Início

Questões de Concursos Dietoterapia

Resolva questões de Dietoterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q904173 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

TEXTO.

A nutrição na Saúde Pública
É de fundamental relevância constatar que a nutrição em Saúde Pública é responsável por cuidar da alimentação e dos índices de nutrição da população. No Brasil, podemos observar a permanência da carência nutricional e o quanto toda sociedade pode depender de nutricionistas que procuram por Concursos Públicos.
Em 2023, a ONU publicou um relatório alarmante, onde falava que entre 2020 a 2022 houve o aumento de vulnerabilidade alimentar no Brasil, indo de 4 milhões de pessoas (1,9% da população), para 21,1 milhões de pessoas (9,9% da população). O acesso limitado dos brasileiros a uma boa alimentação contribui para os altos índices de desnutrição infantil, anemia, deficiência de ferro, vitamina D, vitamina B12, vitamina A e zinco. Além disso, observa-se no Brasil distúrbios de excesso, como obesidade e sobrepeso.
Sendo assim, os nutricionistas que atuam por meio de concursos públicos ou em clínicas de unidades de saúde pública têm um papel essencial na promoção de políticas alimentares e na orientação da população mais vulnerável. Sem os nutricionistas, não existe sistema básico de saúde, por isso os profissionais do cargo de nutrição têm sim voz suficiente para levar propostas de estabelecer análises quantitativas e qualitativas.
Por fim, podemos dizer que o Brasil passa por uma enorme carência alimentícia ou nutricional em todos seus estados (principalmente no Norte e no Nordeste), e precisa urgentemente da voz dos nutricionistas para mudar o cenário atual que temos.

Disponível em: (https://ares.unasus.gov.br/acervo/bitstream/ARES/20700/1/41407_MARI ELA%2520GUADALUPE%2520FERIA%2520RODRIGUEZ.pdf)


Como citado no TEXTO, a desnutrição infantil é um problema que precisa de intervenção para sua prevenção e tratamento. Qual das alternativas abaixo é a incorreta quando se fala de estratégias de combate à desnutrição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1071616 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Educação, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

A desnutrição é um quadro comum nos pacientes que apresentam câncer. A terapia nutricional na oncologia vem para auxiliar em todas as fases: Pré-cirúrgico, cirúrgico, quimioterapia, radioterapia e no paciente crítico. Assinale a alternativa incorreta sobre a terapia nutricional nos pacientes com câncer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1029335 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Você, como Nutricionista, está atendendo a um paciente com diabetes tipo 2 que deseja comer um brownie e para isso ele traz, para sua avaliação, os rótulos com a composição de cinco marcas diferentes que ele encontrou no mercado.
De acordo com a composição de cada brownie, assinale a opção que indica a marca que melhor atende às necessidades desse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1071612 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Educação, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Assinale a alternativa que indica a alternativa correta sobre a ingestão energética e proteica realizado na terapia nutricional da Insuficiência renal aguda (IRA).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q904174 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Qual é a importância da Nutrição em Saúde Coletiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1071613 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Educação, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é uma doença progressiva que reduz a função renal e pode gerar complicações graves como até mesmo desnutrição, acidose metabólica, hipercalemia, desordem mineral e óssea, anemia e dislipidemia. Assinale a alternativa que indica a alternativa incorreta sobre os principais objetivos da terapia nutricional sobre a IRC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1049517 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2022

O diagnóstico de diabetes mellitus (DM) pode ser feito considerando o valor da glicemia após jejum de no mínimo oito horas. Assinale a alternativa que apresenta o valor de glicemia em jejum estabelecido para diagnóstico de DM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1071611 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Educação, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Um nutricionista deve estar atento com relação à Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) é um quadro clínico que lesiona diretamente os pequenos vasos sanguíneos dos rins, podendo causar um problema renal. Assinale à alternativa incorreta relacionada a dietoterapia para uma pessoa com DM2:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1071620 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Educação, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Assinale a alternativa que não corresponde à uma recomendação alimentar para auxiliar no tratamento da obesidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q978985 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em indivíduos com sobrepeso/obesidade e doença hepática associada à esteatose metabólica com esteato-hepatite comprovada, com ou sem fibrose, e sem diagnóstico de diabetes mellitus, o tratamento com uma vitamina específica pode ser considerado para a melhoria da esteato-hepatite sem o agravamento da fibrose.

O texto se refere à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q997271 | Nutrição, Dietoterapia, Grupo Nutricionista, EBSERH, FGV, 2025

A alimentação e a nutrição configuram os pilares fundamentais para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando crescimento e desenvolvimento adequados, assim como qualidade de vida e cidadania. Entretanto, quando tais requisitos não são atendidos, surgem inúmeros distúrbios nutricionais caracterizados, então, como problemas de saúde pública.
Neste contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. A obesidade em crianças e adolescentes é um problema grave, que ocasiona repercussões deletérias na vida adulta, sobrecarregando os cofres públicos com altos custos relacionados ao tratamento do agravo e de suas complicações.

