Início

Questões de Concursos Disposições gerais

Resolva questões de Disposições gerais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


802Q469994 | Direito Tributário, Disposições gerais, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca da vigência e da aplicação da legislação tributária.

As decisões dos órgãos singulares ou colegiados de jurisdição administrativa, quanto aos efeitos normativos, entram em vigor 30 dias após a data da sua publicação, salvo disposição em contrário.

  1. ✂️
  2. ✂️

803Q436000 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Médico, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A vida política nacional vem sendo marcada por certa transferência de decisões do Legislativo e até mesmo do Executivo para os tribunais. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. O Poder Judiciário não tem base constitucional para agir na ausência de decisões dos Poderes Executivo ou Legislativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

804Q470827 | Direito Tributário, Disposições gerais, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

A respeito da legislação e dos documentos referentes aos impostos federais, julgue os itens a seguir.

Embora os tributos somente possam ser instituídos ou extintos por lei, os tratados e convenções internacionais podem revogar ou modificar a legislação tributária interna.

  1. ✂️
  2. ✂️

805Q426840 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Superior II, INFRAERO, FCC

O Conselho Nacional de Justiça

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q468827 | Direito Tributário, Disposições gerais, Analista Administrativo, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com referência aos tributos em geral e às participações governamentais, julgue os itens a seguir.

A base de cálculo da CIDE – Combustíveis, na importação e na comercialização no mercado interno, é o valor da operação referente a cada um dos combustíveis sujeitos à sua incidência.

  1. ✂️
  2. ✂️

807Q445048 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Juiz Federal Substituto, TRF 2a

Sobre o regime constitucional dos precatórios, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q454268 | Direito do Trabalho, Disposições gerais, Procurador, CONAB, FJPF

Dois períodos de trabalho - um, de 10 (dez) meses; o outro, de 15 (quinze) meses, sem que o mesmo empregador haja cumprido qualquer obrigação trabalhista para com o mesmo empregado -, mediados por um mês, constituem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q470404 | Direito Tributário, Disposições gerais, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Quanto à incidência de contribuições sociais em operações realizadas pela administração pública federal, julgue os itens subsecutivos. Se a União decidir transferir recursos a determinado estado, independentemente de determinação constitucional ou legal, caberá ao estado beneficiado promover o recolhimento da contribuição para o PIS/PASEP.
  1. ✂️
  2. ✂️

810Q427399 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

Quanto à organização do Poder Judiciário, é INCORRETO afirmar que aos tribunais compete privativamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q436402 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Bibliotecário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que lista apenas órgãos do Poder Judiciário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

812Q423358 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Assistente Jurídico, Tribunal de Justiça nbsp AC, CESPE CEBRASPE

Acerca do Poder Judiciário na Constituição da República de 1988, julgue os itens seguintes.

Os juízes receberão participação em processo de reintegração de posse após análise do presidente do tribunal de justiça estadual, que emitirá parecer.

  1. ✂️
  2. ✂️

813Q426942 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao Poder Judiciário e à magistratura, julgue os itens subsequentes. Não é permitido aos juízes dedicar-se à atividade político-partidária, salvo se licenciados.
  1. ✂️
  2. ✂️

814Q468936 | Direito Tributário, Disposições gerais, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Mesmo antes de Adam Smith, economistas e filósofos sociais preocupavam-se com a eqüidade fiscal. Seus pensamentos geraram duas teorias básicas: a dos "benefícios recebidos" e a da "capacidade de pagamento". A teoria dos benefícios foi a primeira a ser desenvolvida e utilizada extensivamente. Com o advento do marginalismo — especificamente a utilidade marginal aplicada na determinação do valor e preço — o princípio da capacidade de pagamento evoluiu consideravelmente.

Boa parcela do nexo desses princípios é devida ao próprio Adam Smith que, em A Riqueza das Nações (1776), estabeleceu que "os cidadãos de qualquer estado devem contribuir para o suporte do governo, tanto quanto possível, na proporção de sua capacidade, ou seja, da renda que usufruem sob a proteção do estado". Essa passagem reflete os dois pensamentos históricos a respeito da eqüidade tributária. Smith, primeiramente, afirma que os cidadãos devem pagar de acordo com sua capacidade: esta proposição é desenvolvida no princípio da "capacidade de pagamento". A segunda proposição — "na proporção da renda que usufruem sob a proteção do estado" — implica que os cidadãos devem ser tributados com base nos benefícios que derivam das ações governamentais. Essa é a essência do princípio tributário do "benefício". Smith reconheceu, também, o princípio da progressividade na tributação. Na mesma obra, estipula que "não é irrazoável que os ricos devam contribuir para a despesa pública, não apenas na proporção de suas rendas, mas em algo mais do que essa proporção". Esses três princípios — benefício, capacidade e progressividade — fornecem as bases para as discussões correntes da eqüidade fiscal. Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.

A aplicação do enfoque do benefício à questão da tributação, ainda que teoricamente defensável, esbarra na impossibilidade de mensuração dos benefícios via preço, aliada ao aspecto de que sua eventual aplicação, ainda que pudesse trazer benefícios alocativos, inibia a prática das políticas fiscais redistributivas e estabilizadoras.

  1. ✂️
  2. ✂️

815Q433133 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

A respeito do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue os itens a seguir.

O Conselho Nacional de Justiça, órgão do Poder Judiciário, tem função jurisdicional em todo território nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

816Q451566 | Direito do Trabalho, Disposições gerais, Procurador do Estado, PGE RN, FCC

Sobre a responsabilidade dos entes integrantes da Administração pública direta, pelos direitos dos empregados da prestadora de serviços por ele contratada na qualidade de tomadores de serviço, ante o inadimplemento das obrigações trabalhistas por parte do empregador, é correto afirmar, segundo entendimento jurisprudencial cristalizado pelo Tribunal Superior do Trabalho, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q442149 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Oficial de Justiça, TJ PE, FCC

No que se refere ao Poder Judiciário é certo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q396113 | Direito Administrativo, Disposições Gerais, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com referência aos ditames trazidos pela Lei n.º 8.666/1993, de observância obrigatória pela administração pública, julgue os próximos itens.

O processo de licitação será iniciado, obrigatoriamente, mediante a realização de audiência pública pela autoridade responsável, sempre que o valor estimado para a contratação for superior a 1,5 milhão de reais, a fim de ampliar o acesso a todos os interessados.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.