Início

Questões de Concursos Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Resolva questões de Doenças Crônicas Não Transmissíveis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q888565 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

A senhora H.J.L foi, pela manhã, para a Estratégia de Saúde da Família na qual é atendida para sua consulta de seguimento clinico de Hipertensão Arterial. Na sala de espera, a paciente referiu tontura e foi atendida pela equipe de enfermagem. Ao aferir os seus sinais vitais, a técnica de enfermagem identificou:

PA 160x110mmHg; FC: 110bpm; FR: 19 irpm; T: 36,5ºC.

A nomenclatura correta para as alterações identificadas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q905237 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro II, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial - 2020, analise as afirmativas a seguir:

I. A ingestão recomendada de sódio para indivíduos hipertensos e para a população em geral é de até 2 g/dia, sendo recomendada também a exclusão de alimentos ultraprocessados, como carnes processadas, bacon, conservas, enlatados, temperos e molhos prontos.
II. A perda de peso corporal é uma das metas de tratamento do paciente hipertenso, especialmente em casos de sobrepeso ou obesidade, visto que a redução do peso apresenta efeito hipotensor significativo.
III. O consumo de laticínios, especialmente os de baixo teor de gordura, deve ser incentivado para pacientes hipertensos, pois esses alimentos fazem parte das recomendações do padrão alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension).
IV.O padrão alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) apresenta efeito hipotensor importante devido à inclusão de alimentos in natura, laticínios com baixo teor de gordura, e à limitação do consumo de carne vermelha e ultraprocessados.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q971052 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Ênfase Enfermagem do Trabalho, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Os maus hábitos de vida são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte no Brasil.


Considerando esse contexto, julgue o item seguinte, acerca das recomendações e dos tratamentos estabelecidos pelos programas de promoção da saúde do Ministério da Saúde.


Os alimentos in natura ou os minimamente processados devem ser a base da alimentação saudável, e a utilização, nas preparações culinárias, de óleos, gorduras, sal e açúcar, desde que em quantidades moderadas, contribui para diversificar e tornar mais saborosos os alimentos sem comprometer seu balanceamento nutricional.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q893751 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Assistência Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

Um paciente chega ao pronto atendimento com as seguintes queixas: dificuldade para respirar, dor no peito ao respirar fundo e tosse com catarro de cor amarelada. Conforme as terminologias utilizadas na área da saúde, assinale a alternativa que corresponda respectivamente às queixas referidas pelo paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q962219 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente adulto, 45 anos, que faz uso contínuo de medicação anti-hipertensiva, apresenta hipertensão sustentada não controlada, com base nos valores de pressão arterial (PA) medidos no consultório.

Esse conceito está relacionado à permanência de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q885682 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem 35H, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

A cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação aguda que ocorre tipicamente no diabetes tipo 1, mas pode também ocorrer no tipo 2.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1006259 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Perfusionista, EBSERH, VUNESP, 2020

A proteção miocárdica consiste na redução do metabolismo local com a finalidade programada de isquemia durante a circulação extracorpórea (CEC). Qual o nome dessa medida e por qual razão ocorre?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1006265 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Perfusionista, EBSERH, VUNESP, 2020

Durante a circulação extracorpórea (CEC), administra­ -se sempre uma droga anticoagulante, pois a chance de ocorrerem problemas com a coagulação é alta em função da resposta ao contato do sangue com diversas matérias. Assinale a alternativa que contém a droga mais comumente utilizada e, também, a utilizada para a sua neutralização após o procedimento, nessa ordem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q886806 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Conceitua-se Acidente Vascular Encefálico (AVE) como a interrupção dos vasos que levam o sangue ao cérebro por meio de um entupimento ou rompimento, provocando uma paralisia cerebral. São sinais facilmente identificáveis para o reconhecimento do AVE, de acordo com a escala de Cincinnati:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q905238 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro II, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é realizado por meio de exames de imagem, que ajudam a identificar a área do cérebro afetada e o tipo do derrame cerebral. A tomografia computadorizada de crânio é o método de imagem mais utilizado para a avaliação inicial do AVC isquêmico agudo, demonstrando sinais precoces de isquemia. Ao chegar ao hospital, os cuidados clínicos de emergência para um paciente com AVC incluem:

