Questões de Concursos Do Crime

Resolva questões de Do Crime comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

901Q461453 | Direito Penal, Do Crime, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

A legítima defesa putativa é excludente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q460231 | Direito Penal, Do Crime, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT, FUNCAB

Umbelino, policial civil encarregado de efetuar o transporte de inquéritos policiais da delegacia para o fórum, por descuido, não percebeu quando um dos procedimentos caiu da pilha que transportava no percurso entre a delegacia e o fórum, motivando a instauração de um procedimento de polícia judiciária para apurar o desaparecimento do inquérito policial. Uma vez provada todas essas circunstâncias, Umbelino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q357582 | Direito Penal, Do Crime

Acerca da antijuridicidade e das causas de exclusão no direito penal, julgue os itens subsequentes. Segundo o Código Penal, o agente que tenha cometido excesso quando da análise das excludentes de ilicitudes será punido apenas se o tiver cometido dolosamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

904Q461332 | Direito Penal, Do Crime, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE SC, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito penal, julgue os itens a seguir. A culpa imprópria ocorre nas hipóteses de descriminantes putativas em que o agente, em virtude de erro evitável pelas circunstâncias, dá causa dolosamente a um resultado, mas responde como se tivesse praticado um delito culposo.
  1. ✂️
  2. ✂️

905Q460840 | Direito Penal, Do Crime, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Denomina-se tipicidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q460395 | Direito Penal, Do Crime, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE SC, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito penal, julgue os itens a seguir. Em se tratando de crimes em que somente se procede mediante queixa, o perdão do ofendido obsta ao prosseguimento da ação. Entretanto, não extingue a punibilidade se ofertado após o trânsito em julgado da sentença condenatória. Além disso, concedido por um dos ofendidos, o perdão não prejudica o direito dos outros.
  1. ✂️
  2. ✂️

907Q459374 | Direito Penal, Do Crime, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

       João e Antônia, após infrutíferas tentativas de convencer seus familiares, inimigos, de que o relacionamento amoroso que mantinham poderia superar as barreiras advindas dos desentendimentos familiares, resolveram, de comum acordo, pôr termo às suas vidas, ingressando em um ambiente que foi hermeticamente fechado e no qual, conforme constatou-se posteriormente, João abriu uma torneira de gás.

Tendo em vista a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Advindo lesões corporais de natureza grave em ambos, Antônia responderá por tentativa de suicídio contra João.

  1. ✂️
  2. ✂️

908Q358277 | Direito Penal, Do Crime

Isadora, mãe da adolescente Larissa, de 12 anos de idade, saiu um pouco mais cedo do trabalho e, ao chegar à sua casa, da janela da sala, vê seu companheiro, Frederico, mantendo relações sexuais com sua filha no sofá. Chocada com a cena, não teve qualquer reação. Não tendo sido vista por ambos, Isadora decidiu, a partir de então, chegar à sua residência naquele mesmo horário e verificou que o fato se repetia por semanas. Isadora tinha efetiva ciência dos abusos perpetrados por Frederico, porém, muito apaixonada por ele, nada fez. Assim, Isadora, sabendo dos abusos cometidos por seu companheiro contra sua filha, deixa de agir para impedi-los. Nesse caso, é correto afirmar que o crime cometido por Isadora é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

909Q460427 | Direito Penal, Do Crime, Analista, MPE MS, FGV

No Direito Penal brasileiro, prevalece no âmbito doutrinário e jurisprudencial a adoção da teoria tripartida do fato criminoso, ou seja, crime é a conduta típica, ilícita e culpável. Nem toda conduta típica será ilícita, tendo em vista que existem causas de exclusão da ilicitude.

