Início

Questões de Concursos Direitos Políticos

Resolva questões de Direitos Políticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q233890 | Direito Eleitoral, Direitos Políticos, Promotor de Justiça, MPE MS, MPE MS

Recentemente o Supremo Tribunal Federal decidiu pela não aplicação da Lei da Ficha Limpa, referente aos candidatos considerados fichas sujas, e que foram eleitos no processo eleitoral de 2010. Não obstante tratar-se de decisão judicial recente, qual seria o principal embasamento jurídico para impedir a aplicação da Lei Complementar nº 135/2010, nas eleições para presidente, federal e estadual de 2010.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q439021 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

A Constituição de 1988 instituiu uma série de novas relações entre os poderes políticos do Estado. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Os partidos políticos brasileiros podem ser regionais, receber recursos financeiros de várias entidades, inclusive estrangeiras, e podem estruturar seus próprios corpos paramilitares para assegurar sua segurança e sua liberdade em difundir seus ideais.

  1. ✂️
  2. ✂️

523Q217609 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Suponha que, atendendo às reivindicações ocorridas nos protestos de junho de 2013, os parlamentares se reúnam e resolvam tornar mais hígido e probo o processo eleitoral para as eleições de 2016. Para tanto, eles apresentam um projeto que cria novas hipóteses de inelegibilidade, não abarcadas pela Lei da Ficha Limpa. Este projeto deverá ser apresentado nos moldes de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q253988 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário Administrativo, TRE MG, CONSULPLAN

“Hélio, após  longa carreira profissional na área de Exatas, resolve mudar o seu rumo e realizar um curso de Ciência  Política  tendo  se  deparado  com  o  estudo  das  diversas  formas  de  sufrágio  já  adotadas  no  país.  Ficou  surpreso  ao  verificar que a existência de bens de raiz (ou imóveis) já constou como requisito para o exercício do voto, bem como a  proibição de participação dos mendigos no processo de votação.” Esse sistema antigo  foi superado pelas modernas  Constituições e, atualmente, vigora a forma de sufrágio considerada 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

525Q223306 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Procurador, BACEN, FCC

Em matéria de direitos políticos, a Constituição Federal prevê que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q115278 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista de Procuradoria Área de Apoio Calculista, PGE BA, FCC

No caso de Vice - Governador que, em caso de vacância decorrente de renúncia, tenha assumido o cargo de Governador do Estado, cabe reconhecer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q433778 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que o Congresso Nacional tenha aprovado emenda à CF, apresentada pelo presidente da República, determinando a revogação do parágrafo único do art. 7.º do texto constitucional, que exclui dos empregados domésticos vários dos direitos assegurados aos demais trabalhadores. Considere, ainda, que, após a promulgação da emenda, um partido político tenha ingressado no Supremo Tribunal Federal (STF) com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), postulando a invalidação da emenda por motivo de violação de cláusula pétrea. Com relação a essa situação, julgue os itens a seguir.

O referido partido político está correto ao sustentar que a emenda constitucional acima mencionada viola cláusula pétrea.

  1. ✂️
  2. ✂️

528Q205510 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em outubro de 2002, seguindo um calendário democrático que se torna cada vez mais rotineiro, o Brasil voltará às urnas, dessa vez para eleger presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal (DF), deputados federais, estaduais e distritais, além de dois terços do Senado Federal. Relativamente a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A partir da Constituição de 1988, os brasileiros analfabetos e os menores entre dezesseis e dezoito anos de idade ganharam o direito ao voto, ainda que não sejam obrigados a exercê-lo.

  1. ✂️
  2. ✂️

529Q251871 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário Programação, TRE MG, CONSULPLAN

O  voto  é  o  instrumento  do  exercício  do  direito  de  sufrágio.  De  acordo  com  a  Constituição  Brasileira,  analise  as  afirmativas acerca do voto. 

I. É um direito público objetivo, que garante a representação do eleitor. 
II. É função política e social de soberania popular na democracia representativa
III. É um dever de todo cidadão brasileiro, de comparecer à eleição e votar. 
IV. É um direito-dever que representa a capacidade eleitoral ativa.  

