Questões de Concurso Doenças

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q367375 | Enfermagem, Doenças, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Homem de 23 anos de idade iniciou quadro de prurido discreto junto ao meato urinário, que evoluiu com eritema localizado e corrimento inicialmente claro que, gradativamente, tornou-se purulento. Esses sintomas foram também acompanhados de ardor e urgência miccional. Sua parceira sexual encontra-se assintomática. Após coleta de material para cultura, foi observada a presença de Neisseria gonorrhoeae.

Tendo como base a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

Deve-se aconselhar o paciente a realizar teste sorológico para sífilis e HIV, considerando que toda doença sexualmente transmissível aumenta o risco de outras infecções por doenças desse tipo.

22 Q369313 | Enfermagem, Doenças, Técnico Judiciário, TRT 24a, FCC

A febre maculosa é uma doença transmitida por

23 Q365165 | Enfermagem, Doenças, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Em 2002, após várias tentativas de erradicação da dengue, o Ministério da Saúde implantou o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Havia, principalmente, a preocupação com a introdução de um sorotipo que prenunciava elevado risco de epidemias de dengue e de aumento dos casos de febre hemorrágica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

É considerado suspeito de ter contraído dengue clássica o indivíduo que apresenta sintomas de febre aguda, cefaléia, mialgia, dores abdominais, sonolência, hematêmese e melena.

24 Q170139 | Medicina, Doenças, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da vigilância de doenças transmissíveis, aspecto da saúde coletiva no qual é importante a participação de todos os profissionais de saúde, julgue os itens a seguir.

A leptospirose, considerada um problema sério de saúde pública, tem como agente infeccioso um vírus, e o contágio ocorre pelo contato com água ou solo contaminados pela urina de animais como roedores.

25 Q362007 | Enfermagem, Doenças

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao dengue.

( ) A primeira manifestação é a febre alta (39 a 40°C) associada à cefaleia, artralgia, adinamia, dor retro-orbitária com presença ou não de exantema e/ou prurido.

( ) O período de incubação é de 15 a 30 dias, sendo em média de 20 dias.

( ) A sorologia é utilizada para a detecção dos anticorpos antidengue e pode ser solicitada a partir do 6o dia do aparecimento dos sintomas.

( ) A prova do laço deve ser realizada em todos os casos suspeitos de dengue, durante o exame físico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

26 Q367767 | Enfermagem, Doenças, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

O sarampo é uma doença exantemática aguda, de etiologia virótica da família paramixovirus e altamente contagiosa. Em relação ao sarampo, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

27 Q361091 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Assinale a alternativa que não é um agravo de notificação imediata (24 horas):

28 Q366082 | Enfermagem, Doenças, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

A respeito da vigilância de doenças transmissíveis, aspecto da saúde coletiva no qual é importante a participação de todos os profissionais de saúde, julgue os itens a seguir.

A leptospirose, considerada um problema sério de saúde pública, tem como agente infeccioso um vírus, e o contágio ocorre pelo contato com água ou solo contaminados pela urina de animais como roedores.

29 Q360952 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

No tratamento relativo ao Esquema Básico dos Casos Novos de Todas as formas de TB Pulmonar e Extrapulmonar, corresponde a:

30 Q364543 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária; a magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução conferem a esta doença uma grande relevância como problema de saúde pública. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar que:

I. a esquistossomose é uma doença transmissível, parasitária, causada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma mansoni. O parasita, além do homem, necessita da participação de caramujos de água doce para completar seu ciclo vital.

II. na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e fígado do hospedeiro definitivo, o homem.

III. os sintomas na fase aguda podem ser: febre, dor na cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. Na forma crônica, a diarreia se torna mais constante, alternando-se com prisão de ventre, e pode aparecer sangue nas fezes. Além disso, o paciente pode apresentar emagrecimento e endurecimento do fígado, com aumento do seu volume, conhecido popularmente como barriga d’água.

 IV. o modo de transmissão ocorre através da eliminação dos ovos do verme pelas secreções humanas como: fezes, urina e vômito. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas, que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários, que vivem nas águas doces. Após quatro semanas as larvas abandonam o caramujo e ficam livres nas águas naturais. O contato dos seres humanos com essas águas é a maneira pela qual a doença é adquirida.

V. importante ressaltar que já existe vacina contra a esquistossomose. A prevenção também consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.

Assinale a alternativa CORRETA.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.