Início

Questões de Concursos Doenças Cardiovasculares

Resolva questões de Doenças Cardiovasculares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1020933 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Perfusionista, EBSERH, VUNESP, 2020

Constitui causa de acidose láctica na circulação extracorpórea:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q995895 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro Socorrista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Nos primeiros 5 minutos após a lesão da medula espinal acima de T6, visto que os impulsos simpáticos cardíacos se formam no nível T1-T4, é observada uma intensa atividade reflexa simpática e parassimpática mediada por receptor alfa e volumosa liberação de norepinefrina pela glândula adrenal. São sintomas comuns nesses primeiros minutos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q896608 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Avalie os itens abaixo sobre o consumo de gordura e o risco de doença arterial coronariana:

I. O colesterol alimentar apresenta menor ação hipercolesterolêmica, quando comparado aos ácidos graxos saturados.

II. O aumento da ingestão de colesterol pode contribuir significativamente para a elevação da concentração plasmática de LDL-c; essa resposta não sofre grande variabilidade interpessoal, dependente de fatores metabólicos e genéticos.

III. O tipo de ácido graxo presente no alimento deve ser observado no tratamento das dislipidemias. O óleo de coco é fonte dos ácidos láurico e mirístico, enquanto as carnes apresentam conteúdo elevado de palmítico, e o leite, de esteárico e mirístico.

IV. O ácido esteárico não eleva o colesterol do plasma, porque é rapidamente convertido a ácido oleico sob ação das enzimas hepáticas.


Quantos são VERDADEIROS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q896133 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte não só no Brasil, mas em todo o mundo. Trata-se de um grupo de doenças inter-relacionadas que incluem aterosclerose, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca entre outras. Muitas vezes, observa-se a coexistência de mais de uma doença cardiovascular em um mesmo indivíduo, o que demanda atenção nutricional especializada. Sobre o manejo nutricional do paciente com doenças cardiovasculares, analise as afirmativas a seguir:

I. Para o tratamento da aterosclerose, se indica o aumento das fibras dietéticas para 30- 45g, ou mais, por dia.

II. Recomenda-se que os hipertensos consumam menos de 2.300 mg de sódio por dia, embora se possa ter uma melhora adicional da pressão arterial pela redução de sódio para 1.500mg/dia.

III. Em caso de insuficiência cardíaca, recomenda-se restringir o consumo de líquidos a 3L por dia.

IV. Os ácidos graxos ômega-3 reduzem a concentração de triglicerídeos, sendo considerados cardioproteores.

V. Pode-se indicar a suplementação de coenzima Q10, em casos de aterosclerose, com uso de estatinas.


É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1010174 | Nutrição, Doenças Cardiovasculares, Nutricionista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma paciente do sexo feminino de 55 anos de idade compareceu ao atendimento nutricional queixando-se de dificuldade para perder peso. A avaliação nutricional mostrou índice de massa corporal (IMC) de 31,5 kg/m2, circunferência abdominal de 108 cm; pressão arterial de 145 mmHg × 90 mmHg; glicemia em jejum de 125 mg/dl; hemoglobina glicada de 6,0%; colesterol total de 190 mg/dl; LDL colesterol de 150 mg/dl e triglicerídeos de 135 mg/dl.


Considerando o caso clínico hipotético apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do quadro clínico e da prescrição dietética adequada para a paciente, bem como a respeito dos objetivos da Vigilância Alimentar e Nutricional.

A adoção da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) deve fazer parte do tratamento da hipertensão arterial sistêmica, uma vez que inclui aumento do consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gorduras e cereais integrais, além de redução no consumo de gorduras saturadas, doces, bebidas com açúcar.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q882951 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Paciente K.F.L. 49 anos deu entrada na Clínica Médica com diagnóstico de anasarca. Diante do diagnóstico em questão, um de seus principais sintomas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q903447 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A assistência de enfermagem ao paciente submetido a uma cirurgia cardíaca requer cuidados específicos para garantir a recuperação adequada. Qual dos cuidados abaixo é fundamental no pós-operatório imediato de uma cirurgia cardíaca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1020930 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Perfusionista, EBSERH, VUNESP, 2020

São exemplos de métodos de monitorização hemodinâmica minimamente invasiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q900646 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, PSF, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

No contexto do atendimento de urgências cardiovasculares, o uso imediato da desfibrilação é indicado em casos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q970997 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Ênfase 1 Enfermagem do Trabalho, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

Considerando aspectos da prática profissional em enfermagem e informações em saúde presentes nas publicações reconhecidas pelo Ministério da Saúde, julgue o item que se segue.
Uma ação de enfermagem recomendada em caso de arritmia cardíaca é transmitir segurança ao paciente para diminuir sua ansiedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q1048808 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Hemodinâmica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às vias de acesso para o cateterismo cardíaco, julgue o item a seguir.

