Início

Questões de Concursos Doenças

Resolva questões de Doenças comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q360934 | Enfermagem, Doenças, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 36 anos de idade que está no segundo trimestre de gestação deve ser orientada, pelo enfermeiro, quanto aos cuidados a serem tomados durante o pré-natal. A paciente é portadora de diabetes melito há 3 anos e faz uso diário de insulina.

Com relação a esse caso hipotético, julgue os próximos itens.

O enfermeiro deve tranqüilizar a paciente e a família quanto ao risco de morte fetal, informando que ele diminui à medida que a gestação avança, uma vez que as disfunções de placenta e os riscos de acidose são maiores nos dois primeiros trimestres de gestação.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q359287 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A respeito da AIDS, de acordo com o manual de bolso sobre doenças infecciosas e para-sitárias do Ministério da Saúde, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q365201 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Paciente encontra-se com febre alta, acima de 38ºC, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik. De qual doença estamos falando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q363172 | Enfermagem, Doenças

Os vírus das hepatites virais são reconhecidos pelas suas siglas em inglês e nomeiam as diferentes formas da doença. São eles: Hepatitis A Virus (HAV), Hepatitis B Virus (HBV), Hepatitis C Virus (HCV), Hepatitis D Virus (HDV) e Hepatitis E Virus (HEV). Sobre as hepatites virais identifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q366303 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Um homem de 46 anos de idade, fumante, internado para tratamento de hipertensão e diabetes, queixava-se de cefaléia moderada e dificuldades visuais e urinárias. Diabético há 5 anos, era insulino-dependente e já esteve internado por três vezes devido a episódios de hiperglicemia. Na atual internação, queixava-se de mal-estar geral, febre e dor ao urinar, chegando a apresentar perda de consciência. Na admissão, antes de se iniciar o tratamento com anti-hipertensivos, a pressão arterial era de 150 mmHg × 90 mmHg, a freqüência respiratória, de 30 movimentos por minuto, a freqüência cardíaca, de 105 batimentos por minuto e a temperatura axilar, de 37,7 ºC.

Considerando o caso clínico hipotético descrito, julgue os itens subseqüentes acerca da assistência de enfermagem a ser instituída.

Tendo como base a classificação adotada pelo Ministério da Saúde, a hipertensão arterial apresentada pelo paciente classifica-se como hipertensão leve, podendo ser corretamente estratificada como grau de risco baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q362159 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Com relação as situações especiais na Hanseníase, marque V ou F, caso a alternativa seja verdadeira ou falsa:

( ) É comum que os primeiros sinais de hanseníase, em uma pessoa já infectada, apareçam durante a gravidez e no puerpério;

( ) A gravidez e o aleitamento materno contra-indicam a administração dos esquemas de tratamento poliquimioterápico da hanseníase;

( ) Na vigência de tuberculose e hanseníase, a rifampicina deve ser administrada na dose requerida para tratar tuberculose, ou seja, 600mg/dia;

( ) A rifampicina na dose utilizada para tratamento da hanseníase (600mg/mês) não interfere nos inibidores de protease utilizados no tratamento de pacientes com aids.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q368230 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

São infecções fúngicas oportunístas no portador do HIV:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q363183 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

De acordo com a classificação das formas clínicas de Hanseníase, a alternativa correta é:

I - Indeterminada - Placas eritematosas, eritemato - hipocrômicas, bem delimitadas, hipo ou anestésicas, com comprometimento de tronco nervoso. Baciloscopia negativa.

II - Tuberculóide - Áreas de hipo ou anestesia, parestesias, manchas hipocrômicas e/ou eritematohipocrômicas, com ou sem diminuição da sudorese e rarefação de pêlos. Baciloscopia negativa.

III - Dimorfa - Lesões pré-foveolares (eritematosas planas com o centro claro). Lesões foveolares (eritematopigmentares de tonalidade ferruginosa ou pardacenta), apresentando alterações de sensibiliade. Baciloscopia positiva.

