Início

Questões de Concursos Dietoterapia

Resolva questões de Dietoterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q833693 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Jacinto Machado SC Nutricionista, PS Concursos, 2021

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano depois da pele. Ele exerce mais de 200 funções em nosso organismo, sendo as principais o auxílio na digestão de alimentos, produção de bile (substância que atua na digestão de gorduras), a síntese de colesterol e a metabolização dos elementos nocivos de alguns alimentos, como bebidas alcoólicas, café e gorduras. Sinais e sintomas de doença hepática incluem, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q843442 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Roseira SP Nutricionista, AGIRH, 2020

Reação imunológica adversa, que se manifesta após a ingestão de uma porção (ainda que mínima), de leite ou derivados, podendo provocar alergias na pele, reações respiratórias e diferentes graus de injúria no intestino (constipação crônica, dores abdominais e/ou diarreias), além de náuseas e vômitos. Neste caso, não pode haver ingestão da proteína do leite. Trata-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q841058 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A obesidade é definida como um Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou superior a 30kg/m2, mas pode também ser subdividida em termos de severidade da obesidade, segundo o risco de outras morbidades associadas: assim IMC entre 30-34,9 denomina-se obesidade I, IMC entre 35-39,9 denomina-se obesidade II e IMC entre 40-44,9 denomina-se obesidade III. II. As principais deficiências de micronutrientes são: a anemia, a deficiência de ferro, de vitamina D, de vitamina B12, de proteínas, de lipídeos, de vitamina A e de zinco. Não raramente também é possível observar dietas com baixo teor de cálcio, selênio, ácido fólico, vitamina E, vitamina K, entre outras. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q853150 | Nutrição, Dietoterapia, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

As mesmas precauções direcionadas à população em geral sobre o consumo de álcool aplicam‐se aos indivíduos com diabetes. O profissional de saúde deve discutir o consumo de álcool com seus pacientes, para informá‐los do possível ganho ponderal e dos riscos de hipoglicemia. Conforme as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017‐2018, julgue o item .

A ingestão excessiva de etanol (> 30 g/dia) é associada à alteração da homeostase glicêmica, à elevação da resistência à insulina, à hipertrigliceridemia e à hipertensão arterial, podendo, também, ser fator de risco para acidente vascular cerebral. Cada incremento de 10 g de etanol, acima de 30 g/dia, aumenta a pressão sistólica em 1 a 2 mmHg e a diastólica em 1 mmHg.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q834466 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

É uma anemia hemolítica hereditária com hemoglobina defeituosa e hemácias em forma de foice. O tratamento é assintomático, visando a correção de vitaminas e minerais. Geralmente é usado suplemento de vitamina B6, B12, E, A e Ácido fólico, riboflavina e Zinco.
O texto acima refere-se a qual tipo de anemia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q844880 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Santo Augusto RS Nutricionista, FUNDATEC, 2020

A anemia por deficiência de ferro é uma das doenças carenciais mais comuns no mundo. Qual a recomendação diária de ingestão de ferro (RDA) para gestantes maiores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q840855 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. São alimentos permitidos em uma dieta pastosa, entre outros, as verduras, os legumes e as frutas cruas duras; os grãos de leguminosas inteiros (como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão de bico). II. Entre os alimentos permitidos na dieta pastosa, incluem-se as frutas cozidas picadas ou em forma de purê, as frutas cruas macias (como o mamão, a banana, o abacate e a melancia) , as frutas picadas ou raspadas em forma de papa e as frutas em calda picadas. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q858551 | Nutrição, Dietoterapia, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma desordem gastrointestinal funcional caracterizada por dor, desconforto abdominal e alterações do hábito intestinal. Sensações de desconforto (inchaço), distensão e defecação desordenada são características geralmente associadas. No que diz respeito à SII, julgue o item.

Dietas especializadas podem melhorar os sintomas em alguns pacientes com SII, alguns probióticos oferecem alívio nos sintomas gerais da SII e outros aliviam sintomas individuais, tais como inchaço e flatulência.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q845331 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 63 anos de idade está em tratamento de câncer de pulmão. Durante o acompanhamento ambulatorial, foram observados odinofagia e mucosite grau II, em razão da quimioterapia e da radioterapia, além de redução da ingestão alimentar, perfazendo cerca de 70% das necessidades nutricionais. A paciente possui peso corporal = 66 kg e estatura = 1,70 m. 
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Os carotenoides têm papel na prevenção do câncer em função das respectivas habilidades de extinguir o radical superóxido e de capturar radicais peroxila, sendo também potentes moduladores do crescimento e da diferenciação celular. Há evidências de que a suplementação de carotenoides acima das recomendações da Dietary Reference Intakes (DRIs) gera benefícios quanto à prevenção do câncer de pulmão.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q841309 | Nutrição, Dietoterapia, Residência Multiprofissional Nutrição, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Um paciente diagnosticado com nefrolitíase e formação de cálculos de oxalato de cálcio foi atendido pela equipe de nutrição.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, com relação a orientações nutricionais.
Devem ser evitadas megadoses de vitamina C nesse caso, uma vez que o ácido ascórbico pode ser metabolizado a ácido oxálico, o que aumenta a excreção de oxalato e o risco de formação de cálculos.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q839136 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Sobre a desnutrição, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q842578 | Nutrição, Dietoterapia, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, mediante de um conjunto de políticas públicas, propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Mais de 10 anos após a publicação, foram realizados atualização e aprimoramento das bases e das diretrizes da PNAN.


