Questões de Concursos Doenças Infecciosas

Resolva questões de Doenças Infecciosas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q859083 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

Os fungos que causam as micoses sistêmicas são aqueles que acometem órgãos e tecidos de forma profunda, causando lesões em diferentes tecidos do corpo dos animais e de pessoas. A maioria destes agentes vivem de forma saprófita no solo e em matéria orgânica viva ou morta. Encontrado comumente em ambientes que se acumula fezes de animais. As micoses sistêmica ocorrem geralmente pela inalação de esporos que são lançados no meio ambiente pelos animais, especialmente animais silves tres. Considerando os agentes de micoses sistêmicas assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q843276 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Alto Bela Vista SC Médico Veterinário, AMAUC, 2020

A raiva (também conhecida, impropriamente, como hidrofobia), é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada pelo vírus da raiva que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.
A raiva é uma infecção viral fatal que pode ser diagnosticada pelo exame do tecido nervoso. Os corpúsculos que confirmam casos de raiva são os de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q859217 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

A raiva é causada por um vírus pertencente ao gênero Lyssavirus, família Rhabdoviridae, e este encontra-se subdividido em sete genótipos, sendo o da raiva o genótipo1. Para o Brasil, destaca a identificação de cinco variantes para o vírus. Sobre as variantes encontradas no Brasil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q843469 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Panambi RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

O tétano é uma doença causada pela ação da tetanoespasmina, uma exotoxina produzida durante a multiplicação do Clostridium tetani em condições anaeróbias. O microrganismo forma esporos que podem persistir no solo por vários anos. Entre as características do agente, dos achados clínicos e necroscópicos, analise as assertivas abaixo:

I. Os bacilos permanecem localizados no ponto em que foram introduzidos e não invadem tecidos adjacentes.

II. A tetanolisina promove necrose tecidual local.

III. Os achados necroscópicos incluem rigidez muscular e lesões articulares dos membros locomotores.

IV. A “postura de cavalete” é a postura adotada pelos animais, decorrente da flacidez muscular generalizada.

V. Pode ocorrer uma alta incidência do tétano em cordeiros após a castração, tosquia e corte da cauda.

Quais estão INCORRETAS?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q841339 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Alpestre RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

Em relação à raiva nos animais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Nos bovinos, a “raiva paralítica” é a forma clínica predominante. ( ) Uma vez introduzido nos tecidos, o vírus é transportado ao Sistema Nervoso Central (SNC) através da circulação linfática. ( ) No ciclo urbano da doença, a forma furiosa da raiva é observada mais frequentemente em gatos do que em cães. ( ) Quando observados, os corpúsculos de Negri são inclusões intranucleares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q859437 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

A raiva é uma importante zoonose, causada por um RNA vírus de fita simples envelopado, gênero Lyssavirus. De acordo com o mecanismo de infecção e replicação viral na célula hospedeira assinale a alternativa CORRETA.
I. O vírus neurotrópico migra através do fluxo axonal retrógrado ligando se a receptores de neutrofina - P75NTR. II. A proteína G do vírus da raiva se liga ao receptor acetilcolina nicotínico (nAchR) para migrar do sistema nervoso periférico para o sistema nervoso central. III. A glicoproteína NCAM, que é uma molécula de adesão neuronal atua contribuindo na neuroinvasão do vírus mais rápida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q843210 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Mata Grande AL Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Leptospirose é uma zoonose que ocorre apenas na América do Sul e que acomete o ser humano, animais domésticos e silvestres. Embora se trate de uma doença amplamente disseminada, a mesma não possui relevância como problema econômico ou de saúde pública e, por isso, não é de notificação obrigatória.

II. A ração balanceada é a quantidade de alimentos calculada para fornecer uma quantidade inferior aos requisitos nutricionais mínimos conhecidos para os animais, sem considerar as diferentes fases de sua vida.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q859101 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

As clostridioses são doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium spp. O tétano é um exemplo de síndrome neurológica causada pelas toxinas do Clostridium tetani. Considerando essa doença assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q844835 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Mata Grande AL Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um dos princípios básicos da epidemiologia é o de que os agravos à saúde ocorrem por acaso em uma população. Assim, pode-se afirmar que a distribuição desigual dos agravos à saúde é produto da ação de fatores que se distribuem igualmente e uniformemente na população.