IV - Virchowiana - Eritema e infiltração difusos, placas eritematosas infiltradas e de bordas mal definidas, tubérculos e nódulos, madarose, lesões das mucosas,com alteração de sensibilidade. Baciloscopia positiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q368929 | Enfermagem, Doenças, Enfermagem em Bloco Cirúrgico, FUB, CESPE CEBRASPE

De acordo com recentes estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), esperam-se, para 2012 e 2013, cerca de 520 mil casos novos da doença. De acordo com os cálculos, espera-se um aumento no número de casos de câncer no Brasil em relação aos dados divulgados em 2010, tal qual a tendência mundial. Entre os cânceres que atingem o sexo feminino, são esperados 53 mil casos novos de câncer de mama e 18 mil de câncer do colo do útero. Dada a alta taxa de morbimortalidade desse tipo de câncer, o governo federal brasileiro, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), criou o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo de Útero, cujas diretrizes para o rastreamento da doença foram também estabelecidas, em 2011, pelo INCA.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 41 a 45, relativos ao câncer em mulheres.

Embora a persistência da infecção provocada pelo HPV represente causa importante de neoplasia cervical, a maioria das alterações cervicais causadas por esse tipo de infecção tem pouca probabilidade de progredir.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q368944 | Enfermagem, Doenças, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Em 2002, após várias tentativas de erradicação da dengue, o Ministério da Saúde implantou o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Havia, principalmente, a preocupação com a introdução de um sorotipo que prenunciava elevado risco de epidemias de dengue e de aumento dos casos de febre hemorrágica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

O tratamento da dengue consiste em alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea, devendo o paciente manter-se em repouso, beber muito líquido e usar medicamentos prescritos para o alívio das dores e da febre.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q361990 | Enfermagem, Doenças, Auxiliar de Autópsia, Polícia Civil TO, CESPE CEBRASPE

Um homem de 44 anos de idade, com uma doença infecciosa febril aguda, recebeu o diagnóstico de malária em sua forma clínica mais grave.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

É correto concluir que o paciente em questão está com impaludismo, popularmente conhecido como maleita.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q358808 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Assinale a afirmativa VERDADEIRA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q364491 | Enfermagem, Doenças, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 36 anos de idade que está no segundo trimestre de gestação deve ser orientada, pelo enfermeiro, quanto aos cuidados a serem tomados durante o pré-natal. A paciente é portadora de diabetes melito há 3 anos e faz uso diário de insulina.

Com relação a esse caso hipotético, julgue os próximos itens.

A gestante deve ser orientada a participar ativamente no planejamento de seus cuidados relacionados à diabete, a fim de manter o controle rigoroso durante o pré-natal.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q358841 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Sobre a Ancilostomíase é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q368706 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q362053 | Enfermagem, Doenças, Enfermagem em Bloco Cirúrgico, FUB, CESPE CEBRASPE

Conhecida desde a Antiguidade, a raiva, especialmente a transmitida por cães e gatos, é uma doença que continua sendo um problema de saúde pública. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Embora não haja relato conhecido de imunidade natural humana, alguns mamíferos não são suscetíveis à infecção pelo vírus da raiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q362830 | Enfermagem, Doenças, Técnico Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito da meningite.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q363674 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção. Sobre a Raiva é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q366260 | Enfermagem, Doenças, Enfermagem em Bloco Cirúrgico, FUB, CESPE CEBRASPE

Conhecida desde a Antiguidade, a raiva, especialmente a transmitida por cães e gatos, é uma doença que continua sendo um problema de saúde pública. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

O vírus rábico é neurotrófico e sua ação no sistema nervoso central causa um quadro clínico característico de encefalite aguda, decorrente de sua multiplicação entre os neurônios.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q362690 | Enfermagem, Doenças, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Em 2002, após várias tentativas de erradicação da dengue, o Ministério da Saúde implantou o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Havia, principalmente, a preocupação com a introdução de um sorotipo que prenunciava elevado risco de epidemias de dengue e de aumento dos casos de febre hemorrágica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

A dengue é transmitida por um mosquito do gênero Aedes, por contato direto pessoa a pessoa, pela água ou por alimentos contaminados.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.