Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q885336 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

A vacina Meningocócica ACWY (MenACWY- conjugada) protege o organismo contra a meningite meningocócica sorogrupos A, C, W e Y. Segundo o Calendário Nacional de Vacinação do Adolescente, do Ministério da Saúde do Brasil, a idade recomendada e o número de doses dessa vacina são, respectivamente, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q915546 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pontalina GO, MS CONCURSOS, 2023

A dengue pode apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade, ou ainda ser assintomática. Os sinais de alarme são caracterizados principalmente por:

I- Dor abdominal intensa somente ao toque.
II- Vômitos persistentes.
III- Acúmulo de líquidos no abdome, pulmão ou coração.
IV- Hipotensão ao levantar, ou sensação de desmaio constante.
V- Sonolência e/ou irritabilidade.
VI- Hepatomegalia (aumento do fígado).
VII- Sangramento da gengiva ou nariz.

É incorreto o que se afirma somente no(s) item(ns):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q892068 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

Com base nas orientações do Ministério da Saúde acerca da coleta de sangue para diagnóstico laboratorial de dengue, analise as afirmativas a seguir

I. Para exames de sorologia em crianças, recomenda-se coletar 10mL de sangue sem anticoagulante.
II. As amostras de sangue para sorologia e RT-PCR podem ser armazenadas por até 72 horas em uma temperatura de 20 a 25ºC.
III. O RT-PCR deve ser realizado até o quinto dia de início dos sintomas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q908247 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q962050 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Com base no protocolo de tratamento da tuberculose (TB) preconizado pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q885796 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

O Programa Nacional de DST/Aids integra três componentes que se articulam entre si para que, assim, possam responder a esses objetivos e à epidemia do HIV/aids no país. O componente que articula suas diretrizes, estratégias e ações, tendo em vista a redução da incidência da infecção pelo HIV/aids e por outras DST é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q865607 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, desde condições individuais como doenças crônicas até fatores referentes ao vírus. Qual o nome do transmissor da dengue? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q912728 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Lavras do Sul RS, OBJETIVA, 2023

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem papel essencial para o êxito do tratamento, tanto para a realização do tratamento diretamente observado quanto no vínculo e diálogo com o usuário. Ao realizar uma visita a um paciente que iniciou o tratamento para tuberculose (TB), ele relata ao ACS que o tratamento tem causado náusea, vômito e dor abdominal. Qual a conduta do ACS diante do relato desses efeitos adversos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q903300 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro 40H, Prefeitura de Califórnia PR, MARANATHA Assessoria, 2024

A influenza ou gripe é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus Influenza A, B, C ou D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais. Observe as características a seguir e marque a que NÃO está associada a esse tipo de gripe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q903587 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Especialidade: Enfermagem, TRF 1a, FGV, 2024

Acerca das interações medicamentosas relacionadas ao uso concomitante de medicamentos no tratamento da hanseníase, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q885218 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

A infecção pelo HIV e a progressão para a AIDS continuam sendo um desafio significativo para a saúde pública devido à sua extensão global e à gravidade das suas consequências clínicas. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:

I. A transmissão vertical para a criança pode ocorrer durante a gestação, o parto e a amamentação.
II. O tempo médio entre a infecção pelo HIV e o aparecimento de sinais e de sintomas da fase aguda, denominada Síndrome Retroviral Aguda (SRA), é de uma a três semanas.
III. A partir do momento em que a pessoa é infectada, ela tem a capacidade de transmitir o HIV.
IV. Além das infecções oportunistas, neoplasias e nefropatia, a infecção pelo HIV pode agravar o prognóstico e a progressão de outras infecções transmissíveis em caso de coinfecção (tuberculose, hepatites virais, sífilis, entre outras).

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1002517 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, ESF, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Durante surtos de doenças transmissíveis, como a dengue, é necessário intensificar medidas preventivas e educar a população. A respeito da medida preventiva eficaz contra a transmissão da dengue, julgue as afirmativas abaixo.

I. Distribuir medicamentos antivirais para toda a população.
II. Realizar campanhas de conscientização sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
III. Incentivar a ingestão de líquidos para combater o vírus diretamente.

Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta (s)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q890651 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A Raiva é uma zoonose viral de importância no Brasil. O vírus rábico (RABV) permanece na saliva do animal infectado e pode ser transmitido ao homem, principalmente, pela mordedura. Esse vírus apresenta sete caracterizações antigênicas no Brasil, e as mais comumente encontradas em cães são as variantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q892709 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

É uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. Os sintomas iniciais são: febre, dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos. Essas informações referem-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q893993 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, PSP, Prefeitura de Potim SP, MS CONCURSOS, 2024

São componentes necessários para que ocorra a dengue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q889915 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Serra da Raiz PB, ADVISE, 2024

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Com base nisso, observe as lacunas a seguir e responda:

I- Relação sexual desprotegida.
II- Uso de seringa contaminada por mais de uma pessoa.
III- Compartilhamento de sabonete, toalha ou lençóis.
IV- Da mãe infectada para o filho durante a gestação.

Com base nas alternativas, assinale a que corresponde somente as formas de transmissão do vírus HIV.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q896632 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Sanitarista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e de distribuição mundial. Em Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, 12 municípios apresentaram 87 casos de influenza A, no período de junho de 2009 a julho de 2010, com incidência de 9,14 casos/100.000 habitantes, e maior ocorrência entre mulheres (65,4%) na faixa etária entre 20 a 49 anos, sendo registrados 20 óbitos.

Qual a taxa de letalidade da doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q914554 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Cabeceira Grande MG, FADENOR, 2023

Sobre a Doença de Chagas, classifique as assertivas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
( ) Infecção causada pelo Schistosoma mansoni mansay.
( ) Doença transmitida de forma vertical, quando ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês, durante a gravidez ou no momento do parto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.