Início

Questões de Concursos Direitos e Vantagens

Resolva questões de Direitos e Vantagens comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q407002 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, julgue os itens a seguir. Caso um servidor público atue frequentemente como instrutor em cursos de formação periódicos devidamente instituídos para a preparação dos novos servidores admitidos por concurso para seu órgão de lotação, as gratificações por encargo de curso ou concurso pagas periodicamente a esse servidor deverão ser utilizadas como base de cálculo de proventos e aposentadoria, haja vista a frequência com que ele presta esse serviço e o fato de que o valor pago pela gratificação é devidamente descontado para fins de contribuição previdenciária.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q406105 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Técnico Administrativo, Ministério do Turismo, ESAF

A Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e fundações públicas federais, trata de muitas questões relacionadas com os servidores que estejam em estágio probatório. Consoante as disposições previstas no referido diploma legal, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q398685 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

Além do vencimento, o servidor público poderá receber vantagens. O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias, que são vantagens denominadas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q407163 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico em Agropecuária, IF SC, IESES

O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q411796 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Vinicius, servidor público federal, pretende tirar licença para capacitação profissional. A propósito de tal licença e nos termos da Lei no 8.112/90, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q408992 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico em Agropecuária, IF SC, IESES

Conceder-se-á ao servidor licença: I. Por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro. II. Para atividade política. III. Para tratar de interesses particulares. IV. Por motivo de doença em pessoa da família. Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q395281 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

Considere as seguintes situações:

I. Maria foi aposentada por invalidez. Passado algum tempo, uma junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos da sua aposentadoria, tendo Maria retornado à atividade.

II. Mário sofreu acidente com moto que reduziu sua capacidade mental. Verificadas em inspeção médica as limitações mentais, ocorreu a investidura de Mário em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com essas limitações.

De acordo com a Lei no 8.112/90, considerando que Maria e Mário são servidores públicos estáveis, ocorreu, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q410922 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Administrador, IFNMG MG

Davi é servidor público federal e se encontra em gozo de licença para tratar de interesses particulares.

Considerando a disciplina legal estatutária sobre a referida licença, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q393352 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

Marcos é servidor público efetivo do quadro de pessoal do IBGE. Recentemente, solicitou a concessão de determinada licença remunerada e teve seu pedido negado pelo setor responsável, sob alegação de que precisará cumprir 5 (cinco) anos de efetivo exercício para obter a respectiva licença.

Com base nas informações mencionadas, é correto concluir que Marcos solicitou licença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q408972 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Administrador de Edifícios, FUB, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens seguintes, a respeito de provimento de vagas no serviço público e direitos e vantagens do servidor público. Ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia constituem indenizações ao servidor.
  1. ✂️
  2. ✂️

131Q396962 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico em Geologia, FUB, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os próximos itens.

O servidor aposentado pode acumular os proventos de inatividade com os vencimentos de cargo ou emprego público efetivo se os cargos de que decorrem essas remunerações forem acumuláveis na atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q411857 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 15a, FCC

Ivani, servidora pública federal, ocupante de cargo efetivo, considerando o amplo conhecimento detido na área de gestão de recursos humanos, foi convidada para coordenar um programa de capacitação e aperfeiçoamento de servidores de determinado Estado da federação. De acordo com o regime jurídico a que se submete, estabelecido na Lei nº 8.112/90, referida servidora poderá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q407510 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRT 12a, FCC

Acerca do afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu no país, considere:

I. Tal afastamento dar-se-á ainda que a participação no curso possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo. II. O servidor afastar-se-á do exercício do cargo efetivo com a respectiva remuneração. III. Ocorre no interesse da Administração. De acordo com a Lei nº 8.112/90, está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q399075 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. No que concerne ao direito de petição, previsto na Lei nº 8.112/1990, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q406014 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990, especificamente no que concerne aos direitos, aos deveres e às responsabilidades dos servidores públicos civis, julgue os seguintes itens. De acordo com o entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal, os servidores públicos não têm vencimentos irredutíveis, sendo essa prerrogativa dos membros do Poder Judiciário e dos que lhes são equiparados.
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q404263 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Professor do Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos servidores públicos e ao regime jurídico dos servidores públicos, disposto na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens a seguir.

A obrigação de reparar dano causado por servidor público ao erário estende-se aos sucessores, e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q408895 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

Robson é funcionário público federal e está classificado em São Paulo. Casou-se com Mariana, funcionária pública federal que estava classificada em São Paulo, mas foi removida de ofício para Campinas. Requereu, sob esse fundamento, remoção para Campinas. De acordo com a Lei no 8.112/90, o pedido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q409727 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com relação aos institutos da promoção e da substituição e à responsabilização do servidor, julgue os itens que se seguem. O servidor efetivo que for investido em função de chefia deverá ter como substituto o servidor indicado no regimento interno do órgão ou entidade, ou, no caso de omissão, aquele que for previamente designado por seu dirigente máximo.
  1. ✂️
  2. ✂️

139Q396558 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

Em relação à licença para capacitação, à licença para tratar de interesses particulares e à licença para o desempenho de mandato classista, considerando (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s), analise as afirmativas a seguir:

( ) A licença para capacitação e a licença para tratar de interesses particulares são cedidas pelo prazo de até 3 (três) anos consecutivos, sem remuneração.

( ) A licença para desempenho de mandato classista é assegurada, sem remuneração, ao servidor público, para o desempenho de mandato em confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão.

( ) Um dos requisitos para concessão da licença para capacitação é que o servidor não tenha se afastado para tratar de assuntos particulares nos 2 (dois) anos anteriores à data da solicitação de afastamento para a capacitação.

 ( ) A licença para tratar de assuntos particulares é cedida com remuneração, haja vista o princípio de irredutibilidade remuneratória do servidor público.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q398139 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

A respeito das vantagens do servidor público federal, nos termos da Lei federal nº 8.112/90, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.