Início

Questões de Concursos Direitos e Vantagens

Resolva questões de Direitos e Vantagens comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q394117 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

A licença para tratar de interesses particulares é concedida ao servidor público federal, desde que não esteja em estágio probatório,na seguinte condição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q394144 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Com relação ao regime jurídico dos servidores públicos e à Lei n.º 11.416/2006, cada um dos itens subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Hermenegildo era servidor público federal estável quando foi aprovado em concurso público para outro cargo efetivo, no âmbito federal, no qual tomou posse e entrou em exercício em janeiro de 2006. Em agosto de 2007, ele requereu licença sem remuneração para tratamento de assunto particular pelo prazo de três anos. Nessa situação, esse pedido pode ser concedido, a critério da administração.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q402632 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Procurador do Ministério Público, TCE GO, ESAF

O direito de petição, na esfera administrativa, quanto a atos referentes à cassação de aposentadoria do servidor estadual,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q403656 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética considerando que Juliana ocupa cargo comissionado no INPE, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em razão do seu cargo, Juliana viaja mensalmente para Brasília – DF, para participar de reuniões no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Nessa situação, as diárias recebidas por ela devem integrar a base de cálculo da sua gratificação natalina.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q391115 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

O Analista Censitário do IBGE está formulando planilha de sistematização das vantagens remuneratórias concedidas aos servidores efetivos do órgão. Marta, servidora efetiva de nível intermediário, responsável por atividade de desenvolvimento tecnológico, e integrante do Plano de Carreiras e Cargos do IBGE, está prestes a se aposentar e o questionou sobre quais vantagens remuneratórias serão utilizadas para fins do seu cálculo previdenciário.

Nesse cenário, é correto afirmar que serão utilizadas para tal finalidade as seguintes vantagens remuneratórias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q406264 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público e no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, julgue os itens que se seguem. Ao servidor em estágio probatório é assegurada a licença sem remuneração para o desempenho de mandato classista, sendo o período de afastamento considerado como de efetivo exercício.
  1. ✂️
  2. ✂️

467Q401472 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Com relação à Lei n.º 8.112/1990 e acerca das regras relativas à aposentadoria, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q394057 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes acerca do regime disciplinar e dos direitos e vantagens previstos na Lei n.º 8.112/1990.

É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

469Q393614 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Alessandro, que é casado com Isabel e não tem filhos, completou recentemente cinco anos de exercício em um cargo público de provimento efetivo na administração pública do Distrito Federal.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Considere que Alessandro solicite a concessão de licença remunerada de dois meses, para participar, na Espanha, de curso de capacitação em língua espanhola. Nessa situação, seria lícito ato da administração que indeferisse o pedido de Alessandro sob o argumento de que não há interesse da administração em que o servidor realize o referido curso.

  1. ✂️
  2. ✂️

470Q400533 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 36 a 45.

A gratificação por encargo de curso ou concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

  1. ✂️
  2. ✂️

472Q397464 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Auxiliar Judiciário, TRT 4a, FCC

Francisco Carvalho, auxiliar judiciário, recebeu uma ajuda de custo. É certo que essa vantagem destina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q402634 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

Lucas, servidor ainda em estágio probatório, teve pedido de licença deferido pela unidade responsável.

Trata-se, no caso, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q398317 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TRT 18a, FCC

Sobre as férias a que faz jus o servidor público, nos termos da Lei que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q407818 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TRT 15a, FCC

Ao entrar em exercício, todo servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, período em que será avaliado para o desempenho do cargo sob os fatores da assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. Durante o estágio probatório poderá ser concedida ao servidor a licença
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q391223 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A respeito do Regime Jurídico Único do Servidor Público — Lei n.º 8.112/1990 e suas alterações —, julgue os itens a seguir.

Ao servidor ocupante de cargo efetivo poderá ser concedida licença para tratar de assuntos particulares, por até três anos consecutivos, sem vencimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

477Q410955 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Judiciário, TRF 3a, FCC

João, servidor público federal, foi convocado para o serviço militar, razão pela qual lhe foi concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica. Nos termos da Lei no 8.112/1990, concluído o serviço militar, João
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q402018 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens

Responsável pela gestão de pessoal do IBGE foi designado para auxiliar na contratação de pessoal temporário para atender excepcional interesse público.

Nesses termos, o servidor em questão deverá estar ciente de que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q404837 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Auxiliar de Enfermagem, UNIRIO RJ, COSEAC

O décimo terceiro salário é vantagem paga ao servidor, além do seu vencimento, correspondente a um doze avos da sua remuneração mensal, no exercício do respectivo ano. A fração superior a quinze dias será considerada como mês integral e, em caso de exoneração, perceberá proporcionalmente aos meses de exercício. Essa vantagem pela Lei 8.112/90 é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q396654 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, de acordo com a Lei n.º 8.112/1990 e suas alterações.

Em caso de doença de padrasto ou madrasta de servidor, esse servidor não faz jus à concessão de licença por motivo de doença em pessoa da família, ainda que o doente viva sob suas expensas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.