Com relação aos princípios da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
A atenção nutricional deve respeitar e valorizar a diversidade e a cultura alimentar, pois a alimentação expressa as relações sociais, os valores e a história de um indivíduo, ou de um grupo, ou de uma comunidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q846907 | Nutrição, Dietoterapia, Residência Multiprofissional Nutrição, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à dieta para pacientes com sinais e sintomas relacionados ao tratamento oncológico, levando-se em consideração suas necessidades nutricionais, restrições dietéticas, tolerância, estado clínico e efeitos colaterais esperados, julgue o item a seguir.

Para pacientes com disfagia, recomenda-se a exclusão de alguns alimentos e a modificação de outros, para facilitar a deglutição, sendo recomendada, quanto à textura, uma dieta pastosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q840266 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 6 meses de vida, nascido a termo, apresenta peso atual de 7,8 kg, altura de 67 cm e IMC = 17,38 kg/m². Conforme diretrizes atuais para a população pediátrica, o lactente apresenta peso adequado para idade, altura adequada para idade e IMC classificado em eutrofia. Aos quatro meses de idade, o paciente desse caso clínico apresentou as seguintes manifestações clínicas: urticária aguda e dermatite atópica após o aleitamento materno exclusivo. Na investigação do caso o diagnóstico confirmado foi alergia à proteína do leite de vaca (APLV).


Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A APLV é uma doença inflamatória, imunologicamente mediada, que acomete principalmente o trato gastrintestinal e a pele. Entre as principais proteínas presentes no leite de vaca que desencadeiam as reações imunológicas estão a betalactoglobulina, alfalactoalbumina e a caseína.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q843913 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Coronel Freitas SC Nutricionista, FEPESE, 2020

Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento dietoterápico das alergias alimentares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q844799 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A dieta pastosa recomenda o consumo de certos alimentos, tais como os embutidos (como a salsicha e a linguiça), os enlatados, os frios, as conservas, os condimentos fortes e picantes (como a mostarda, o ketchup e a maionese). II. São exemplos de alimentos permitidos em uma dieta pastosa, entre outros, a bisnaga doce, os pães macios, as carnes vermelhas assadas, a farinha de mandioca seca, nozes secas, os bolos caseiros, a geleia, a margarina, a manteiga, o requeijão e o mel. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q842493 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Nutricionista, FAUEL, 2020

“Efeito adverso à saúde devido a uma resposta imunológica específica que ocorre de forma reprodutível após a exposição a determinado alimento. Pode ser mediada por imunoglobulina E (IgE), não IgE mediada ou mista, podendo acometer o sistema respiratório, gastrointestinal, cutâneo ou desencadear uma reação sistêmica com risco de vida, denominada anafilaxia.” Assinale a alternativa que corresponde à descrição anterior
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q844733 | Nutrição, Dietoterapia, Residência Multiprofissional Nutrição, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à dieta para pacientes com sinais e sintomas relacionados ao tratamento oncológico, levando-se em consideração suas necessidades nutricionais, restrições dietéticas, tolerância, estado clínico e efeitos colaterais esperados, julgue o item a seguir.
Aumentar a ingestão de líquidos, com preferência por sucos laxativos e água, melhora a constipação intestinal.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q845079 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

O enriquecimento de alimentos com micronutrientes é uma estratégia de saúde pública adotada desde o início do século 20 e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma abordagem para a redução de deficiências nutricionais por micronutrientes. No Brasil, a Resolução RDC no 150/2017, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dispõe quanto ao enriquecimento das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico.


Com relação a essa publicação, julgue os itens a seguir. 
A efetividade do enriquecimento com ferro na anemia depende, entre outros fatores, da biodisponibilidade dos compostos usados. Em linhas gerais, o termo biodisponibilidade pode ser definido como a proporção da quantidade do micronutriente ingerido, que é absorvida e utilizada pelo corpo. No Brasil, o enriquecimento das farinhas com ferro significou uma redução da prevalência de anemia em crianças consideradas grupo de risco dessa condição.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.