Início

Questões de Concursos Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Resolva questões de Doenças Crônicas Não Transmissíveis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q972814 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Na assistência ao paciente, as ações de orientação sobre os fatores de risco para a hipertensão e rastreamento do câncer de mama correspondem, respectivamente, aos seguintes níveis de prevenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q964213 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

O diabetes mellitus do tipo I é uma doença que acomete, na grande maioria, crianças e jovens. A complicação aguda do DM do tipo I, caracterizada clinicamente pela desidratação, respiração acidótica e alteração do nível de consciência é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q900013 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Uma das formas de tratamento para a pessoa com Diabetes é a insulinoterapia.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q1039048 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, TRT 16 REGIÃO MA, FGV, 2022

Um paciente com insuficiência renal aguda decorrente da obstrução do sistema coletor de urina, em qualquer ponto, desde os cálices até a saída da bexiga apresenta insuficiência renal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q1020874 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

A nefropatia induzida por contraste é uma das causas de insuficiência renal aguda adquirida no ambiente hospitalar, sendo uma complicação potencial de paciente submetido a cineangiocoronariografia.
O tempo de vida médio para depuração dos meios de contraste em um rim com funcionamento normal é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q906587 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Assinale a alternativa correta em relação as possíveis complicações da Asma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q952814 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Em um incidente com múltiplas vítimas, o socorrista utiliza o Método START (Simple Triage and Rapid Treatment) para realizar a triagem inicial dos pacientes. Qual das alternativas abaixo apresenta a sequência correta de avaliação no Método START para classificar as vítimas de acordo com a gravidade da situação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q890647 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

M.A.S., 66 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica, apresentou pressão arterial elevada durante a aferição realizada por uma Agente Comunitário de Saúde em uma visita domiciliar. Ao questionar sobre o uso correto dos medicamentos, a usuária informou que fazia uso de captopril, metformina, rosuvastatina e AAS diariamente. Entre os medicamentos citados pela paciente, o que é utilizado para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q910122 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

O diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica (HAS) é realizado a partir de medidas de pressão arterial elevadas. Após definido e confirmado o diagnóstico de HAS e segundo o protocolo de enfermagem − volume 1 − da Secretaria de Saúde de Florianópolis, o (a) enfermeiro (a) poderá renovar as receitas de medicamentos por um período de até 6 (seis) meses, quer seja por meio de uma única receita com duração deste tempo ou por meio de múltiplas receitas com durações menores (contanto que a soma não ultrapasse os seis meses). Essa estratégia pode ser particularmente útil caso o(a) enfermeiro(a) queira que a pessoa volte para reavaliação (por ele ou qualquer outro profissional) antes de seis meses. O (A) enfermeiro(a) não deve remover da receita uma medicação de uso contínuo prescrita por profissional médico ou alterar a dose/posologia das medicações contínuas prescritas. Havendo questionamentos quando à necessidade de uso, reações adversas ou qualquer outro problema relacionado ao medicamento, o (a) enfermeiro (a) deverá discutir o caso com o médico da equipe (na ausência deste, outro médico da unidade/município deverá ser acionado).

Considerando as demais informações do protocolo, identifique quais afirmações apresentam as condições em que o (a) enfermeiro (a) poderá renovar a receita de medicamentos anti-hipertensivos:

I. A pessoa possua receita prévia emitida no último ano por médico da atenção primária do município devidamente credenciado no respectivo conselho (ou registros especiais, no caso de programas nacionais); os critérios específicos para cada conjunto de medicamentos sejam observados e cumpridos.

II. A pessoa não apresente sinais/sintomas ou demandas que exijam avaliação médica imediata (sinais/sintomas que indiquem algum problema de saúde grave); a pessoa portadora de qualquer das seguintes comorbidades ou complicações: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) prévio, doença arterial periférica, neuropatias, insuficiência renal crônica, tenha sido avaliada por médico pelo menos nos últimos 6 meses.

III. A pessoa não tenha recebido atendimento de urgência por quadro relacionado a HAS/DM, desde a última avaliação médica na APS. O (A) enfermeiro(a), conjuntamente à renovação da receita de medicamentos, realize avaliação da pessoa, de maneira pertinente ao quadro, por meio de consulta de enfermagem e, caso seja necessário, encaminhe para consulta médica;

IV. O (A) enfermeiro(a), no momento da consulta, solicite os exames complementares (de rastreio ou acompanhamento) indicados para a situação clínica da pessoa atendida (consultar a seção de exames de acompanhamento de hipertensão e rastreamento, neste mesmo documento); o (a) enfermeiro (a), no momento da consulta, cheque a adesão e os conhecimentos do usuário sobre o uso dos medicamentos prescritos e reforce as orientações de uso correto destes, incluindo orientações sobre dose, frequência de uso, interações medicamentosas e com alimentos, e possíveis efeitos colaterais.

V. A pessoa deve ter função renal preservada, comprovada por meio de registro no prontuário de resultado de exame laboratorial com Clearance de creatinina maior ou igual a 90 ml/min (calculada a partir da equação de Cockcroft & Gault), sendo que na inexistência de tal resultado no último ano é sugerido ao(à) enfermeiro(a) a solicitação do exame e renovação da receita por período compatível com a realização do exame laboratorial para avaliação posterior.

VI. O (A) enfermeiro (a), no momento da consulta ou outra atividade relacionada, deve orientar e incentivar o uso de medidas não medicamentosas, como alimentação, atividade física, cessação do tabagismo, para o controle da doença de base, quando pertinente; a pessoa deve obrigatoriamente estar presente na consulta; a pessoa seja maior de 21 anos; A pessoa que possuir problemas cognitivos (mesmo que em decorrência de idade avançada), que esteja acompanhado por responsável/cuidador.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q1001661 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Gestante, 29 anos, portadora de hipotireoidismo, diabetes mellitus tipo 2, diagnosticada há 5 anos, em uso irregular de metformina e levotiroxina. Histórico familiar significativo de diabetes e obesidade.

A gravidez foi acompanhada regularmente no pré-natal pela enfermeira da UBS. Durante o segundo trimestre, foi observado um aumento desproporcional na circunferência abdominal.

Exceto para o tamanho determinado geneticamente, assinale a opção que apresenta a principal causa de recém-nascido grande para a idade gestacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q920211 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

Conforme estabelecido no documento “Linhas de Cuidados do Adulto com Hipertensão Arterial Sistêmica” (2021), marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q1083584 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue o próximo item. Considere que a sigla DCNT, sempre que empregada, refere-se a doenças crônicas não transmissíveis.
As DCNT são enfermidades causadas por disfunções do aparelho circulatório e respiratório que atingem as populações afrodescendentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.