Início

Questões de Concursos Dietoterapia

Resolva questões de Dietoterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1073076 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Diagnosticada com dislipidemia (colesterol total elevado e triglicerídeos altos), Cláudia apresenta um histórico de consumo excessivo de gorduras saturadas e baixo consumo de fibras. Após a realização de uma avaliação em determinado hospital, o exame de colesterol HDL mostrou níveis reduzidos. Considerando que Cláudia completou 50 anos, qual a recomendação nutricional mais apropriada para o controle da dislipidemia nesse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1029342 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Gastrite consiste na inflamação da mucosa gástrica e pode ser favorecida por medicamentos, como o ácido acetilsalicílico, ingestão de bebidas alcoólicas, fumo e em situações de estresse (queimaduras graves, politrauma etc.), estando associada ao desequilíbrio entre os fatores que agridem e os que protegem a mucosa.
Considerando as recomendações nutricionais da gastrite, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O fracionamento deve ser de 4 a 5 refeições/dia (evitar longos períodos em jejum).
( ) Café do tipo descafeinado não resulta em irritação da mucosa, podendo ser consumido com moderação.
( ) Pimenta vermelha possui capsaicina, substância irritante gastrintestinal, devendo ser evitada.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1031506 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O índice glicêmico (IG) é o parâmetro usado para classificar os alimentos com base na velocidade com que eles aumentam a glicemia. Sabe-se que uma dieta com predominância de alimentos de alto IG pode contribuir para o desenvolvimento de resistência à insulina e diabetes tipo 2.
Considerando esse cenário, sobre a relação entre o índice glicêmico e o manejo do diabetes tipo 2, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1021336 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2022

A subnutrição apresenta um aspecto fundamental tanto na gênese como no processo de cicatrização das úlceras por pressão (UP). A respeito da terapia nutricional aplicada às UP, analise as afirmativas abaixo e atribua valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O aporte energético diário para indivíduos com UP, independente do grau, deve ser superior a 45 Kcal/ Kg de peso (quilocalorias por quilograma de peso), devido ao hipercatabolismo influenciado pela inflamação e infecção.
( ) Quanto aos macronutrientes, preconiza-se uma dieta hiperproteica, normoglicídica e normolipídica, com indicação para uso de ácidos graxos essenciais.
( ) Os antioxidantes, mais precisamente os flavonoides, melhoram a circulação sanguínea, aceleram a resposta imunológica, além de agirem destruindo os radicais livres.
( ) A suplementação com L- carnitina é preconizada, pois apresenta ação anti-inflamatória e efeitos positivos sobre o balanço nitrogenado e à resposta imunológica, favorecendo o processo cicatricial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1082239 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

O manejo nutricional em oncologia deve ser compreendido na confluência entre hipermetabolismo tumoral, resistência anabólica, inflamação crônica e impacto terapêutico das dietas. Autores como Fearon et al. (2012) e Arends et al. (ESPEN, 2021) argumentam que a intervenção dietética não pode ser interpretada isoladamente de processos metabólicos adaptativos. À luz dessas evidências, qual proposição expressa de forma mais consistente a lógica da nutrição clínica em pacientes oncológicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q1049514 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2022

Diversas condições influem na modulação da microbiota intestinal e na saúde do hospedeiro, sendo o uso de prebióticos uma estratégia para se alcançar a homeostase intestinal. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1073068 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

João, um senhor de 60 anos, diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica, apresenta pressão arterial de 160/100 mmHg e histórico de ingestão elevada de sódio. Durante uma consulta de rotina, ele apresenta edema nas pernas e queixa-se de cansaço durante atividades físicas leves. O IMC do paciente é 32 kg/m². Qual a abordagem nutricional mais adequada para o controle da hipertensão nesse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q1083060 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Acorreta conduta dietoterápica no controle da Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) em adultos é fundamental para a prevenção de agravos da doença e manutenção da qualidade de vida do paciente. Considerando os princípios da fisiopatologia e diretrizes dietoterápicas para adultos com DM2, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q1073078 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Certa paciente feminina não identificada de 45 anos, com histórico de câncer de mama, em tratamento quimioterápico, apresenta perda de apetite, náuseas frequentes e cansaço extremo ao dar entrada em um hospital de emergência. Ela apresenta dificuldades para manter uma alimentação equilibrada devido aos efeitos colaterais do tratamento. Qual a principal estratégia nutricional para esse paciente em tratamento quimioterápico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q1082231 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