II. Também conhecido como mal da manqueira, perna negra ou blackleg, o carbúnculo sintomático é causado pela bactéria Clarinne espirilicca. É uma doença de curso grave em ovinos e canídeos. A infecção geralmente é exógena e os esporos são ativados por lesões traumáticas.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q859459 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, febril, não contagiosa, de curta duração (e de gravidade variável, produzida por um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. É uma enfermidade de característica endêmica e enzoótica distribuída em diversas regiões tropicais das Américas e da África, sendo responsável diferentes tipos de surtos. Dentre as alternativas abaixo marque.aquela que corresponde o reservatório do vírus da Febre Amarela no seu âmbito do ciclo silvestre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q842190 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O vírus da Raiva é transmitido pela saliva, sangue ou fluidos corporais de animais doentes. Também é possível contrair essa doença por via aérea ou através da picada do mosquito arborícola transmissor.

II. A transmissão da febre maculosa ocorre através da picada de carrapatos (infectados ou não), sem o risco de ocorrer transmissão através da contaminação de lesões na pele pelo esmagamento do carrapato.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q908839 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Médico Veterinário, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

A bronquite infecciosa das aves, causada pelo Vírus da Bronquite Infecciosa (VBI), é uma doença altamente contagiosa e, economicamente, com distribuição mundial, que afeta os sistemas respiratório, reprodutivo e renal das aves, sendo os frangos seus principais hospedeiros. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o gênero do vírus causador da bronquite infecciosa das aves.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q980350 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A doença causada pela inflamação da glândula mamária em vacas em resposta à infecção por microrganismos, como bactérias e fungos, é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1017108 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Pesquisador Ciências Agrarias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de doenças infectocontagiosas dos animais de produção, julgue o próximo item.

Embora a bezerra seja a categoria mais suscetível à brucelose, as medidas de prevenção dessa doença baseiam-se na vacinação das vacas gestantes e no descarte de animais já infectados.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1031493 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A linfadenite caseosa é uma zoonose distribuída mundialmente e é conhecida pelo seu impacto econômico, já que afeta a produção de lã, carne e leite, e aumenta as condenações de carcaças, tanto na caprinocultura quanto na ovinocultura.
Assinale a opção que contém todas as formas possíveis de infecção por essa enfermidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1033350 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Sanidade Animal, UFG, IV UFG, 2024

Carbúnculo sintomático é uma enfermidade aguda, infecciosa, não contagiosa, caracterizada pelo desenvolvimento de miosite necro-hemorrágica e enfisematosa. Em relação à cadeia epidemiológica dessa enfermidade, entende-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1017110 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Pesquisador Ciências Agrarias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de doenças infectocontagiosas dos animais de produção, julgue o próximo item.

Condições de baixo conforto e bem-estar, tais como alta densidade de animais e ventilação inadequada, potencializam a ocorrência de pneumonia enzoótica suína.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1033338 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Patologia Animal, UFG, IV UFG, 2024

A sobrecarga por carboidratos em ruminantes, especialmente aqueles em condições de confinamento, resulta em quadros de acidose ruminal, timpanismo espumoso e úlceras ruminais. Nesse cenário, microrganismos como Fusobacterium necrophorum ganham a circulação a partir das úlceras ruminais e dão origem a qual outra condição patológica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1016714 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a métodos de controle de patógenos e parasitas de abelhas, julgue o item que se segue.

O controle de patógenos e parasitas de abelhas deve se restringir tanto à seleção de animais mais resistentes às doenças como à adoção controlada do uso de produtos químicos, que são formas de diminuir o risco de perdas por doenças nos apiários.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1031497 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, assinale a opção que indica as amostras que o médico veterinário deve coletar quando um ruminante é suspeito de estar com raiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.