Início

Questões de Concursos Disposições gerais

Resolva questões de Disposições gerais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q440609 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Fiscal, TCE RR, ESAG

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e alterações da Emenda Constitucional nº. 45 de 2004, podemos afirmar que:

I. Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação.

II. As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

III. A atividade jurisdicional será ininterrupta, sendo vedado férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que não houver expediente forense normal, juízes em plantão permanente.

IV. O número de juízes na unidade jurisdicional será proporcional à efetiva demanda judicial e à respectiva população e a distribuição de processos será imediata, em todos os graus de jurisdição.

V. Os servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório.

São corretas as seguintes afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

842Q261159 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE PB, FCC

Quanto aos Tribunais e Juízes Eleitorais, estabelece a Constituição Federal que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q470825 | Direito Tributário, Disposições gerais, Procurador do Estado, Procuradoria Geral do Estado PGE BA, CESPE CEBRASPE

De acordo com determinada norma tributária, a venda de mercadoria gera a necessidade de registro contábil e do pagamento do tributo devido. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes. O tributo não pago converte-se imediatamente em obrigação principal.
  1. ✂️
  2. ✂️

844Q452428 | Direito do Trabalho, Disposições gerais, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

A respeito das empresas e entidades a ela equiparadas, julgue os itens subsecutivos. Considera-se grupo econômico um conjunto de empresas coordenadas pelos mesmos sócios. Desse modo, salvo ajuste em contrário, não configura pluralidade de contratos de trabalho o caso de empregado que preste serviço a mais de uma empresa do grupo na mesma jornada de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

845Q146035 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TRF 4a, FCC

São órgãos do Poder Judiciário, conforme estabelece a Constituição Federal,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q425589 | Direito Constitucional, Disposições Gerais

Julgue os itens que se seguem, relativos ao Poder Judiciário. A regra do quinto constitucional se aplica aos tribunais regionais federais, aos tribunais dos estados, ao TJDFT e aos tribunais do trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

847Q445048 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Juiz Federal Substituto, TRF 2a

Sobre o regime constitucional dos precatórios, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q466076 | Direito Tributário, Disposições gerais, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições constitucionais, na legislação tributária e na doutrina, julgue os itens que se seguem acerca de função e classificação dos tributos e de competência tributária.

Segundo a doutrina tributária moderna, o tributo é gênero cujas espécies, no atual ordenamento jurídico brasileiro, são: taxas, contribuição de melhorias, empréstimos compulsórios, impostos, contribuições parafiscais e contribuições sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

849Q444591 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Advogado, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Em matéria de regime jurídico dos conselhos de fiscalização profissionais, que têm natureza jurídica de autarquias especiais, o Supremo Tribunal Federal firmou tese em repercussão geral pelo plenário, no sentido de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

850Q442299 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Judiciário, TJ MA, ESAG

Assinale a alternativa que completa correta e acertadamente a frase: "Comarcas, Termos Judiciários e Zonas Judiciárias são denominações para":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

851Q442400 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Acerca do contorno constitucional do Poder Judiciário e dos seus órgãos, julgue os itens a seguir.

A função típica do Poder Judiciário é a jurisdicional, sendo-lhe vedada a prática das funções administrativa e legislativa, que são reservadas, por força do princípio da separação dos poderes, ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

852Q468827 | Direito Tributário, Disposições gerais, Analista Administrativo, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com referência aos tributos em geral e às participações governamentais, julgue os itens a seguir.

A base de cálculo da CIDE – Combustíveis, na importação e na comercialização no mercado interno, é o valor da operação referente a cada um dos combustíveis sujeitos à sua incidência.

  1. ✂️
  2. ✂️

853Q424795 | Direito Constitucional, Disposições Gerais

Márcio, como membro do Ministério Público Estadual, com mais de dez anos de carreira, e Flávia, como advogada de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, atendidos os demais procedimentos, preenchem condições para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

854Q435301 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista Judiciário, TJ SE, CONSULT

Quanto à constituição do Poder Judiciário no Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

855Q211819 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Fiscal da Receita Estadual, SEAD AP, FGV

Relativamente ao Poder Judiciário, assinale a afirmativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

856Q435820 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Procurador da Fazenda Nacional, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, ESAF

Diante da declaração, pelo Supremo Tribunal Federal, da inconstitucionalidade da sistemática de compensação de precatórios instituída pela EC n. 62/2009, pode-se afi rmar, sobre a penhora de precatórios, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

857Q451742 | Direito do Trabalho, Disposições gerais, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do contrato de trabalho.

Se, contratado a título de experiência por noventa dias, um trabalhador tiver seu contrato de trabalho prorrogado por igual período e for dispensado ao final desse novo período, ele não fará jus à percepção de aviso prévio.

  1. ✂️
  2. ✂️

858Q259490 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 22a Região, FCC

Considere os seguintes órgãos:

I. Tribunais de Contas.

II. Tribunais Eleitorais.

III. Tribunais de Impostos e Taxas.

IV. Tribunais Militares.

São órgãos do Poder Judiciário, de acordo com a Constituição Federal brasileira, os indicados APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

859Q261290 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE AM, FCC

No tocante ao Poder Judiciário, considere as assertivas abaixo.

I. Poderá ser promovido o Juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder além do prazo legal, não podendo devolvê-los ao cartório, porém, sem o devido despacho ou decisão.

II. O Juiz Titular poderá residir em Comarca diversa da sua, independentemente de autorização do Tribunal.

III. O número de Juízes na unidade jurisdicional será proporcional à efetiva demanda judicial e à respectiva população.

IV. Os servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

860Q467394 | Direito Tributário, Disposições gerais, Analista Financeiro, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes com referência às limitações constitucionais ao poder de tributar.

A imunidade tributária impede que os poderes tributantes invadam área que deve ser preservada em razão do interesse da sociedade, ainda que pressionados por seus déficits orçamentários.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.