O manejo dietoterápico do DM2 demanda abordagem multifatorial que contemple heterogeneidade metabólica, adesão e prevenção de complicações. Diretrizes da ADA (2023) e sínteses críticas (Franz et al., 2020) reforçam a necessidade de estratégias individualizadas. Diante desse quadro, qual proposição está mais alinhada à prática baseada em evidências?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q1001610 | Nutrição, Dietoterapia, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Uma adolescente de 16 anos foi diagnosticada com anorexia nervosa há 2 anos, e atualmente vem apresentando algumas complicações clínicas decorrentes do quadro de desnutrição.
Assinale a opção que indica, corretamente, 4 complicações que podem estar associadas ao diagnóstico da paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q1073072 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Certo paciente masculino de 70 anos, diagnosticado com Doença Arterial Periférica (DAP), apresenta dor intermitente nas pernas ao caminhar, especialmente em esforços físicos. O exame de índice tornozelo-braço (ITB) revelou valores baixos, sugerindo comprometimento da circulação nas extremidades inferiores. Com base nessas informações, qual a recomendação dietética mais apropriada para esse paciente com Doença Arterial Periférica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1073077 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Uma idosa de 65 anos foi diagnosticada com osteoporose. Durante uma consulta de rotina, ela relatou queixas de dores nas costas, especialmente ao realizar movimentos de flexão. A densidade óssea foi confirmada como baixa através de exame de densitometria óssea. Ainda, ela relata dificuldades para caminhar e aumento do risco de fraturas devido à fragilidade óssea. Qual a principal recomendação dietética para o manejo da osteoporose nesse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q1073080 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Mário, diagnosticado com hipertensão e com histórico de consumo excessivo de álcool e dieta rica em sódio e gorduras saturadas, é levado para a emergência apresentando aumento da pressão arterial e queixas de cansaço ao realizar atividades físicas. Considerado que Mário já possui 50 anos, qual a recomendação dietética mais adequada para controlar a hipertensão nesse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1031513 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Alergias, intolerâncias ou sensibilidade a determinados alimentos são cada vez mais frequentes na população. Entre as mais relatadas estão a alergia à proteína do leite, a intolerância à lactose e a doença celíaca.
A doença celíaca se traduz pela intolerância permanente às proteínas presentes nos cereais (trigo, centeio, cevada e aveia), cuja ingestão provoca atrofia ou inflamação crônica, total ou parcial, do intestino delgado.
Assinale a opção que indica a proteína que compõe o centeio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1073079 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Determinada paciente feminina de 60 anos, com diagnóstico de síndrome metabólica, apresenta resistência à insulina, hipertensão arterial, e níveis elevados de triglicerídeos durante uma consulta de rotina. Por conta disso, ela está buscando orientação nutricional para prevenir complicações cardiovasculares e melhorar o controle glicêmico. Desta forma, qual a recomendação nutricional mais indicada para o manejo da síndrome metabólica nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1073066 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Joca é um paciente do hospital MNM, com histórico de doença renal crônica. Durante uma avaliação, ele se apresenta com edema nas extremidades inferiores e pressão arterial elevada. Ele é acompanhado em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e tem dificuldades em controlar a ingestão de líquidos e proteínas. Baseando-se nos fatos e, considerando que Joca possui 55 anos, a principal recomendação nutricional para este paciente em terapia renal substitutiva será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1073069 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Determinada paciente de 25 anos com diagnóstico de fenilcetonúria em seu primeiro ano de vida, sabe que o seu tratamento inclui dieta rigorosa com restrição de fenilalanina. Ela segue acompanhamento nutricional e tem dificuldades com a adesão à dieta. Com base nisso, quala principal consideração nutricional ao planejar a dieta para esse paciente com fenilcetonúria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q997562 | Nutrição, Dietoterapia, Nutrição, EBSERH, FGV, 2024

Inúmeras intercorrências podem encontrar, na gestação, um momento muito favorável para seu aparecimento, especialmente em virtude das alterações metabólicas e ajustes fisiológicos do período, o que impacta na frequência destas ocorrências ao longo dos nove meses do período gestacional. De modo rotineiro, o Nutricionista apresenta papel fundamental para que o período gestacional não seja marcado por frequentes agravos, que poderão impactar negativamente no seu prognóstico, e diante de intercorrências seu papel ganha ainda mais importância.
Sobre tais situações, assinale a conduta adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.