Estão corretas apenas as afirmativas  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

530Q445418 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios do direito eleitoral e dos direitos políticos, julgue os itens a seguir. No texto constitucional, os direitos políticos estão vinculados ao exercício da soberania popular, restritos, portanto, aos direitos de votar e de ser votado.
  1. ✂️
  2. ✂️

531Q431123 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

Determinado partido político deseja se utilizar de organização paramilitar no combate ao nepotismo e à corrupção, cuja utilização, segundo a Constituição Federal, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q161359 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Auditor, TCE MG, FUNDEP

Considere a situação em que Tibério é deputado federal. Como tal, poderá assumir os seguintes cargos sem perder o mandato, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q236881 | Direito Eleitoral, Direitos Políticos, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Com relação à inelegibilidade, analise os seguintes itens:
I.   os conscritos, durante o serviço militar obrigatório, são inelegíveis;
II.  o membro do Ministério Público, que tenha pedido exoneração, é inelegível, para qualquer cargo, pelo prazo de 8 (oito) anos;
III. o condenado por assédio sexual, em decisão transitada em julgado, é inelegível, para qualquer cargo, até 8 (oito) anos após o cumprimento da pena;
IV. a declaração de inelegibilidade do candidato a Prefeito não atingirá o candidato a Vice-Prefeito;
V.  o cônjuge do Vice-Prefeito é inelegível no território da circunscrição deste.
Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q436639 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que se refere a direitos e garantias fundamentais; direitos sociais, políticos e de nacionalidade; e direitos e deveres individuais e coletivos, julgue os itens seguintes. Nesse sentido, considere que a sigla CF, sempre que for utilizada, se refere a Constituição Federal de 1988.

Os direitos políticos constituem um conjunto de regras que disciplinam as formas de atuação da soberania popular e são um desdobramento do princípio democrático, segundo o qual, todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de representantes eleitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

535Q443859 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

Considere as assertivas, relacionadas aos Direitos Políticos previstos na Constituição da República do Brasil.

I. A idade mínima para a elegibilidade ao cargo de Vice-Governador de Estado é de vinte e um anos.

II. O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas do abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

III. O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de sessenta e cinco anos e para os surdos mudos.

IV. São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

V. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data da sua vigência.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q436444 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Bibliotecário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e dos partidos políticos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

537Q449507 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Considere cidadãos brasileiros nas situações abaixo.

I. Idade de 18 anos, não filiado a partido político.

II. Idade de 35 anos, não filiado a partido político.

III. Idade de 21 anos, filiado a partido político, que tenha se recusado a cumprir o serviço militar por motivo religioso, tendo se disponibilizado para cumprir prestação alternativa.

Nessas condições, de acordo com a Constituição,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q251621 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE PR, FCC

Um Deputado Estadual do Paraná, no exercício de seu segundo mandato consecutivo, com 31 anos de idade completados em novembro de 2011, casado com Senadora eleita por aquele Estado, pretende concorrer, nas eleições gerais de 2014, a um dos seguintes cargos: Senador, Deputado Federal, Governador do Estado ou Deputado Estadual. Nessa hipótese, consideradas as condições de elegibilidade estabelecidas na Constituição da República, poderia o interessado concorrer a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q445930 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Técnico, Conselho Regional de Engenharia, ADVISE

Na ótica do contexto político, a linha de sucessão presidencial do Brasil é uma ordem de sucessão que define quem substitui ou sucede o presidente da Repú-blica Federativa do Brasil mediante todas as alternativas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q428304 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TRE MA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos políticos expressos na CF, julgue os itens a seguir.

I     Em conformidade com a CF, é obrigatório o voto para uma brasileira, analfabeta, que tenha 67 anos de idade no dia da eleição.

II   Se um brasileiro, estudante, tem 20 anos de idade, milita por determinado partido político e está no pleno exercício dos seus direitos políticos, então, nesse caso, a CF permite que ele se candidate a vereador do município do seu domicílio eleitoral.

III   Caso um brasileiro, militar há 12 anos, pretenda candidatarse a deputado estadual nas próximas eleições, então, para concorrer ao cargo eletivo, a CF exige somente que ele se afaste da atividade.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.