Questões de Concursos Doenças

Resolva questões de Doenças comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q367567 | Enfermagem, Doenças, Técnico legislativo, CD, FCC

Uma cliente é usuária de drogas injetáveis e faz uso compartilhado de seringas e agulhas. Esse fator de risco favorece a transmissão da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q369558 | Enfermagem, Doenças, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

              Um homem de 58 anos de idade foi admitido em um hospital após apresentar um episódio de síncope. Relatou ter desmaiado em um supermercado e não saber por quanto tempo ficou inconsciente. É portador de hanseníase há um ano, com baciloscopia positiva e tratamento irregular. Já apresentou vários quadros de neurite hansênica, com seqüelas motora e sensitiva importantes, bem como quadros reacionais recorrentes de difícil controle. Apresentava quadro de astenia, dificuldades na ambulação e dor em membros inferiores. O exame físico revelou que o paciente se encontrava em estado geral regular, temperatura axilar de 38 ºC, freqüência cardíaca de 108 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 32 movimentos respiratórios por minuto e pressão arterial de 128 mmHg × 85 mmHg. No aparelho respiratório, observou-se diminuição da expansibilidade torácica, sons creptantes e macicez no pulmão esquerdo. A envergadura da macicez hepática foi de 18 cm. Observou-se presença de nódulos e placas eritematosas infiltradas de sensibilidade diminuída, difusas, com bordas não definidas, espalhadas por todo corpo, madarose, alopecia e comprometimento da mucosa do nariz com lesões no septo nasal. O referido paciente apresentava, ainda, marcha instável e com dificuldades e pé caído — incapacidade de realizar a dorsiflexão do pé direito. Evoluiu apresentando vômitos, perda de peso, neuropatia periférica e anemia.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A forma clínica mais provável é a indeterminada.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q365590 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Um homem de 63 anos de idade, residente em um asilo, sem doença anterior, foi levado por um agente de saúde a um serviço de atendimento básico com queixas de tosse persistente, fraqueza e anorexia por mais de um mês. O paciente submeteu-se a avaliação médica, a exames radiológicos do tórax e a exames laboratoriais. A área de endurecimento formada para a leitura da prova tuberculínica foi de 9 mm. Após as avaliações, o paciente recebeu o diagnóstico médico de tuberculose.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O papel do agente de saúde foi fundamental para a detecção da doença pulmonar considerada nessa situação.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q361048 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome - AIDS) é uma doença causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (Human Immunodeficiency Virus - HIV). Sobre a AIDS, considere as afirmativas a seguir.

I. A queda nos níveis de linfócitos CD4 é o fenômeno que constitui uma das principais características da doença causada pelo HIV.

II. Na infecção pelo HIV há desequilíbrio nas respostas TH1 e TH2, que contribui para a desregulação do sistema imunológico e para a progressão da AIDS.

III. Na infecção aguda pelo HIV ocorre grande viremia plasmática, porém, esta viremia é transitória, ocorrendo dramática redução como o desaparecimento dos sintomas clínicos da infecção aguda, seguindo-se o período de latência clínica.

IV. O HIV é um retrovírus que age predominantemente sobre as células que expressam os receptores CD6, principalmente os linfócitos D6.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q366089 | Enfermagem, Doenças, Técnico Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes que tratam da cadeia de transmissão dos agentes infecciosos.

A leishmaniose tegumentar americana é uma doença parasitária que tem como hospedeiro o homem, e como agente causador um protozoário do gênero Leshmania. A doença é transmitida ao homem por meio da picada de um inseto, o vetor flebotomíneo, que teve como possível reservatório um homem infectado, um cão ou um eqüino.

  1. ✂️
  2. ✂️

146Q361105 | Enfermagem, Doenças, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca dos agentes infecciosos e ectoparasitos.

Os ectoparasitos são parasitos da superfície corporal do homem, como o cravo cutâneo, a escabiose e o carrapato estrela.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q361740 | Enfermagem, Doenças, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

A doença cuja transmissão acontece pela inalação das gotículas liberadas no meio ambiente pelos doentes bacilíferos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q365390 | Enfermagem, Doenças, Enfermagem em Bloco Cirúrgico, FUB, CESPE CEBRASPE

De acordo com recentes estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), esperam-se, para 2012 e 2013, cerca de 520 mil casos novos da doença. De acordo com os cálculos, espera-se um aumento no número de casos de câncer no Brasil em relação aos dados divulgados em 2010, tal qual a tendência mundial. Entre os cânceres que atingem o sexo feminino, são esperados 53 mil casos novos de câncer de mama e 18 mil de câncer do colo do útero. Dada a alta taxa de morbimortalidade desse tipo de câncer, o governo federal brasileiro, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), criou o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo de Útero, cujas diretrizes para o rastreamento da doença foram também estabelecidas, em 2011, pelo INCA.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 41 a 45, relativos ao câncer em mulheres.

