Início

Questões de Concursos Dietoterapia

Resolva questões de Dietoterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q833167 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

A Síndrome Metabólica é um conjunto doenças, geralmente associadas à obesidade e com a resistência ao hormônio insulina sempre por trás, que elevam consideravelmente o risco de uma pessoa ter um infarto ou um AVC (acidente vascular cerebral). Segundo a Organização Mundial da Saúde, a síndrome metabólica está relacionada a uma mortalidade geral duas vezes maior do que na população sem essa mesma condição e a um risco de morrer por doença cardiovascular especificamente até três vezes maior. Desta forma, pode ser afirmado que uma pessoa tem síndrome metabólica quando ela apresenta pelo menos três dos cinco critérios a seguir: Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q859349 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Tenório PB Nutricionista, CPCON, 2020

No que se refere ao uso de antioxidantes nos pacientes oncológicos, o consenso Nacional de Nutrição Oncológica, volume II, esclarece:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q842255 | Nutrição, Dietoterapia, Residência Multiprofissional Nutrição, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

O documento Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global - Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira, publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em outubro de 2020, atualiza as recomendações para a prevenção de câncer adaptadas para o Brasil. A respeito das recomendações do INCA, julgue o item a seguir.
Recomenda-se ser fisicamente ativo e manter o peso adequado, pois, entre os 17 tipos de câncer estudados, 12 apresentavam evidência convincente ou provável de maior gordura corporal na idade adulta como fator de risco.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q838291 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Em relação ao cenário alimentar e nutricional brasileiro, qual o principal problema de saúde pública que requer a atenção especial das equipes de saúde e formuladores de políticas em todos os níveis de atenção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q842687 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Roseira SP Nutricionista, AGIRH, 2020

A gota, é um distúrbio do metabolismo das purinas, em que níveis anormalmente elevados de ácido úrico se acumulam no sangue (hiperuricemia). É tratada com medicamentos que inibem a síntese do ácido úrico e evitar alimentos ricos em purina como por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q859025 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Tenório PB Nutricionista, CPCON, 2020

As doenças inflamatórias intestinais (DII), (termo) que compreendem, principalmente, doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa inespecífica (RU), são um problema de saúde pública em muitos países. Aos pacientes com doenças inflamatórias intestinais em atividade da doença, recomenda-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q841993 | Nutrição, Dietoterapia, Residência Multiprofissional Nutrição, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Um paciente diagnosticado com nefrolitíase e formação de cálculos de oxalato de cálcio foi atendido pela equipe de nutrição.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, com relação a orientações nutricionais.
Recomenda-se, nesse caso, a redução do consumo de alimentos que sejam fonte de cálcio, para a prevenção da formação de cálculos.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q859263 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passira PE Nutricionista, CONTEMAX, 2020

São características de uma dieta sem irritantes gástricos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q841494 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Nutricionista, GUALIMP, 2020

É recomendação nutricional no tratamento da pancreatite crônica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q859420 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passira PE Nutricionista Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

A dieta constipante tem como objetivos suprir as necessidades nutricionais dos pacientes, melhorar o trânsito intestinal, auxiliar no alívio dos sintomas da diarreia, prevenir desidratação e perda de peso. Dos alimentos não recomendados podemos citar:
I - alimentos pobres em fibras. II - alimentos que contêm lactose (leite e derivados, manteiga, adoçante com lactose). III - alimentos ricos em gordura (frituras, maionese, abacate).
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q842536 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Abatiá PR Nutricionista, FAUEL, 2020

O diabetes melito gestacional (DMG) é definido como o diabetes diagnosticado no segundo ou terceiro trimestre da gestação. Essa condição tem repercussões maternas e fetais, na gestação e após, e constitui risco para diabetes melito tipo 2 (DM2), síndrome metabólica e doença cardiovascular. Assinale a alternativa CORRETA sobre a DMG.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q845402 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Nutricionista, GUALIMP, 2020

Quanto aos indicadores antropométricos para diagnóstico da desnutrição infantil, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q859447 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Tenório PB Nutricionista, CPCON, 2020

