Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1040849 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico Judiciário Especialidade Enfermagem, TRF 3 REGIÃO, VUNESP, 2023

Dentre os exames solicitados no pré-natal, assinale a alternativa que apresenta a doença que tem sido um grave problema de saúde pública e exige tratamento com antibioticoterapia, podendo ocorrer recidivas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q882429 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Sobre a AIDS, assinale a afirmação INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q1031697 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Uma criança chega à escola apresentando erupções na pele, na forma de pequenas bolhas com líquido, além de febre.

Esses sintomas indicam que ela contraiu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q972831 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Corresponde a uma doença parasitária com curso clínico bifásico (fase aguda e crônica):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q890656 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Considerando as diferentes fases de desenvolvimento dos insetos vetores, a vigilância entomológica dispõe de variados indicadores para investigação e monitoração. No caso dos vetores de arboviroses, os principais indicadores da fase larva são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q900152 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, ESF/ Enfermeiro, Prefeitura de Lagoa Grande MG, COTEC, 2024

Para o real controle de vetores, várias práticas precisam ser adotadas. Nesse sentido, o Ministério da Saúde elaborou a publicação do “Programa Nacional de Controle da Dengue: amparo legal à execução das ações de campo – imóveis fechados, abandonados ou com acesso não permitido pelo morador”, para orientar o trabalho dos agentes de saúde em situações específicas, quando o imóvel se encontra fechado ou a visita é recusada pelo morador. Essa, foi uma medida de controle de vetores caracterizada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q1040762 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, TJ PE, FCC

Na infecção causada pelo agente etiológico Schistosoma mansoni, o homem é o principal hospedeiro definitivo, o caramujo é o hospedeiro intermediário e a hipertensão portal uma das complicações.
A patologia em questão refere-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q1041821 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item relacionado a agentes infecciosos e suas doenças transmissíveis.

A transmissão da malária ocorre por meio da picada do vetormacho parasitado — do gênero Lutzomyia — que afetamilhares de pessoas em todo o mundo, principalmente nasregiões tropicais.
  1. ✂️
  2. ✂️

229Q982762 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Farmácia, UFMG, UFMG, 2025

Considerando os aspectos epidemiológicos das doenças transmissíveis, analise as seguintes afirmativas a respeito da tuberculose pulmonar e assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q883184 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Durante a realização de um curativo, o profissional de enfermagem observou que o leito da ferida apresentava aspecto vermelho-vivo, brilhante, úmido, com a presença de pequenos novos vasos sanguíneos.

Essas características dos tecidos viáveis correspondem à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q894450 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC, 2024

Dengue: Doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. A primeira manifestação da Dengue é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC).
Sobre a dengue, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q1030140 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Um paciente adulto, com suspeita de dengue, apresentou sinais e sintomas característicos do Grupo C, sendo um desses sintomas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q886805 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

A prova tuberculínica é um teste capaz de demonstrar infecção prévia pelo Mycobacterium tuberculosis, agente causador da Tuberculose. Sobre este teste, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O exame consiste na aplicação por via subcutânea (SC) da tuberculina e posterior leitura da enduração provocada pela solução. II. Coloca-se o antebraço do paciente com a palma da mão voltada para cima em uma superfície bem iluminada, selecionando uma área da pele abaixo do cotovelo. O local deve estar livre dos limites musculares, de pelos, veias, lesões ou cicatrizes. III. A tuberculina é aplicada na dose de 0,1 ml no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q912410 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Ituiutaba MG, OBJETIVA, 2023

Considerando-se as fases da leptospirose, ordenar os itens abaixo em ordem crescente de relevância e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
1. Reservatório (os roedores são os principais reservatórios da doença).
2. Período de incubação (entre 1 a 30 dias).
3. Modo de transmissão (contato direto ou indireto com a urina de animais infectados).
4. Complicações (começam a aparecer os sintomas nas pessoas contaminadas).
5. Período de transmissibilidade (os animais podem transmitir a doença por meses).
6. Diagnóstico (confirmação da doença por meio de exames laboratoriais específicos).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q1082718 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

As Infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas; como dor pélvica, ardência ao urinar, lesão de pele e aumento de ínguas. Entretanto, algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas, sendo consideradas silenciosas, podendo passar despercebidas por um tempo, mas ainda assim causar danos à saúde ou serem transmitidas. São IST que frequentemente não apresentam sintomas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q887150 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

Sobre a Dengue, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q869744 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Em relação a Dengue, analise as afirmativas abaixo:

I - Todos os quatro sorotipos podem levar à dengue grave na primeira infecção, porém com maior frequência após a segunda ou terceira.

II - Existe uma proporção de casos que têm a infecção subclínica, ou seja, são expostos à picada infectante do mosquito Aedes aegypti mas não apresentam a doença clinicamente, embora fiquem imunes ao sorotipo com o qual se infectaram.

III - A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é predominantemente mais grave que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q987513 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, CISDESTE MG, IBADE, 2024

“Em março de 2005 foi constatado um surto da Doença de Chagas na região litorânea de Santa Catarina, atingindo 25 pessoas e resultando em 3 mortes. Este fato, totalmente inesperado para uma área não endêmica da doença, dificultou inicialmente o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde e chamou a atenção dos meios de comunicação, tendo grande repercussão em todo o país. A constatação da infecção natural pelo Trypanosoma cruzi em um gambá e em vários exemplares de triatomíneos confirmou a existência de um ciclo de transmissão do parasita naquela região”. Texto adaptado da "Revista Ciência Hoje": NŽ 217, Jul. 2005.

Sobre a Doença de Chagas, assinale a alternativa que indica o modo de transmissão vetorial da referida doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q987514 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, CISDESTE MG, IBADE, 2024

As bactérias patogênicas são aquelas que causam doenças, sendo uma delas causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas profiláticas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria do padrão de vida das populações mais pobres”

Dentre as doenças abaixo relacionadas, identifique a que se relaciona às informações acima descritas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q953503 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

As doenças imunopreveníveis são aquelas que podem ser evitadas por meio da vacinação. Os imunizantes estimulam o sistema imune a produzir uma resposta específica contra agentes infecciosos. Dessa forma, cria-se uma memória imunológica que permite ao corpo responder rapidamente em caso de exposição ao vírus, bactéria ou parasita causador da enfermidade. Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma doença imunoprevenível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.