A artéria braquial é a primeira escolha para essa abordagem por estar livre de estruturas nervosas, ser menos móvel e apresentar menor chance de espasmos.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q1039067 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermagem, TRT 8 Região PA e AP, CESPE CEBRASPE, 2022

Com relação aos saberes ligados à assistência ao paciente com angina, julgue os itens a seguir.

I Recomendar que o usuário faça uso sublingual de nitroglicerina de forma preventiva a crises de angina típicas de atividades intensas, como relações sexuais, é contraindicado.
II Evitar descongestionantes nasais está entre as recomendações típicas da equipe de enfermagem aos pacientes que sofrem com angina, em função de essa classe de medicamentos, frequentemente, elevar a frequência cardíaca.
III Ministrar nitroglicerina imediatamente após o surgimento da dor da angina pode evitar a ocorrência de infarto agudo do miocárdio.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q894176 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brasileira PI, Creative Group, 2024

Renata, técnica de enfermagem, está cuidando de um paciente com insuficiência cardíaca congestiva. Durante a troca de turno, ela observa que o paciente apresenta dispneia e edema periférico aumentado. O procedimento que Renata deve adotar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q1040682 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermagem, TRE AM, FCC

Texto associado.
Sr. Antônio, 72 anos, obeso, hipertenso, encontra-se na Unidade de Internação, acamado, no 3º pós-operatório de pancreatectomia. Ao avaliar o paciente, o profissional de enfermagem suspeitou de trombose venosa profunda (TVP), no membro inferior esquerdo.
Os sinais e sintomas locais indicativos desse quadro foram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q988781 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Um paciente adulto possui prescrição de aferição dos sinais vitais a cada 4 horas, o técnico de enfermagem aferiu a pressão arterial sistêmica e o valor da pressão sistólica foi de 135 mmHg, e o valor da diastólica foi de 88 mmHg. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, esse paciente encontra-se com a classificação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1050956 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Especialidade Enfermagem, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um paciente deu entrada em uma unidade da saúde apresentado dor torácica que, após avaliação, foi classificada como dor definitivamente anginosa. Com base nos critérios de caracterizarão da dor torácica e angina, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa

( ) O desconforto da dor anginosa geralmente é descrito com pressão, aperto ou peso no tórax, próximo à região do esterno.
( ) Assim como a dor anginosa, a dor não anginosa também pode ser precipitada por esforço, porém não é atenuada por nitratos.
( ) O desconforto anginoso estável é mais comum em pessoas do sexo masculino acima de 65 anos e tem duração maior que 15 minutos.

As afirmativas são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1049296 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Hemodinâmica, EBSERH, VUNESP, 2020

Considerando o serviço de enfermagem como um grupo organizado de pessoas, no qual é grande o número, a complexidade e a diversidade das atividades, é evidente a necessidade da divisão e distribuição do trabalho entre os seus elementos, bem como do estabelecimento do padrão de relações entre eles. Os aspectos organizacionais definem:
I. A estrutura informal refere-se aos aspectos da organização que foram planejados formalmente e que emergem de interações e relacionamentos sociais entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. II. Espera-se que a estrutura formal possua estratégias de enfrentamento de situações para que não se desenvolva uma estrutura informal sem padrões bem estabelecidos. III. Hierarquia está relacionada com a especialização vertical, que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade, tendo os superiores certo tipo de autoridade sobre os subordinados.
De acordo com as definições, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1020932 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Perfusionista, EBSERH, VUNESP, 2020

Consiste no contato do sangue com superfícies estranhas, com ativação do endotélio vascular, produção de citocinas inflamatórias e cascata fibrinolítica após início da perfusão. Esse fenômeno refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1051740 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Terapia Intensiva, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item seguinte, a respeito do atendimento, por profissionais da saúde, a indivíduo adulto com parada cardiorrespiratória, de acordo com os guidelines da American Heart Association, de 2015 e 2017.

A investigação rápida das causas tratáveis dos ritmos não chocáveis de parada cardíaca é embasada nos 5 H e nos 5 T.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q1049303 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Hemodinâmica, EBSERH, VUNESP, 2020

O sistema cardiovascular é formado pelas artérias, veias, vasos sanguíneos e pelo coração e é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo, entre outras funções. De acordo com a anatomia cardiovascular, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.