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Questões de Concursos Direitos Humanos

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41Q1010718 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Assistente Administrativo e Financeiro, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, em relação ao Pacto de São José da Costa Rica e ao Decreto n.º 678/1992 (Convenção Americana sobre Direitos Humanos).

Os juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos têm mandatos de 6 anos, com possibilidade de uma reeleição.

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42Q988452 | Pedagogia, Direitos Humanos, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a definição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, a violência escolar pode ser definida como toda ação ou omissão que cause ou vise causar dano à escola, à comunidade escolar ou a algum de seus membros.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) sobre modo de atuação mais amplo, que contemple ações de prevenção e resposta à violência na escola.
( ) Equipes educacionais para promoção de ações que auxiliem na integração entre família, estudante, escola e comunidade.
( ) Planos de trabalho para construção de um ambiente democrático e que preserve e respeite direitos individuais e coletivos.
( ) Promover as relações interpessoais com repercussão restrita aos limites do espaço físico da sala de aula, por dessa forma impactar efetivamente o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
( ) Planos de trabalho que promovam uma conscientização abrangente, envolvendo toda comunidade escolar que pode efetivamente reduzir as incidências de violência.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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43Q926867 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2020

Recentemente houve grande polêmica na cidade de Piraporanga, porque o Prefeito proibiu o museu local de realizar uma exposição, sob a alegação de que as obras de arte misturavam temas religiosos com conteúdos sexuais, além de haver quadros e esculturas obscenas.

Você é contratada(o) para atuar no caso pelos autores das obras de arte e por intelectuais. Com base na Convenção Americana de Direitos Humanos e na Constituição Federal de 1988, assinale a opção que apresenta o argumento que você, como advogada(o), deveria adotar.

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44Q952262 | Pedagogia, Direitos Humanos, Monitor Socioeducativo, Prefeitura de Sério RS, OBJETIVA, 2025

Em relação às ações socioeducativas, analisar os itens.

I. Elas têm como característica primordial o exercício da convivência social.

II. Atentas à formação integral do cidadão de qualquer idade, associam conhecimento acadêmico, reconhecimento das tradições e inclusão social, com ênfase indiscutível na convivência.

Está CORRETO o que se afirma:
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45Q864828 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2019

Uma Organização de Direitos Humanos afirma estar tramitando, no Congresso Nacional, um Projeto de Lei propondo que o trabalhador tenha direito a férias, mas que seja possível que o empregador determine a não remuneração dessas férias. No mesmo Projeto de Lei, fica estipulado que, nos feriados nacionais, não haverá remuneração.

A Organização procura você, como advogado(a), para redigir um parecer quanto a um eventual controle de convencionalidade, caso esse projeto seja transformado em lei.

Assim, com base no Protocolo Adicional à Convenção Americana Sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais – Protocolo de San Salvador – , assinale a opção que apresenta seu parecer sobre o fato apresentado.

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46Q906398 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Nos discursos pedagógicos há uma ênfase recorrente na necessidade de iniciação de jovens no campo de práticas e conhecimentos relativos aos valores públicos vinculados à democracia e aos direitos humanos. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2003) marca a inserção do Estado e da escola brasileiras na história da afirmação dos direitos humanos.
Nesse contexto, educar para uma cultura dos direitos humanos visa a
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47Q994108 | Pedagogia, Direitos Humanos, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A Educação em Direitos Humanos (EDH) é uma ferramenta fundamental para promover uma cultura de respeito à dignidade humana com ênfase na formação de valores como liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância e paz. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I. No Brasil, há uma necessidade específica de mudança cultural, destacando-se a herança histórica de práticas nefastas como a escravidão, a política oligárquica, o sistema educacional autoritário e elitista. II. A educação em direitos humanos tem como objetivo central não ser apenas uma disciplina escolar, mas sim uma ferramenta política usada para promover agendas específicas ou partidárias. III. A Educação em Direitos Humanos é apenas para violações extremas de direitos, tendo relevância em contextos de violações graves, como genocídios ou conflitos armados.
Assinale a alternativa correta:
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48Q1009644 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Juiz Substituto, TJCE, FGV, 2025

Georg Jellinek, ao se referir à origem da "ideia de consagrar legislativamente os direitos gerais do homem" nas colônias angloamericanas, observou que:

O "brownismo" foi perseguido na Inglaterra e refugiou-se na Holanda, onde, sob a influência de John Robinson, transforma-se em "congregacionalismo". Os princípios do "congregacionalismo" consistem, então, na separação da Igreja e do Estado e, em seguida, no direito de cada comunidade de administrar, de maneira autônoma e independente, as questões espirituais com o livre e comum consentimento do povo, sob a autoridade direta de Jesus Cristo.

JELLINEK, Georg. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Contribuição para a História do Direito Constitucional moderno. Trad. de Emerson Garcia. São Paulo: Editora Atlas, 2015, p. 75.

Sobre a correlação da apregoada separação entre a Igreja e o Estado, na perspectiva da consagração dos direitos dos seres humanos, assinale a afirmativa correta.
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49Q905952 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com as legislações que tratam sobre a Educação em Direitos Humanos, o tema deve ser tratado na escola de forma
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50Q961492 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Juiz Federal Substituto, TRF 2a REGIÃO, TRF 2 Região, 2017

No que diz respeito à força legal da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, assinale a opção correta:
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51Q984638 | Pedagogia, Direitos Humanos, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando determinadas dimensões. Sobre estas dimensões, assinalar a alternativa CORRETA.
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52Q906141 | Pedagogia, Direitos Humanos, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com base no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), estabeleça a relação correta entre os eixos listados a seguir e as respectivas ações programáticas indicadas no documento.

