Início

Questões de Concursos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias

Resolva questões de Direitos Reais Sobre Coisas Alheias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q420686 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Considere as proposições abaixo, acerca do penhor, da hipoteca e da anticrese:

I. As garantias reais estabelecidas por quem não é dono tornam-se eficazes, desde o registro, com a propriedade superveniente.

II. A coisa comum a dois ou mais proprietários pode ser dada em garantia real, na sua totalidade, sem o consentimento de todos.

III. Em regra, o pagamento de uma ou mais prestações da dívida importa exoneração correspondente da garantia.

IV. A dívida garantida por penhor, hipoteca ou anticrese considera-se vencida se o devedor cair em insolvência ou falir.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q420462 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Procurador, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP

No que tange ao direito real de usufruto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q414882 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG

O direito brasileiro oferece ampla tutela para os direitos sobre as coisas, disciplinando, inclusive, intervenções entre prédios. Considerando-se que as servidões prediais são restrições à propriedade, constituídas em favor de um prédio sobre outro, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q417478 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias

Sobre o direito real de laje, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q415122 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Consultor Pleno, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, FUNIVERSA

Com o propósito de melhorar a comunicação de sua propriedade com uma via pública que, por sua vez, dá acesso a uma rodovia, Mélvio negociou a propriedade dele, tendo, inclusive, feito obras para adaptar a referida passagem às suas necessidades. O acordo entre Mélvio e Tício indica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q419019 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Advogado, FMS PI, NUCEPE

Quanto aos direitos reais de garantia, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q422206 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Promotor de Justiça Substituto, Ministério Público Estadual SP, MPE SP

Maria Junqueira falece. Ela era brasileira e casada com João Melo, que após o casamento decidira adotar o sobrenome da esposa e passou a se chamar João Melo Junqueira. Maria e João eram casados sob o regime de separação de bens. Viviam felizes e residiam na Rua das Flores, 1582, no centro da cidade de Horizonte Lindo, Estado de São Paulo. O casal possuía três filhos e quatro imóveis, além daquele imóvel da Rua das Flores, em que habitavam quando do momento do falecimento de Maria. O viúvo pretende continuar morando no mesmo imóvel. Assim sendo, assiste ao cônjuge sobrevivente, com relação ao imóvel de residência do casal, na Rua das Flores, o direito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q422693 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

O penhor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q418836 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

Direito de Superfície.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q415017 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias

Assinale a alternativa correta envolvendo os temas Penhor, Anticrese e Hipoteca.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q422523 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Procurador Autárquico da ARCE, ARCE CE, FCC

O penhor, a hipoteca e a anticrese são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q416052 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Consultor Pleno, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, FUNIVERSA

Quando uma pessoa confere, gratuita ou onerosamente, a outra o direito de temporariamente explorar economicamente um bem que lhe pertence, retirando deste os frutos e utilidades que é capaz de produzir, temos o que o Código Civil denomina de direito real de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q416223 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Fernando, casado no regime de separação legal de bens, contraiu dívida em seu nome, no valor de R$ 1 milhão, com Benício, por mútuo. Fernando, mutuário, ofereceu em garantia um avião de propriedade da sua empresa, uma sociedade anônima.

Acerca da situação hipotética apresentada e com base na legislação e na doutrina relativas aos direitos reais de garantia, julgue os itens a seguir.

Se o bem fosse um navio que pertencesse a Fernando e a sua esposa, seria o caso de penhora e não de hipoteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q414719 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias

O direito real de superfície foi introduzido no Código Civil de 2002, com a finalidade de substituir a enfiteuse em desuso. Com relação ao seu conteúdo, podemos afirmar o que segue. 1) O direito de superfície não autoriza obra no subsolo, salvo se for inerente ao objeto da concessão. 2) O direito de superfície pode transferir-se a terceiros e, por morte do superficiário, aos seus herdeiros. 3) Os encargos e tributos que incidirem sobre o imóvel permanecerão a cargo do proprietário. 4) Extinta a concessão, o proprietário passará a ter a propriedade plena sobre terreno, construção ou plantação, independentemente de indenização, se as partes não houverem estipulado o contrário. Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.