Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q889110 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem Plantonista, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

Segundo orientações do Ministério da Saúde (2016), em relação aos aspectos técnicos para a realização da “prova do laço” em pacientes com suspeita de dengue, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q893485 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que, embora curável, permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, no Brasil e na Indonésia. O Tocantins é considerado um estado hiperendêmico para a doença, tornando-se um importante desafio em saúde pública. Com relação à doença, analise as afirmativas a seguir:


I. é causada pelo Mycobacterium leprae (M. Leprae), um bacilo álcool ácido resistente, de multiplicação lenta.

II. a doença pode causar incapacidades físicas e perda funcional, especialmente nas mãos, nos pés e nos olhos, que podem ser muito graves em casos com diagnóstico precoce.

III. os casos de hanseníase são classificados para fins de tratamento, de acordo com os critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em hanseníase paucilbacilar e hanseníase multibacilar.

IV. as formas clínicas adotada pelo Ministério da Saúde são hanseníase tuberculóide, hanseníase virchowiana, hanseníase dimorfa, hanseníase indeterminada e hanseníase neural pura.

V. a Poliquimioterapia (PQT) é o tratamento recomendado para hanseníase, sendo administrada em dois esquemas terapêuticos distintos, sendo um composto por rifampicina, clofazimina e dapsona para casos multibacilares, e outro, composto apenas por rifampicina e dapsona, destinado aos paucibacilares.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q960836 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Sobre a hanseníase, uma doença infectocontagiosa considerada endêmica no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. O agente etiológico da hanseníase é um vírus. II. É uma doença de notificação compulsória em todo o país. III. O agente etiológico tem a capacidade de infectar um grande número de pessoas, mas poucas adoecem.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q894808 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Ourizona PR, UNIVIDA, 2024

Sobre a dengue, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar amplo espectro clínico, podendo parte dos pacientes evoluir para formas graves, e inclusive levar a óbito.
( ) A principal forma de transmissão da dengue ocorre pela picada de fêmeas infectadas de Aedes aegypti.
( ) Os casos suspeitos devem ser notificados. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença.
( ) Nos períodos epidêmicos deve-se incentivar o uso de antieméticos e antitérmicos de uso domicilar para evitar óbitos.
( ) Os óbitos por dengue ocorrem em pacientes com dengue grave em que o choque está presente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q885628 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

As infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) tornaram-se uma preocupação mundial devido ao impacto gerado na qualidade de vida e a sua alta morbidade e mortalidade. Com relação às medidas de prevenção de infecções de corrente sanguínea associadas a cateteres venosos periféricos, julgue os itens e assinale a alternativa correta:

I. O uso das luvas de procedimento substitui a higiene das mãos.
II. As fitas adesivas não estéreis (esparadrapo e fitas do tipo microporosa) não devem ser utilizadas para a cobertura de cateteres venosos periféricos.
III. A ampola de água estéril pode ser utilizada para a realização do flushing (lavagem do cateter).
IV. A troca do cateter venoso periférico deve ser realizada rotineiramente a cada 72 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q891857 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, ALTO, FGV, 2024

Após a aplicação da prova tuberculínica em um paciente com suspeita de hanseníase, o mesmo deve ser orientado a retornar para realização da leitura, preferencialmente, em até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q885591 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Assistente Administrativo, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Uma senhora chega à sala de vacinação para receber a terceira dose do imunizante da Covid-19, e é informada pela técnica de enfermagem da sala de que a vacinação está suspensa.
É uma circunstância que pode justificar a conduta da profissional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q915546 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pontalina GO, MS CONCURSOS, 2023

A dengue pode apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade, ou ainda ser assintomática. Os sinais de alarme são caracterizados principalmente por:

I- Dor abdominal intensa somente ao toque.
II- Vômitos persistentes.
III- Acúmulo de líquidos no abdome, pulmão ou coração.
IV- Hipotensão ao levantar, ou sensação de desmaio constante.
V- Sonolência e/ou irritabilidade.
VI- Hepatomegalia (aumento do fígado).
VII- Sangramento da gengiva ou nariz.

