Início

Questões de Concursos Dietoterapia

Resolva questões de Dietoterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q1073071 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Após receber o diagnóstico de obesidade, Silvia se apresenta em determinada unidade hospitalar com queixas de falta de energia, dores articulares e dificuldades em adotar hábitos alimentares saudáveis. Silvia está com 50 anos e é sedentária, sendo que o seu IMC é de 34 kg/m². Qual a recomendação dietética inicial mais indicada para esse paciente com obesidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q1029331 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O pré-diabetes (pré-DM) é caracterizado por níveis de glicose no sangue mais elevados do que o normal, mas não suficientemente altos para ser diagnosticado como diabetes tipo 2. O diagnóstico é feito por meio de exames de glicose, como a glicemia de jejum ou o teste de tolerância à glicose. O pré-diabetes pode ser revertido ou controlado com mudanças no estilo de vida (MEV). A intervenção precoce é crucial para prevenir a progressão para o diabetes tipo 2 e reduzir o risco de complicações graves.
Dentre os componentes da MEV estão a adoção de hábitos alimentares que auxiliam nessa prevenção. Assinale a opção que mostra a maior eficácia na prevenção do surgimento do DM 2 em pré-diabéticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q1074073 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Uma criança com diagnóstico de doença celíaca começou a frequentar a escola e passou a realizar as refeições no ambiente escolar. A nutricionista foi acionada para garantir a segurança alimentar da criança. Qual das alternativas a seguir representa a conduta correta a ser adotada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q1042294 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A doença renal crônica (DRC) é caracterizada por perda progressiva da função dos rins, tendo como principais fatores de risco o diabetes mellitus e a hipertensão arterial descontrolados. Sobre a dietoterapia indicada para a DRC, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A dieta proposta deve prover um balanço nitrogenado negativo, por meio de 0,9 g/kg/dia de proteínas para pacientes com taxa de filtração glomerular menor que 25 mL/min, sem diálise.
( ) Na doença renal crônica em estágio terminal, recomenda-se restrição de sódio e potássio, assim como dieta com alto teor de fósforo, cálcio e de vitamina D ativa (calcidiol) para prevenção da osteodistrofia renal.
( ) A diálise peritoneal favorece a perda proteica, portanto, recomenda-se para os pacientes com esse tipo de tratamento, uma ingestão diária de proteínas igual a 1,0g/kg de massa corporal, sendo 20% deste nutriente de alto valor biológico.

As afirmativas acima são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q1043900 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Quanto às características dos alimentos no que concerne aos conhecimentos inerentes à Técnica dietética, leia as asserções a seguir:

I. O tecido conjuntivo amarelo presente nas carnes é composto principalmente por colágeno, tem aspecto brilhante e amacia a mesma, sobretudo quando submetida em calor seco, uma vez que o colágeno transforma-se em elastina.
II. A presença de tecido adiposo melhora a suculência e potencializa a rigidez da carne. Ademais, este tecido se funde posteriormente à coagulação das proteínas, evitando a perda de gordura após a completa cocção do alimento.
III. Na carne bovina, os pigmentos responsáveis pela cor vermelha são a hemoglobina e a mioglobina. A hemoglobina, durante o cozimento decompõe-se em hematina, de cor marrom.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q979930 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Os alimentos são pilares do cuidado nutricional. Qual das alternativas a seguir exemplifica a aplicação prática desse princípio em um contexto dietoterápico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q1008603 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SEASICSE, FGV, 2025

O número de casos de indivíduos com cirrose hepática tem crescido de forma vertiginosa nos últimos tempos. Tal enfermidade, diante de sua complexidade, é capaz de gerar inúmeras complicações, comprometendo o estado nutricional, o que frequentemente culmina em óbito.

