Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q865256 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Motorista, Prefeitura de Pato Bragado PR, OBJETIVA, 2024

A infecção transmitida pelo mosquito Aedes aegypti pode ser confundida com outras viroses, o que dificulta a sua identificação. Desse modo, assinalar a alternativa que NÃO representa um sintoma comumente apresentado nessa situação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q888046 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, UFPR, NCUFPR, 2024

A dengue sempre foi uma importante vilã para a saúde no Brasil. Ao que tudo indica, em 2024 alcançará seu auge de incidência comparado aos anos anteriores. Assinale a alternativa que apresenta manifestações importantes a serem identificadas na fase inicial da doença pelo técnico de enfermagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q891414 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Uma criança com 1 ano e 6 meses de idade foi internada, apresentando febre, cefaleia, vômito, rigidez de nuca, sinal de Kernig, sinal de Brudzinski, convulsões e manchas vermelhas no corpo.

Esses sinais e sintomas sugerem um caso suspeito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q894808 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Ourizona PR, UNIVIDA, 2024

Sobre a dengue, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar amplo espectro clínico, podendo parte dos pacientes evoluir para formas graves, e inclusive levar a óbito.
( ) A principal forma de transmissão da dengue ocorre pela picada de fêmeas infectadas de Aedes aegypti.
( ) Os casos suspeitos devem ser notificados. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença.
( ) Nos períodos epidêmicos deve-se incentivar o uso de antieméticos e antitérmicos de uso domicilar para evitar óbitos.
( ) Os óbitos por dengue ocorrem em pacientes com dengue grave em que o choque está presente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q1039203 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Especialidade Enfermagem do Trabalho, TRT 17 Região ES, FCC, 2022

Ao atender um paciente com suspeita de Monkeypox, o Ministério da Saúde recomenda aos profissionais da saúde que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q896115 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Médico Clínico Geral: 20H, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o agente causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), uma doença crônica que compromete o sistema imunológico. Sobre a fisiopatologia do HIV, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q989597 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre o tratamento da Hanseníase, considere as seguintes afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q869564 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da dengue, julgue os itens que se seguem.

I O vírus da dengue é transmitido por mosquitos, fêmeos principalmente, da espécie Aedes aegypti, os quais também transmitem chikungunya e Zika.
II Os sintomas da dengue clássica incluem febre alta, dores de cabeça, no corpo, nas articulações e nos olhos, fraqueza, vômitos, manchas na pele e coceira.
III Na febre hemorrágica da dengue, além dos sintomas da dengue clássica, pode-se observar acúmulo de líquidos e aumento do tamanho do fígado.
IV Visitas domiciliares e realização de mutirões para a coleta de lixo e entulho são exemplos de atividades realizadas por agentes de combate às endemias para combater a dengue.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q891857 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, ALTO, FGV, 2024

Após a aplicação da prova tuberculínica em um paciente com suspeita de hanseníase, o mesmo deve ser orientado a retornar para realização da leitura, preferencialmente, em até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q918565 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benígna na forma clássica, e grave quando se apresenta na forma hemorrágica, considerada uma arbovirose, que tem o Aedes aegypti como mosquito vetor, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q960836 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Sobre a hanseníase, uma doença infectocontagiosa considerada endêmica no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. O agente etiológico da hanseníase é um vírus. II. É uma doença de notificação compulsória em todo o país. III. O agente etiológico tem a capacidade de infectar um grande número de pessoas, mas poucas adoecem.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q960837 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Dados do Ministério da Saúde revelam que a incidência da tuberculose caiu em 20,2% no Brasil nos últimos dez anos. Porém, esta doença continua merecendo atenção especial dos profissionais de saúde pois não há perspectiva de obter, num futuro próximo, sua eliminação como problema de saúde pública.” (Ministério da Saúde, 2011.)
Qualquer pessoa que apresentar tosse, com ou sem expectoração, por mais de três semanas deverá procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Dentre os grupos citados, são considerados os mais propensos a contrair a tuberculose, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q865395 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

É uma doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica, que afeta os nervos e a pele. Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Associada a desigualdades sociais, afetando principalmente as regiões mais carentes do mundo, a doença é transmitida através das vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes com a forma infectante da doença que não receberam tratamento. Os principais sintomas são parestesias (dormências), dor nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; presença de lesões de pele, como caroços e placas pelo corpo, com alteração da sensibilidade; e diminuição da força muscular.

A doença que o texto faz referência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q881292 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Acerca dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Suor, secreções nasais e urina são considerados materiais biológicos sem risco de transmissão do HIV, exceto se houver presença de sangue.
( ) Lesões causadas por agulhas ou outros instrumentos perfurantes são classificadas como exposição percutânea.
( ) Após exposição ocupacional a material biológico, o profissional de saúde deve iniciar a profilaxia de hepatite B, independente da sua situação vacinal.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q893612 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A tuberculose (TB) é uma doença que pode ser prevenida e curada, mas ainda prevalece em condições de pobreza e contribui para perpetuação da desigualdade social (Brasil, 2010). Sobre a tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q908246 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Em relação à tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q1035268 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Um paciente foi diagnosticado com Hanseníase Paucibacilar (PB). Essa Hanseníase é caracterizada pela presença de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q865581 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Mãe do Rio PA, IVIN, 2024

O vírus da dengue pode ocasionar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. Sobre essa doença é correto afirmar que:
I. Todos os quatro sorotipos podem levar ao dengue grave na primeira infecção, porém com maior frequência após a segunda ou terceira, sem haver diferença estatística comprovada se após a segunda ou a terceira infecção. II. Existe uma proporção de casos que têm a infecção subclínica, ou seja, são expostos à picada infectante do mosquito Aedes aegypti mas não apresentam a doença clinicamente, embora fiquem imunes ao sorotipo com o qual se infectaram, isso ocorre com 20 a 50% das pessoas infectadas. III. A segunda infecção por qualquer sorotipo do dengue é predominantemente mais grave que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência. No entanto, os sorotipos 1 e 4 são considerados mais virulentos.
Estão corretos apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.