Questões de Concursos Disfagia e Mastigação

Resolva questões de Disfagia e Mastigação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1049507 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

É o principal músculo da mastigação, que causa elevação e a protrusão da mandíbula. Assinale a alternativa que apresenta a que músculo o trecho se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1049681 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Didaticamente, a fisiologia da deglutição é dividida por fases:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1050789 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

As abordagens passivas, facilitadoras ou indutoras, têm como objetivo eliciar a deglutição e podem ser indicadas a pacientes com lesões frontais da área motora primária e suplementar, nas demências e em algumas afasias de expressão.
A técnica indicada para as dificuldades de eliciar a deglutição, atraso do disparo da fase faríngea e presença de estase na cavidade oral e orofaringe denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1033277 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Qual manobra é indicada para facilitar o trânsito oral e faríngeo durante a deglutição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1049677 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Com relação à avaliação clínica da disfagia orofaríngea infantil à beira de leito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1049679 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

O fonoaudiólogo também é responsável por avaliar uma mastigação eficaz. Assinale a alternativa que apresenta os músculos que participam do processo de mastigação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q909994 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Considerando o capítulo V do Código de Ética da Fonoaudiologia, que aborda os relacionamentos na prática profissional, um fonoaudiólogo está atendendo um paciente idoso diagnosticado com disfagia neurogênica pós-AVC. Segundo dados epidemiológicos, o Brasil apresenta um aumento significativo de casos de AVC, sendo a disfagia uma das principais complicações nesses pacientes. Durante o atendimento, o fonoaudiólogo deve observar rigorosamente seus deveres e direitos éticos em relação ao cliente.

De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, qual das seguintes afirmações é CORRETA sobre os deveres do fonoaudiólogo na relação com o cliente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1049259 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Paciente de 61 anos comparece à avaliação videofluoroscópica da deglutição para investigação da etiologia da aspiração laringotraqueal. Foi observado no exame que ocorreu aspiração durante a deglutição. Esse achado indica ao fonoaudiólogo que a causa dessa aspiração pode ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1047869 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A dificuldade secundária à perda sensorial e/ou muscular de estruturas responsáveis pela deglutição fisiológica normal, com controle neurológico central e os nervos periféricos podendo estar intactos, caracterizam a disfagia orofaríngea
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1049676 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Considere os seguintes achados clínicos na fase oral: problemas de mastigação, atrofia dos músculos labiais, hipertrofia lingual por aumento de gordura e diminuição de massa muscular e na produção de saliva. Esses fatores são características da deglutição. Assinale a alternativa que apresenta em qual fase da vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1042284 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação às disfagias orofaríngeas em doenças degenerativas, analise as afirmativas a seguir:

I. Na doença de Alzheimer, no que se refere à deglutição, inicialmente os pacientes desenvolvem agnosia visual e tátil para comida, em decorrência das alterações corticais.
II. As alterações da fase oral do parkinsoniano compreendem tremor dos órgãos fonoarticulatórios, alterações na formação inicial do bolo alimentar e diminuição da taxa de secreção salivar.
III. Na Esclerose Lateral Amiotrófica, ocorre aumento da onda pressórica, além do aumento da peristalse faríngea e da elevação e posteriorização da laringe por conta do envolvimento da musculatura da língua e do orbicular dos lábios.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1034120 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A detecção do risco de disfagia é multiprofissional e pode ter como pilar a identificação de alguns componentes. Vale ressaltar que a literatura não dispõe de instrumentos específicos e validados para a população brasileira na triagem de risco de disfagia em idosos, de modo que a utilização dos critérios clínicos deve ser adotada como referencial. Os profissionais da equipe mínima podem identificar situações de risco para disfagia por meio da checagem de critérios de risco, sem necessariamente oferecer alimentos. Os fatores de risco para disfagia a serem investigados na triagem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1049505 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo. A deglutição atípica é caracterizada por apresentar:
I. Movimentos compensatórios de cabeça. II. Pressionamento atípico dos lábios. III. Posicionamento da ponta da língua na papila.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1055180 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca é um dos tumores malignos mais frequentes no Brasil, sendo que para 2016 a estimativa foi de 15.490 novos casos. A cavidade oral exerce funções importantes para a manutenção da qualidade de vida, como a mastigação, a deglutição e a fonoarticulação. Assinale quais as consequências fonoaudiológicas em casos em que é realizada a ressecção completa do lábio inferior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q908539 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O câncer de laringe é uma neoformação tissular (de tecido) de caráter maligno na mucosa laríngea que invade e destrói outros tecidos. Dependendo da extensão e da gravidade do tumor, o tratamento será cirúrgico, levando o paciente a apresentar disfagias e disfonias, necessitando da reabilitação fonoaudiológica. Qual é o tipo de cirurgia de laringe em que o paciente não apresenta risco de broncoaspiração, mas perde totalmente a voz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1022821 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma alimentação saudável é iniciada com o aleitamento materno, que, isoladamente, é capaz de nutrir, de modo adequado, a criança nos primeiros 6 meses de vida.
Assinale a opção que indica a técnica de amamentação adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1065135 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A aspiração broncopulmonar consiste na inalação de saliva, secreção orofaríngea, gástrica, sangue, líquidos e/ou alimentos para a laringe e trato respiratório. Com relação ao protocolo de broncoaspiração (BCA), avalie as afirmativas a seguir.

I. As principais complicações da aspiração broncopulmonar são a pneumonia associada à ventilação (PAV), a pneumonia aspirativa e a pneumonite.
II. A identificação dos fatores de risco e da ocorrência de disfagia favorece o melhor manejo da deglutição e, dessa forma, pode contribuir para reduzir o índice de BCA.
III. A redução de eventos adversos relacionados à BCA exige envolvimento exclusivamente do fonoaudiólogo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1033279 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Caracteriza-se como outro fator que maximiza o risco para a deglutição segura. A presença desse procedimento pode ocasionar menor elevação da laringe, redução da pressão subglótica, além da dessensibilização da tosse reflexa e perda da coordenação do fechamento laríngeo.
JOTZ G. P.; ANGELIS, E. C.; BARROS, A. P. B. Tratado de Deglutição e Disfagia. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. Esse trecho refere-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1049265 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Na terapia das disfagias orofaríngeas neurogênicas, pode ser utilizada a manobra facilitadora cujo objetivo principal é o fechamento laríngeo, antes e durante a deglutição, evitando a aspiração. O paciente com fechamento glótico reduzido deverá inspirar, prender a respiração, deglutir e tossir imediatamente após a deglutição.
Essa manobra é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1034132 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Com relação às mudanças posturais, um procedimento terapêutico fonoaudiológico muito utilizado para idosos disfágicos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.