Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q957466 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

A equipe de enfermagem desempenha um papel muito importante na prevenção, na promoção e no tratamento de saúde, sendo fundamental o conhecimento da doença para oferecer cuidados adequados e eficazes aos pacientes, além da oferta de educação à comunidade para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Sobre a dengue, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q886570 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos pacientes em unidades básicas de saúde e em referência, não sendo necessário internação. O tratamento medicamentoso é realizado com associação de três antimicrobianos. Assinale a alternativa que correspondente ao tratamento medicamentoso da Hanseníase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q978278 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

Na investigação laboratorial da hepatite B, diferentes marcadores sorológicos são utilizados para determinar o estágio da infecção e o estado imunológico do paciente. Um desses marcadores permite identificar a infecção recente pelo vírus, sendo detectado no soro por até 32 semanas após a infecção, configurando critério diagnóstico da forma aguda da doença. Esse marcador é conhecido como ___________.

Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q885741 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Auxiliar Administrativo, CRMVSE, Quadrix, 2024

Em relação às questões de saúde no Brasil e no mundo, relacionadas à dengue e à covid‑19, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q885338 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Uma das atribuições do Agente Comunitário de Saúde é o acolhimento dos usuários que estão em tratamento para a hanseníase. Ao verificar a adesão ao tratamento de hanseníase multibacilar por um paciente adulto com peso acima de 50 kg, esse profissional deve questionar se está sendo feita a ingestão da dose diária autoadministrada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q892075 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

Assinale a opção que corresponde a um sinal de agravamento do quadro clínico de uma criança de 5 anos com infecção por Influenza.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q913359 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Sobre a dengue, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q868725 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

O HIV/Aids ainda afeta todo o mundo; desta forma, disseminar informações responsáveis sobre a doença e sua forma de prevenção, é muito importante. O Sistema Único de Saúde (SUS) é referência internacional na prevenção e no tratamento de HIV/Aids, disponibilizando diversas estratégias de proteção, diagnóstico e tratamento.
Como se chama o intervalo de tempo decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q908250 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas Arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus. Assinale a alternativa correta em relação a dengue:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q894428 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Horas, Prefeitura de Arroio do Sal RS, FUNDATEC, 2024

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), ainda representam um problema de saúde pública. São doenças indicativas de aids em relação ao diagnóstico definitivo e/ou presuntivo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q917876 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, CIMPAJEÚ PE, ADM TEC, 2025

Em relação à evolução da febre, relacione os seguintes padrões evolutivos com as descrições adequadas.

A. Intermitente
B. Remitente
C. Recorrente
D. Irregular

1. Semanas ou dias com temperatura corporal normal até que períodos de temperatura elevada ocorram. Durante a fase de febre não há grandes oscilações.
2. A hipertermia é ciclicamente interrompida por um período de temperatura normal. Pode ser cotidiana, terçã (um dia com febre e outro sem) ou quartã (um dia com febre e dois sem).
3. Há hipertermia diária com variações de mais de 1 grau, sem períodos de apirexia. 4. Picos muito altos intercalados baixas temperaturas ou apirexia, sem nenhum caráter cíclico nessas variações.

A ordem CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q891866 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, ALTO, FGV, 2024

A busca ativa do sintomático respiratório de tuberculose é uma das estratégias para diminuir a morbimortalidade e a proliferação da doença.
Nesse caso o sintomático respiratório é definido como a pessoa com tosse por período igual ou superior a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q885591 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Assistente Administrativo, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Uma senhora chega à sala de vacinação para receber a terceira dose do imunizante da Covid-19, e é informada pela técnica de enfermagem da sala de que a vacinação está suspensa.
É uma circunstância que pode justificar a conduta da profissional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q885628 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

As infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) tornaram-se uma preocupação mundial devido ao impacto gerado na qualidade de vida e a sua alta morbidade e mortalidade. Com relação às medidas de prevenção de infecções de corrente sanguínea associadas a cateteres venosos periféricos, julgue os itens e assinale a alternativa correta:

I. O uso das luvas de procedimento substitui a higiene das mãos.
II. As fitas adesivas não estéreis (esparadrapo e fitas do tipo microporosa) não devem ser utilizadas para a cobertura de cateteres venosos periféricos.
III. A ampola de água estéril pode ser utilizada para a realização do flushing (lavagem do cateter).
IV. A troca do cateter venoso periférico deve ser realizada rotineiramente a cada 72 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q886993 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, onde as células mais atingidas são os linfócitos. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q889110 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem Plantonista, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

Segundo orientações do Ministério da Saúde (2016), em relação aos aspectos técnicos para a realização da “prova do laço” em pacientes com suspeita de dengue, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q893485 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que, embora curável, permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, no Brasil e na Indonésia. O Tocantins é considerado um estado hiperendêmico para a doença, tornando-se um importante desafio em saúde pública. Com relação à doença, analise as afirmativas a seguir:


I. é causada pelo Mycobacterium leprae (M. Leprae), um bacilo álcool ácido resistente, de multiplicação lenta.

II. a doença pode causar incapacidades físicas e perda funcional, especialmente nas mãos, nos pés e nos olhos, que podem ser muito graves em casos com diagnóstico precoce.

III. os casos de hanseníase são classificados para fins de tratamento, de acordo com os critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em hanseníase paucilbacilar e hanseníase multibacilar.

IV. as formas clínicas adotada pelo Ministério da Saúde são hanseníase tuberculóide, hanseníase virchowiana, hanseníase dimorfa, hanseníase indeterminada e hanseníase neural pura.

V. a Poliquimioterapia (PQT) é o tratamento recomendado para hanseníase, sendo administrada em dois esquemas terapêuticos distintos, sendo um composto por rifampicina, clofazimina e dapsona para casos multibacilares, e outro, composto apenas por rifampicina e dapsona, destinado aos paucibacilares.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q896596 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, UPA, CRIS SP, MS CONCURSOS, 2024

Os sinais de alarme da Dengue devem ser rotineiramente pesquisados e valorizados, assim como os pacientes orientados a procurar a assistência médica na ocorrência deles. Assinale alternativa que se refere a um sinal de alarme da Dengue.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q908129 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Nossa Senhora das Graças PR, UNIVIDA, 2024

A escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que costuma ocorrer em crianças em idade escolar durante a primavera. É transmitido pela mesma bactéria que causa a amigdalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela. Em relação aos sintomas, assinale a assertiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q916649 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/aids) é uma doença de notificação compulsória. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.