Início

Questões de Concursos Doenças

Resolva questões de Doenças comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q368510 | Enfermagem, Doenças, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A diabetes melito (DM) é uma doença metabólica de natureza genética que, devido a uma carência parcial ou total de insulina, compromete o metabolismo dos hidratos de carbono, das proteínas, dos lipídios, da água e dos eletrólitos. Julgue os itens de 75 a 81, relacionados aos fatores desencadeantes, sinais e sintomas dessa doença, ao tratamento e à assistência de enfermagem devidos ao paciente que a apresente.

Os principais fatores desencadeantes da DM são: obesidade, estresse, vida sedentária, gravidez, viroses e(ou) infecções, ingestão excessiva de carboidratos, medicamentos e distúrbios endócrinos.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q359429 | Enfermagem, Doenças, Técnico, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

O esquema a ser adotado em novos casos sem tratamento anterior para Tuberculose é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q361509 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Entre todas as patologias que se manifestam ou se agravam no decorrer da gravidez, a hipertensão é a mais frequente e a causa de maior morbimortalidade materna e perinatal (NEME, 2000). Acerca desse asSunto,julgue os itens subsequentes

A pré eclâmpsia, distúrbio progressivo na gestação, é caracterizada por hipertensão com presença de proteinúria e(ou) edema generalizado após a 20.“ semana de gestação, No caso de eclâmpsia, forma menos severa de doença hipertensiva, amulher apresenta convulsões tônico clônicas generalizadas, causadas por epilepsia ou outra patologia convulsiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q360696 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro Cargo 6, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considere o caso de um adolescente com quadro de poliartralgia, linfadenopatia e exantema maculopapular, internado com suspeita de rubéola. Nessa situação, ele deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q365382 | Enfermagem, Doenças, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(I) doença veiculada pela água utilizada como bebida.

(II) doença relacionada ao estilo de vida.

(III) doença transmitida pelo contato sexual com parcei-ro(a) infectado(a).

(IV) doença transmitida pelo contato com água contami-nada com urina de animais portadores.

( ) Hepatite B

( ) Leptospirose.

( ) Hepatite A

( ) Hipertensão arterial

Assinale a alternativa que contém a sequência correta da segunda coluna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q362420 | Enfermagem, Doenças, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

As principais estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle das DST/AIDS envolvem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q360386 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. É fácil de diagnosticar, tratar e tem cura, no entanto, quando diagnosticada e tratada tardiamente pode trazer graves conseqüências para os portadores e seus familiares, pelas lesões que os incapacitam fisicamente. Sobre a Hanseníase é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q359437 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Algumas doenças infecciosas, causadas por micro-organismos como bactérias, fungos, protozoários e helmintos, são de interesse para a saúde pública. São doenças causadas por bactérias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q361906 | Enfermagem, Doenças, Técnico Judiciário, TRE RN, FCC

Nas ações educativas em saúde sobre a prevenção da hepatite B, recomenda-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q365479 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, TCE PB, FCC

A doença de Parkinson é distúrbio neurológico progressivo que afeta principalmente pessoas acima dos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, apresentando como características principais:

I. tremor exacerbado;

II. bradicinesia e perda de reflexos posturais;

III. rigidez muscular das articulações e depressão mental.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q368950 | Enfermagem, Doenças, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Casan SC, FEPESE

São Doenças Sexualmente Transmissíveis:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q171246 | Medicina, Doenças, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da vigilância de doenças transmissíveis, aspecto da saúde coletiva no qual é importante a participação de todos os profissionais de saúde, julgue os itens a seguir.

