Início

Questões de Concursos Do Crime

Resolva questões de Do Crime comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q459113 | Direito Penal, Do Crime, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

Com referência ao crime tentado, à desistência voluntária e ao crime culposo, julgue os próximos itens. Configura-se a desistência voluntária ainda que não tenha partido espontaneamente do agente a ideia de abandonar o propósito criminoso, com o resultado de deixar de prosseguir na execução do crime.
  1. ✂️
  2. ✂️

382Q461973 | Direito Penal, Do Crime, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP, 2018

Quanto ao Título II, da Parte Geral do Código Penal, “Do Crime”, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q463256 | Direito Penal, Do Crime, Promotor de Justiça Substituto, MPE BA, MPE BA

A questão do começo da execução do delito é matéria relevante na dogmática penal, uma vez que possibilita ao operador do direito o correto manejo de inúmeras situações concretas de variados casos penais. Nessa matéria, é notória a influência, das teorias híbridas, na doutrina e jurisprudência brasileiras. Nesta linha de consideração e neste contexto dogmático, seria correto afirmar:

I - O começo da execução do delito é, em qualquer caso, exatamente idêntico ao começo da execução da ação assinalada objetivamente pelo verbo típico.

II - O começo da execução do delito não é necessariamente exatamente idêntico ao começo da execução da ação assinalada objetivamente pelo verbo típico.

III - Os atos que, conforme o plano do autor, são imediatamente anteriores ao começo da execução da ação típica, e importam objetivamente um perigo para o bem jurídico, estão também abarcados como atos executórios.

IV - Frise-se que é perfeitamente coerente e seguro que um ato parcial seja considerado precedente, ainda que haja entre este e aquela outro ato no plano concreto do autor.

V - Ressalte-se que um ato parcial será imediatamente precedente à realização da ação típica quando não houver, entre este e aquela, outro ato no plano concreto do autor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q357881 | Direito Penal, Do Crime, Policial Civil Perito Legista Medicina, Polícia Civil RR, CESPE CEBRASPE

Durante a extração de um terceiro molar inferior, por imprudência do cirurgião dentista na utilização de uma alavanca reta, Carlos sofreu fratura mandibular com afastamento mínimo dos fragmentos. O dente foi extraído e o profissional procedeu à fixação intermaxilar com barras de Erick. Carlos recuperou-se totalmente; entretanto, dois meses após o fato, registrou ocorrência policial.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Segundo o art. 129 do CP, no caso apresentado, não ocorreu deformidade permanente.

  1. ✂️
  2. ✂️

385Q463333 | Direito Penal, Do Crime, Juiz Leigo, Tribunal de Justiça nbsp RN, COMPERVE, 2018

Madruga, num momento de destempero, atinge Joca com uma facada no tórax, mas, imediatamente, recupera o equilíbrio e socorre Joca, garantindo que ele tivesse pronto atendimento e se recuperasse das lesões. Nesse eventual contexto, configurar-se-á, segundo a doutrina e o código penal, a hipótese de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q461985 | Direito Penal, Do Crime, Promotor de Justiça Substituto, MPE RO, CESPE CEBRASPE

No que tange a ilicitude, causas de exclusão e excesso punível, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q461051 | Direito Penal, Do Crime, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere à teoria geral do crime, julgue o próximo item. Segundo a teoria causal, o dolo causalista é conhecido como dolo normativo, pelo fato de existir, nesse dolo, juntamente com os elementos volitivos e cognitivos, considerados psicológicos, elemento de natureza normativa (real ou potencial consciência sobre a ilicitude do fato).
  1. ✂️
  2. ✂️

388Q462622 | Direito Penal, Do Crime, Analista, MPU, FCC

Maria, enfermeira, por ordem do médico João, ministrou veneno ao paciente, supondo tratar-se de um medicamento, ocasionando-lhe a morte. Nesse caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q460609 | Direito Penal, Do Crime, Policial Civil Auxiliar de Perito Criminal, Polícia Civil TO, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito penal e às leis penais extravagantes, julgue os itens que se seguem.