I. Verificar os sinais vitais, como pressão arterial e temperatura, para monitorar a condição geral do paciente e orientar o tratamento.
II. Checar a glicemia para identificar e tratar hipoglicemia ou hiperglicemia que possam exacerbar os sintomas.
III. Colocar o paciente em posição supina (deitada de costas), exceto se houver vômitos, quando deve ser colocado em posição lateral para prevenir aspiração.
IV.Colocar o acesso venoso no braço que não está paralisado para facilitar a administração de medicamentos e evitar complicações adicionais.
V. Administrar oxigênio se o paciente apresentar sinais de hipoxemia ou dificuldade respiratória.

Sobre as asserções acima, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q885627 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

De acordo com a 8ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2021), os valores pressóricos que indicam uma pressão normal são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q883374 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem Samu, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O controle da pressão arterial (PA) é fundamental para o diagnóstico e acompanhamento da hipertensão. Sobre a PA, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q1006258 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Perfusionista, EBSERH, VUNESP, 2020

Assinale a alternativa contendo as informações que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte texto:
O manejo da oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) tem complicações ___________ , como coagulação do sistema. A configuração ECMO _________ é a modalidade de escolha para casos de insuficiência respiratória com função cardíaca preservada. Na membrana oxigenadora, ocorre a difusão dos gases entre o sangue do paciente e o fluxo de gás fresco, permitindo a oxigenação do sangue venoso e a remoção do dióxido de carbono. Para se determinar a mistura gasosa no fluxo de gás fresco, deve-se ajustar no misturador de gases a __________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q869053 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial considera a hipertensão estágio 1 caracterizada por P.A. sistólica e P.A, diastólica, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q883988 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, IF TO, IF TO, 2024

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Sobre as condições padronizadas para a medida da pressão arterial, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q893717 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Assistência de Enfermagem I, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

A asma é uma condição crônica das vias respiratórias caracterizada por inflamação e estreitamento dos brônquios. Sobre essa patologia em adultos, analise as assertivas abaixo:

I. Os sinais e sintomas mais comuns da asma consistem em tosse, dispneia e sibilos.
II. A expiração exige esforço e torna-se prolongada.
III. As crises de asma ocorrem frequentemente à noite ou no início da manhã para grande parte dos pacientes.
IV. O paciente pode ter a sensação de aperto torácico em momentos de crise.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q889112 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem Plantonista, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A Hipertensão Arterial tem alta prevalência e é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Não obstante, o dano vascular ocorre não apenas em hipertensos, mas pode estar presente também nos pré-hipertensos. De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE os valores que classificam pessoas com idade igual ou maior de 18 anos como pré-hipertensos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q882713 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Um paciente com diabetes mellitus está prestes a receber uma dose de insulina. O técnico de enfermagem deve realizar a punção capilar para medir a glicemia antes da administração. Qual é a faixa ideal de glicemia para a administração segura da insulina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q882214 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

Qual é o sinal mais indicativo de um acidente vascular cerebral (AVC) que o técnico de enfermagem deve estar atento durante o atendimento de urgência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q1006268 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Perfusionista, EBSERH, VUNESP, 2020

Dentre os procedimentos mais comuns na cardiologia intervencionista, destacam-se as intervenções coronárias percutâneas (ICP) com balão. Com o advento dos stentse as inovações tecnológicas dessa especialidade, os riscos ficaram melhor controlados. No entanto, o enfermeiro de unidades dessa área deve sempre estar preparado para um cenário de complicações e procedimentos de urgência. São complicações associadas às ICPs:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.