É incorreto o que se afirma somente no(s) item(ns):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q881292 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Acerca dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Suor, secreções nasais e urina são considerados materiais biológicos sem risco de transmissão do HIV, exceto se houver presença de sangue.
( ) Lesões causadas por agulhas ou outros instrumentos perfurantes são classificadas como exposição percutânea.
( ) Após exposição ocupacional a material biológico, o profissional de saúde deve iniciar a profilaxia de hepatite B, independente da sua situação vacinal.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1041821 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item relacionado a agentes infecciosos e suas doenças transmissíveis.

A transmissão da malária ocorre por meio da picada do vetormacho parasitado — do gênero Lutzomyia — que afetamilhares de pessoas em todo o mundo, principalmente nasregiões tropicais.
  1. ✂️
  2. ✂️

191Q892068 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

Com base nas orientações do Ministério da Saúde acerca da coleta de sangue para diagnóstico laboratorial de dengue, analise as afirmativas a seguir

I. Para exames de sorologia em crianças, recomenda-se coletar 10mL de sangue sem anticoagulante.
II. As amostras de sangue para sorologia e RT-PCR podem ser armazenadas por até 72 horas em uma temperatura de 20 a 25ºC.
III. O RT-PCR deve ser realizado até o quinto dia de início dos sintomas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q869564 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da dengue, julgue os itens que se seguem.

I O vírus da dengue é transmitido por mosquitos, fêmeos principalmente, da espécie Aedes aegypti, os quais também transmitem chikungunya e Zika.
II Os sintomas da dengue clássica incluem febre alta, dores de cabeça, no corpo, nas articulações e nos olhos, fraqueza, vômitos, manchas na pele e coceira.
III Na febre hemorrágica da dengue, além dos sintomas da dengue clássica, pode-se observar acúmulo de líquidos e aumento do tamanho do fígado.
IV Visitas domiciliares e realização de mutirões para a coleta de lixo e entulho são exemplos de atividades realizadas por agentes de combate às endemias para combater a dengue.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q886993 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, onde as células mais atingidas são os linfócitos. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q908247 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q918565 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benígna na forma clássica, e grave quando se apresenta na forma hemorrágica, considerada uma arbovirose, que tem o Aedes aegypti como mosquito vetor, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q893993 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, PSP, Prefeitura de Potim SP, MS CONCURSOS, 2024

São componentes necessários para que ocorra a dengue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q865581 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Mãe do Rio PA, IVIN, 2024

O vírus da dengue pode ocasionar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. Sobre essa doença é correto afirmar que:
I. Todos os quatro sorotipos podem levar ao dengue grave na primeira infecção, porém com maior frequência após a segunda ou terceira, sem haver diferença estatística comprovada se após a segunda ou a terceira infecção. II. Existe uma proporção de casos que têm a infecção subclínica, ou seja, são expostos à picada infectante do mosquito Aedes aegypti mas não apresentam a doença clinicamente, embora fiquem imunes ao sorotipo com o qual se infectaram, isso ocorre com 20 a 50% das pessoas infectadas. III. A segunda infecção por qualquer sorotipo do dengue é predominantemente mais grave que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência. No entanto, os sorotipos 1 e 4 são considerados mais virulentos.
Estão corretos apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q896596 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, UPA, CRIS SP, MS CONCURSOS, 2024

Os sinais de alarme da Dengue devem ser rotineiramente pesquisados e valorizados, assim como os pacientes orientados a procurar a assistência médica na ocorrência deles. Assinale alternativa que se refere a um sinal de alarme da Dengue.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q908129 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Nossa Senhora das Graças PR, UNIVIDA, 2024

A escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que costuma ocorrer em crianças em idade escolar durante a primavera. É transmitido pela mesma bactéria que causa a amigdalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela. Em relação aos sintomas, assinale a assertiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q916649 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/aids) é uma doença de notificação compulsória. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.