Início

Questões de Concursos Disposições Gerais no Poder Judiciário

Resolva questões de Disposições Gerais no Poder Judiciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1090059 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Tecnico de Atividade Judiciária, TJ RJ, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Poder Judiciário, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1087906 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Analista Judiciário Área Administrativa Especialidade Contabilidade, TRT 10 REGIÃO DF e TO, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, referente ao Poder Judiciário.

É competência privativa do STF propor a criação de novas varas judiciárias nos âmbitos federal e estadual.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q1041842 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Técnico Judiciário, TJ MG, FUNDEP Gestão de Concursos

Em face da existência do Tribunal de Justiça Militar em Minas Gerais, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1038958 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV, 2021

Em relação aos atos jurisdicionais, uma das espécies de atos do juiz que não demanda fundamentação, sem que importe em violação da garantia do Art. 93, inciso IX, da Constituição da República de 1988, corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1063421 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Consultor de Orçamento, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O Município Alfa, em séria dificuldade financeira e com apenas 30 mil habitantes, resolveu estabelecer, por projeto de lei municipal de iniciativa do Prefeito, que as obrigações de pequeno valor a serem pagas pela Fazenda Municipal, em virtude de sentença judicial transitada em julgado, se limitariam ao valor de R$ 15.000,00. Já os pagamentos em virtude de sentença judiciária superiores a esse montante deveriam ser pagos pelo regime dos precatórios.

Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1033552 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Juiz Substituto, TJ CE, FGV, 2025

João, Juiz de Direito de segunda entrância do Tribunal de Justiça do Estado Alfa, que faz parte do primeiro quinto da lista de antiguidade, tomou conhecimento de que o Magistrado titular da 2ª Vara Cível da Comarca Beta tinha sido removido, estando vago o respectivo órgão jurisdicional, que integra a entrância especial.
Em razão do seu interesse em ocupar o referido órgão, João consultou a sistemática vigente em relação à possibilidade de se oferecer para a promoção, bem como em relação aos requisitos a serem atendidos.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, a conclusão a que João chegou.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1074605 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Tecnologia da Informação, INSS, FUNRIO

A competência para homologação de sentenças estrangeiras e concessão de exequatur às cartas rogatórias, nos termos da Constituição Federal, é do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1087943 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Analista de Gestão Governamental, UEG, UEG, 2025

Em seu Curso de Direito Constitucional (2023, p. 1195-1196), Uadi Lammêgo Bulos explana que “o constituinte de 1988 esboçou a competência, o funcionamento e o modo de ingresso dos seus membros. Assim, os magistrados federais ingressam na carreira mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, na qualidade de juízes substitutos, aplicando-se-lhes, quanto à investidura, disposições específicas”. É da competência do Justiça Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1038975 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Técnico Judiciário, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Assinale a opção que apresenta órgão do Poder Judiciário que integra a justiça especializada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1086071 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Analista Judiciário, TJ RJ, CESPE CEBRASPE

Acerca do Poder Judiciário, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1085149 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Comissário de Justiça da Infância da Juventude e do Idoso, TJ RJ, FGV

Certa Constituição Estadual, com o objetivo de estabelecer parâmetros equitativos para a distribuição de serviço no âmbito do Poder Judiciário, aumentou em 10 % (dez por cento) o número de desembargadores. É correto afirmar que a norma que assim dispôs é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1084896 | Sem disciplina, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Conhecimentos Básicos, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A propósito do Poder Judiciário, julgue o próximo item.

Apesar de competir ao Conselho Nacional de Justiça o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, o texto constitucional não reconhece esse órgão como integrante do Poder Judiciário.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q1088600 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Advogado, CRC SP, Quadrix, 2025

Quanto à Constituição Federal de 1988, em relação aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue o item a seguir.

O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores têm jurisdição em todo o território nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q1088602 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Advogado, CRC SP, Quadrix, 2025

Quanto à Constituição Federal de 1988, em relação aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue o item a seguir.

As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da unanimidade de seus membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q1084749 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Juiz, TJ RJ, VUNESP

Tendo em vista o disposto na Constituição Federal a respeito do Poder Judiciário, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1086072 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Analista Judiciário, TJ RJ, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca do Poder Judiciário, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1088603 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Advogado, CRC SP, Quadrix, 2025

Quanto à Constituição Federal de 1988, em relação aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue o item a seguir.

Nos tribunais com número superior a 60 julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de 11 e o máximo de 25 membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo‑se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q1086927 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Juiz, TJ RJ, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre o Poder Judiciário na Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1086926 | Direito Constitucional, Disposições Gerais no Poder Judiciário, Juiz, TJ RJ, VUNESP

Na hipótese de um Deputado Federal e um membro do Tribunal de Contas do Estado serem pacientes do habeas corpus, a competência originária para processar e julgar esse remédio constitucional será, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.