Início

Questões de Concursos Disposições gerais

Resolva questões de Disposições gerais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q454087 | Direito do Trabalho, Disposições gerais, Procurador, Assembléia Legislativa SP, FCC

Em regra, o Contrato Individual de Trabalho por prazo determinado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q178385 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Documentador, MEC, FGV

As alternativas a seguir apresentam alguns órgãos do Poder Judiciário, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q467193 | Direito Tributário, Disposições gerais, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A expressão “legislação tributária” engloba as leis, os tratados internacionais, os decretos e as normas complementares que versem no todo ou em parte sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q439100 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Judiciário, TRE PR, FCC

A Constituição da República estabelece igualmente para membros do Poder Judiciário e do Ministério Público que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q467010 | Direito Tributário, Disposições gerais, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF Prova 2, RFB, ESAF

Entre as limitações constitucionais ao poder de tributar, que constituem garantias dos contribuintes em relação ao fisco, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q243792 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Técnico Administrativo, MPU, FCC

A respeito da carreira da magistratura, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q428412 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Técnico em Financiamento, FNDE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a CF, julgue os itens subsecutivos, relativos à organização dos poderes.

Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira, devendo os tribunais elaborar suas propostas orçamentárias, dentro dos limites estipulados, conjuntamente com os demais Poderes, na lei de diretrizes orçamentárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

489Q173482 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Delegado de Polícia, Polícia Civil DF, NCE UFRJ

Aponte, sobre o Poder Judiciário, a alternativa que se harmoniza com a Constituição em vigor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q469206 | Direito Tributário, Disposições gerais, Consultor Contábil, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Um sistema tributário efetivo deve ser construído com base em conceitos e princípios. Aquele que se relaciona com a facilidade de cobrança do tributo é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q466729 | Direito Tributário, Disposições gerais, Analista Financeiro, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes com referência às limitações constitucionais ao poder de tributar.

O princípio constitucional da anterioridade consiste na proibição de cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q436051 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Judiciário, TJ MS, FADEMS

Considerando as disposições da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta quanto às garantias da magistratura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q470382 | Direito Tributário, Disposições gerais, Analista Financeiro, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes com referência às limitações constitucionais ao poder de tributar.

Sendo peculiar ao direito tributário a proibição de que a União institua tributo desuniforme em todo o território nacional, a concessão, pela União, de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as diversas regiões do país fere o princípio da uniformidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q440943 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Exerce(m) suas atribuições junto ao Tribunal de Justiça do Estado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q191128 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do estatuto constitucional da magistratura e da
organização e competência do Supremo Tribunal Federal (STF)
e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), julgue os seguintes itens.

Nos termos definidos no texto constitucional, é possível a promoção de entrância para entrância, por merecimento, de juiz que não integre a quinta parte da lista de antiguidade da respectiva entrância.

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q451229 | Direito do Trabalho, Disposições gerais, Procurador do Município, Prefeitura de São José do Rio Preto SP, VUNESP

Tício trabalha para a pessoa jurídica ABC e, durante sua jornada de trabalho, presta serviços também para FGH, pessoa jurídica integrante do mesmo grupo econômico de sua empregadora. Diante disso, pode-se afirmar, com base na Súmula 129 do TST, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q443658 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Ibson é advogado regularmente inscrito na OAB-RJ e é eleito Deputado Federal. Ibson NÃO perderá o seu cargo, de acordo com a Constituição Federal de 1988, se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q448802 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

Suponha que o Presidente do Supremo Tribunal Federal encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei complementar dispondo sobre o Estatuto da Magistratura, no qual se prevê autorização para que a lei destine aos juízes, a título de vantagem financeira devida em razão do exercício da função jurisdicional, o valor de 1% das custas judiciais recolhidas pelas partes no processo, sendo devido o respectivo pagamento quando do término de cada processo. O projeto ainda atribui ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a competência para autorizar que juízes em atividade se candidatem a cargos políticos eletivos. Além disso, consta da proposta a vedação do exercício da advocacia no juízo ou tribunal do qual os juízes tenham se afastado, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. Nessa situação, o referido projeto de lei complementar mostra-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.