Questões de Concursos Direito das Coisas

Resolva questões de Direito das Coisas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q187445 | Direito Civil, Direito das Coisas, Advogado, NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO, FCC


O usufruto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q416850 | Direito Civil, Direito das Coisas, Oficial de Justiça, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a tópicos diversos de direito civil, julgue os próximos itens.

Consideram-se imóveis para os efeitos legais os direitos reais sobre imóveis e as ações que os assegurem.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q415671 | Direito Civil, Direito das Coisas, Assessor Técnico Jurídico, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito civil, julgue os itens que se seguem.

A posse precária adquirida pelo de cujus não perde esse caráter quando transmitida mortis causa aos seus sucessores, ainda que estejam de boa-fé.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q166429 | Direito Civil, Direito das Coisas, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

São direitos reais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q221829 | Direito Civil, Direito das Coisas, Procurador, PGE AL, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta com relação à hipoteca.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q415287 | Direito Civil, Direito das Coisas, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Podem ser penhorados, à falta de outros bens,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q417314 | Direito Civil, Direito das Coisas, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, acerca da desapropriação e das demais formas de intervenção do Estado na propriedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q188202 | Direito Civil, Direito das Coisas, Advogado, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Considere as seguintes afirmativas:

1. Se um mútuo feneratício é garantido por hipoteca sobre imóvel, qualquer cláusula nele inserida que limite a possibilidade de o proprietário alienar sua propriedade pode ser considerada nula.

2. A propriedade de bem imóvel se perde por: alienação, representada pela compra e venda; renúncia, representada pela doação pura; e desapropriação, pela imposição da perda pelo Poder Público.

3. Embora o proprietário de imóvel seja devedor de obrigação real consistente em tolerar a passagem necessária de cabos de utilidade pública por seu imóvel, pode pretender que a passagem se dê de modo menos gravoso ao seu direito de propriedade, bem como que sejam realizadas obras de segurança quando oferecerem risco.

4. Pelo direito de retenção, o possuidor de boa-fé tem direito a reter o imóvel enquanto não paga a indenização pelas benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias que realizou enquanto esteve na posse do imóvel.

5. A usucapião ordinária é forma de aquisição da propriedade móvel e imóvel, baseada na prolongada posse de boa-fé, independentemente de sua causa.

6. A titularidade do direito de propriedade confere ao seu titular o direito de usar, dispor e gozar de seu bem de forma a satisfazer seu interesse individual, podendo reavê-lo de quem quer que injustamente o possua ou detenha.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q137078 | Direito Civil, Direito das Coisas, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 19ª Região, FCC

A respeito da evicção, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q226427 | Direito Civil, Direito das Coisas, Procurador, PGR, PGR

É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:

I. a legitimidade do Ministerio Público para promover a sucessão provisória é subsidiária;

II. a_sentença que revoga a doação por Ingratidao produz efeitos ex tunc; .

III a mora accipiendi não é causa legal da consignaçao em pagamento;

IV. a ocupação é modalidade de aquisição da propriedade de coisa móvel ou semovente,

Das proposições acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q177331 | Direito Civil, Direito das Coisas, Defensor Público, DPE RS, FCC

Texto associado.

Atenção:

Para responder às questões 41 a 47 assinale a alternativa
que contém a afirmação correta em relação
ao assunto indicado.

Direitos Reais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q418107 | Direito Civil, Direito das Coisas, Procurador do Estado de 1a Categoria, PGE ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos direitos reais, julgue os itens a seguir. Se o proprietário de bem dado em garantia real alienar o bem afetado ao débito antes do termo de pagamento, a alienação será válida, porém ineficaz perante o credor.
  1. ✂️
  2. ✂️

213Q417721 | Direito Civil, Direito das Coisas, Agente Penitenciário, SSP PI, NUCEPE

Marcos, proprietário de um circo, utilizando-se de um terreno público, a fim de proceder a instalação de um anfiteatro, necessitou lançar mão do seguinte instrumento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q415558 | Direito Civil, Direito das Coisas, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito das coisas, julgue os itens subseqüentes. Os vícios originários de título que transfere propriedade imobiliária são insanáveis e sua transmissão acompanha a cadeia de adquirente.
  1. ✂️
  2. ✂️

215Q415554 | Direito Civil, Direito das Coisas, Técnico Assistente, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da posse e da propriedade, julgue os itens que se sucedem.

Acessão é o modo originário de aquisição da propriedade, em razão do qual o proprietário de um bem passa a adquirir a propriedade de tudo aquilo que nele adere.

  1. ✂️
  2. ✂️

216Q415452 | Direito Civil, Direito das Coisas, Técnico Assistente, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da posse e da propriedade, julgue os itens que se sucedem.

Ao possuidor de má-fé é assegurado o direito a indenização das benfeitorias necessárias e das úteis, bem como o direito de retenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q223676 | Direito Civil, Direito das Coisas, Procurador, PGR, PGR

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q225077 | Direito Civil, Direito das Coisas, Procurador, PGE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito da posse, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q193334 | Direito Civil, Direito das Coisas, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a disciplina do direito das coisas no CC, julgue
os itens de 107 a 110.

A presunção relativa de que pertence ao proprietário a construção ou plantação feita em seu terreno opera em seu favor no caso da utilização de materiais ou sementes alheias, embora, provada a utilização de bens alheios por tal proprietário, sejam devidos reposição patrimonial e até perdas e danos, estes condicionados à prova da má-fé do referido proprietário.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q222026 | Direito Civil, Direito das Coisas, Procurador, PGE SP, FCC

É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.