II. Sabe-se que o bócio é causado pela ingestão deficiente de fósforo, sendo um grave problema de saúde pública, inclusive pelo risco de associação com o cretinismo e a surdo-mudez irreversíveis.

III. As pesquisas apontam a persistência das deficiências de ferro e vitamina A, assim como o ressurgimento de casos de Beribéri (deficiência de tiamina ou vitamina B1) em alguns estados brasileiros.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1049518 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2022

A doença celíaca é uma desordem autoimune desencadeada pela ingestão do glúten, um complexo proteico presente em alimentos como ________ e ________.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1043899 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma das funções do trato gastrointestinal é de digerir os nutrientes obtidos através da alimentação e, em seguida, absorvê-los.
Quanto ao processo de digestão e absorção de carboidratos, proteínas e lipídeos, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) No estômago, o pepsinogênio inativo entra em contato com o ácido hidroclorídrico, sendo convertido em pepsina, que atuará na digestão de carboidratos.
( ) Nas células do intestino, os ácidos graxos são reagrupados em novos triglicerídeos, formando quilomícrons que serão levados pela veia hepática até o fígado.
( ) Na boca, a enzima amilase salivar inicia a digestão de carboidratos (o amido), atuando em pH neutro ou levemente alcalino.


As afirmativas acima são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1029332 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

No Brasil, variam as estimativas de desnutrição entre pacientes oncológicos, mas é amplamente reconhecida a elevada prevalência de desnutrição em pacientes com câncer, especialmente em estágios avançados da doença. Alguns estudos indicam que entre 30% a 60% dos pacientes oncológicos podem estar desnutridos no momento do diagnóstico, e esse número pode aumentar em pacientes com câncer metastático ou avançado.
A triagem nutricional em pacientes oncológicos é um processo fundamental para identificar riscos nutricionais e orientações adequadas durante o tratamento do câncer, pois quando precoce pode identificar deficiências nutricionais, prevenir a desnutrição, melhorar a qualidade de vida do paciente e otimizar os resultados do tratamento oncológico.
Considerando os instrumentos que existem, assinale a opção que indica os que devem ser usados para triagem e avaliação nutricional do paciente oncológico adulto, tanto ambulatorial quanto internado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q899296 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Por muito tempo a desnutrição foi uma preocupação em saúde pública, porém o número de pessoas com excesso de peso vem aumentando gradativamente e superando o de desnutridos. No Brasil há um aumento na prevalência entre adolescentes, adultos e idosos. Dentre as causas da obesidade, especialmente no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1071610 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Educação, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Sobre o tratamento dietoterápico para hipertensão arterial, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1004803 | Nutrição, Dietoterapia, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

A presença de obesidade central, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia (com redução de HDL), resistência à insulina e estado pró-inflamatório que predispõe à doença aterosclerótica caracterizam a Síndrome Metabólica.
Alguns nutrientes influenciam positivamente na redução da massa corporal, bem como na redução da resistência à insulina, ou atuam de forma a auxiliar na regulação da pressão arterial e/ou na melhora do perfil lipídico.
Assinale a opção que indica o nutriente que influencia positivamente nesse quadro, em especial na redução/controle da hipertensão arterial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1047877 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Sabe-se que a inflamação é a base da patogênese envolvida nas doenças crônicas não transmissíveis.
Nesse contexto, no que concerne à fisiopatologia e à dietoterapia relacionadas à inflamação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q896611 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas:

( ) Pode ser considerado um determinante da obesidade o processo de urbanização, acompanhado de mudanças em relação ao consumo de alimentos e à prática de atividade física.

( ) A primeira edição, em 1999, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, PNAN, ainda não apontava para os impactos da obesidade na saúde da população.

( ) No tratamento dietoterápico da obesidade, planos alimentares que proveem menos de 800 kcal/dia são classificados como de baixo valor energético.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1029341 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação ao Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O Plano tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências, para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco, além de apoiar os serviços de saúde voltados às doenças crônicas.
II. O Plano aborda os quatro principais grupos de doenças crônicas não transmissíveis (cardiovasculares, câncer, respiratórias crônicas e doenças carenciais) e seus fatores de risco modificáveis (tabagismo, consumo abusivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e contaminantes ambientais).
III. O Plano define diretrizes e ações em três eixos: a) vigilância, informação, avaliação e monitoramento; b) promoção da saúde e c) cuidado integral.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.