O tétano neonatal, que acomete o recém-nascido na primeira semana de vida, é uma doença infecciosa aguda, grave, transmissível, causada por um bacilo Gram-negativo, anaeróbico e esporulado.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q363040 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Atualmente, muito se tem estudado acerca da existência de relações entre a saúde das populações humanas e o ambiente. Sabe-se que problemas ambientais podem gerar impactos significativos na saúde humana. Assim, doenças que já estavam esquecidas ou que não reapareciam em determinadas regiões voltam ao cenário e novas doenças continuam a surgir com taxas sem precedentes. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A transmissão do vírus da dengue em determinada comunidade depende de um conjunto de fatores, macro e microdeterminantes. Aspectos ligados ao vetor, como abundância e tipos de criadouros do mosquito transmissor, são exemplos de fatores macrodeterminantes. E os relativos ao ambiente, como temperatura e umidade elevadas, alta densidade populacional e coleta de resíduos sólidos domiciliares, estão entre os microdeterminantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q363006 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade foi admitido em um hospital após apresentar um episódio de síncope. Relatou ter desmaiado em um supermercado e não saber por quanto tempo ficou inconsciente. É portador de hanseníase há um ano, com baciloscopia positiva e tratamento irregular. Já apresentou vários quadros de neurite hansênica, com seqüelas motora e sensitiva importantes, bem como quadros reacionais recorrentes de difícil controle. Apresentava quadro de astenia, dificuldades na ambulação e dor em membros inferiores. O exame físico revelou que o paciente se encontrava em estado geral regular, temperatura axilar de 38 ºC, freqüência cardíaca de 108 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 32 movimentos respiratórios por minuto e pressão arterial de 128 mmHg × 85 mmHg. No aparelho respiratório, observou-se diminuição da expansibilidade torácica, sons creptantes e macicez no pulmão esquerdo. A envergadura da macicez hepática foi de 18 cm. Observou-se presença de nódulos e placas eritematosas infiltradas de sensibilidade diminuída, difusas, com bordas não definidas, espalhadas por todo corpo, madarose, alopecia e comprometimento da mucosa do nariz com lesões no septo nasal. O referido paciente apresentava, ainda, marcha instável e com dificuldades e pé caído — incapacidade de realizar a dorsiflexão do pé direito. Evoluiu apresentando vômitos, perda de peso, neuropatia periférica e anemia.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Os sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos apresentados pelo paciente são manifestações que caracterizam claramente a hanseníase.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q366554 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Assinale a doença caracterizada por apresentar lesões múltiplas (podendo ser única), como úlceras, habitualmente dolorosas, de borda irregular, com contornos eritemato-edematosos e fundo irregular, cobertas por exsudato necrótico, amarelado e de odor fétido que, quando removido, revela tecido de granulação que apresenta sangramento fácil se submetido a traumatismos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q365390 | Enfermagem, Doenças, Enfermagem em Bloco Cirúrgico, FUB, CESPE CEBRASPE

De acordo com recentes estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), esperam-se, para 2012 e 2013, cerca de 520 mil casos novos da doença. De acordo com os cálculos, espera-se um aumento no número de casos de câncer no Brasil em relação aos dados divulgados em 2010, tal qual a tendência mundial. Entre os cânceres que atingem o sexo feminino, são esperados 53 mil casos novos de câncer de mama e 18 mil de câncer do colo do útero. Dada a alta taxa de morbimortalidade desse tipo de câncer, o governo federal brasileiro, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), criou o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo de Útero, cujas diretrizes para o rastreamento da doença foram também estabelecidas, em 2011, pelo INCA.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 41 a 45, relativos ao câncer em mulheres.

Antes de ser aprovada a vacina contra o HPV, a prevenção contra o câncer de colo do útero ocorria por meio de ações de prevenção secundária; atualmente, existem duas vacinas contra o HPV, produzidas a partir da proteína L1 do capsídeo viral: a bivalente, que protege contra os subtipos 16 e 18 do HPV; e a quadrivalente, que protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 desse vírus.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q363285 | Enfermagem, Doenças, Técnico Judiciário, TRE RN, FCC

Dentre os fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica, segundo as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, são considerados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q368523 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

A respeito do diabetes mellitus, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q368535 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, UFFS, FEPESE

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.

Identifique as formas de transmissão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q360381 | Enfermagem, Doenças, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de enfermagem deve orientar o cliente portador de tuberculose para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.