As alternativas a seguir apresentam causas que excluem a ilicitude, de acordo com o Código Penal, à exceção de uma. Assinale?a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q358615 | Direito Penal, Do Crime

João, pretendendo matar José, atira em sua direção mas, por erro de pontaria, atinge Pedro, causando a morte deste último, que estava ao lado de José. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

911Q358114 | Direito Penal, Do Crime

Determinado empregador não repassa ou não recolhe o valor de tributo ou contribuição que antes descontara ou cobrara de seus empregados, alegando que não o fizera por falta de condições financeiras, pois, caso contrário, teria que também despedir tais empregados. Essa alegação é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q460520 | Direito Penal, Do Crime, Juiz de Direito Substituto, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da jurisprudência sumulada do STJ em matéria penal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q463854 | Direito Penal, Do Crime, Técnico legislativo, CD, FCC

O crime é culposo quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q463608 | Direito Penal, Do Crime, Contador e Avaliador dos Juizados Especiais, TJ PR, TJ PR

Quando o agente, voluntariamente, impede que o resultado do crime se produza, respondendo apenas pelos atos já praticados, verifica-se a hipótese de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q459290 | Direito Penal, Do Crime, Auditor, TCE RN, CESPE CEBRASPE

A respeito dos crimes contra a administração pública e do crime de responsabilidade de prefeitos e vereadores, julgue os próximos itens. A conduta de apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-las em proveito próprio ou alheio, tipificada na lei que regula os crimes de responsabilidade dos prefeitos, é crime próprio, o qual somente pode ser praticado por prefeito, admitindo-se, contudo, conforme o STF, participação.
  1. ✂️
  2. ✂️

916Q463660 | Direito Penal, Do Crime, Defensor Público, DPE MA, FCC

O argumento do Defensor Público ao requerer a desclassificação para a figura da tentativa do crime patrimonial de roubo, mantendo o ofendido o seu bem, levando-se em conta o seu resultado naturalístico, será a de que se trata de crime

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q459627 | Direito Penal, Do Crime, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Um carcereiro informa aos presos que o novo detento recolhido à cela é acusado de estupro, incentivando-os à prática do crime de atentado violento ao pudor contra o novato. Os detentos consumam o crime sob os olhares impassíveis do carcereiro que, mesmo podendo chamar reforços e socorrer a vítima, nada faz. O carcereiro responderá por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

918Q460200 | Direito Penal, Do Crime, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Dadas as situações abaixo,

I. Luiz Fernando adquiriu de Roberto um pacote de viagens de 7 dias para o sol, pelo valor de R$ 20.000,00, com direito a passagem aérea e hospedagem em hotel quatro estrelas.

II. Na venda de sua fazenda, João silenciou intencionalmente a respeito de fato importante. A revelação deste fato, ignorado pela compradora, resultaria na não celebração do negócio jurídico.

III. Marcos emprestou um livro de Direito Civil a Francesca para que ela pudesse estudar para a seleção de Mestrado da UFAL. Francesca pensou que Marcos lhe havia doado o referido livro, como presente de formatura.

IV. Patrícia sofreu um grave acidente automobilístico em sua fazenda, distante 40 km do hospital mais próximo. Sem nenhum outro veículo por perto, seu marido recorreu ao vizinho para que socorresse a esposa, que havia perdido muito sangue. O vizinho, conhecedor da situação, informou que alugaria seu carro por R$ 3.000,00, para aquela noite.

indique, respectivamente, qual a consequência jurídica das situações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q463287 | Direito Penal, Do Crime, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, à luz dos dispositivos do Código Penal (CP).

O erro que recai sobre elemento constitutivo do tipo permissivo também é conhecido como descriminante putativa, embora nem todo erro relacionado a uma descriminante seja erro sobre elemento constitutivo do tipo permissivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

920Q357838 | Direito Penal, Do Crime, Assistente Jurídico, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Pedro sofreu investida de José, que pretendia matá-lo. Pedro reagiu e matou José. Nessa situação, Pedro somente deverá ter reconhecida em seu favor a legítima defesa de direito próprio se houver matado José com intenção de se defender, mas sem querer nem assumir o risco desse resultado.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.