Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q841226 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Centenário do Sul PR Técnico de Enfermagem, FAUEL, 2020

Com relação ao COVID-19, leia as afirmativas a seguir e julgue VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) sobre os meios de transmissão:
( ) Aperto de mãos ( ) Espirro e tosse ( ) Pelo ar, independente da distância de fonte contaminante por transmissão aérea. ( ) Contatos com objetos ou superfícies contaminadas ( ) Gotículas de saliva do nariz e/ou boca
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q28832 | Noções de Saúde, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Considera-se a dengue um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, especialmente nos países tropicais, cujas condições socioambientais favorecem seu desenvolvimento e proliferação.

Assinale a alternativa que apresenta a principal espécie vetora dessa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q833290 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

Assinale a alternativa correta que corresponde a uma atribuição específicas dos técnicos em enfermagem na atenção básica/saúde da família no controle do tracoma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q59519 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias

O Ministério da Saúde divulgou novas informações em seu site oficial sobre o calendário anual de vacinação do ano vigente. A novidade é que, a partir da primeira quinzena de julho, a pasta vai solicitar às pessoas que viajarão ou retornarão da República Democrática do Congo e Angola que apresentem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). A medida visa prevenir uma eventual epidemia de febre amarela.

Com base no texto, responda à questão.

A vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) é indicada para pessoas a partir dos 60 anos em condições clínicas especiais. E para população indígena, a partir de qual idade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q846373 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Mataraca PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se for verdadeiro ou falso, respectivamente, a respeito da Chikungunya:
(____) É um arbovírus. (____) Segundo o Ministério da Saúde todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis ao vírus Chikungunya, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver a dor articular (nas juntas) crônica e outras complicações que podem levar à morte. (____) É transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. (____) Não existem vacinas contra a Chikungunya. (____) Como toda infecção, a Chikungunya pode desenvolver a Síndrome de Gulliain-Barre, encefalite e outras complicações neurológicas.
Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q840110 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Arapongas PR Enfermeiro, FAFIPA, 2020

A varicela é uma infecção viral primaria, aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de exantema de aspecto maculo-papular e distribuição centrípeta, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas, em três a quatro dias. Podem ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos. A biossegurança para casos de varicela é de extrema importância para minimizar sua proliferação. Para tanto, é necessário conhecer modo de transmissão, período de incubação, período de transmissibilidade entre outros detalhes da patologia. Sobre este assunto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q25234 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, CISMARPA, IPEFAE

A dengue é uma das doenças com maior incidência no Brasil. Considerando a assistência de enfermagem aos pacientes com dengue, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q59523 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias

Identifique qual doença é causada por bactéria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q841927 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Agente de Endemias, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da leishmaniose, doença de alta relevância para a saúde pública no Brasil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q844063 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Tenório PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

É essencial que o técnico de enfermagem reconheça na sua prática clínica, principalmente em Atenção Primária à Saúde, conceitos básicos e caracterizações de algumas suspeitas de viroses para subsídios do conhecimento profissional relacionado, dentre outros preceitos, à Segurança do Paciente/Usuário e à Biossegurança. Dessa forma, analisando o estudo de Doenças Transmissíveis que afetam as diversas faixas etárias, porém, muito comum em crianças, qual das doenças abaixo se caracteriza como: Doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa que provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento de diversas manifestações clínicas, dentre elas febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q183579 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A leptospirose é uma doença endêmica no Brasil. Entretanto, torna-se epidêmica durante períodos chuvosos, em locais com condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores infectados. Suas manifestações clínicas variam desde formas assintomáticas e subclínicas, até quadros clínicos graves, associados a manifestações fulminantes. O agente etiológico é uma bactéria do gênero Leptospira, cujos sorovares relacionados aos casos mais graves dessa doença, em nosso país, são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q184138 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Meningoencefalite, encefalopatia e síndrome de Guillain-Barré são algumas das formas atípicas apresentadas pela seguinte doença viral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q844323 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Alagoa Nova PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Sobre o Tétano, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q842543 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Barão de Cocais MG Enfermeiro ESF, Gestão de Concursos, 2020

O surto ativo de sarampo em Minas Gerais vem deixando cada vez mais pessoas doentes (SES-MG, 2019). Trata-se de uma doença viral aguda, transmissível, que ocorre com maior frequência na infância.
Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q843836 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Bagé RS Enfermeiro, FUNDATEC, 2020

As hepatites virais A e E estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, relação sexual desprotegida e qualidade da água e dos alimentos. São alguns dos reservatórios da hepatite E, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q28834 | Noções de Saúde, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Sobre as condições que favorecem a ocorrência de casos e a instalação de focos de transmissão da esquistossomose, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.