Início

Questões de Concursos Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Resolva questões de Doenças Crônicas Não Transmissíveis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q44131 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

Na tabela a seguir, relacione as principais complicações da Terapia Renal Substitutiva Contínua descritas na coluna da esquerda, com as medidas preventivas descritas na coluna da direita.

1. Hipotensão
2. Hipotermia
3. Desequilíbrio hidroeletrolítico
4. Desequilíbrio. ácido/básico 
5. Embolia

( ) monitorar os níveis de bicarbonato e os valores da gasometria do sangue arterial.
( ) usar cobertor de aquecimento.
( ) usar dispositivo luer lock nos orifícios dos cateteres.
( ) reduzir a velocidade da bomba de sangue temporariamente.
( ) monitorar níveis de sódio, lactato, potássio e cálcio e repor se necessário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, das complicações indicadas na coluna da direita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q23547 | Noções de Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de enfermagem, CEP 28, IBFC

O paciente com diabetes Mellitus pode apresentar sintomas de hipoglicemia. Assinale a alternativa correta, quanto à sintomatologia da hipoglicemia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q59381 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 tem como objetivo prevenir e controlar seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados para a atenção aos portadores de doenças crônicas. Das alternativas apresentadas a seguir, qual apresenta um fator de risco para as DCNT?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q21250 | Noções de Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

De acordo com resultados do VIGITEL, 2010, pode-se afirmar, sobre a prevalência de fatores de risco e prevenção para as DCNT, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q842522 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Prefeitura de Tenório PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Em relação à epilepsia, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q845706 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Prefeitura de Tenório PB Enfermeiro, CPCON, 2020

Leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:

I- Diurese se refere à secreção de urina.

II- Disúria se refere a uma micção com presença de leucócitos na urina.

III- Nictúria se refere ao despertar à noite para urinar.

IV- Enurese se refere à emissão involuntária de urina frequentemente à noite.

V- Hematúria consiste na micção dolorosa ou difícil.

Em relação aos conceitos básicos e anormalidades do trato urinário, está CORRETA o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q840333 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Prefeitura de Passagem PB Enfermeiro Plantonista, EDUCA, 2020

A Hipertensão Arterial, o Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas representam as principais Doenças Crônicas não Transmissíveis. Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil. Segundo Ministério da Saúde aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) no país.
Sobre as doenças crônicas não transmissíveis, analise os itens:
I. Uma doença crônica é caracterizada pelos seguintes elementos: condição não tratada em três meses, não fatal no curto prazo (não emergencial), quando apresenta quadros pontuais graves. II. Fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo: fatores genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas. III. A pessoa com diabetes, principalmente Diabetes Tipo 2, terá maiores chances de se tornar um hipertenso. Para evitar possíveis complicações, o tratamento da hipertensão é imperativo, pois, se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. IV. As doenças crônicas não transmissíveis geralmente são o resultado de diversos fatores como os genéticos, ambientais, fisiológicos e até mesmo comportamentais, ou seja, de acordo com o estilo de vida da pessoa. V. A atividades físicas e dietas pobres em nutrientes corroboram para um sistema imunológico mais fraco e consequentemente mais propenso a infecções.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q44130 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

Em relação às causas cirúrgicas da disfunção aguda do enxerto renal relacionadas ao processo de transplantação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q144667 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Um paciente deu entrada em uma unidade de pronto-socorro com quadro de prurido intenso, confuso, hipertenso, taquipneico e com odor de amônia no hálito. Os exames laboratoriais apresentaram uremia, hipercalemia e anemia. Depois de confirmado quadro de insuficiência renal, o paciente foi encaminhado para hemodiálise. A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q59384 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

A prevenção das doenças crônicas não transmissíveis engloba o combate aos fatores de risco.

Qual é o fator considerado de maior risco para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q860782 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, TJ SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

         M.T., 63 anos, sexo masculino, assistente jurídico, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há cinco anos, tabagista, compareceu ao ambulatório para consulta de enfermagem de acompanhamento. Informou que vinha fazendo uso regular da medicação para hipertensão e diabete, seguindo corretamente as orientações sobre a alimentação e conseguindo fazer cerca de 20 minutos de caminhada, aos domingos. Queixou-se que, nas últimas semanas, apresentou episódios de tonturas ao se levantar bruscamente, que cessavam rapidamente. Ao exame físico, o enfermeiro obteve temperatura axilar = 36,7 ºC, pulso = 72 batimentos por minuto, pressão arterial = 138 x 88 mm Hg, peso = 84200 g, altura = 175 cm, circunferência abdominal = 93 cm. Ao analisar os resultados de exames recentes apresentados pelo funcionário, contatou glicemia de jejum = 105 mg/dL, hemoglobina glicada = 5,8%.

Ao aferir a pressão arterial de M.T., o enfermeiro deve, entre outros cuidados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q28830 | Noções de Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Sobre as principais recomendações não medicamentosas para prevenção primária da HAS, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q28831 | Noções de Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, sobre a classificação da pressão arterial de acordo com a medida casual no consultório (eletivo) para maiores de 18 anos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q59385 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

De acordo com a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica, dentre os fatores de risco mais importantes para a morbimortalidade relacionada às doenças crônicas não transmissíveis consideram-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q834802 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Medico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Nas últimas décadas, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) passaram a liderar as causas de óbito no país, ultrapassando as taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias (DIP) na década de 80. São todas doenças consideradas como DCNT de maior mortalidade, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q846617 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, AL AP Analista Legislativo Enfermeiro, FCC, 2020

As quatro doenças crônicas de maior impacto mundial (doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas) têm quatro fatores de risco em comum. São elas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q843716 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

Os distúrbios metabólicos no paciente adulto têm causas distintas, mas que podem provocar situações de atendimentos de urgência significantes. O Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo são duas faces da mesma moeda, representam alterações antagônicas oriundas da mesma glândula (Tireoide). Sendo assim, analise as assertivas abaixo e marque V para Verdadeiro e F para Faso:
( ) Os possíveis sinais e sintomas apresentados por um paciente que desenvolve hipotireoidismo são letargia, fadiga extrema, raciocínio lento, lentidão das funções corporais, queda de cabelo, pele seca, unha quebradiça. ( ) Os exames de escolha para o diagnóstico das doenças da glândula tireoide são dosagem sérica do TSH, T3 e T4 (laboratorial), ultrassonografia. ( ) A Doença de Graves é uma doença autoimune contra o receptor do hormônio TSH. ( ) O hipetireoidismo é definido como o aumento na produção dos hormônios tireoidianos e o hipotireoidismo é a diminuição desta produção. ( ) Os hormônios Triíodotironina (T3) e Tiroxina (T4) atuam para a produção e para a formação dos hormônios da tireoide.
De acordo com as assertivas acima, assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q146174 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

Acerca da insuficiência renal, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q844294 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 30 anos de idade, fumante há 10 anos, com peso de 120 kg, chegou a uma unidade básica de saúde (UBS) com queixa de cefaleia na região da nuca. Ao se verificar a pressão arterial dele, essa medida correspondeu a 168 mmHg x 135 mmHg. O paciente informou também que não faz nenhum controle da própria saúde.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
Nos pacientes de risco nos quais a IRC não foi identificada na primeira avaliação, recomenda-se a reavaliação da TFG e do EAS anualmente. Essa avaliação deve ser realizada no contexto do cuidado dos pacientes com fatores de risco, na UBS.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.