Início

Questões de Concursos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Resolva questões de Direitos e Deveres Individuais e Coletivos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1801Q433932 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Professor do Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com base nos princípios fundamentais dispostos na Constituição Federal de 1988 (CF) e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

A execução de determinação judicial, proferida nos autos de ação de investigação de paternidade, com o objetivo de conduzir coercitivamente o réu ao laboratório para coleta do material indispensável à feitura do exame DNA não viola o princípio da dignidade humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

1802Q435217 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos direitos e às garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem. Com base nos direitos fundamentais à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, o STF recentemente adotou posicionamento, em que entende ser necessária a autorização prévia da pessoa biografada para a publicação de obra sobre sua vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

1803Q441913 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Administrador, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca dos direitos e garantias fundamentais.

A imunidade contra a autoincriminação é traduzida como garantia constitucional e consiste no direito de deixar de responder a uma indagação de autoridade pública cuja resposta possa advir ao declarante a imputação de uma infração penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1804Q440645 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Perito Papiloscópio, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens subsecutivos.

Para que um edital de concurso público possa exigir idade máxima, é necessário que tal exigência esteja devidamente prevista em lei que regulamente o cargo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1805Q447303 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, relativos aos direitos e deveres individuais e coletivos e às garantias constitucionais. No âmbito do inquérito policial, cuja natureza é inquisitiva, não se faz necessária a aplicação plena do princípio do contraditório, conforme a jurisprudência dominante.
  1. ✂️
  2. ✂️

1806Q447559 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista, Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal DF, Instituto Quadrix, 2018

A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens de 85 a 90. Nos casos de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, não tendo o dever de indenizar o proprietário em caso de dano.
  1. ✂️
  2. ✂️

1807Q444245 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens seguintes.

Considere que um delegado de polícia, com o objetivo de obter provas em inquérito policial, determine que se proceda à interceptação das comunicações telefônicas de determinado suspeito. Nesse caso, considera-se lícita a prova obtida por meio da interceptação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1808Q429159 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Agente Técnico, MPE AM, CESPE CEBRASPE

A respeito dos direitos e deveres fundamentais, julgue os itens que se seguem.

O direito de greve de servidor público ainda não foi devidamente regulamentado. Sendo assim, segundo entendimento do STF, aos casos de greve desses servidores devem ser aplicadas, no que couber, as mesmas normas do exercício do direito de greve da iniciativa privada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1809Q437867 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

No que diz respeito aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, NÃO é considerado elemento da reunião, em local aberto ao público,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1812Q424073 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Segundo o art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Assinale a alternativa que constitui em direitos individuais e/ou coletivos assegurados pela CF/88.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1813Q433804 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE

Com relação aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens seguintes.

As pessoas jurídicas são beneficiárias dos direitos e garantias individuais, desde que tais direitos sejam compatíveis com sua natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

1814Q439692 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Maranhão, IESES

Diante do confronto entre os princípios da publicidade e da proteção à privacidade, é correto dizer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1815Q423824 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico da Receita Federal TRF Prova 1, RFB, ESAF

Tratando-se dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a afirmativa verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1816Q430764 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Administrador, MJ, FUNRIO

A respeito do direito constitucional da liberdade de locomoção, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I – O habeas corpus é a ação constitucional adequada para proteger o direito de liberdade de locomoção, quando esse direito estiver ameaçado ou tiver sido violado por ato ilegal ou praticado com abuso de poder.

II – O preso deve ser informado de seus direitos, dentre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe também assegurada a assistência da família e de advogado.

III – Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.

IV – Ninguém será preso antes da sentença penal condenatória definitiva, salvo se estiver sendo acusado de crime de tráfico internacional de drogas, terrorismo, tortura ou racismo.

Estão corretas as opções:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1817Q426438 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.

A associação que busca uma finalidade ilícita poderá ser compulsoriamente dissolvida ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1818Q447430 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico do Ministério Público, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base nas disposições constitucionais acerca de princípios, direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. É vedada ao cartório a cobrança de valor para efetuar registro de nascimento civil, que é um direito reconhecido a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país.
  1. ✂️
  2. ✂️

1819Q423116 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE Nº 27, 28 E 29, USE A SEGUINTE CHAVE:

I. Incluem-se no rol constitucional de direitos e garantias individuais a gratuidade das ações de habeas corpus e habeas data, o direito de herança e a assistência judicial integral prestada pelo Estado aos que comprovem insuficiência de recursos.

II. A penetração na casa do indivíduo sem seu consentimento em horário noturno poderá dar-se, sem determinação judicial, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, e , ainda, mediante ordem judicial, em outras circunstâncias, desde que com a devida fundamentação.

III. Os direitos de inviolabilidade da correspondência e de sigilo das comunicações podem, nos termos da Constituição Federal, sofrer restrições na vigência de estado de sítio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1820Q447446 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Administrador, Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima RR, 2017

Acerca do disciplinamento constitucional do princípio da segurança jurídica e os seus desdobramentos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.