Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q894356 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico a de Enfermagem ESF, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

Em relação a prova do laço, para um paciente adulto com suspeita de dengue, assinale a alternativa que apresenta 0 correto tempo em que o manguito deverá ficar insuflado e a quantidade de petéquias que deverá surgir, para considerar o teste como positivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q864327 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

O manejo da tuberculose (TB) abarca uma complexa teia de práticas clínicas, organização de serviços de saúde, colaborações interdisciplinares dentro e fora do campo médico, e um sólido sistema de informação e vigilância. Sobre as estratégias para o controle de tuberculose, assinale a alternativa correta: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q913701 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Águas Belas PE, ADM TEC, 2023

Analise as afirmações a seguir: I. O HIV é uma doença causada pela infecção do vírus da Aids. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+, alterando o DNA e fazendo várias cópias de si mesmo.
II. Janela imunológica é o intervalo de tempo, geralmente de 30 dias, decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo.
III. No período de janela imunológica, o vírus do HIV não pode ser transmitido, principalmente nos casos em que o resultado do teste que detecta anticorpos anti-HIV for não reagente. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q864556 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e, provocada, em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), podendo ser causada, também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, a M. africanum e a M. microti. A doença afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos. Seu diagnóstico é realizado com radiografia do tórax, além de exames laboratoriais e escarro do paciente.

Assinale a alternativa correta que apresenta a doença ora descrita

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q865602 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Os triatomíneos, popularmente conhecidos como barbeiros, são vetores da doença de Chagas, infecção que afeta oito milhões de pessoas no mundo, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sobre esta patologia identifique o mecanismo de transmissão correta ocasionado pelo barbeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q897059 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Farmacêutico, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

Sobre o HIV, leia as afirmativas a seguir:

I. O HIV-1 apresenta notável variabilidade genética e é classificado de acordo com sua sequência nucleotídica em três grupos: M (main), O (outlier) e N (non-M, non-0). Esses grupos são pouco relacionados, e, por isso, acredita-se terem sido transmitidos dos chimpanzés para o homem por transmissões independentes. O grupo M é a principal causa de AIDS mundial e apresenta-se geneticamente diversificado em uma série de subtipos, algumas vezes conhecidos como clados, que são designados por letras que vão de A até K; em diferentes partes do mundo, diferentes subtipos predominam.
II. Uma importante via de transmissão do vírus é de uma mãe infectada para seu bebê, no parto ou pelo leite materno. A taxa de transmissão de uma mãe infectada para a criança oscila de 11 até 60%, dependendo da severidade da infecção (determinada pela carga viral) e da frequência de amamentação. Fármacos antirretrovirais, como zidovudina (AZT) ou nevirapina, administrados durante a gravidez reduzem significativamente a quantidade de vírus passado ao recém-nascido, reduzindo, portanto, a frequência de transmissão.
III. O vírus é levado principalmente em células infectadas que expressam CD4, que atua como receptor do vírus, junto com um correceptor, em geral os receptores de quimiocinas ou CXCR4. O vírus livre está, ainda, presente no sangue, no sêmen, no líquido vaginal ou no leite materno. O trato gastrintestinal é um dos sítios menos dominantes da infecção primária, ao contrário do trato genital.
IV. Existem ao menos três mecanismos dominantes que causam perda de células T CD4 em uma infecção por HIV: primeiro, células infectadas podem ser mortas diretamente pelo vírus; segundo, células infectadas estão mais propensas a passar por apoptose; e terceiro, células T CD4 infectadas são mortas pelos linfócitos citotóxicos T CD8 que reconhecem os peptídeos virais. Além disso, a regeneração de novas células T é também defeituosa nas pessoas infectadas, sugerindo infecção e destruição de progenitores de células T CD4 no timo. Essa deficiência na regeneração pode prover uma explicação para a rápida progressão da doença em crianças.

