Início

Questões de Concursos Dietoterapia

Resolva questões de Dietoterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1031520 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As dislipidemias são reconhecidas como um dos principais fatores de risco para a doença arterial coronária (DAC), devido ao seu potencial significativo para o desenvolvimento da placa aterosclerótica. São caracterizadas pela elevação dos níveis plasmáticos de triglicerídeos ou alterações das lipoproteínas que transportam colesterol.
Considerando um quadro de dislipidemia, relacione as recomendações dietéticas para seu tratamento:

1. ácidos graxos trans
2. ácidos graxos saturados
3. ácidos graxos poli-insaturados
4. ácidos graxos monoinsaturados

( ) < 1% das calorias totais
( ) até 10% das calorias totais
( ) até 20% das calorias totais
( ) < 7% das calorias totais

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1073071 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Após receber o diagnóstico de obesidade, Silvia se apresenta em determinada unidade hospitalar com queixas de falta de energia, dores articulares e dificuldades em adotar hábitos alimentares saudáveis. Silvia está com 50 anos e é sedentária, sendo que o seu IMC é de 34 kg/m². Qual a recomendação dietética inicial mais indicada para esse paciente com obesidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1020761 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica (Ministério da Saúde/INCA, 2016), recomenda-se para pacientes oncológicos críticos, de neonatos até 2 anos de idade, a seguinte quantidade diária de ingestão de proteína:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q978804 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O equilíbrio na ingestão de nutrientes é fundamental para a manutenção da saúde. Tanto a carência (deficiência) quanto o excesso (toxicidade ou hiperalimentação) de nutrientes podem causar alterações clínicas importantes, afetando diferentes sistemas do organismo.

A respeito dos aspectos clínicos relacionados à carência e ao excesso de nutrientes no organismo, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q997753 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Durante a menopausa, as mulheres estão em risco elevado de osteoporose devido à queda nos níveis de estrogênio. O melhor tratamento dietético para mitigar essa condição envolve estratégias alimentares que ajudem na manutenção da saúde óssea. Considerando isso, assinale a alternativa que apresenta o melhor tratamento dietético para evitar este evento adverso e uma fonte alimentar do mesmo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1072346 | Nutrição, Dietoterapia, Copeira, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Em um hospital, a copeira deve atender às necessidades dietéticas de pacientes com dietas restritivas, como a dieta sem glúten. Quando se prepara uma refeição para um paciente celíaco, qual é a principal preocupação a ser observada durante o preparo da refeição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1047873 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Sabe-se que, na abordagem do paciente hospitalizado, a aplicação de uma triagem nutricional é de grande relevância para a determinação do diagnóstico nutricional.

Sobre tal temática e os instrumentos utilizados nessa triagem, analise as asserções a seguir:

I. Um dos instrumentos de triagem utilizados é o Nutritional Risk Screening (Triagem de Risco Nutricional - NRS-2002), que se baseia no rastreamento de risco nutricional a partir dos critérios: perda de peso dos últimos seis meses, o índice de massa corporal (IMC), ingestão alimentar, fator de estresse e alterações metabólicas. A idade acima de 50 anos é considerada um fator de risco adicional para desnutrição.

II. A Avaliação Subjetiva Global (ASG) é um método para avaliação do estado nutricional e engloba alterações da composição corporal, assim como mudanças funcionais do paciente. É caracterizada como um instrumento simples, de baixo custo e não invasivo, podendo ser realizado à beira do leito.

III. A Miniavaliação Nutricional (MAN) é indicada para a avaliação do estado nutricional de pacientes adolescentes e adultos jovens. Para tal, considera-se a ocorrência de mudanças de peso, da ingestão alimentar e de medidas antropométricas, como circunferência de cintura e de panturrilha.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1042292 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (2021-2030) apresenta-se como diretriz para a prevenção dos seus fatores de risco e para a promoção da saúde da população com vistas a mitigar desigualdades em saúde.
Sobre o Plano supracitado, leia as asserções a seguir.

I. O Plano aborda os três principais grupos de doenças crônicas (cardiovasculares, cânceres, reprodutivas crônicas) e seus fatores de risco (consumo abusivo de álcool, inatividade física, alimentação não saudável, obesidade e poluição ambiental).
II. Inúmeras metas foram estabelecidas para o Brasil (até 2030), dentre elas: reduzir a prevalência de obesidade em crianças e adolescentes em 2%; aumentar em 30% o consumo recomendado de frutas e de hortaliças; reduzir em 30% o consumo regular de bebidas adoçadas.
III. O plano definiu diretrizes e ações em dois eixos: a) vigilância, informação, avaliação e monitoramento; b) promoção da saúde. Dentre as ações estratégicas contempladas em tais eixos, sugere-se o incentivo à ampliação da produção e do acesso de alimentos in natura, minimamente processados e ultra processados, produzidos de forma saudável e sustentável.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q997558 | Nutrição, Dietoterapia, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Segundo as evidências científicas, inclusive com base no Consenso Brasileiro, deve-se prescrever uma dieta restrita em iodo antes da terapia com este mineral, para pacientes com nódulos e/ou cânceres de tireoide. Esta ação se faz necessária para que se consiga uma melhor captação de radioiodo.
Nesse sentido, considerando uma dieta pobre em iodo, é recomendado o consumo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1074073 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Uma criança com diagnóstico de doença celíaca começou a frequentar a escola e passou a realizar as refeições no ambiente escolar. A nutricionista foi acionada para garantir a segurança alimentar da criança. Qual das alternativas a seguir representa a conduta correta a ser adotada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1073062 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Joana, durante a avaliação nutricional, relata um cansaço excessivo e dificuldade em manter hábitos alimentares saudáveis. O profissional, que conhece o histórico de obesidade grau I da paciente, após a avaliação nutricional, informa para Joana que o seu índice de massa corporal (IMC) foi calculado em 32 kg/m². Por conta disso, o profissional deseja adotar uma dieta equilibrada paracontrole de peso. Com base nas informações e, considerando que Joana está com 35 anos, qual é a recomendação nutricional inicial mais adequada para este paciente com obesidade grau I?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1049515 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2022

