Início

Questões de Concursos Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Resolva questões de Doenças Crônicas Não Transmissíveis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q903457 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

O controle da diabetes mellitus é fundamental para evitar complicações crônicas. Qual dos seguintes exames é utilizado para o diagnóstico da diabetes mellitus?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q971051 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Ênfase Enfermagem do Trabalho, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Os maus hábitos de vida são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte no Brasil.


Considerando esse contexto, julgue o item seguinte, acerca das recomendações e dos tratamentos estabelecidos pelos programas de promoção da saúde do Ministério da Saúde.


Como o ato de fumar é um comportamento aprendido, o tratamento que se recomenda ao indivíduo que deseja parar de fumar é o baseado no modelo cognitivo comportamental, o qual visa à promoção de mudanças de crenças e à desconstrução de vinculações comportamentais ao ato de fumar.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q906586 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a maior causa de mortes no país. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida. Assinale a alternativa correta em relação ao IAM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

344Q1006174 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Hemodinâmica, EBSERH, VUNESP, 2020

A intervenção coronária percutânea (ICP) pode se associar a potenciais complicações que cursam com significativa morbimortalidade.
Em relação ao assunto, afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q893546 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

São sintomas cardíacos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q960648 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O Ministério da Saúde recomenda através das estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica hipertensão arterial sistêmica que o enfermeiro, ao realizar a consulta de enfermagem, realize a educação em saúde para o autocuidado. Para que sejam feitas as recomendações nutricionais para as pessoas com pressão arterial limítrofe ou com hipertensão arterial, além da investigação do consumo alimentar do paciente, é necessário que realize também a investigação da condição nutricional, pois ela indica quais caminhos o profissional deverá seguir. Para tanto, o enfermeiro deve obter os seguintes dados antropométricos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q884618 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Água Santa RS, FUNDATEC, 2024

A asma é uma condição crônica das vias respiratórias caracterizada pela inflamação e pelo estreitamento das vias aéreas. São sinais e sintomas dessa patologia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q920204 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

Em relação ao Diabetes Melitus (DM), assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q894865 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

O Ministério da Saúde recomenda que toda pessoa com Diabetes Mellitus realize o exame dos pés anualmente, identificando fatores de risco para úlcera e amputação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um fator de risco para úlcera nos pés:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q898209 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

33,3 mmol/L); ausência de produção de cetonas e aumento da osmolalidade sérica, geralmente:"> O estado hiperosmolar hiperglicêmico não cetótico (EHHNC) é uma emergência diabética grave, e está associado a uma taxa de mortalidade de 10 a 50%. O EHHNC é mais comum em pacientes com diabetes melito tipo 2 e é desencadeado pelos mesmos fatores estressores que provocam cetoacidose diabética (NAOMET, 2022). É CORRETO afirmar que a condição se caracteriza por: concentração plasmática elevada de glicose, frequentemente acima de 600 mg/dL (> 33,3 mmol/L); ausência de produção de cetonas e aumento da osmolalidade sérica, geralmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q883640 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, FUNASG RJ, Consulplan, 2024

VSL, 78 anos, sexo masculino, natural do interior de Minas Gerais. Durante uma consulta de enfermagem na Unidade Básica de Saúde, o técnico de enfermagem aferiu a pressão arterial nos dois braços e, considerando o valor médio das duas medidas, obteve o seguinte valor: 134 x 86 mmHg. Nesse caso, o valor da pressão arterial é classificado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q907464 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro Obstetra, HRTN MG, FUNDEP, 2024

As síndromes hipertensivas na gestação se configuram como a principal causa de morbimortalidade materna no mundo. Analise os cuidados a seguir.

I. A correta aferição da pressão arterial (PA), a qual deve ser feita com a paciente sentada, aplicando o aparelho com manguito de 13 cm, no membro superior direito, mantendo-o elevado, na altura do coração.

II. Diante da pré-eclâmpsia sem sinais de gravidade, a mulher gestante deve ser orientada a aferir a pressão arterial e realizar proteinúria, ambos os cuidados semanalmente.

III. Na pré-eclâmpsia com sinais de gravidade, recomenda-se o término da gestação com 37 semanas e independentemente da idade gestacional diante de complicações, como eclâmpsia e insuficiência renal.

IV. O sulfato de magnésio deve ser o anticonvulsivante de escolha para prevenção da eclâmpsia diante de quadros de pré-eclâmpsia com PAS ≥ 160 mmHg e / ou PA diastólica ≥ 110 mmHg, e sua administração deve ser suspensa diante de oliguria (diurese ≥ 25 mL/h) e bradipneia (FR ≥ 12 mpm).

São cuidados essenciais para a prevenção, diagnóstico e tratamento das síndromes hipertensivas na gestação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q1001644 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 60 anos, com histórico de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2 mal controlados, foi diagnosticado com doença renal crônica (DRC), estágio 5, há três anos. Devido à progressão da insuficiência renal, iniciou tratamento regular com hemodiálise três vezes por semana.

A anemia, uma grave consequência da insuficiência renal crônica, provoca incapacidade física e mental, sendo responsável pela redução da sobrevida e da qualidade de vida desses pacientes.

Durante o período de hemodiálise, é imperativo que a enfermeira fique atenta para a administração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q955353 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Em relação ao coma diabético, considere as seguintes características:

I- Glicemia acima de 600 mg/dL com osmolaridade plasmática elevada.

II-Acidose metabólica grave com pH abaixo de 7,0.

III - Hipoglicemia severa com glicemia abaixo de 70mg/dL..

IV -Presença de corpos cetônicos elevados na urina.

Presença de corpos cetônicos elevados na urina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q901851 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos que incluem algumas doenças como a doença cardíaca reumática que é causada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q1035260 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Um paciente adulto apresenta dor torácica que ocorre apenas com esforços físicos prolongados e intensos.
Com essas características, a dor apresentada pelo paciente é classificada como angina
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q888319 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam o desenvolvimento da hipertensão arterial, são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q971050 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Ênfase Enfermagem do Trabalho, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Os maus hábitos de vida são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte no Brasil.

Considerando esse contexto, julgue o item seguinte, acerca das recomendações e dos tratamentos estabelecidos pelos programas de promoção da saúde do Ministério da Saúde.

Não há evidências de benefícios decorrentes dos treinamentos resistidos para a redução da pressão arterial, por isso recomenda-se aos pacientes hipertensos a prática sistemática de exercícios aeróbicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

359Q899386 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

O Acidente Vascular Cerebral tem início súbito de déficits neurológicos focais, especialmente, de um lado do corpo, distúrbio da fala, alteração da consciência, cefaleia súbita e intensa, entre outros. Como propõe o Protocolo de Suporte Básico de Vida em sua conduta de avaliação primária, deve ser avaliado o estado neurológico do indivíduo com a realização de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q918413 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

Durante o turno da tarde em uma enfermaria, um paciente idoso com diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial apresenta sinais de hipoglicemia, incluindo sudorese profusa e tremores. O técnico de enfermagem precisa saber e descrever quais informações são essenciais para serem registradas no prontuário de paciente. Essas informações são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.