1. Educação básica 2. Educação não-formal 3. Educação dos profissionais dos sistemas de justiça e segurança.

( ) Fomentar nos centros de formação, escolas e academias, a criação de centros de referência para a produção, difusão e aplicação dos conhecimentos técnicos e científicos que contemplem a promoção e defesa dos direitos humanos.
( ) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação.
( ) Incentivar a organização estudantil por meio de grêmios, associações, observatórios e grupos de trabalhos, como forma de aprendizagem dos princípios dos direitos humanos, da ética, da convivência e da participação democrática na escola e na sociedade.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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53Q864902 | Direitos Humanos, Direitos humanos, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2019

Em uma cidade brasileira de fronteira, foi detectado um intenso movimento de entrada de pessoas de outro país para trabalhar, residir e se estabelecer temporária ou definitivamente no Brasil. Após algum tempo, houve uma reação de moradores da cidade que começaram a hostilizar essas pessoas, exigindo que as autoridades brasileiras proibissem sua entrada e a regularização documental.

Você foi procurado(a), como advogado(a), por instituições humanitárias, para redigir um parecer jurídico sobre a situação. Nesse sentido, com base na Lei nº 13.445/17 (Lei da Migração), assinale a afirmativa correta.

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54Q866044 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Em dezembro de 2014, a sul-africana Urmila Bhoola, relatora especial das Nações Unidas sobre as formas contemporâneas de escravidão, declarou que "pelo menos 20,9 milhões de pessoas estão sujeitas a formas modernas de escravidão, que atingem principalmente mulheres e crianças". A relatora da ONU, para fazer tal afirmação, considerou o conceito de escravidão presente na Convenção Suplementar sobre a Abolição da Escravatura, do Tráfico de Escravos e das Instituições e Práticas Análogas à Escravatura adotada em Genebra, em 7 de setembro de 1956.

Assinale a opção que apresenta o conceito de escravidão conforme disposto na referida Convenção:

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55Q908648 | Pedagogia, Direitos Humanos, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Em 1994, uma importante declaração estabeleceu como princípio que as escolas do ensino regular devem receber todos os alunos, combatendo toda e qualquer situação discriminatória de crianças e jovens com necessidades especiais, em situação de rua, trabalhadoras, superdotadas, em desvantagem social e até mesmo aqueles estudantes que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais.
A declaração a que se refere o texto é a Declaração
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56Q1010615 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Advogado, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, no que se refere à teoria geral dos direitos humanos, à responsabilidade do Estado e à Política Nacional de Direitos Humanos.

Os direitos humanos são uma construção consciente vocacionada a assegurar a dignidade humana.

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57Q866526 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2018

Você foi procurado, como advogado(a), por representantes de um Centro de Defesa dos Direitos Humanos, que lhe informaram que o governador do estado, juntamente com o ministro da justiça do país, estavam articulando a expulsão coletiva de um grupo de haitianos, que vive legalmente na sua cidade.

Na iminência de tal situação e sabendo que o Brasil é signatário da Convenção Americana sobre os Direitos Humanos, assinale a opção que indica, em conformidade com essa convenção, o argumento jurídico a ser usado.

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58Q961930 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A segurança institucional do Tribunal Regional Federal da 1ª Região possui uma ordem interna que disciplina os trajes das mulheres. As agentes da Polícia Judicial só podem trabalhar de saia abaixo do joelho, sendo expressamente proibido o uso de calças. O tema foi debatido com relação à conformidade da norma com a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, especialmente porque se argumentou que a Corte, muitas vezes, tem temperatura muito fria, ficando as agentes longas horas desprotegidas.

Considerando os fatos apresentados e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, é correto afirmar que:
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59Q896988 | Pedagogia, Direitos Humanos, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Pela primeira vez, a “arte de conviver com a diferença” tornou-se um problema no cotidiano. Esse problema só pôde se materializar em um momento em que as diferenças entre as pessoas deixaram de ser percebidas apenas como fontes temporárias de irritação. Ao contrário do passado, a realidade de viver na estrita proximidade de estranhos parece algo que chegou para ficar; assim, exige que se desenvolvam ou se adquiram habilidades que possibilitem a coexistência diária com modos de vida diferentes dos nossos; uma coexistência, além disso, que se mostrará não apenas sustentável, mas mutuamente benéfica – não apesar das diferenças que nos dividem, mas em função delas. A noção de “direitos humanos”, hoje promovida como substituta da ideia de direitos territorialmente determinados (e, na prática, territorialmente limitados), ou, por assim dizer, “direitos por pertencimento”, é, afinal, e em última análise, o direito à diferença.
(BAUMAN, 2013, p.38.)

Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
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60Q961931 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A pena de morte é assunto sempre em voga em países com alto índice de criminalidade violenta. Essa é uma realidade nos países da América. Não raras vezes, a sensação no seio da sociedade é de que, para delitos mais graves, a melhor solução é que seu autor se submeta à sanção penal mais grave.
Sobre a pena de morte e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, é correto afirmar que:
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