Início

Questões de Concursos Direitos e Vantagens

Resolva questões de Direitos e Vantagens comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q410224 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990, especificamente no que concerne aos direitos, aos deveres e às responsabilidades dos servidores públicos civis, julgue os seguintes itens. A servidora gestante tem garantido seu direito de afastamento das operações e locais considerados penosos, insalubres ou perigosos durante os períodos da gestação e da lactação.
  1. ✂️
  2. ✂️

202Q407675 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico de Laboratório, UFRJ, UFRJ

O RJU dedica um de seus Capítulos, o III, do Título IV, ao problema da acumulação remunerada de cargos públicos. Marque, adiante, a alternativa que apresenta afirmação INCORRETA sobre a questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q410325 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Jurídico, CNMP, FCC

Luciomar, servidor público federal, após regular processo administrativo disciplinar, foi exonerado. Considerando que ele pos suía débito com o erário, de acordo com a Lei no 8.112/90, Luciomar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q397794 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à administração pública.

A simples circunstância de o servidor público estar em estágio probatório é justificativa para a sua demissão fundamentada na participação em movimento grevista por período superior a trinta dias, visto que, dada a ausência de regulamentação do direito de greve, os dias de paralisação são considerados faltas injustificadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q391917 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista de Informações, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, considerando que Alessandra é servidora estável ocupante de cargo público de provimento efetivo na ABIN.

Considere que tenha sido concedido a Alessandra adicional de periculosidade, cumulativamente ao adicional de insalubridade que ela já recebia antes. Três anos depois, a autoridade competente percebeu que era ilegal a acumulação desses adicionais e anulou o ato que lhe concedeu o segundo adicional. Nessa situação, a anulação do ato concessório de adicional de periculosidade é inválida, pois já havia ocorrido prescrição administrativa do direito de impugnar esse ato.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q407049 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRT 19a, FCC

Caterina, servidora pública federal, deverá ter exercício em outro Município em razão de ter sido removida. Nos termos da Lei no 8.112/90, a servidora terá um prazo mínimo, contado da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. O prazo mínimo a que se refere o enunciado é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q409888 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TRE RS, CESPE CEBRASPE

Acerca das licenças a que fazem jus os servidores regidos pela Lei n.º 8.112/1990, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q407599 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Assistente em Administração, UFERSA, COMPERVE

Quando um servidor público federal ativo deve certa quantia ao Erário, nos termos da Lei n0 8.112/90, a pedido do servidor, o pagamento pode ser feito de forma parcelada, e cada parcela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q402596 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

Para responder as questões de números 48 a 50, considere a Lei Federal no 8.112/90.

Conceder-se-á ao servidor, além de outras, as seguintes licenças

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q397766 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Maria, servidora pública federal, com 25 anos de idade, tomou posse e entrou em exercício no seu cargo efetivo de analista no TCU, cargo para o qual se exige formação de nível superior em qualquer área do conhecimento. Tempos depois, ela tomou posse e entrou em exercício no cargo público de professor universitário, na Universidade de Brasília (UnB). Somente um ano depois de ter tomado posse na UnB, Maria comunicou esse fato ao setor de pessoal do TCU, ocasião em que tomou posse em cargo em comissão nesse tribunal. A respeito da situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.

O valor da remuneração do cargo em comissão que Maria passou a receber não integra a base de cálculo da contribuição social dos servidores públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

211Q403423 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TJ MT, VUNESP

Analise as seguintes afirmativas:

I. O servidor público, entre outras hipóteses, pode acumular um cargo técnico ou científico e outro de professor, ou dois cargos de professor.

II. Para aquisição de estabilidade, o servidor deve se submeter ao estágio probatório de dois anos.

III. A demissão é ato administrativo desconstitutivo cuja finalidade é extinguir a relação jurídico-funcional entre o servidor e o Estado, enquanto que a exoneração é pena disciplinar aplicada ao servidor que cometeu falta grave.

IV. A aposentadoria do servidor, com proventos integrais ou proporcionais, dependendo do caso, pode se dar por três modalidades: por invalidez permanente; compulsória; ou voluntária.

Está correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q410088 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos direitos e deveres do servidor público, previstos na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens subsecutivos. Licenças para tratamento de assuntos particulares poderão ser concedidas, por discricionariedade da administração pública, a servidor ocupante de cargo efetivo, ainda que esteja cumprindo o estágio probatório, pelo prazo de até três anos consecutivos, desde que sem remuneração.
  1. ✂️
  2. ✂️

213Q397667 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Superior, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Em determinado ano, José, servidor público estadual do Espírito Santo, ausentou-se do trabalho por três dias para prestar concurso público; posteriormente, faltou um dia para tratar de interesse particular, sem apresentar qualquer justificação para a sua ausência no trabalho nesse dia. Ao chefe, José solicitou nomeação para ocupar cargo em comissão anteriormente ocupado por Maria, visto que essa servidora estava cedida para órgão federal. Caso consiga ocupar o cargo em comissão, José planeja terminar o curso superior em administração, acreditando que, desse modo, poderá migrar automaticamente da carreira de nível técnico para outra de nível superior no âmbito do mesmo órgão público onde é lotado.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens que se seguem.

É vedado a Maria afastar-se por mais de dois anos do serviço público estadual para ocupar cargo em órgão público da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q404348 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista de Recursos Humanos, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

Acerca do regime dos servidores públicos federais, julgue os itens a seguir.

O servidor em estágio probatório não tem direito a afastamento para atividade política e, caso se afaste da atividade por motivo de doença do cônjuge, terá seu estágio suspenso durante o afastamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q408868 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Agente de Fiscalização, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Não é direito assegurado aos servidores públicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q404356 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Administrador, HUB, CESPE CEBRASPE

Marcelo acumula os cargos de professor na Escola Técnica Federal, na qual trabalha das 19 h 30 min às 23 h, e de auxiliar administrativo, cargo de nível médio, para o qual não se exige nenhuma especialidade de formação, na Fundação Universidade de Brasília, onde trabalha das 8 h às 18 h.

Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens, acerca do regime jurídico dos servidores públicos federais.

Trata-se de acumulação legal de cargos, já que não há incompatibilidade de horário e por ser um dos cargos o de professor e o outro, de técnico.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q410525 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

A respeito do regime jurídico dos servidores públicos e das hipóteses de afastamento, assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência do STJ.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q406224 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico em Agropecuária, IF SC, IESES

As férias, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública, poderão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q411676 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Agente Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue os itens a seguir. Além do vencimento, poderão ser pagos ao servidor indenizações, gratificações e adicionais, vantagens que serão incorporadas ao seu vencimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

220Q404535 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito administrativo, julgue os itens subseqüentes

Vencimento ou remuneração é a modalidade remuneratória dos servidores submetidos a regime jurídico estatutário, enquanto que salário é a contraprestação pecuniária paga aos empregados públicos, regidos pela CLT.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.