Início

Questões de Concursos Direitos e Vantagens

Resolva questões de Direitos e Vantagens comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q400686 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Agente Administrativo, Embratur, FUNIVERSA

Com base na Lei n.º 8.112/1990, assinale a alternativa que apresenta a parcela que possui caráter indenizatório.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q406847 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos atos administrativos e aos direitos e deveres do servidor público, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

A administração pública reajustou o vencimento de um servidor público, interpretando equivocadamente determinada lei, circunstância que implicou pagamento indevido a esse servidor. Ao constatar o erro, a administração anulou o ato.

Nessa situação hipotética, segundo entendimento do STJ, os valores indevidamente pagos deverão ser descontados do servidor público, presumindo-se a sua má-fé quanto ao recebimento das quantias.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q394360 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

A mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação, é a definição da progressão por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q399253 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Administrativo, ANAC, NCE

Considerando as disposições constantes no regime jurídico dos servidores públicos civis da União e de suas autarquias e fundações, instituído pela Lei federal n.º 8.112/90, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q400588 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista em CampT Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando que Jairo é servidor público ocupante de cargo de técnico no INPE, julgue os itens a seguir.

Seria vedado a Jairo o recebimento simultâneo de adicionais de insalubridade e de periculosidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

346Q391129 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 36 a 45.

Na hipótese de licença do servidor por motivo de doença em pessoa da família, e mesmo quando comprovado que a sua assistência direta é indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário, o período do estágio probatório não será suspenso.

  1. ✂️
  2. ✂️

347Q410403 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 8.112/1990 e suas alterações, julgue os itens seguintes, referentes aos direitos e vantagens do servidor.

A licença concedida a servidor para tratamento de interesse particular poderá, a qualquer tempo, ser interrompida, tanto a pedido do próprio servidor quanto no interesse do serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

348Q395838 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

O perito médico, em um órgão público, deve lidar com questões técnicas, administrativas e éticas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Mediante comprovação por junta médica oficial, poderá ser concedida licença ao servidor, por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos irmãos, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional. A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário.

  1. ✂️
  2. ✂️

349Q410431 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

Determinado servidor em estágio probatório requereu que lhe fosse concedido afastamento para exercício de mandato eletivo. O pedido foi indeferido pela Administração. A decisão, nos termos da Lei nº 8.112/90, deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q407655 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

José, funcionário público do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, é eleito Deputado Estadual pelo Estado do Rio de Janeiro e, nos termos da Constituição Federal de 1988,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q406890 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, julgue os itens a seguir. O cálculo de gratificações e outras vantagens do servidor público não deve incidir sobre o abono utilizado para se atingir o salário mínimo, pois tal prática equivaleria à utilização do salário mínimo como indexador automático de remuneração.
  1. ✂️
  2. ✂️

353Q399747 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

As férias do servidor público da União NÃO podem ser interrompidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q406170 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Engenheiro de Segurança do Trabalho, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Os servidores civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais têm direito de perceber remuneração diferenciada por se exporem a fatores de riscos ambientais. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Os servidores civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais fazem jus ao adicional de penosidade, nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes, calculado com base nos percentuais de cinco, dez e vinte por cento ? mínimo, médio e máximo, respectivamente ?, aplicados sobre o vencimento do cargo efetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

355Q393375 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRT 5a, FCC

Para responder às questões de números 23 a 29 considere o regime da Lei no 8.112/90.

Um servidor, ao longo de um ano, contou 10 meses e 15 dias de exercício. Sabendo-se que a remuneração a que tal servidor faz jus no mês de dezembro desse ano é R$ 1 200,00, tal servidor terá direito, nesse ano, a uma gratificação natalina no valor de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q403123 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q393908 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista, MPU, ESAF

Quanto ao direito de petição, previsto no Estatuto dos Servidores Públicos da União, Lei nº 8.112/90, assinale a afirmativa verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q402204 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

O responsável pelo setor de RH do IBGE está analisando, caso a caso, os recentes pedidos de licença e afastamento dos servidores. Foram solicitados os seguintes pedidos:

I. Joana, servidora estável do IBGE há 10 anos, solicitou afastamento para participação em programa de mestrado. Contudo, há 4 anos tirou 2 meses de licença para tratar de assuntos particulares.

II. Vanderlei, servidor estável do IBGE há 5 anos, ocupa função de confiança no cargo de chefia. Solicitou licença para atividade política porque está se candidatando a cargo eletivo de Vereador.

III. Fábio, servidor em estágio probatório, solicitou licença para acompanhar sua esposa, que foi deslocada para outro município.

Com base nas situações descritas acima, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q401194 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico em Contabilidade, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da Lei n. o 8.112/1990 e do Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo federal.

Além do vencimento, poderão ser pagos ao servidor indenizações, gratificações e adicionais, sendo que as primeiras se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

  1. ✂️
  2. ✂️

360Q391478 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens a seguir.

Considere que Esmeralda, servidora pública, que solicitou licença não-remunerada para cuidar de sua mãe enferma, permaneceu nessa condição por cerca de um ano. Posteriormente, ao retirar sua certidão de tempo de serviço, observou que o referido período de licença não havia sido contabilizado e entrou com um pedido de revisão. Nessa situação, o pedido de Esmeralda deverá ser negado, pois licença para tratamento de saúde de pessoa da família do servidor somente é contada para efeito de aposentadoria se for remunerada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.