Antes de ser aprovada a vacina contra o HPV, a prevenção contra o câncer de colo do útero ocorria por meio de ações de prevenção secundária; atualmente, existem duas vacinas contra o HPV, produzidas a partir da proteína L1 do capsídeo viral: a bivalente, que protege contra os subtipos 16 e 18 do HPV; e a quadrivalente, que protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 desse vírus.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q146772 | Medicina, Doenças, Analista Judiciário Medicina, TRE AM, FCC

São fatores predisponentes para a formação de cálculos biliares de colesterol, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q359548 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Entre os anos de 1985 e 2000, verificou-se importante redução na prevalência da hanseníase no Brasil. Entretanto, essa doença continua sendo um problema de saúde que exige atenção por parte das autoridades. Acerca da hanseníase, julgue os itens a seguir.

tratamento específico do portador de hanseníase, indicado pelo Ministério da Saúde, é a poliquimioterapia, padronizada pela Organização Mundial de Saúde e constituída pelos medicamentos rifampicina, dapsona e clofazimina, administrados de forma associada, conforme classificação operacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q369583 | Enfermagem, Doenças, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Em caso de confirmação de dengue relacionada ao trabalho, deve-se informar o trabalhador, examinar os expostos, notificar o caso, emitir a CAT e orientar o empregador para controlar e(ou) eliminar os fatores de risco.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q171219 | Medicina, Doenças, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da vigilância de doenças transmissíveis, aspecto da saúde coletiva no qual é importante a participação de todos os profissionais de saúde, julgue os itens a seguir.

Um indivíduo que tenha contraído difteria não necessita de vacinação específica, pois sua imunidade é garantida pela própria doença e pelo soro antidiftérico; porém, devem ser vacinadas todas as pessoas não vacinadas ou com estado vacinal desconhecido que tenham tido contato com esse indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q367880 | Enfermagem, Doenças, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Acerca da biossegurança nos serviços de saúde, julgue os itens a seguir.

A gravidez e a lactação não são contraindicações à vacinação contra o vírus da hepatite B.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q359551 | Enfermagem, Doenças, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Com relação à tuberculose pulmonar, assinale a sequência correta de assertivas verdadeiras ou falsas.

( ) Qualquer pessoa que inala e se infecta com o agente etiológico da tuberculose fatalmente irá adquirir a doença e transmiti-la para outras pessoas.

( ) Uma pessoa com tuberculose, que está tomando os medicamentos corretamente, continua transmitindo a doença até o final do esquema de tratamento.

( ) O tratamento convencional da tuberculose dura, em média, 6 meses, e os medicamentos devem ser toma-dos diariamente.

 ( ) A baciloscopia de escarro é o método preconizado para o diagnóstico da tuberculose pulmonar em sintomáticos respiratórios.

( ) A Estratégia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose – DOTS aumenta a possibilidade de adesão ao tratamento e a redução da frequência de tuberculose multirresistente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q361757 | Enfermagem, Doenças, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Os principais aspectos envolvidos no curso evolutivo de uma doença podem ser descritos com base em um referencial chamado, por convenção, de história natural da doença, que pode ser subdividida em fases. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

A fase inicial ou de suscetibilidade da história natural da doença vai do início do processo patológico até o aparecimento de sinais e sintomas da doença; assim, embora ainda não haja sintomatologia, o organismo já apresenta alterações patológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q360357 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Há dois anos, uma mulher de 62 anos de idade iniciou quadro de demência progressiva, sendo diagnosticada doença de Alzheimer. Atualmente, a paciente apresenta dificuldades para dormir, disfagia e incontinência. Devido à sua dependência para realizar atividades diárias, é cuidada pelos familiares em casa e irá receber a visita de uma enfermeira vinculada a um serviço de saúde domiciliar.

Levando em consideração a situação hipotética apresentada e as peculiaridades no cuidado domiciliar, julgue os itens a seguir.

Na visita, a enfermeira deve avaliar o estado geral da paciente, procurando verificar o seu grau de dependência, e encorajar os familiares a assumirem todas as atividades de cuidado da paciente, tendo em vista o fato de se tratar de uma doença debilitante.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q361734 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Poço de José de Moura PB, EDUCA Assessoria Educacional

Em relação à dengue, considere as seguintes afirmativas:

1. A primeira manifestação da doença é a febre alta.

2. Dores de cabeça, náusea, vômito e prostração são alguns sintomas da doença.

3. A transmissão se faz através do contato com um doente.

 Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q361173 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

A respeito da leptospirose, que é uma doença infecciosa aguda, com envolvimento sistêmico, de caráter epidêmico, julgue os itens que se seguem.

Tem como agente etiológico o Treponema pallidum, um microrganismo da família dos espiroquetídeos.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q364842 | Enfermagem, Doenças, Técnico, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

São elementos importantes para o entendimento dos mecanismos de disseminação de microrganismos nos hospitais a fonte, a forma de transmissão e o hospedeiro susceptível. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q369277 | Enfermagem, Doenças, Enfermagem em Bloco Cirúrgico, FUB, CESPE CEBRASPE

De acordo com recentes estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), esperam-se, para 2012 e 2013, cerca de 520 mil casos novos da doença. De acordo com os cálculos, espera-se um aumento no número de casos de câncer no Brasil em relação aos dados divulgados em 2010, tal qual a tendência mundial. Entre os cânceres que atingem o sexo feminino, são esperados 53 mil casos novos de câncer de mama e 18 mil de câncer do colo do útero. Dada a alta taxa de morbimortalidade desse tipo de câncer, o governo federal brasileiro, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), criou o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo de Útero, cujas diretrizes para o rastreamento da doença foram também estabelecidas, em 2011, pelo INCA.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 41 a 45, relativos ao câncer em mulheres.

De acordo com as recomendações do INCA/MS, todas as pacientes que apresentarem citologia sugestiva de lesão intraepitelial de alto grau devem realizar colposcopia em, no máximo, três meses após o diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.