Sobre o contexto supracitado, em relação às generalidades, fisiopatologia e tratamento nutricional da cirrose hepática e suas complicações, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q1029343 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Doença Renal Crônica (DRC) é um distúrbio complexo causado por uma redução acentuada nas funções excretora, endócrina e metabólica dos rins. A DRC pode provocar alterações na absorção, na excreção ou no metabolismo de muitos nutrientes e interferir no estado clínico e nutricional do paciente, podendo, inclusive, levar a distúrbios que podem ser fatais.
Em relação à terapia nutricional da DRC, na fase não dialítica, assinale a opção que apresenta a recomendação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q1029350 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, que usa diferentes abordagens educacionais. Tem sido considerada uma estratégia fundamental para a prevenção e controle dos problemas alimentares e nutricionais, na prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), da cultura alimentar, no fortalecimento de hábitos regionais, na redução do desperdício de alimentos e na promoção do consumo sustentável e da alimentação saudável.
Nesse sentido, assinale a opção que indica, corretamente, um princípio do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1031516 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A hipertensão arterial ou pressão alta (HAS) é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, com grande impacto nas taxas de morbidade e mortalidade. Ela está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e insuficiência cardíaca, além de ser um fator importante para a ocorrência de mortes prematuras.
De acordo com os dados mais recentes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde do Brasil, em 2021, por exemplo, a hipertensão arterial foi responsável por cerca de 40 mil mortes no Brasil.
O padrão alimentar rico em frutas e verduras, com menor consumo de alimentos ultraprocessados, está relacionado à redução da pressão arterial.
Diante do exposto, assinale a opção que indica a dietoterapia mais recomendada para o tratamento da HAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q1073065 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica e apresentando níveis de pressão arterial elevados (160/100 mmHg), Dona Maria, de 60 anos, está em tratamento medicamentoso, mas ainda apresenta resistência no controle da pressão arterial. O IMC da paciente é de 30 kg/m², e ela tem histórico de ingestão elevada de sódio na dieta. Considerando tais informações, a principal recomendação dietética para o controle da hipertensão nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q1029338 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A obesidade é uma doença multifatorial, crônica, não transmissível e que atualmente está atingindo proporções epidêmicas. O diagnóstico adequado da obesidade permite intervenções nutricionais mais assertivas para o sucesso do tratamento.
Em relação ao diagnóstico e à avaliação nutricional da obesidade, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As medidas de circunferência abdominal > 80 cm em mulheres e > 94 cm em homens são pontos de corte para risco cardiovascular aumentado.
( ) Os valores de Índice de Massa Corporal (IMC) > 35 Kg/m2 correspondem à classificação de obesidade grau III, associado a risco grave de comorbidades.
( ) O uso de dobras cutâneas em indivíduos obesos apresenta limitações, como dificuldade de reprodutibilidade e ausência de equações específicas para obesos para estimativa de gordura corporal.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q1004804 | Nutrição, Dietoterapia, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 65 anos, sexo masculino, etilista crônico, foi diagnosticado com hepatite alcoólica e inúmeras complicações correlatas, inclusive um quadro severo de desnutrição.
Considerando a íntima relação entre o consumo exagerado de etanol, o estresse oxidativo e a patogênese das hepatopatias alcóolicas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q1020762 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, VUNESP, 2020

Alguns alimentos devem ser evitados na dieta do indivíduo com diagnóstico de fenilcetonúria. Assinale a alternativa que indica uma combinação de alimentos permitida para tais indivíduos, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Fenilcetonúria (Ministério da Saúde, 2019).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q1073063 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paulo, 45 anos, diagnosticado com diabetes tipo 2, está com níveis de glicose em jejum elevados e histórico de resistência à insulina. Durante a avaliação nutricional, ele apresenta um IMC de 28 kg/m² e dificuldades em controlar a dieta. Tendo por base a situação narrada, qual a principal recomendação dietética para este paciente com diabetes tipo 2?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1073073 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Anderson foi diagnosticado com obesidade mórbida, apresentando um IMC de 40 kg/m² e queixando-se de dificuldade para controlar os hábitos alimentares e realizar atividades físicas. Ele busca um plano nutricional para reduzir o peso de maneira saudável e eficaz. Considerando que Anderson acabou de completar 30 anos, qual a principal abordagem nutricional para o manejo da obesidade mórbida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q1073075 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Mauricio, diagnosticado com doença celíaca, é levado para a emergência por sua esposa após apresentar distúrbios gastrointestinais, como diarreia e dor abdominal, após ingestão de alimentos que contêm glúten. Com base nisso e considerando que o paciente possui 40 anos, qual a recomendação dietética mais apropriada para esse paciente com doença celíaca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q997271 | Nutrição, Dietoterapia, Grupo Nutricionista, EBSERH, FGV, 2025

A alimentação e a nutrição configuram os pilares fundamentais para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando crescimento e desenvolvimento adequados, assim como qualidade de vida e cidadania. Entretanto, quando tais requisitos não são atendidos, surgem inúmeros distúrbios nutricionais caracterizados, então, como problemas de saúde pública.
Neste contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. A obesidade em crianças e adolescentes é um problema grave, que ocasiona repercussões deletérias na vida adulta, sobrecarregando os cofres públicos com altos custos relacionados ao tratamento do agravo e de suas complicações.

II. Sabe-se que o bócio é causado pela ingestão deficiente de fósforo, sendo um grave problema de saúde pública, inclusive pelo risco de associação com o cretinismo e a surdo-mudez irreversíveis.

III. As pesquisas apontam a persistência das deficiências de ferro e vitamina A, assim como o ressurgimento de casos de Beribéri (deficiência de tiamina ou vitamina B1) em alguns estados brasileiros.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q1073070 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Após receber o diagnóstico de doença hepática crônica, Carlos se apresenta em uma unidade hospitalar com queixa de cansaço constante, perda de peso não intencional e edema abdominal. Os exames laboratoriais indicam níveis elevados de bilirrubina e transaminases hepáticas. Considerando que Carlos está com 40 anos, a principal recomendação dietética para este paciente com doença hepática crônica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q1073074 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Diagnosticada com diabetes tipo 2 e apresentando hiperglicemia pós-prandial elevada, Raquel, 45 anos, decide buscar um nutricionista para melhorar sua saúde através de bons hábitos alimentares. Após a avaliaçãonutricional, ela relata que tem dificuldades para seguir uma dieta equilibrada devido à falta de tempo e preparo de refeições saudáveis. Ainda, o seu IMC após a avaliação é 29 kg/m². Desta forma, qual a principal recomendação dietética para o controle da diabetes tipo 2 nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.