Início

Questões de Concursos Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Resolva questões de Doenças Crônicas Não Transmissíveis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q899115 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença do colágeno autoimune inflamatória que acomete quase todos os órgãos do corpo. Sobre o LES, analisar os itens.

I. O LES resulta de um distúrbio da regulação imune, que leva à produção exagerada de autoanticorpos.
II. Os sintomas sistêmicos relacionados ao lúpus incluem febre, fadiga, perda de peso e, possivelmente, artrite e pleurite.
III. Quando afeta o sistema renal, ocorre nefrite, designada como nefrite lúpica. São observados níveis séricos diminuídos de creatinina e hipertensão arterial.
IV. Os exames de sangue revelam anemia leve, plaquetas elevadas, leucocitose ou leucopenia e anticorpos antinucleares positivos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q912145 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Orlândia SP, Consulplan, 2023

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes existem, atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
(Disponível em: Ministério da Saúde.)

Em relação ao Diabetes mellitus, que é uma doença ligada ao metabolismo da glicose em decorrência pela falta ou má absorção de insulinas, sendo este hormônio produzido pelo pâncreas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q896461 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Diabetes Mellitus tipo 2 é um distúrbio, caraterizado por hiperglicemia crônica, acompanhada por alterações no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, que são consequência tanto dos defeitos na secreção como na ação da insulina. A consulta de enfermagem é fundamental no acompanhamento e controle do paciente acometido por essa patologia.

Sobre o Diabetes, analise as afirmativas abaixo:

I. A consulta de enfermagem tem o objetivo de conhecer a história pregressa do paciente, seu contexto social e econômico, grau de escolaridade, avaliar o potencial para o autocuidado e avaliar as condições de saúde.

II. O Processo de Enfermagem, contido na consulta de enfermagem, deve estabelecer os diagnósticos das necessidades de cuidado ao paciente portador de DM tipo 2. Para tanto, a avaliação do enfermeiro quanto às necessidades do paciente deve ser pautada no escore de Framingham, que demostrará o risco de doença renal.

III. Nas consultas de enfermagem, o processo educativo deve preconizar a orientação de medidas para a administração medicamentosa, especialmente da insulina, e que comprovadamente melhorem o controle da glicemia. As orientações sobre mudança de estilo de vida deverão ser realizadas após o controle glicêmico.

IV. O Processo de Enfermagem (PE) deve estabelecer ações que auxiliem a pessoa a conhecer o seu problema de saúde e os fatores de risco correlacionados, além de identificar vulnerabilidades, prevenir complicações e conquistar um bom controle metabólico que, em geral, dependem da mudança do estilo de vida, de uma alimentação regular e da prática de exercícios físicos.


Estão CORRETAS apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1035269 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, os sinais e sintomas de diabetes podem ser classificados como típicos e sugestivos.

Entre os sinais sugestivos de hiperglicemia está a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q957468 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A obesidade é um problema de saúde pública, uma epidemia mundial que acomete grande parte da população adulta e, mais recentemente, adolescentes e crianças. Estima-se que mais de 1,53 bilhão de adultos no mundo estará com excesso de peso em 2035, sendo que hoje, no Brasil, mais de 55% da população adulta apresenta esse problema (World Obesity Federation, 2024). O profissional de enfermagem deve estar atento a esses índices e aos impactos que isso causa na saúde da população.

Considerando o atendimento a pacientes com obesidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A obesidade é uma condição clínica crônica, resultado da interação de fatores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais. Está associada a uma série de afecções de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, certos tipos de câncer, problemas articulares, entre outros.
II. A obesidade causa impactos físicos, mas ainda não foi encontrada em pesquisas recentes uma relação entre a obesidade e danos psicológicos, como baixa autoestima, ansiedade e depressão.

III. A arteriosclerose ou “endurecimento das artérias” é a doença mais comum das artérias. Alguns dos fatores de risco associados à arteriosclerose são obesidade, estresse e falta de atividade física. A enfermagem contribui diretamente para o processo educativo, orientando os pacientes sobre a importância de se engajar em programas de exercícios físicos supervisionados, incentivando a melhoria da alimentação, conforme orientação da equipe de saúde e fornecendo suporte emocional.
IV. O tratamento da obesidade envolve apenas a abordagem farmacológica e cirúrgica, sendo a alimentação e o exercício físico complementares a esses tratamentos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q905508 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. O tratamento consiste em dieta, atividade física e medicamentos que reduzem os níveis de glicose, como por exemplo a insulina. Considerando as formulações de insulinas disponíveis no Brasil, associe as duas colunas, relacionando os tipos de insulinas com sua classificação.


1. Insulinas Basais.


2. Insulinas Pré-Misturadas.


3. Insulinas Prandiais.


( ) NPA/Asparte.


( ) Insulina de ação intermediária.


( ) Insulina de ação rápida.


( ) NPH/Regular.


A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q971053 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Ênfase Enfermagem do Trabalho, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Os maus hábitos de vida são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte no Brasil.


Considerando esse contexto, julgue o item seguinte, acerca das recomendações e dos tratamentos estabelecidos pelos programas de promoção da saúde do Ministério da Saúde.


