Início

Questões de Concursos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Resolva questões de Direitos e Deveres Individuais e Coletivos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1701Q436023 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos direitos e às garantias fundamentais. Conforme já manifestou o STF e a doutrina dominante, os direitos individuais e coletivos não se restringem aos elencados no artigo quinto da CF, podendo ser encontrados ao longo do texto constitucional.
  1. ✂️
  2. ✂️

1702Q435012 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC

Em tema de Direitos e Garantias Fundamentais, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1703Q424018 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Considerando a estrutura sindical brasileira, os instrumentos de negociação coletiva e o direito de greve, julgue os itens abaixo.

Consagra a Constituição da República de 1988 o princípio da unicidade sindical, segundo o qual apenas pode existir um único sindicato representativo das categorias profissional e econômica, em base territorial a ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados e que não pode ser inferior à área de um município.

  1. ✂️
  2. ✂️

1704Q424535 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RR, CESPE CEBRASPE

Com relação aos direitos e deveres fundamentais, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um delegado de polícia gravou conversa telefônica entre um preso e seu comparsa, que estava solto, com a ciência do interlocutor preso.

Nessa situação, a gravação poderá ser utilizada como prova contra o interlocutor insciente, pois foi obtida licitamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1705Q435562 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Tendo em vista a garantia constitucional da presunção de inocência, observa-se que esse princípio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1706Q441203 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Especialista em Financiamento, FNDE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos aos direitos e deveres individuais e coletivos, aos direitos sociais, aos de nacionalidade, aos direitos políticos e aos partidos políticos.

A CF assegura a todos o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, não se incluindo entre órgãos públicos, para os fins desse dispositivo, sociedades de economia mista e empresas públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1707Q434301 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Policial Civil Delegado, Polícia Civil MS, FAPEC

São princípios processuais penais estabelecidos no artigo 5º da Constituição Federal, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1708Q440960 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico Administrativo, Agência Nacional do Cinema, CESPE CEBRASPE

Os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 incluem

a proteção à liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de licença da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

1709Q446599 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Advogado, Conselho Regional de Farmácia RS, Instituto Quadrix

Com relação aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo texto constitucional, a prática do terrorismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.

II. Ao estabelecer que “é livre o exercício de qualquer trabalho ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”, a Constituição contempla norma de eficácia limitada.

III. Segundo disposição constitucional, compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente as ações populares propostas em face do Presidente da República.

IV. De acordo com a Constituição, o brasileiro naturalizado pode ser extraditado em caso de crime comum praticado antes da naturalização.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1710Q442765 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Advogado, CISNOP PR, FAFIPA

Referente aos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa que NÃO contêm um direito ou dever individual ou coletivo elencado no art. 5º da Carta Magna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1711Q433807 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE

Quanto aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens subseqüentes.

Um tratado internacional pode ter natureza de direito e garantia individual mesmo quando se tratar de norma de caráter infraconstitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1712Q432297 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Juiz Substituto, TJ PR, PUC PR

A violação de direitos humanos pelo Estado-membro enseja intervenção da União, que será decretada pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1713Q444586 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. Conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores sem o conhecimento do outro não é considerada prova ilícita, desde que ausente causa legal específica de sigilo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1714Q449208 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Titular de Serviços de Notas, Tribunal de Justiça nbsp CE, IESES, 2018

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. No que diz respeito ao artigo 5º da CF/88 é correto afirmar:

I. É livre a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo permitida a interferência estatal em seu funcionamento.

II. São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

III. É livre a manifestação do pensamento, sendo consentido o anonimato.

IV. É garantido o direito de propriedade.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1715Q430791 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Escrivão de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos direitos fundamentais, julgue os itens a seguir.

O preso tem o direito de saber os motivos de sua prisão e a identificação das autoridades ou agentes que a estão efetuando, para que eventuais ilegalidades e abusos sejam apontados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1716Q435147 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

Na questão a seguir, relativa a direitos e garantias fundamentais, marque a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1717Q444371 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes de acordo com a legislação de marcas e patentes.

Descobertas, teorias científicas, métodos comerciais, métodos de sorteio e de fiscalização não podem ser considerados invenção ou modelo de utilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1718Q222164 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Procurador, AL ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta quanto aos direitos e deveres individuais e coletivos e aos remédios constitucionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1719Q431062 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88) é correto afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1720Q428506 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico, DPE RS, FCC

Um grupo de alunos de determinada universidade particular criou associação civil com o objetivo de zelar pelo direito à educação dos alunos associados. Em razão de greve dos professores da universidade por longo período, não foi possível cumprir naquele ano o conteúdo programático das disciplinas dos cursos oferecidos, motivando a referida associação de alunos a organizar diversas manifestações para exigir o abatimento do valor da mensalidade escolar durante a paralisação. A violência empregada pelos alunos e pela Polícia Militar ensejou dezenas de pessoas feridas. O reitor da universidade pretende pleitear judicialmente a dissolução da associação, sob o argumento de que a entidade seria organização paramilitar. A associação, por sua vez, autorizada pelos seus filiados, intenta obter ordem judicial que reduza o valor da mensalidade escolar durante a paralização dos professores e que determine a restituição dos valores pagos a maior em favor dos seus filiados. Diante desse quadro e considerando as normas da Constituição Federal brasileira aplicáveis ao caso, a associação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.