Início

Questões de Concursos Dietoterapia

Resolva questões de Dietoterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q843667 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Nefrologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 56 anos de idade, com insuficiência renal crônica (IRC), não dialítica, tabagista em redução, retorna para consulta com nefrologista após um ano. Afirma realizar caminhadas diariamente e manter regular adesão à dieta hipoproteica e hipossódica prescrita. Peso = 68 kg; altura =1,64 m; PA = 130 mmHg x 80 mmHg; TFG = 23 mL/min; Hb = 10 g/dL; RAC 60 mg/g; e fósforo = 3,4 mg/dL.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O controle do consumo de sódio é primordial para manter-se o controle pressórico, que está limítrofe.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q842053 | Nutrição, Dietoterapia, Residência Multiprofissional Nutrição, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da doença diverticular, julgue o próximo item.

Uma dieta rica em fibras, que auxilia a formação do bolo fecal e ajuda o trânsito intestinal, reduz a chance de inflamação dos divertículos.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q845677 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Nefrologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 34 anos de idade passou por tratamento hemodialítico crônico por três anos e foi submetido ao transplante renal. Está em uso de imunossupressores. Altura = 1,70 m; peso = 64k g; PA = 140 mm/Hg x 85 mm/Hg. Os exames laboratoriais, após o primeiro mês de transplante, indicaram creatinina = 1,3 mg/dL; ureia = 53 mg/dL; colesterol = 199 mg/dL; triglicerídeos = 270 mg/dL. Seis meses após o transplante, apresentava peso = 70kg e PA = 160 mmHg x 90 mmHg. Os exames laboratoriais demonstraram albumina = 4,2 g/dL, glicemia = 205 mg/dL, creatinina = 1,1 mg/dL, colesterol = 285 mg/dL e triglicerídeos = 210 mg/dL. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
A obesidade pode estar relacionada, entre outros fatores, ao pós-transplante tardio.
  1. ✂️
  2. ✂️

124Q840030 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 58 anos de idade, etilista, é admitido no setor de emergência em razão de uma pancreatite aguda, apresentando quatro critérios na escala de Ransom. Apresenta estado geral regular, náuseas, vômitos e dor abdominal de forte intensidade.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
Se o paciente estiver lúcido e orientado, a terapia nutricional deve ocorrer por via oral, utilizando-se de dieta elementar.
  1. ✂️
  2. ✂️

126Q859131 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Tenório PB Nutricionista, CPCON, 2020

Com Base na Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose - 2017, os pacientes com doença renal crônica apresentam alterações qualitativas e quantitativas do perfil lipídico. Com a redução da função renal e do clearance, a remoção anormal das lipoproteínas é um mecanismo que contribui para as alterações lipídicas. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) são transportadoras primárias de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q841882 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 6 meses de vida, nascido a termo, apresenta peso atual de 7,8 kg, altura de 67 cm e IMC = 17,38 kg/m². Conforme diretrizes atuais para a população pediátrica, o lactente apresenta peso adequado para idade, altura adequada para idade e IMC classificado em eutrofia. Aos quatro meses de idade, o paciente desse caso clínico apresentou as seguintes manifestações clínicas: urticária aguda e dermatite atópica após o aleitamento materno exclusivo. Na investigação do caso o diagnóstico confirmado foi alergia à proteína do leite de vaca (APLV).


Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A introdução da alimentação complementar em crianças com APLV deve seguir os mesmos princípios do preconizado para crianças saudáveis, salientando-se que deve haver restrição na introdução de alimentos que contenham proteínas potencialmente alergênicas (por exemplo: ovo, peixe e carnes de frango, de porco ou bovina).
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q844779 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

