Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1035266 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Criança de 10 anos, pesando 28 quilos, apresenta suspeita de dengue sem sinais de alarme, sem condição especial, risco social ou comorbidades.

O volume diário recomendado para hidratação oral dessa criança é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1035268 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Um paciente foi diagnosticado com Hanseníase Paucibacilar (PB). Essa Hanseníase é caracterizada pela presença de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1031697 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Uma criança chega à escola apresentando erupções na pele, na forma de pequenas bolhas com líquido, além de febre.

Esses sintomas indicam que ela contraiu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1031699 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os responsáveis por um aluno informaram à escola os horários em que ele deve tomar a dose do remédio antibiótico que está utilizando como tratamento.

Isso indica que ele apresenta uma infecção por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1002517 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, ESF, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Durante surtos de doenças transmissíveis, como a dengue, é necessário intensificar medidas preventivas e educar a população. A respeito da medida preventiva eficaz contra a transmissão da dengue, julgue as afirmativas abaixo.

I. Distribuir medicamentos antivirais para toda a população.
II. Realizar campanhas de conscientização sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
III. Incentivar a ingestão de líquidos para combater o vírus diretamente.

Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta (s)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q957466 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

A equipe de enfermagem desempenha um papel muito importante na prevenção, na promoção e no tratamento de saúde, sendo fundamental o conhecimento da doença para oferecer cuidados adequados e eficazes aos pacientes, além da oferta de educação à comunidade para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Sobre a dengue, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q957474 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Um paciente foi diagnosticado com tuberculose pulmonar ativa e está internado em um hospital.

A conduta do técnico de enfermagem que reflete corretamente o controle de infecção na situação citada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q918565 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benígna na forma clássica, e grave quando se apresenta na forma hemorrágica, considerada uma arbovirose, que tem o Aedes aegypti como mosquito vetor, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q957742 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

[Trecho retirado de matéria on-line publicada pelo g1.globo, em 09/01/2025] “O Instituto Adolfo Lutz (IAL), centro de excelência laboratorial do estado de São Paulo, confirmou na última quarta-feira (8) a detecção de norovírus em amostras fecais humanas provenientes da Baixada Santista. O norovírus é um agente infeccioso bastante conhecido pelos infectologistas e comumente associado a surtos de doenças gastrointestinais, especialmente em locais com alta concentração de pessoas e, por isso, pode causar uma explosão de casos, como aconteceu no litoral de São Paulo [...] Os sintomas da infecção por norovírus costumam ser mais intensos nos primeiros 2 a 3 dias, mas geralmente duram cerca de 3 a 7 dias; durante as primeiras 48 horas. É comum a pessoa ter várias evacuações líquidas, o que pode levar à perda significativa de líquidos, além de náuseas e vômitos. Além disso, os sintomas aparecem rapidamente, normalmente no mesmo dia em que a pessoa entra em contato com o vírus, causando mal-estar, evacuações frequentes e dores abdominais. A febre baixa também pode ocorrer, mas é menos comum”. O AGENTE ETIOLÓGICO descrito na notícia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q976451 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A sigla DST, que antes era amplamente utilizada, passou a ser substituída conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde; essa mudança reflete uma compreensão mais ampla das infecções transmitidas sexualmente, destacando que a presença de uma infecção não implica necessariamente em doença visível ou sintomática. Assinale a alternativa que apresenta o termo correto para nomenclatura dessas patologias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q986700 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras PR, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
Desde a pandemia de influenza pelo vírus _________, a vigilância epidemiológica da influenza conta com a notificação universal de __________________ de casos hospitalizados e de óbitos relacionados à influenza.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1007954 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Um profissional de saúde sofreu um acidente de trabalho com potencial exposição ao HIV. Foram tomadas todas as medidas cabíveis, incluindo a realização de testes rápidos e início da profilaxia pós-exposição (PEP) com antirretroviral (ARV).

Nesse caso, acerca da PEP e da repetição dos testes, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1031262 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Uma profissional de saúde sofreu um acidente ocupacional com exposição a material biológico. O paciente-fonte é desconhecido, e a profissional não apresentou resposta vacinal após a primeira série de doses (3 doses) contra Hepatite B.
Com base nos protocolos de profilaxia pós-exposição do Ministério da Saúde, assinale a opção que indica a conduta adequada em relação à profilaxia de Hepatite B desse profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q978278 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

Na investigação laboratorial da hepatite B, diferentes marcadores sorológicos são utilizados para determinar o estágio da infecção e o estado imunológico do paciente. Um desses marcadores permite identificar a infecção recente pelo vírus, sendo detectado no soro por até 32 semanas após a infecção, configurando critério diagnóstico da forma aguda da doença. Esse marcador é conhecido como ___________.

Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q917876 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, CIMPAJEÚ PE, ADM TEC, 2025

Em relação à evolução da febre, relacione os seguintes padrões evolutivos com as descrições adequadas.

A. Intermitente
B. Remitente
C. Recorrente
D. Irregular

1. Semanas ou dias com temperatura corporal normal até que períodos de temperatura elevada ocorram. Durante a fase de febre não há grandes oscilações.
2. A hipertermia é ciclicamente interrompida por um período de temperatura normal. Pode ser cotidiana, terçã (um dia com febre e outro sem) ou quartã (um dia com febre e dois sem).
3. Há hipertermia diária com variações de mais de 1 grau, sem períodos de apirexia. 4. Picos muito altos intercalados baixas temperaturas ou apirexia, sem nenhum caráter cíclico nessas variações.

A ordem CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1047160 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre as manifestações clínicas exclusivas da sífilis congênita tardia em crianças, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Hepatomegalia.
( ) Condiloma lata.
( ) Perda auditiva sensorial.
( ) Rágades (fissuras periorais e perinasais), gomas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1028221 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

A evolução da gripe (influenza) geralmente tem resolução espontânea em sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas. Alguns casos, no entanto, podem evoluir com complicações. Nesse sentido, um paciente idoso, internado para tratamento de influenza, apresentou manifestações clínicas que indicam complicações da doença.

Entre os sintomas que caracterizam essas manifestações, estão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1008263 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Um paciente em tratamento de tuberculose com o esquema básico começou a apresentar crises convulsivas e sintomas de psicose.
Esses são sinais de efeitos adversos provocados pelo seguinte fármaco:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q956043 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em relação às doenças de notificação compulsória, deve-se notificar um caso suspeito de meningite bacteriana em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q953503 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

As doenças imunopreveníveis são aquelas que podem ser evitadas por meio da vacinação. Os imunizantes estimulam o sistema imune a produzir uma resposta específica contra agentes infecciosos. Dessa forma, cria-se uma memória imunológica que permite ao corpo responder rapidamente em caso de exposição ao vírus, bactéria ou parasita causador da enfermidade. Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma doença imunoprevenível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.