Início

Questões de Concursos Doenças Cardiovasculares

Resolva questões de Doenças Cardiovasculares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q841131 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro, EDUCA, 2020

A pericardite consiste em inflamação do pericárdio, que é o saco membranoso que envolve o coração. Pode ser uma doença primária, ou pode se desenvolver durante diversos distúrbios clínicos e cirúrgicos.
A respeito do manejo de enfermagem na pericardite, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q844163 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de Sapé PB Enfermeiro, CPCON, 2020

A Bradicardia é um termo utilizado para designar uma diminuição na frequência cardíaca. O enfermeiro, ao detectar sinais de bradicardia em um adulto, precisará se assegurar de conhecimento específico a respeito de casos suspeitos e possíveis causas associadas aos sinais do acometimento propriamente dito. Para tanto, analise as proposições abaixo acerca de Bradicardia.
I- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 60 bpm. II- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC > 60 bpm. III- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 40 bpm. IV- Algumas das causas são: Hipovolemia, Hipóxia, Hipo ou hipercalemia, Hipoglicemia, Hipotermia podem causar Bradicardia. V- Algumas das causas são: Hipertermia, Hipóxia, Hipervolemia, Trombose e Trauma podem causar Bradicardia.
Qual alternativa apresenta o conjunto de proposições que responde CORRETAMENTE acerca da Bradicardia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q842425 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica das artérias, que ocorre principalmente mediante o processo contínuo de lesões da parede arterial. Em humanos, essas lesões geralmente podem ser encontradas na aorta na primeira década de vida, nas artérias coronárias na segunda década e nas artérias cerebrais na terceira ou na quarta décadas. A formação das placas pode se tornar cada vez mais complexa, com ulceração na superfície luminal e hemorragia de pequenos vasos que crescem na lesão a partir da parede média do vaso sanguíneo. Acerca desse assunto e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Na preparação para a avaliação laboratorial dos parâmetros lipídicos e das apolipoproteínas, recomenda-se ao paciente que mantenha o estado metabólico estável e reduza a dieta habitual uma semana antes da coleta.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q841482 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) está entre as condições médicas crônicas mais comuns, caracterizada por uma elevação persistente da pressão arterial. A hipertensão tem sido uma das comorbidades mais significativas da atualidade, contribuindo para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
Quanto à hipertensão arterial, julgue o item a seguir.
Na terapia medicamentosa da HAS, recomenda-se a associação de inibidores da ECA a bloqueadores dos receptores da angiotensina.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q845075 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de Moreilândia PE Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

João, com 56 anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua e leve tontura iniciada há cerca de 30 min. Ele tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhado regularmente na sua Unidade Básica de Saúde. No exame, encontrase dispneico, agitado, com PA de 170 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 91%. Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir:
I- No serviço de emergência, deverá ser mantida em posição de Trendelenburg e ser tranquilizado.
II- Deverá ser classificada na triagem inicial como paciente em risco — cor VERDE —, devendo ser reavaliada pela enfermagem a cada 10 min até que receba atendimento médico.
III-Deverá ser instalado no paciente acesso venoso periférico e ser-lhe oferecida oxigenoterapia.
IV- O quadro apresentado por João pode ser classificado como uma urgência hipertensiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q59346 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

A avaliação da capacidade funcional dos cardiopatas toma como referência a dispneia. Os pacientes são classificados em quatro classes. Pacientes com doença cardíaca que apresentam acentuada limitação nas atividades físicas e que se sentem bem em repouso, pois pequenos esforços provocam dispneia, fadiga, palpitação ou angina do peito. Esses indivíduos apresentam cardiopatia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q842511 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de Roseira SP Enfermeiro, AGIRH, 2020

Em idosos, a pseudo-hipertensão, que está associada ao processo_____________ , pode ser detectada pela manobra de Osler, ou seja, a artéria radial permanece ainda palpável após a insuflação do manguito pelo menos 30 mmHg acima do desaparecimento do pulso radial. Completa corretamente a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q59354 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

Segundo as estratégias do Ministério da Saúde para o cuidado da pessoa com doença crônica, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial - PA (PA ≥ 140 x 90mmHg). A HAS é frequentemente associada às alterações funcionais dos chamados órgãos-alvo, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q839959 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica das artérias, que ocorre principalmente mediante o processo contínuo de lesões da parede arterial. Em humanos, essas lesões geralmente podem ser encontradas na aorta na primeira década de vida, nas artérias coronárias na segunda década e nas artérias cerebrais na terceira ou na quarta décadas. A formação das placas pode se tornar cada vez mais complexa, com ulceração na superfície luminal e hemorragia de pequenos vasos que crescem na lesão a partir da parede média do vaso sanguíneo.

Acerca desse assunto e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

No idoso de até 75 anos de idade, o tratamento da dislipidemia segue as mesmas orientações direcionadas para o não idoso.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q845904 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A fibrilação atrial caracteriza-se por excitação de alta frequência do átrio, que resulta em contração atrial dessincronizada e irregularidade da excitação ventricular. A maioria dos casos de fibrilação atrial não é genética e está relacionada a doenças cardiovasculares subjacentes. Normalmente, um gatilho inicial excita um foco ectópico nos átrios, mais comumente em torno da área das veias pulmonares, e permite um disparo não sincronizado de impulsos elétricos, levando à fibrilação dos átrios.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Antes do início da terapia medicamentosa com drogas antiarrítmicas, as possíveis causas reversíveis devem ser descartadas, e devem-se iniciar medidas não farmacológicas para o manejo clínico.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q834882 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

