estilo de ensino do espectro de Mosston. É um estilo de ensino, do ponto de vista pedagógico, considerado hoje em dia, ligado ao modelo tradicional de educação. Nesse estilo de ensino, o professor geralmente determina os objetivos da aula, escolhe as atividades, fornece as indicações precisas sobre o que executa. A metodologia baseia-se, sobretudo, na utilização de situações didáticas que dão margem apenas uma resposta, onde a condução precede cada movimento, que deve ser executado de acordo com um modelo-padrão, cabendo, então, uma avaliação apenas no domínio motor. A relação entre professor e aluno se encontra com um nível altamente elevado de formalismo, negando o diálogo.

( ) Baseia-se no princípio do trabalho personalizado, nele o professor está no centro do processo com liberdade para dar mais atenção aos trabalhos particularizados e acompanhar a aprendizagem dos alunos. Trabalham em ritmo próprio desenvolvendo o senso de responsabilidade e iniciativa, aprendendo a avaliar-se. A metodologia baseia-se na existência das diferenças, a adoção deste estilo permite atender os alunos que necessitam de cuidados especiais. A avaliação de aprendizagem é realizada pelo professor de acordo com o desempenho individual. A relação entre professor e aluno é bastante informal.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q903075 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

"A comunicação assertiva é fundamental para promover um ambiente de aprendizado saudável e produtivo em sala de aula. Quando os professores conseguem se comunicar de forma eficaz com os alunos, cria-se um espaço propício para a troca de conhecimentos, o engajamento dos estudantes e a construção de uma relação de confiança".

[Disponível em: < https://awari.com.br/ > Acesso: 14/08/2024].


São estratégias para desenvolver a comunicação assertiva em sala de aula, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.