O indivíduo que deseja parar de fumar deve aferir o seu grau de dependência à nicotina, sendo recomendado para tanto o teste de Fagerström.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q897387 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Fernando, ao observar um tumulto dentro de sua sala de urgência, verificou um paciente que deu entrada por meios próprios, acompanhado de sua companheira que refere que o paciente tem a condição de Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), obeso sem acompanhamento clínico, e que sentiu uma dorno peito e logo em seguida desmaiou. Qual procedimento deve ser tomado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q901330 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro Padrão, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Uma paciente de 60 anos, hipertensa e diabética, submeteu-se a uma colecistectomia videolaparoscópica. Qual a melhor estratégia para a prevenção de trombose venosa profunda (TVP) no pós-operatório?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q905509 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

João é um homem de 50 anos, geralmente saudável, que decidiu começar um programa de corrida para melhorar sua forma física. Durante uma corrida leve em um parque, ele começou a sentir mal-estar e apresentou sintomas de falta de ar, palpitações e dor no peito. Ele parou imediatamente e sentou-se para descansar. João foi avaliado no pronto atendimento e apresentou: pressão arterial: 160/95 mmHg. frequência cardíaca: 160 bpm, frequência respiratória: 24 rpm, temperatura: 36,8°C e saturação de oxigênio: 94% em ar ambiente. Os termos técnicos usados para relatar as situações apresentadas em destaque são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q893758 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Assistência Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

O conhecimento do Eletrocardiograma (ECG) capacita os técnicos de enfermagem a desempenhar um papel essencial na avaliação, monitoramento e cuidado de pacientes com problemas cardíacos, contribuindo para a entrega de cuidados de saúde de alta qualidade e segurança. Em relação às ondas gráficas normais de um ECG, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Onda P.
2. Onda T.
3. Complexo QRS.
4. Intervalo PR.

Coluna 2
( ) É a primeira onda registrada em qualquer derivação do ECG, ela representa a ativação dos átrios.
( ) É dada pelo início da onda P até o início do complexo QRS.
( ) Representa a repolarização ventricular e esse processo se realiza no mesmo sentido da ativação ventricular.
( ) Representa a ativação ventricular e apresenta uma morfologia pontiaguda, ao contrário das arredondadas P e T.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q903517 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, ESF, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

As doenças crônicas degenerativas, são doenças progressivas e que interferem na qualidade de vida de seus portadores e sua gravidade pode levar a um evento que cause morbidade ou mortalidade. Acerca dos exemplos de doenças dos quatro graus de severidade da condição crônica das doenças cardiovasculares, relacione a coluna 1 com a coluna 2:

Coluna 1
(1)Grau 1: presença de fatores de risco ligados aos comportamentos e estilos de vida na ausência de doença cardiovascular.
(2)Grau 2: condição crônica simples.
(3)Grau 3: condição crônica complexa ou presença de fatores de alto risco para complicações cardiovasculares.
(4)Grau 4: condição crônica muito complexa ou de muito alto risco.

Coluna 2
(__)Hipertensão Arterial Sistêmica.
(__) Tabagismo.
(__)Cardiopatia isquêmica.
(__)Microalbuminúria/proteinúria.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q894867 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Marque a alternativa em que o valor da pressão arterial configura Hipertensão estagio II, no adulto maior de 18 anos, segundo o Ministério da saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q902810 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro do Hospital, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Segundo a linha de cuidados do Ministério da Saúde, a Pré-hipertensão para pessoas com idade igual ou maior de 18 anos, apresenta como característica, EXCETO o que se afirma na opção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q901327 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro Padrão, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

É a importância da avaliação da pressão venosa central (PVC) na prática clínica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q886023 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Monte Castelo SC, FUNDATEC, 2024

A administração de insulina é uma prática essencial e complexa no contexto do cuidado de pacientes com diabetes, com particular importância para os técnicos de enfermagem. Envolve não apenas a compreensão dos diferentes tipos de insulina e suas características farmacológicas, mas também a habilidade técnica necessária para o preparo e administração adequada da medicação. Referente aos aspectos importantes no preparo e na aplicação dessa medicação, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O ângulo da agulha no momento da aplicação da insulina tem como objetivo evitar injeção intramuscular.

( ) A reutilização de seringas de insulina e de agulhas descartáveis para canetas não é uma prática usualmente recomendada, por aumentar o risco de lipodistrofia.

( ) É recomendado homogeneizar as suspensões de insulina humana (NPH e bifásicas) com movimentos suaves para reduzir a variabilidade da concentração de insulina aplicada e da ação da insulina.

( ) Deve-se fazer assepsia com álcool 70% líquido no local escolhido para aplicação e esperar secar, após, esticar a pele e aplicar a insulina.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1005089 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Leonora, 60 anos, com diabetes mellitus diagnosticada há 5 anos, em acompanhamento contínuo na unidade básica de saúde, vem para a consulta de rotina. Após avaliação dos pés, identificamos: sensibilidade presente, deformidade ausente e úlceras ou cicatrizes de úlceras ausentes.
Segundo o exame clínico do pé diabético, conclui-se que a categoria de risco e o melhor manejo para Leonora são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q885805 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

A diabetes é uma doença crônica que afeta os idosos com grande prevalência. A descompensação aguda grave no diabético com hiperglicemia pode gerar produção de corpos cetônicos (pela queima de gordura corporal), desidratação e alterações em graus variáveis da consciência. Esses sintomas são referentes a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q955278 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, ESF I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre as doenças crônicas, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.