Início

Questões de Concursos Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Resolva questões de Doenças Crônicas Não Transmissíveis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q960241 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

As linhas de cuidado descrevem rotinas do itinerário do paciente, contemplando informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde. Nesse contexto, a linha de cuidado de hipertensão arterial recomenda que, para todo adulto que vier à Unidade de Atenção Primária para: consulta, atividades educativas, procedimentos, entre outros, e para o qual não haja registro no prontuário de ao menos uma verificação da Pressão Arterial (PA) nos últimos dois anos, deve ser verificada e registrada a PA. Esse rastreamento deve acontecer para todos os adultos com idade igual ou maior que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q913137 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Dois Vizinhos PR, FAU, 2023

A definição a seguir diz respeito a qual conceito importante nas orientações do Agente Comunitário de Saúde: “são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as mais comuns”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q953910 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

Sobre os cuidados de primeiros socorros em casos de suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q957505 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, EBSERH, FGV, 2025

Para um paciente com diabetes mellitus, a prescrição médica para a administração de insulina é de 14 unidades de insulina regular (R) e 18 unidades de insulina NPH, ambas a serem administradas na mesma seringa, antes do café da manhã.

Considerando as boas práticas de preparo e administração de insulina, as etapas que descrevem corretamente o procedimento para a aspiração das doses são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q990038 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Desequilíbrio hidroeletrolítico ocorre quando os principais eletrólitos no corpo humano (principalmente sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, fosfato, sulfato, bicarbonato) não estejam dentro das taxas referenciais para que possam exercer normalmente suas funções. Ressalta-se que um desequilíbrio severo dos eletrólitos pode causar complicações neurológicas e cardíacas graves e, se não reconhecido e tratado prontamente, pode ser fatal.

Identifique as características referentes à hipomagnesemia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q883376 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem Samu, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A úlcera do pé diabético é uma das principais complicações do diabetes mellitus (DM). São sinais de alerta para risco de ulceração do pé em pessoas com DM:


I. Dor nos pés ao caminhar.

II. Edema.

III. Parestesia.


É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q954821 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Ao administrar medicamentos intravenosos em um paciente com hipertensão arterial e diabetes mellitus, o técnico de enfermagem percebe sinais de infiltração no local do cateter. A conduta correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q891909 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

O Diabetes Melito (DM) é um distúrbio metabólico, multifatorial, caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na ação e/ou produção de insulina. O diabetes _________________ é uma das doenças crônicas mais comuns na infância, onde há completa deficiência na produção de insulina pela destruição autoimune das células betapancreáticas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q881257 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem do Trabalho, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Tendo em vista que, para o tratamento de diabetes melito (DM), o SUS disponibiliza insulinas de ação rápida e de ação intermediária, assinale a opção correta com relação a esses medicamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q883633 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, FUNASG RJ, Consulplan, 2024

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição crônica que requer uma abordagem abrangente na Atenção Primária à Saúde (APS). Considerando as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), trata-se da melhor prática para o manejo da hipertensão arterial na APS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q883381 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

No Brasil, a hipertensão arterial atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, e é um importante problema de saúde pública.

Sobre a hipertensão arterial, não é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q1001657 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

A multimorbidade está associada a inúmeros desfechos desfavoráveis, tais como morte, hospitalização e piora da qualidade de vida.

Na multimorbidade complexa, os pacientes têm duas ou mais doenças crônicas sem que nenhuma possa ser considerada a doença índice e que acometem três sistemas orgânicos (nervoso, respiratório e cardiovascular).

Assinale a opção que apresenta um quadro de multimorbidade complexa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q890852 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Em relação às complicações crônicas do diabetes e a assistência de enfermagem a pacientes diabéticos, classifique V para verdadeiro e F para falso:
( ) A retinopatia diabética é uma das principais complicações do diabetes mellitus tipo 1. Essa condição apesar de ser grave, não chega a causar cegueira.
( ) O acompanhamento e tratamento de lesões nos pés decorrentes do diabetes demanda uma equipe multidisciplinar e requer uma adequada adesão ao paciente.
( ) As doenças cardiovasculares se apresentam de forma mais branda e tardia em pacientes diabéticos do que em pacientes hígidos.
( ) A principal complicação do diabetes mellitus tipo 1 é a cetoacidose diabética, que pode ser desencadeada porfatores como omissão de dose de insulina ou situações de estresse agudo como infecções, traumas ou emergências cardiovasculares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q960235 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

As complicações do pé diabético são responsáveis por 40% a 70% do total de amputações não traumáticas de membros inferiores na população geral, sendo que uma grande parcela desses casos é considerada evitável. O pé diabético pode ser classificado, de acordo com sua etiopatogenia, em: neuropático, vascular ou misto. Com base nessa classificação e nos sinais e sintomas, assinale a alternativa que apresenta características do pé neuropático.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q883989 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, IF TO, IF TO, 2024

25kg/m²):"> Segundo a Associação Americana de Diabetes, conforme consta no CAB 36, a probabilidade de apresentar diabetes ou um estado intermediário de glicemia depende da presença de fatores de risco. Considerando os critérios para rastreamento do diabetes em adultos assintomáticos, qual dos critérios abaixo não caracteriza um critério de rastreamento quando associado ao excesso de peso (IMC >25kg/m²):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q883990 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, IF TO, IF TO, 2024

A verificação da pressão arterial é uma etapa essencial na avaliação dos sinais vitais. Em indivíduos em uso de anti-hipertensivos, com disautonomia ou pacientes idosos a hipotensão postural precisa ser investigada. Assinale a alternativa que descreve corretamente a técnica para a pesquisa da hipotensão postural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q889121 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem Plantonista, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A Organização Mundial da Saúde (2009) estima que glicemia elevada é o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura, superada apenas por pressão arterial aumentada e uso de tabaco. Neste contexto, considerando a importância dos cuidados de enfermagem frente à monitorização glicêmica, de acordo com a Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020), é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q891553 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais frequente das doenças cardiovasculares. É também o principal fator de risco para as complicações mais comuns, como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal. O método que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q872101 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas com Diabetes, o que representa 6,9% da população nacional. A prevenção e o controle da diabetes são fundamentais para reduzir o risco de complicações associadas à doença e promover a saúde em geral. A melhor forma de prevenir e controlar a Diabetes, é:

I. Praticando atividades físicas irregularmente.
II. Mantendo uma dieta equilibrada.
III. Adotando o consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.