Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q886805 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

A prova tuberculínica é um teste capaz de demonstrar infecção prévia pelo Mycobacterium tuberculosis, agente causador da Tuberculose. Sobre este teste, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O exame consiste na aplicação por via subcutânea (SC) da tuberculina e posterior leitura da enduração provocada pela solução. II. Coloca-se o antebraço do paciente com a palma da mão voltada para cima em uma superfície bem iluminada, selecionando uma área da pele abaixo do cotovelo. O local deve estar livre dos limites musculares, de pelos, veias, lesões ou cicatrizes. III. A tuberculina é aplicada na dose de 0,1 ml no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q1040149 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à vigilância em saúde, julgue o item subsequente.

A esquistossomose é uma doença infecciosa parasitáriaprovocada por vermes do gênero Schistosoma, cujatransmissão ocorre quando o indivíduo suscetível tem contatodireto com água que contém cercárias liberadas pelohospedeiro intermediário da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️

223Q890651 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A Raiva é uma zoonose viral de importância no Brasil. O vírus rábico (RABV) permanece na saliva do animal infectado e pode ser transmitido ao homem, principalmente, pela mordedura. Esse vírus apresenta sete caracterizações antigênicas no Brasil, e as mais comumente encontradas em cães são as variantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q890656 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Considerando as diferentes fases de desenvolvimento dos insetos vetores, a vigilância entomológica dispõe de variados indicadores para investigação e monitoração. No caso dos vetores de arboviroses, os principais indicadores da fase larva são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q885796 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

O Programa Nacional de DST/Aids integra três componentes que se articulam entre si para que, assim, possam responder a esses objetivos e à epidemia do HIV/aids no país. O componente que articula suas diretrizes, estratégias e ações, tendo em vista a redução da incidência da infecção pelo HIV/aids e por outras DST é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q889915 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Serra da Raiz PB, ADVISE, 2024

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Com base nisso, observe as lacunas a seguir e responda:

I- Relação sexual desprotegida.
II- Uso de seringa contaminada por mais de uma pessoa.
III- Compartilhamento de sabonete, toalha ou lençóis.
IV- Da mãe infectada para o filho durante a gestação.

Com base nas alternativas, assinale a que corresponde somente as formas de transmissão do vírus HIV.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q911681 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Fisioterapeuta, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A Hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica causada pelo Mycobacterium leprae (M. Leprae também denominado Bacilo de Hansen). A principal fonte de infecção pelo bacilo são indivíduos acometidos pela hanseníase não tratados e com alta carga bacilar, que eliminam o M. leprae pelas vias aéreas superiores (transmissão pessoa a pessoa).

O comprometimento restrito da pele e nervos, que geralmente manifesta-se como lesão cutânea única e bem delimitada. Resposta inflamatória intensa; granulomas tuberculoides na derme; acentuada hipoestesia ou anestesia nas lesões dermatológicas. As lesões da pele são placas com bordas nítidas, elevadas, geralmente eritematosas e micropapulosas. “Sinal da raquete”  espessamento de filetes nevosos superficiais da pele, adjacente às placas, é uma forma clínica a doença chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q914554 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Cabeceira Grande MG, FADENOR, 2023

Sobre a Doença de Chagas, classifique as assertivas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
( ) Infecção causada pelo Schistosoma mansoni mansay.
( ) Doença transmitida de forma vertical, quando ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês, durante a gravidez ou no momento do parto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q912410 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Ituiutaba MG, OBJETIVA, 2023

Considerando-se as fases da leptospirose, ordenar os itens abaixo em ordem crescente de relevância e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
1. Reservatório (os roedores são os principais reservatórios da doença).
2. Período de incubação (entre 1 a 30 dias).
3. Modo de transmissão (contato direto ou indireto com a urina de animais infectados).
4. Complicações (começam a aparecer os sintomas nas pessoas contaminadas).
5. Período de transmissibilidade (os animais podem transmitir a doença por meses).
6. Diagnóstico (confirmação da doença por meio de exames laboratoriais específicos).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q890654 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Arboviroses são caracterizadas como doenças virais cuja transmissão ocorre principalmente por mosquitos. Em relação ao controle de vetores de arboviroses, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q987514 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, CISDESTE MG, IBADE, 2024

As bactérias patogênicas são aquelas que causam doenças, sendo uma delas causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas profiláticas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria do padrão de vida das populações mais pobres”

Dentre as doenças abaixo relacionadas, identifique a que se relaciona às informações acima descritas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q982762 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Farmácia, UFMG, UFMG, 2025

Considerando os aspectos epidemiológicos das doenças transmissíveis, analise as seguintes afirmativas a respeito da tuberculose pulmonar e assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q894450 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC, 2024

Dengue: Doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. A primeira manifestação da Dengue é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC).
Sobre a dengue, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q1030140 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Um paciente adulto, com suspeita de dengue, apresentou sinais e sintomas característicos do Grupo C, sendo um desses sintomas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q891905 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de relevante interesse à saúde coletiva devido à complexidade de mapeamento de casos e de tratamento. Analise as assertivas abaixo sobre a doença, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em um ano, uma pessoa com tuberculose pulmonar sem tratamento pode infectar de 10 a 15 pessoas em uma comunidade.
( ) Após 15 dias do início do tratamento, o risco de transmissibilidade da doença é bastante reduzido.
( ) O Bacilo de Koch, bactéria responsável pela tuberculose, é sensível à luz solar.
( ) A tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos como rins, intestino, útero, ossos e até meninges.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q915238 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Maracanaú CE, IDECAN, 2023

Sobre a tuberculose, doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que apesar de poder acometer qualquer indivíduo, ainda é bastante prevalente em populações pobres e não assistidas por serviços de saúde, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q900152 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, ESF/ Enfermeiro, Prefeitura de Lagoa Grande MG, COTEC, 2024

Para o real controle de vetores, várias práticas precisam ser adotadas. Nesse sentido, o Ministério da Saúde elaborou a publicação do “Programa Nacional de Controle da Dengue: amparo legal à execução das ações de campo – imóveis fechados, abandonados ou com acesso não permitido pelo morador”, para orientar o trabalho dos agentes de saúde em situações específicas, quando o imóvel se encontra fechado ou a visita é recusada pelo morador. Essa, foi uma medida de controle de vetores caracterizada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.