Questões de Concursos Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q904894 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Os transtornos depressivos apresentam elevada prevalência, limitações e consequências, devendo ser um quadro de que o psiquiatra que trabalha em serviços públicos deve ter o conhecimento adequado sobre sua abordagem. É reconhecido que, mesmo após tentativas de tratamento, cerca de 30% dos pacientes com transtornos depressivos podem não apresentar a remissão do quadro. Considerando-se este contexto, pacientes com transtornos depressivos que apresentam resistência ao tratamento farmacoterápico usual empregado têm como alternativa a utilização da tranilcipromina, um fármaco da classe dos inibidores de monoaminaoxidase. Um dos principais efeitos adversos do emprego da tranilcipromina são os riscos relacionados à síndrome serotoninérgica e urgência hipertensiva.

O fármaco que, associado com a tranilcipromina, tem o maior risco de síndrome serotoninérgica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12 Q904897 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Uma série documental da Netflix, lançada em 2022, intitulada jeen-yuhs conta a trajetória do rapper Kanye West de uma forma bastante íntima. Dirigida por Clarence Simmons, o primeiro capítulo da produção chegou ao streaming em 16 de fevereiro de 2022, com os outros dois capítulos sendo lançados nas duas semanas seguintes. A série mostra a carreira de Kanye West, filmada durante duas décadas, destacando a grande influência de sua falecida mãe, Donda West, em sua carreira. Também há espaço para o período em que apoiou o ex-presidente Donald Trump ea inesperada candidatura do astro à presidência dos Estados Unidos, em 2020, assim como aborda o seu diagnóstico de transtorno bipolar.

Em relação aos critérios diagnósticos para transtorno bipolar, de acordo com o DSM-5, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13 Q901745 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas Um jovem adulto de 22 anos, de Queimadas, PB, apresenta queixas de anedonia, insônia, e pensamentos de inutilidade, sem histórico prévio de doenças mentais. O médico considera a possibilidade de um episódio depressivo maior. Quais são os critérios diagnósticos que devem ser preenchidos para confirmar o diagnóstico de transtorno depressivo maior?

1. Presença de pelo menos cinco dos nove sintomas listados no DSM-5, incluindo humor deprimido ou perda de interesse.

2. Duração dos sintomas por pelo menos duas semanas.

3. Comprometimento significativo no funcionamento social ou ocupacional.

4. Exclusão de causas orgânicas e de outras condições psiquiátricas, como transtorno bipolar.

5. Avaliação da ausência de luto recente como fator explicativo para os sintomas.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q973095 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

Paciente de 39 anos com depressão bipolar deverá realizar ECT. O medicamento que deve ser descontinuado antes de realizar o exame é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15 Q906570 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A lamotrigina é uma medicação de primeira linha para tratamento de episódios depressivos agudos do transtorno bipolar. Marque a alternativa que está em desacordo com a lamotrigina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q1024841 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria Forense, EBSERH, FGV, 2024

Considerando o caso clínico relatado no texto 1, o diagnóstico mais provável da paciente em questão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q1005712 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Medicina do Sono, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 59 anos procurou atendimento médico pois vinha apresentando insônia há pelo menos 6 meses, além de redução progressiva no apetite e perda de peso. Relatou ansiedade, tristeza, desânimo, fadiga, alteração da concentração, baixa autoestima e episódios de náuseas. Negou pensamentos de morte, mas alegou que o quadro estava causando significativo impacto social e profissional. Negou doenças prévias ou uso de medicações. Dentro do último mês, havia sido realizada uma investigação extensa para afastar doenças que pudessem causar esses sintomas. Como todos os exames vieram dentro da normalidade, a paciente procurou nova avaliação clínica. Não foram encontradas alterações ao exame clínico. O médico explicou para a paciente que ela estava com um quadro compatível com depressão.
Para essa paciente, a medicação que poderia trazer maior benefício, especialmente para os sintomas de insônia, ansiedade, redução do apetite, perda de peso e náuseas, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.