De regra, não é admissível a tentativa em delito culposo, pois a tentativa é a não-consumação de um crime por circunstâncias alheias à vontade do agente, de modo que há necessidade de que o resultado seja por este desejado.

  1. ✂️
  2. ✂️

390Q463682 | Direito Penal, Do Crime, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem segundo as leis penais especiais.

É pacífico o entendimento, na jurisprudência, de que o porte de arma desmuniciada, ainda que sem munição ao alcance do agente, gera resultado típico, pois se trata de crime de perigo abstrato.

  1. ✂️
  2. ✂️

391Q460617 | Direito Penal, Do Crime, Inspetor, Polícia Civil RJ, FGV

Considera-se em legítima defesa quem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q461977 | Direito Penal, Do Crime, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a direito penal, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

Alberto, pretendendo matar Bruno, desferiu contra este um disparo de arma de fogo, atingindo-o em região letal. Bruno foi imediatamente socorrido e levado ao hospital. No segundo dia de internação, Bruno morreu queimado em decorrência de um incêndio que assolou o nosocômio.

Nessa situação, ocorreu uma causa relativamente independente, de forma que Alberto deve responder somente pelos atos praticados antes do desastre ocorrido, ou seja, lesão corporal.

  1. ✂️
  2. ✂️

393Q460215 | Direito Penal, Do Crime, Papiloscopista, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Fábio, ao tomar conhecimento de que seu empregado Luciano estava subtraindo valores pertencentes à empresa, chamou-o até seu escritório e o demitiu. Nesse momento, Luciano, visando assustar Fábio, sacou sua arma, apontou-a para o empregador e, sabendo que a mesma estava municiada, rodou o tambor e acionou o gatilho em direção à vítima, assumindo o risco de causar a morte. A arma disparou, tendo atingido a vítima, que faleceu.

Nessa situação hipotética, Luciano responderá por homicídio, caracterizando-se o elemento subjetivo como sendo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q461506 | Direito Penal, Do Crime, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp SE, CESPE CEBRASPE

A respeito do concurso de crimes, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q923897 | Direito Penal, Do Crime, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Jefferson, segurança da mais famosa rede de supermercados do Brasil, percebeu que João escondera em suas vestes três sabonetes, de valor aproximado de R$ 12,00 (doze reais). Ao tentar sair do estabelecimento, entretanto, João é preso em flagrante delito pelo segurança, que chama a polícia.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q462431 | Direito Penal, Do Crime, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação ao concurso de agentes, à desistência voluntária e ao arrependimento eficaz, bem como à cominação das penas, ao erro do tipo e, ainda, à teoria geral da culpabilidade, julgue os itens subsecutivos. De acordo com a teoria extremada da culpabilidade, o erro sobre os pressupostos fáticos das causas descriminantes consiste em erro de tipo permissivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

397Q460394 | Direito Penal, Do Crime, Promotor Substituto, MPE PR, MPE PR

Sobre modalidades de erro, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q191119 | Direito Penal, Do Crime, Advogado, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito penal, em cada uma das opções abaixo é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q358321 | Direito Penal, Do Crime, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Igor, intencionalmente, jogou álcool e, posteriormente, um cigarro aceso da janela de um prédio. Em seguida, grave incêndio tomou conta do local, tendo Igor, para se salvar, empurrado Marcela, que corria a sua frente. Marcela veio a falecer por não conseguir se salvar a tempo, por causa da conduta de Igor. Nessa hipótese, Igor, no que se refere a sua conduta diante de Marcela, não praticou crime, pois agiu acobertado pela excludente de ilicitude denominada estado de necessidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

400Q461081 | Direito Penal, Do Crime, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa CE, CESPE CEBRASPE

A respeito de crimes, penas, prazos e aplicação da lei penal, julgue os itens a seguir.

No âmbito penal, somente é relevante a omissão nas circunstâncias em que o omitente devia e podia agir para evitar o resultado.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.