Considere que uma paciente, nascida de parto normal com peso de 2.200 g, com idade gestacional de 35 semanas, apresentou icterícia, distensão abdominal, hepatoesplenomegalia, hiperamonemia e desconforto respiratório logo após o nascimento. Os exames iniciais da criança mostraram alteração nas enzimas hepáticas e anemia. A paciente recebia aleitamento materno exclusivo por sonda e passou a apresentar vômitos e diarreia, sem ganho ponderal. De acordo com esses sinais e sintomas clínicos, foi levantada a suspeita de erro inato do metabolismo, e realicou-se a cromatografia de açúcares da urina, resultando na presença de lactose, glicose e galactose, indicando a possibilidade de galactosemia.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A transição gradual da oferta da fórmula para via oral pode ser realizada com a evolução do quadro e a melhora da sucção.
  1. ✂️
  2. ✂️

129Q845962 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. São exemplos de alimentos permitidos em uma dieta leve, entre outros, as bebidas alcoólicas e gaseificadas, os embutidos (como a salsicha e a linguiça), o bacon, a banha e os frios. II. Em uma dieta leve, são exemplos de alimentos proibidos, entre outros, a bisnaga doce; o mingau de cereais; o iogurte de frutas, o sorvete e os milk-shakes; o queijo branco, a ricota e o queijo cremoso. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q843231 | Nutrição, Dietoterapia, Residência Multiprofissional Nutrição, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

O documento Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global - Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira, publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em outubro de 2020, atualiza as recomendações para a prevenção de câncer adaptadas para o Brasil. A respeito das recomendações do INCA, julgue o item a seguir.

Recomenda-se o consumo de, pelo menos, 400 g de frutas e vegetais não amiláceos por dia.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q844711 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

Nos alimentos presentes na dieta habitual do ser humano, os compostos bioativos apresentam efeitos biológicos, geralmente no sentido de promoção à saúde. Há evidências de que eles exerçam papéis na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e doenças cardiovasculares.


A esse respeito, julgue os itens a seguir. 
Fatores como a presença de fibras na dieta, particularmente as pectinas, a falta de lipídeos e a produção inadequada de bile podem afetar a biodisponibilidade de carotenoides.
  1. ✂️
  2. ✂️

132Q845543 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Nefrologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 56 anos de idade, com insuficiência renal crônica (IRC), não dialítica, tabagista em redução, retorna para consulta com nefrologista após um ano. Afirma realizar caminhadas diariamente e manter regular adesão à dieta hipoproteica e hipossódica prescrita. Peso = 68 kg; altura =1,64 m; PA = 130 mmHg x 80 mmHg; TFG = 23 mL/min; Hb = 10 g/dL; RAC 60 mg/g; e fósforo = 3,4 mg/dL.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Sabendo que a paciente encontra-se anêmica, é necessário o requerimento dos seguintes exames para a próxima consulta: hematócrito, hemoglobina, creatinina, ureia, ferritina e índice de saturação de transferrina (IST).
  1. ✂️
  2. ✂️

133Q843510 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 68 anos de idade está na terceira internação hospitalar em um intervalo de dois anos. É coinfectado por vírus da imunodeficiência humana (HIV) e por vírus da hepatite C (VHC) há cerca de 20 anos. Não utiliza, de forma efetiva, as medicações prescritas pelo médico infectologista. Apresenta quadro de pneumonia pneumocócica e sarcoma de Kaposi. Ao exame físico, demonstra atrofia muscular em membros inferiores e na região temporal, além de pouca reserva adiposa. Ainda assim, refere apetite regular. Está em cuidados paliativos.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.  
A fim de se evitar a piora da desnutrição, deverá ser iniciada a terapia nutricional o mais breve possível, preferencialmente por via enteral.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q842151 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A dieta líquida é indicada para pacientes com dificuldades de mastigação e/ou deglutição, nos pré e pós operatório e alterações do trato gastrointestinal. Ela tem o objetivo de proporcionar repouso ao trato digestório, quando alimentos sólidos não são bem tolerados. II. Caso seja mantida por tempo prolongado, a dieta líquida pode provocar carência de nutrientes, tornando-se necessário um acompanhamento contínuo com complemento nutricional para evitar a desnutrição. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q841916 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Nefrologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente branco, de 58 anos de idade, chega à unidade básica de saúde (UBS) para consulta. É hipertenso e diabético e nega tabagismo ou etilismo. É sedentário, com altura = 1,72 m. Relata fraqueza e perda de apetite gradual, sobretudo nos últimos três meses. Acredita ter perdido peso, mas não sabe precisar. Peso atual em balança digital = 89 kg. Apresenta os seguintes exames: Hb = 14 g/dL; ureia = 40 mg/dL; fósforo = 4,2 mg/dL; e TFG =30,2 mL/min/1,73 m².  
Para a avaliação da taxa de filtração glomerular (TFG) e da relação albumina/creatinina (RAC), o exame de urina e a dosagem de potássio sérico deverão ser realizados semestralmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q858769 | Nutrição, Dietoterapia, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