Sobre as afirmativas descritas acima, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q902806 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro do Hospital, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No campo das doenças infecto-contagiosas, a importância epidemiológica da Rubéola está representada pela ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) que atinge o feto ou o recém-nascido cujas mães infectaramse durante a gestação. A respeito da rubéola, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q869741 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

“Ainda não há cura, mas há muitos avanços científicos nessa área que possibilitam que a pessoa com o vírus tenha qualidade de vida. O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização de exames. A pessoa só vai começar a tomar os medicamentos antirretrovirais quando os exames indicarem a necessidade. A medicação diminui a multiplicação do vírus no corpo, recupera as defesas do organismo e, consequentemente, aumenta a qualidade de vida. Para que o tratamento dê certo, o soropositivo não pode se esquecer de tomar os remédios ou abandoná-los. O vírus pode criar resistência e, com isso, as opções de medicamentos diminuem.” (Fonte: bvsms.saude.gov.br – Adaptado)

O trecho acima descreve o tratamento adequado de qual doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q902801 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro do Hospital, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Segundo a portaria conjunta SCTIE/MS Nº 67 de 07 de julho de 2022, com relação às apresentações iniciais da Hanseníase é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q868406 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Governador Valadares MG, Consulplan, 2024

“O potencial pandêmico faz com que a Influenza seja destaque entre outras doenças infecciosas. Muitos são os estudos que apontam a ocorrência de possíveis e comprovados eventos de influenza na história. A título de comparação, constata-se que a mais grave pandemia de influenza, a Gripe Espanhola, marcou na história um número de óbitos estimado entre 20 a 50 milhões de pessoas no mundo todo – mais que o dobro de mortes em quatro anos da Primeira Guerra Mundial.” Sobre a Influenza, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q892652 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Saúde/40h, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Em uma unidade de internação, um paciente com HIV positivo recebe alta hospitalar. A equipe de enfermagem orienta o paciente sobre os cuidados necessários em casa, incluindo a administração da medicação antirretroviral. Diante do exposto, a atitude mais importante da enfermeira para garantir a adesão do paciente ao tratamento medicamentoso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q867854 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae, seus sinais e sintomas são, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q894430 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Horas, Prefeitura de Arroio do Sal RS, FUNDATEC, 2024

Dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar um amplo espectro clínico, variando de casos assintomáticos a graves. São sinais e sintomas característicos da fase febril, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q882238 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Julia, 62 anos, 3 filhos, origem indígena, casada, desempregada, vivendo em situação de rua, com HIV/AIDS, esquizofrênica, usuária do Centro de Atenção Psicossocial, é acolhida pela equipe de Consultório de Rua. A equipe discute que alguns grupos populacionais possuem maior vulnerabilidade para tuberculose, em razão das condições de saúde e de vida a que estão expostos, e afirma que O PRINCIPAL risco de adoecimento por tuberculose, no caso de Julia, está relacionado a (à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q893720 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Assistência de Enfermagem I, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

As arboviroses são transmitidas pelo mosquito do gênero Aedes, especialmente, a espécie Aedes aegypti. São consideradas um dos principais problemas de saúde pública no mundo, sendo a dengue a doença de maior relevância nas Américas. Assinale a alternativa que indica a forma de transmissão desse tipo de patologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q902807 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro do Hospital, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Analise as afirmativas a seguir com relação a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS):

I. Uma pessoa HIV positivo sempre apresenta AIDS.

II. Na infecção aguda uma grande quantidade de vírus é produzida e, consequentemente, ocorre uma redução das células CD4 no organismo do paciente.

III. Na fase de latência, a pessoa não apresenta manifestações clínicas visíveis, com exceção dos gânglios linfáticos aumentados, que podem persistir.

IV. Na fase sintomática, podemos observar sintomas como febre baixa, sudorese noturna, diarreia crônica, infecções bacterianas e candidíase oral.

V. A AIDS é uma síndrome que se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico como consequência da infecção pelo HIV.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q896160 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

As alternativas abaixo apresentam objetivos propostos pela Lei Nº 14.758, de 19 de dezembro de 2023, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q892357 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, IFSE, IV UFG, 2024

Ao avaliar um paciente adulto que apresenta queixa de cefaleia, dor abdominal, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor retro-orbital. Essas são características da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q912103 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Coração de Jesus MG, Prefeitura de Coração de Jesus MG, 2023

Pedrinho, 6 anos, veio a ESF em companhia da sua mãe por apresentar quadro de diarreia aquosa, com odor forte e dor abdominal. Após a consulta, foi orientado a lavar as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de comer, lavar as frutas com água e sabão, usar álcool em gel para desinfetar as mãos. Esses cuidados podem prevenir qual condição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.