Em relação ao tratamento e assistência a pericartide, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q840883 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 66 anos de idade, viúvo, dono de restaurante, tem insuficiência cardíaca com suspeita de fração de ejeção reduzida, peptídeo natriurético do tipo B (BNP) = 52 pg/mL, fração N-terminal do peptídeo natriurético do tipo B (NT-proBNP) = 127 pg/mL, alteração estrutural e disfunção sistólica. Teve duas internações nos últimos 12 meses, com duração entre 7 e 27 dias para tratamento de hepatomegalia congestiva. Hipertenso há 22 anos, tem disfunção no nó sinusal e anemia ferropriva e realizou cirurgia de revascularização do miocárdio há 10 anos. Há cinco anos, submeteu-se a uma angioplastia transluminal coronária percutânea com implante de stent. O paciente deu entrada no pronto-socorro (PS) apresentando dispneia, fadiga, dor abdominal, taquicardia e edema periférico. Os sintomas estão presentes há cerca de quatro horas e, por esse motivo, os filhos levaram o paciente para a unidade. No PS, ele apresenta FC = 122 bpm, FR = 22 irpm e SatO2 = 91%.

A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O ultrassom de tórax é um instrumento usado como complemento da avaliação clínica à beira leito. Esse instrumento pode ser manuseado por não especialista em ecocardiografia, além de ter alta acurácia na detecção de congestão pulmonar e sistêmica.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q840090 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de Roseira SP Enfermeiro, AGIRH, 2020

Sobre o cateter venoso central de inserção periférica (PICC), é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q841686 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A fibrilação atrial caracteriza-se por excitação de alta frequência do átrio, que resulta em contração atrial dessincronizada e irregularidade da excitação ventricular. A maioria dos casos de fibrilação atrial não é genética e está relacionada a doenças cardiovasculares subjacentes. Normalmente, um gatilho inicial excita um foco ectópico nos átrios, mais comumente em torno da área das veias pulmonares, e permite um disparo não sincronizado de impulsos elétricos, levando à fibrilação dos átrios.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Ao se realizar o eletrocardiograma, é comum ver a substituição das ondas P por um tremor de alta frequência da linha de base, o qual pode variar em forma e amplitude.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q657136 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, FADESP, 2020

Cardiotônicos são medicamentos que melhoram a eficácia do coração. Porém, seu uso pode ocasionar um efeito iatrogênico. O técnico de enfermagem pode evitar esse efeito se, antes da administração do fármaco,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q846452 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) está entre as condições médicas crônicas mais comuns, caracterizada por uma elevação persistente da pressão arterial. A hipertensão tem sido uma das comorbidades mais significativas da atualidade, contribuindo para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
Quanto à hipertensão arterial, julgue o item a seguir.
Para avaliação primária de um paciente com HAS, é importante a confirmação do diagnóstico, a identificação da causa secundária e a avaliação do risco cardiovascular.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q846213 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) está entre as condições médicas crônicas mais comuns, caracterizada por uma elevação persistente da pressão arterial. A hipertensão tem sido uma das comorbidades mais significativas da atualidade, contribuindo para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
Quanto à hipertensão arterial, julgue o item a seguir.
O diagnóstico da pré-eclâmpsia ocorre quando a paciente tem hipertensão arterial após a 20a semana de gestação, associada a proteinúria significativa. Caso a paciente não apresente proteinúria significativa, o diagnóstico tem base em fatores como edema pulmonar, comprometimento renal, elevação das enzimas hepáticas, plaquetopenia, dor abdominal, turvação visual, cefaleia e distúrbios visuais ou cerebrais.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q146913 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

De acordo com as atuais diretrizes da American Heart Association ? AHA, as recomendações no atendimento a um indivíduo em parada cardiorrespiratória incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q843767 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de Abatiá PR Enfermeiro, FAUEL, 2020

O objetivo do Cardiovascular Suporte Avançado de Vida (ACLS) é alcançar o melhor resultado possível para os indivíduos que estão experimentando um evento de risco a vida. Sobre o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar considere as afirmativas a seguir:
I - As compressões devem ser entregues para adultos, a uma profundidade entre 2 a 2,4 polegadas (5 a 6cm), porque compressões a profundidades maiores podem resultar em lesão para os órgãos vitais, sem aumentar a probabilidade de sobrevivência. II - Indivíduo com uma via aérea avançada, deve receber compressões torácicas ininterruptas com ventilação a ser realizada uma a cada seis segundos. III - A aspiração é um componente essencial de manutenção de vias aéreas, deve-se aspirar as vias respiratórias imediatamente se houver secreção abundante, sangue ou vômito. As tentativas de sucção não devem ser superiores a 30 segundos. IV - Se um fármaco é administrado durante a RCP por via endovenosa periférica deve-se administrar a infusão em bolus (a menos que indicado de outra forma), e em seguida lavar a via com 20ml de soro fisiológico 0,9% para o fármaco atingir a circulação central mais rápidamente.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q843036 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A fibrilação atrial caracteriza-se por excitação de alta frequência do átrio, que resulta em contração atrial dessincronizada e irregularidade da excitação ventricular. A maioria dos casos de fibrilação atrial não é genética e está relacionada a doenças cardiovasculares subjacentes. Normalmente, um gatilho inicial excita um foco ectópico nos átrios, mais comumente em torno da área das veias pulmonares, e permite um disparo não sincronizado de impulsos elétricos, levando à fibrilação dos átrios.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Não existe associação da fibrilação atrial com o aumento do risco de acidente vascular encefálico e nem com a insuficiência cardíaca.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.