Início

Questões de Concursos Dietoterapia

Resolva questões de Dietoterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1073073 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Anderson foi diagnosticado com obesidade mórbida, apresentando um IMC de 40 kg/m² e queixando-se de dificuldade para controlar os hábitos alimentares e realizar atividades físicas. Ele busca um plano nutricional para reduzir o peso de maneira saudável e eficaz. Considerando que Anderson acabou de completar 30 anos, qual a principal abordagem nutricional para o manejo da obesidade mórbida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1072340 | Nutrição, Dietoterapia, Copeira, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Uma paciente de 30 anos, do sexo feminino, em tratamento de hipertensão e obesidade, segue uma dieta recomendada por seu nutricionista, com a qual deve evitar o consumo excessivo de sal e gordura saturada. Ao preparar o lanche da paciente, o auxiliar de cozinha deve garantir que os alimentos estejam preparados de acordo com as recomendações da dieta. Qual das alternativas abaixo representa uma escolha alimentar saudável para a paciente com essas condições?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1008603 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SEASICSE, FGV, 2025

O número de casos de indivíduos com cirrose hepática tem crescido de forma vertiginosa nos últimos tempos. Tal enfermidade, diante de sua complexidade, é capaz de gerar inúmeras complicações, comprometendo o estado nutricional, o que frequentemente culmina em óbito.

Sobre o contexto supracitado, em relação às generalidades, fisiopatologia e tratamento nutricional da cirrose hepática e suas complicações, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1031516 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A hipertensão arterial ou pressão alta (HAS) é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, com grande impacto nas taxas de morbidade e mortalidade. Ela está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e insuficiência cardíaca, além de ser um fator importante para a ocorrência de mortes prematuras.
De acordo com os dados mais recentes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde do Brasil, em 2021, por exemplo, a hipertensão arterial foi responsável por cerca de 40 mil mortes no Brasil.
O padrão alimentar rico em frutas e verduras, com menor consumo de alimentos ultraprocessados, está relacionado à redução da pressão arterial.
Diante do exposto, assinale a opção que indica a dietoterapia mais recomendada para o tratamento da HAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1073063 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paulo, 45 anos, diagnosticado com diabetes tipo 2, está com níveis de glicose em jejum elevados e histórico de resistência à insulina. Durante a avaliação nutricional, ele apresenta um IMC de 28 kg/m² e dificuldades em controlar a dieta. Tendo por base a situação narrada, qual a principal recomendação dietética para este paciente com diabetes tipo 2?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q979930 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Os alimentos são pilares do cuidado nutricional. Qual das alternativas a seguir exemplifica a aplicação prática desse princípio em um contexto dietoterápico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1029350 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, que usa diferentes abordagens educacionais. Tem sido considerada uma estratégia fundamental para a prevenção e controle dos problemas alimentares e nutricionais, na prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), da cultura alimentar, no fortalecimento de hábitos regionais, na redução do desperdício de alimentos e na promoção do consumo sustentável e da alimentação saudável.
Nesse sentido, assinale a opção que indica, corretamente, um princípio do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1020762 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, VUNESP, 2020

Alguns alimentos devem ser evitados na dieta do indivíduo com diagnóstico de fenilcetonúria. Assinale a alternativa que indica uma combinação de alimentos permitida para tais indivíduos, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Fenilcetonúria (Ministério da Saúde, 2019).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1073065 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica e apresentando níveis de pressão arterial elevados (160/100 mmHg), Dona Maria, de 60 anos, está em tratamento medicamentoso, mas ainda apresenta resistência no controle da pressão arterial. O IMC da paciente é de 30 kg/m², e ela tem histórico de ingestão elevada de sódio na dieta. Considerando tais informações, a principal recomendação dietética para o controle da hipertensão nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1073074 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Diagnosticada com diabetes tipo 2 e apresentando hiperglicemia pós-prandial elevada, Raquel, 45 anos, decide buscar um nutricionista para melhorar sua saúde através de bons hábitos alimentares. Após a avaliaçãonutricional, ela relata que tem dificuldades para seguir uma dieta equilibrada devido à falta de tempo e preparo de refeições saudáveis. Ainda, o seu IMC após a avaliação é 29 kg/m². Desta forma, qual a principal recomendação dietética para o controle da diabetes tipo 2 nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1029338 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A obesidade é uma doença multifatorial, crônica, não transmissível e que atualmente está atingindo proporções epidêmicas. O diagnóstico adequado da obesidade permite intervenções nutricionais mais assertivas para o sucesso do tratamento.
Em relação ao diagnóstico e à avaliação nutricional da obesidade, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As medidas de circunferência abdominal > 80 cm em mulheres e > 94 cm em homens são pontos de corte para risco cardiovascular aumentado.
( ) Os valores de Índice de Massa Corporal (IMC) > 35 Kg/m2 correspondem à classificação de obesidade grau III, associado a risco grave de comorbidades.
( ) O uso de dobras cutâneas em indivíduos obesos apresenta limitações, como dificuldade de reprodutibilidade e ausência de equações específicas para obesos para estimativa de gordura corporal.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1073076 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Diagnosticada com dislipidemia (colesterol total elevado e triglicerídeos altos), Cláudia apresenta um histórico de consumo excessivo de gorduras saturadas e baixo consumo de fibras. Após a realização de uma avaliação em determinado hospital, o exame de colesterol HDL mostrou níveis reduzidos. Considerando que Cláudia completou 50 anos, qual a recomendação nutricional mais apropriada para o controle da dislipidemia nesse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1043900 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Quanto às características dos alimentos no que concerne aos conhecimentos inerentes à Técnica dietética, leia as asserções a seguir:

I. O tecido conjuntivo amarelo presente nas carnes é composto principalmente por colágeno, tem aspecto brilhante e amacia a mesma, sobretudo quando submetida em calor seco, uma vez que o colágeno transforma-se em elastina.
II. A presença de tecido adiposo melhora a suculência e potencializa a rigidez da carne. Ademais, este tecido se funde posteriormente à coagulação das proteínas, evitando a perda de gordura após a completa cocção do alimento.
III. Na carne bovina, os pigmentos responsáveis pela cor vermelha são a hemoglobina e a mioglobina. A hemoglobina, durante o cozimento decompõe-se em hematina, de cor marrom.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1029342 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Gastrite consiste na inflamação da mucosa gástrica e pode ser favorecida por medicamentos, como o ácido acetilsalicílico, ingestão de bebidas alcoólicas, fumo e em situações de estresse (queimaduras graves, politrauma etc.), estando associada ao desequilíbrio entre os fatores que agridem e os que protegem a mucosa.
Considerando as recomendações nutricionais da gastrite, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O fracionamento deve ser de 4 a 5 refeições/dia (evitar longos períodos em jejum).
( ) Café do tipo descafeinado não resulta em irritação da mucosa, podendo ser consumido com moderação.
( ) Pimenta vermelha possui capsaicina, substância irritante gastrintestinal, devendo ser evitada.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1082239 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

O manejo nutricional em oncologia deve ser compreendido na confluência entre hipermetabolismo tumoral, resistência anabólica, inflamação crônica e impacto terapêutico das dietas. Autores como Fearon et al. (2012) e Arends et al. (ESPEN, 2021) argumentam que a intervenção dietética não pode ser interpretada isoladamente de processos metabólicos adaptativos. À luz dessas evidências, qual proposição expressa de forma mais consistente a lógica da nutrição clínica em pacientes oncológicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1073080 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Mário, diagnosticado com hipertensão e com histórico de consumo excessivo de álcool e dieta rica em sódio e gorduras saturadas, é levado para a emergência apresentando aumento da pressão arterial e queixas de cansaço ao realizar atividades físicas. Considerado que Mário já possui 50 anos, qual a recomendação dietética mais adequada para controlar a hipertensão nesse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1073072 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Certo paciente masculino de 70 anos, diagnosticado com Doença Arterial Periférica (DAP), apresenta dor intermitente nas pernas ao caminhar, especialmente em esforços físicos. O exame de índice tornozelo-braço (ITB) revelou valores baixos, sugerindo comprometimento da circulação nas extremidades inferiores. Com base nessas informações, qual a recomendação dietética mais apropriada para esse paciente com Doença Arterial Periférica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1073078 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Certa paciente feminina não identificada de 45 anos, com histórico de câncer de mama, em tratamento quimioterápico, apresenta perda de apetite, náuseas frequentes e cansaço extremo ao dar entrada em um hospital de emergência. Ela apresenta dificuldades para manter uma alimentação equilibrada devido aos efeitos colaterais do tratamento. Qual a principal estratégia nutricional para esse paciente em tratamento quimioterápico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1049514 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2022

Diversas condições influem na modulação da microbiota intestinal e na saúde do hospedeiro, sendo o uso de prebióticos uma estratégia para se alcançar a homeostase intestinal. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1083060 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Acorreta conduta dietoterápica no controle da Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) em adultos é fundamental para a prevenção de agravos da doença e manutenção da qualidade de vida do paciente. Considerando os princípios da fisiopatologia e diretrizes dietoterápicas para adultos com DM2, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.