No Brasil, as doenças do aparelho respiratório ocupam o quarto lugar como causas de morte, sendo a doença pulmonar crônica (DPC) predominante no grupo, com grande impacto econômico na morbidade e na mortalidade. De acordo com a Terapia Nutricional no Paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Associação Brasileira de Nutrologia, julgue o item.

O maior gasto energético em repouso nos pacientes com DPC, com aumento na oxidação de gorduras, leva ao aumento do trabalho respiratório e da eficiência respiratória, promovendo sintomas como dispneia e intolerância aos exercícios, além de aumento na PaCO2.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q839837 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

O enriquecimento de alimentos com micronutrientes é uma estratégia de saúde pública adotada desde o início do século 20 e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma abordagem para a redução de deficiências nutricionais por micronutrientes. No Brasil, a Resolução RDC no 150/2017, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dispõe quanto ao enriquecimento das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico.


Com relação a essa publicação, julgue os itens a seguir. 
A mencionada resolução aplica-se a todas as farinhas de trigo e de milho, também conhecidas como fubá, destinadas ao consumo humano. Portanto, tanto as farinhas de trigo e de milho para uso doméstico quanto aquelas que serão usadas como matéria-prima (de uso industrial), nacionais ou importadas, devem ser enriquecidas com ferro e ácido fólico.
  1. ✂️
  2. ✂️

138Q843316 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Certa paciente de 78 anos de idade, com histórico de câncer gástrico, realizou gastrectomia parcial há 18 meses, além de tratamento quimioterápico. Atualmente, detectou-se metástase no fígado. Ela apresenta deterioração do estado nutricional e da capacidade funcional, encontra-se em estágio terminal e está sob cuidados paliativos. A paciente e a família dela relatam o desejo de manter as medidas de conforto no domicílio assim que for possível.

Quanto a esse caso clínico e considerando os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
As alterações clínicas dos pacientes com caquexia, assim como a utilização de alguns medicamentos, influencia a ingestão de alimentos e o estado nutricional.
  1. ✂️
  2. ✂️

139Q846499 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. De maneira geral, as dietas terapêuticas são utilizadas quando a doença que o paciente apresenta exige alterações nas quantidades de nutrientes. Estão sempre associadas a uma dieta de rotina como, por exemplo, a dieta pastosa hipoproteica. II. São exemplos de alimentos permitidos na dieta leve, entre outros, os legumes, como a abóbora, a cenoura, o chuchu, a abobrinha, a berinjela, a beterraba, a mandioca, a batata, a mandioquinha, o cará, o inhame e outros, cozidos e amassados em forma de purê, sem casca e sem sementes.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q853563 | Nutrição, Dietoterapia, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na definição do perfil epidemiológico da população brasileira e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006, a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Com relação a esse tema, julgue o item.

Um pequeno conjunto de fatores de risco responde pela grande maioria das mortes por DCNT e por fração substancial da carga de doenças devido a essas enfermidades. Entre eles, destacam‐se o tabagismo, o consumo alimentar inadequado, a inatividade física e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.