Os pacientes com doença inflamatória intestinal apresentam maior proporção de bactérias colônicas nocivas. Sendo assim, o uso de probióticos pode ser adjuvante na terapia nutricional por promover os seguintes benefícios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q840221 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A dieta líquida fria possui as mesmas definições, alimentos e preparações da dieta líquida, com a particularidade de que a temperatura dos alimentos deverá estar adequada à característica solicitada em prescrição. II. A dieta pastosa é indicada para pacientes com dificuldade na mastigação e deglutição, dentição incompleta, problemas neurológicos, traumatismos na região bucal, disfagia e alguns pós-operatórios. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q844864 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. São exemplos de alimentos proibidos em uma dieta pastosa, entre outros, o leite, o milk-shake, o mingau; o suco de frutas, a vitamina de frutas, os chás, o café, a água de coco; o queijo branco e a ricota. II. São exemplos de alimentos permitidos em uma dieta líquida, entre outros, os alimentos de consistência sólida ou pastosa; crus ou cozidos; os condimentos fortes e picantes; e as bebidas alcoólicas e gaseificadas. III. As dietas terapêuticas, como o próprio nome diz, são dietas destinadas a terapias (tratamentos), nas quais são necessárias alterações dos nutrientes presentes, reduzindo sua quantidade (dieta hipoproteica = poucas proteínas), aumentando (dieta hiperproteica = muitas proteínas) ou ainda excluindo alguns nutrientes (dieta aproteica = sem proteínas). Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q843527 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 56 anos de idade é portador de câncer colorretal. Realizou quimioterapia e está em pós-operatório de ressecção do tumor. Apresenta disgeusia, anorexia, diarreia e vômito. Houve perda de 8% do peso corporal em três meses. Atualmente, tem peso = 54,5 kg, estatura = 1,74 m e tem índice de massa corporal (IMC) = 18 kg/m2.

Acerca desse caso clínico dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Em pacientes desnutridos graves, para evitar a síndrome de realimentação, é recomendado iniciar-se dieta de 5 kcal/kg a 10 kcal/kg ao dia nos três primeiros dias após a cirurgia oncológica, evoluindo-se lentamente até se alcançar 25 kcal/kg a 30 kcal/kg após a segunda semana.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q831637 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bombinhas SC Nutricionista, Prefeitura de Bombinhas SC, 2021

O desenvolvimento de um transtorno alimentar, pode ser resultante de uma combinação entre fatores genéticos, psicológicos, comportamentais e sociais relacionados à alimentação. Sobre transtorno alimentar, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q844342 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. São exemplos de alimentos permitidos na dieta pastosa, entre outros, os caldos, os consomês, as sopas cremosas, as sopas com legumes picados bem cozidos, as sopas com macarrão, as sopas à base de carne ou frango, a carne, o frango e o peixe desfiados ou moídos com molho. II. Uma dieta leve deve prever o consumo de certos alimentos, tais como as verduras e legumes crus, duros e flatulentos (como o pimentão, o repolho e o brócolis), assim como os grãos de leguminosas (como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão de bico). Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q859195 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passagem PB Nutricionista, EDUCA, 2020

A anorexia nervosa (CID 10 - F50.0), ou apenas anorexia, é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. É caracterizada por uma imagem distorcida do próprio corpo e abuso de dietas ou exercícios para emagrecer, mesmo quando já se está abaixo do peso ideal.

Sobre o Tratamento nutricional para a pessoa com anorexia, é correto afirmar que:

I. O Tratamento nutricional inicia-se por uma avaliação nutricional, com determinação do IMC atual e percentagem de perda de peso, bem como o estabelecimento de metas gradativas de ganho de peso para atingir o peso saudável.

II. Na sequência, faz-se um recordatório dietético usual, com horários, tipos de alimentos e quantidades consumidas, para averiguar o hábito alimentar do paciente. “

III. A recomendação mais adequada e sensata é restabelecer o hábito alimentar saudável, respeitando-se as preferências alimentares, na medida do possível, com aumento gradativo das porções e número de refeições. É aconselhável que se estabeleçam seis refeições diárias, de modo que o paciente possa comer menores quantidades por vez.

IV. A pirâmide dos alimentos pode ser utilizada como um instrumento de educação para auxiliar o paciente em suas escolhas alimentares, destacando-se a importância dos nutrientes (e não só o valor energético) de cada alimento.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.