A hiperfosfatemia é uma condição bastante frequente nos pacientes com doença renal crônica em hemodiálise e está associada a enfermidades graves, como osteodistrofia renal e calcificação cardiovascular, e ao aumento da mortalidade. Em relação as orientações nutricionais que fazem parte especificamente do tratamento da hiperfosfatemia apresentada por esses pacientes, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1029343 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Doença Renal Crônica (DRC) é um distúrbio complexo causado por uma redução acentuada nas funções excretora, endócrina e metabólica dos rins. A DRC pode provocar alterações na absorção, na excreção ou no metabolismo de muitos nutrientes e interferir no estado clínico e nutricional do paciente, podendo, inclusive, levar a distúrbios que podem ser fatais.
Em relação à terapia nutricional da DRC, na fase não dialítica, assinale a opção que apresenta a recomendação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1049236 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018), determinados valores de glicemia em jejum são compatíveis com diagnóstico de pré­ -diabetes ou risco aumentado para diabetes tipo 2, por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1029331 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O pré-diabetes (pré-DM) é caracterizado por níveis de glicose no sangue mais elevados do que o normal, mas não suficientemente altos para ser diagnosticado como diabetes tipo 2. O diagnóstico é feito por meio de exames de glicose, como a glicemia de jejum ou o teste de tolerância à glicose. O pré-diabetes pode ser revertido ou controlado com mudanças no estilo de vida (MEV). A intervenção precoce é crucial para prevenir a progressão para o diabetes tipo 2 e reduzir o risco de complicações graves.
Dentre os componentes da MEV estão a adoção de hábitos alimentares que auxiliam nessa prevenção. Assinale a opção que mostra a maior eficácia na prevenção do surgimento do DM 2 em pré-diabéticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1004804 | Nutrição, Dietoterapia, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 65 anos, sexo masculino, etilista crônico, foi diagnosticado com hepatite alcoólica e inúmeras complicações correlatas, inclusive um quadro severo de desnutrição.
Considerando a íntima relação entre o consumo exagerado de etanol, o estresse oxidativo e a patogênese das hepatopatias alcóolicas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q997748 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A dieta denominada cetogênica é caracterizada por uma drástica redução ou até mesmo retirada total da ingestão diária de carboidratos do indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo desta dieta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q1073075 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Mauricio, diagnosticado com doença celíaca, é levado para a emergência por sua esposa após apresentar distúrbios gastrointestinais, como diarreia e dor abdominal, após ingestão de alimentos que contêm glúten. Com base nisso e considerando que o paciente possui 40 anos, qual a recomendação dietética mais apropriada para esse paciente com doença celíaca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1042294 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A doença renal crônica (DRC) é caracterizada por perda progressiva da função dos rins, tendo como principais fatores de risco o diabetes mellitus e a hipertensão arterial descontrolados. Sobre a dietoterapia indicada para a DRC, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A dieta proposta deve prover um balanço nitrogenado negativo, por meio de 0,9 g/kg/dia de proteínas para pacientes com taxa de filtração glomerular menor que 25 mL/min, sem diálise.
( ) Na doença renal crônica em estágio terminal, recomenda-se restrição de sódio e potássio, assim como dieta com alto teor de fósforo, cálcio e de vitamina D ativa (calcidiol) para prevenção da osteodistrofia renal.
( ) A diálise peritoneal favorece a perda proteica, portanto, recomenda-se para os pacientes com esse tipo de tratamento, uma ingestão diária de proteínas igual a 1,0g/kg de massa corporal, sendo 20% deste nutriente de alto valor biológico.

As afirmativas acima são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1073070 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Após receber o diagnóstico de doença hepática crônica, Carlos se apresenta em uma unidade hospitalar com queixa de cansaço constante, perda de peso não intencional e edema abdominal. Os exames laboratoriais indicam níveis elevados de bilirrubina e transaminases hepáticas. Considerando que Carlos está com 40 anos, a principal recomendação dietética para este paciente com doença hepática crônica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.